17.7.10

DE CECCO®


Autêntica e tradicional massa italiana de qualidade superior. Assim pode ser definida a marca De Cecco®, que há mais de um século produz massas e molhos que deixam qualquer receita com o sabor único da tradicional culinária italiana. E através de um processo cuidadoso de produção é capaz de fabricar massas que parecem feitas em casa pelas típicas mamas italianas. 


A história 
As origens desta história se encontram na época anterior à unificação da Itália, quando no ano de 1831 em Fara San Martino, uma pequena vila situada aos pés do maciço de Maiella na região de Abruzzo, Nicola Antonio De Cecco iniciou a produção da melhor farinha de trigo da região e, em pouco tempo, a melhor da Itália. Don Nicola, como era conhecido, passou seu conhecimento para o filho, Filippo Giovanni, o que possibilitaria a fundação do Pastificio De Cecco em 1886, cujo objetivo era a produção de massas de altíssima qualidade utilizando a excepcional farinha. A empresa se beneficiou de todos os recursos naturais que disponibilizava a região de Abruzzo para desenvolver um método único de produzir macarrão, através de um trabalho meticuloso - quase artesanal - cujo resultado era uma massa especial, que permitia uma maior absorção dos molhos. Nessa época o complexo fabril da De Cecco® incluía um moinho, uma fábrica de produção de massas e um “showroom” de 100 m², este último utilizado para a fase de secagem.
   

A fábrica foi rapidamente equipada com amassadeiras e prensas operadas por energia hidráulica, mas a capacidade de produção era significativamente limitada pelo clima rigoroso da região, que prolongava o tempo de secagem. Para resolver esse problema, já em 1889 Filippo Giovanni combinou antigas tradições artesanais com as brilhantes ideias de engenharia, e implantou o método de “secagem lenta a baixa temperatura”. Esse método revolucionário, sempre usando o melhor grânulo duro do trigo, utilizava água puríssima que brotava direto da fonte a uma temperatura de 8° C e secagem à baixa temperatura ambiente, superando assim o problema de que a produção dependeria das condições meteorológicas, já que até aquele momento as massas eram secadas ao sol. Graças a essa ideia brilhante, a De Cecco® começou a abrir novas oportunidades de mercado, iniciando um novo ciclo de negócios ao produzir massas excelentes e inimitáveis.
   

Nessa época, as exposições internacionais representaram uma oportunidade preciosa para permitir à empresa sair da realidade limitada de Abruzzo, estabelecendo-se gradualmente em outros mercados. E não demorou muito para que as massas que carregavam o sobrenome De Cecco estivessem presentes em milhões de pratos de famintas famílias italianas. A alta qualidade de suas massas também possibilitou que a empresa iniciasse a exportação de seus produtos. Com isso, em 1893 as massas De Cecco® já eram extremamente populares entre os milhões de imigrantes italianos nos Estados Unidos e a empresa começou à exportá-las regularmente em 1904. Além disso, em 1914 as massas começaram a ser exportadas também para a Argentina.
  

A Primeira Guerra Mundial trouxe enormes dificuldades para a empresa. Por exemplo, em 1915 quando foi forçada a recusar grandes encomendas provenientes de seus clientes estrangeiros e a interromper repetidamente a produção por longos períodos. Nesse difícil contexto, nem mesmo as encomendas que conseguiu obter do Governo Italiano em 1917 para o fornecimento de massas ao exército tiveram grande importância. Com o fim do conflito, o mercado italiano de massas começou a se recuperar a partir de 1920, quando as restrições à produção e comercialização foram abolidas, possibilitando a De Cecco® se reconectar com seus clientes no exterior. Em 1927 iniciou-se uma nova fase na história empreendedora da De Cecco® com a inauguração da fábrica de Pescara, um imponente complexo de seis andares, equipado com grandes salas de secagem e embalagem.
  

A segunda metade da década de 1930 assistiu a consolidação definitiva da empresa nos mercados nacional e internacional, com exportações para a Europa - Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Suíça - e continente americano. Após o fim da Segunda Guerra Mundial a fábrica teve que ser completamente reconstruída em virtude das destruições causadas pelos bombardeios alemães. Apesar das dificuldades, a De Cecco® retomou a produção de suas massas de qualidade. A alta demanda gerada pelo período pós-guerra levou a empresa a inaugurar em 1950 uma segunda fábrica na cidade de Pescara. Neste período a empresa deu atenção especial ao mercado exterior, exportando seus produtos para muitos outros países. Com o crescimento da empresa e de seu mercado ocorreu também a diversificação dos tipos de massas, como por exemplo, massas longas em forma de ninhos, massas para sopas e feitas com ovos.
   

No início dos anos de 1980 ocorreu a inauguração de outra moderna fábrica na cidade de Fara San Martino, fazendo com que a capacidade produtiva dobrasse de tamanho. Em 1986 a empresa italiana iniciou a criação de sua própria rede de venda e distribuição em resposta a sua enorme evolução no mercado. Além disso, lançou a linha de massas integrais, levando à mesa todo o bem-estar de uma dieta rica em fibras. Este ano também foi marcado pela diversificação de sua linha de produtos com o lançamento dos primeiros azeites extra virgem com a marca De Cecco®, seguindo pouco depois por uma linha de vinagres. E o sucesso dessas diversificações fez com que a De Cecco® introduzisse, com grande êxito, nos anos de 1990, uma linha de derivados de tomate, como polpa, purê e molhos prontos.
  

Em 2006 uma nova linha de molhos prontos a base de tomate - criada em colaboração com o chef mundialmente famoso Heinz Beck - foi lançada no mercado e hoje está disponível nas versões Siciliano, Basilico, Arrabiatta, Napolitano e Bolognesa. Nos anos seguintes a De Cecco® continuou a ampliação de seus produtos com o lançamento de uma linha de arroz arborio para risotos, uma linha de massas orgânicas (obtida apenas com métodos naturais e respeitando os padrões europeus para a agricultura orgânica) e até uma linha Gourmet, composta por massas como o Spaghetti Lunghi, Casereccia e Spagnette Abruzzesi. Em 2014 a marca italiana ingressou no mercado de produtos panificados com a introdução de bolachas crackers, grissinis e pães.
   

Outra novidade foi a estreia da linha de massas especiais, onde a apreciada sêmola de grão grosso se une ao macio espinafre em folhas e ao tomate 100% italiano para dar vida a pratos ricos de gosto e cores. Em 2019 a marca lançou a pasta 7 Cereali, um produto único, rico em sabor e naturalmente fonte de fibras, proteínas e fósforo. Sempre atenta as tendências de mercado, em 2020 a De Cecco® lançou sua linha de massas sem glúten.
  

Atualmente a De Cecco® figura entre as marcas mais conhecidas da Itália e está tão presente na cozinha tradicional do país que é percebida como ícone de qualidade e sabor atribuído a comida italiana no mundo inteiro. Afinal, através de uma rica e inovadora história centenária, a De Cecco® se esforça para levar para as mesas do mundo inteiro o prazer autêntico da cozinha italiana, com grande responsabilidade e sem compromissos. Esse é o modo de fazer as coisas certas Alla De Cecco®, que se tornou sinônimo de qualidade e do prazer italiano de comer bem em todo o mundo. 



As tradicionais massas 
Assim como no passado, tudo nasce de uma profunda paixão e uma busca incansável pela perfeição, pela qual a De Cecco® é considerada uma especialista em massas de alta qualidade. Oferecendo mais de 120 formatos e tipos de massas, que são produzidas seguindo uma tradição secular: 
1. Utiliza apenas o grão grosso, único capaz de fazer com que a massa tenha sempre consistência, não quebrando depois do cozimento. A De Cecco® escolhe o trigo italiano pelo sabor, os trigos californiano e do Arizona pela quantidade e a qualidade das proteínas que deixam a massa “al dente”, firme e elástica, tornando-a única. 

2. Utiliza água pura, em uma temperatura constante de 15° C, o que é ideal para se fazer uma boa liga com o trigo, resultando em uma ótima amassadura.

3. Os cortes são feitos com trefilas de bronze (e não de Teflon como em outras fabricantes), o que deixa certa rugosidade na massa, aumentando assim seu sabor e aumentando a aderência do molho.

4. A secagem é lenta, a uma temperatura muito semelhante ao ambiente, o que prolonga o tempo de duração da massa.
  

A evolução visual 
O principal símbolo da De Cecco®, registrado oficialmente como marca em 1952, é uma jovem camponesa da região de Abruzzo com trajes típicos e carregando fardos de trigo.
  

Ao longo dos anos o logotipo da De Cecco® passou por algumas remodelações. Com a abreviação do nome da marca apenas para De Cecco®, em 1993 foi adotado um novo logotipo, mais colorido, com novo tipografia de letra e um design mais realista e detalhista da tradicional camponesa de Abruzzo. Em 2022 o logotipo passou por uma remodelação radical, que apresentou um novo formato, tom de azul mais claro e limpo e um modernizado visual para a camponesa.
  

Pouco depois, ainda em 2022, após uma minuciosa e cuidadosa pesquisa - histórica, jurídica, científica e arquivística - certificando que desde 1831 Don Nicola De Cecco produzia “a melhor farinha da região de Abruzzo” no seu moinho de pedra, a marca resolveu corrigir essa data em seu logotipo. Devido a isso foi feita uma modificação no logotipo, substituindo a expressão “Dal 1886” por “Mugnai dal 1831” (que significa “Moleiros desde 1931”).
   

Os slogans 
De Cecco®. Rigirosamente. (2018) 
Di De Cecco® ce n’è una sola. (2011) 
De Cecco®. The one and only. (2008) 
Some pasta just tastes better! (2006) 
There’s only one De Cecco®.
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1831 
● Fundador: Nicola Antonio De Cecco 
● Sede mundial: Fara San Martino, Abruzzo, Itália 
● Proprietário da marca: F.lli De Cecco di Filippo - Fara San Martino S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Filippo Antonio De Cecco 
● Faturamento: €640 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Massas, molhos prontos, azeites, farinhas e vinagres 
● Concorrentes diretos: Barilla, Divella, Baronia, Delverde, La Molisana, Rummo, Garofalo, Voiello, Buitoni, Bertolli, Filippo Berio, Colavita e Monini 
● Ícones: A camponesa com fardos de trigo 
● Slogan: Di De Cecco® ce n’è una sola. 
● Website: www.dececco.com/br_br/

A marca no mundo 
Atualmente a De Cecco®, segunda maior produtora de massas da Itália atrás somente da Barilla (conheça essa outra história aqui), e terceira do mundo, comercializa em mais de 80 países ao redor do mundo uma completa linha de produtos, que engloba desde massas, farinhas, arroz arborio, polentas, molhos prontos, vinagres, azeites, além de itens panificados. Com faturamento anual estimado em €640 milhões, os maiores mercados da marca são Itália e Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 8/8/2024 

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