A CRISTALLO, famosa pelos panettones e doces sofisticados, há mais de seis décadas recheia a vida dos paulistanos com delícias de dar água na boca como pettit-fours, vol-au-vents, tortas, sonhos e minibombas, cuja massa macia e os recheios leves, estão sempre frescos nas sofisticadas vitrines como uma tentação quase impossível de resistir.
A história
Tudo começou com o italiano Armando Poppa. Enquanto outras crianças brincavam pelas ruas da cidade de Torino, o pequeno Armando, então com apenas 11 anos, já trabalhava como assistente de confeiteiro e aprendia os segredos da cozinha com um mestre. Em 1949 o jovem e corajoso italiano desembarcou sozinho no porto de Santos, litoral de São Paulo. Na bagagem, trazia a experiência e os segredos da produção de bolos e doces artesanais europeus, incluindo o legítimo panettone milanês, especialidade surgida há mais de duzentos anos no norte da Itália e que, até então, era inédita em solo brasileiro. Esse convite para vir ao Brasil foi feito por ninguém menos que Carlo Bauducco, que sonhava em produzir o tradicional panettone milanês em terras brasileiras. Com muito entusiasmo e dedicação, o pioneiro mestre da cozinha italiana faria mais. Junto com o legítimo panettone, ele sonhava fazer receitas europeias de bolos e doces artesanais, muitas das quais de sua própria criação, delícias que em pouco tempo iriam conquistar a cidade de São Paulo.
E seu sonho começou a virar realidade quando abriu seu primeiro estabelecimento no dia 11 de setembro de 1953, a requintada e elegante CONFEITARIA CRISTALLO, localizada na Rua Marconi, então centro nobre de São Paulo, oferecendo a partir dali seu singular panettone milanês, um sucesso que rapidamente conquistou os paulistanos e marcou época. A primeira confeitaria inovou também ornando suas maravilhosas vitrines com verdadeiras obras artesanais da chamada “arte branca”, que apresentavam os mais deliciosos doces, petit-fours, sorvetes, bombons e grandes novidades para datas comemorativas como Páscoa, Natal, Dias das Mães ou Dia dos Namorados.
No mês de dezembro as longas filas de clientes se tornaram comuns, eram pessoas vindas de diversas partes da cidade que ficavam horas para comprar os já conhecidos panettones quentinhos. Em poucos anos o sucesso se solidificou, o que motivou a abertura de uma filial, localizada na Rua Dom José de Barros, próximo da matriz e do frequentado Cine Olido. Nesse endereço a CRISTALLO lançou moda: o disputado chá da tarde no centro chique de São Paulo. Situado acima da loja, o badalado e famoso Salão de Chá Cristallo se tornou um moderno e charmoso ponto de encontro da alta sociedade, e até mesmo ponto de partida para muitas amizades, namoros e até casamentos.
Mais tarde, nos anos de 1970, o local seria marcante para a história da empresa. Sob a supervisão de Dona Liliana Poppa, esposa de seu Armando, foi inaugurado o GranLunch Restaurante Executivo. Entre as novidades da casa estavam receitas culinárias de Florença, que enriqueciam o paladar de grandes banqueiros, comerciantes e industriais, além de artistas, políticos e intelectuais. No final desta década, a empresa passou a ser dirigida pelos filhos do fundador, Giovanna e José.
Adotando uma nova dinâmica para assegurar sua expansão, a empresa fechou as lojas do agora velho centro de São Paulo e, em 1977, transferiu sua matriz para a Rua Oscar Freire, com o objetivo de ser a unidade modelo de um arrojado, porém bem planejado, projeto de mudanças. A inauguração desta loja foi um marco importante na história da CRISTALLO. No início, o lugar era cercado por comércios como padarias, açougues e depois se transformou na área sofisticada que é hoje. Há mais de dez anos, a CRISTALLO resolveu colocar as mesinhas na calçada, fato que atraiu mais consumidores para experimentar as delícias açucaradas da loja. A partir dos anos de 1980, a empresa iniciou um inédito sistema de franquias com a abertura de sua primeira franqueada, a loja da Galeria 2001, em plena efervescência da Av. Paulista.
Em 1987 construiu, no bairro do Limão em São Paulo, modernas instalações e uma nova Central de Produção, com aproximadamente 1.500 m², cujo objetivo era atender o aumento das lojas franqueadas. Ali, a CRISTALLO utiliza o melhor da tecnologia para continuar produzindo receitas artesanais do mais alto padrão, sem uso de conservantes e sem perder a sua principal característica, a fidelidade à máxima qualidade, acima de tudo. Nos anos seguintes outras unidades da rede foram inauguradas pela cidade, localizadas em regiões nobres, mantendo em seus ambientes o mesmo cuidado com que a CRISTALLO produz suas deliciosas receitas. Nos últimos a rede lançou em suas lojas um novo conceito em comer doces e guloseimas, inovando no ambiente contemporâneo, no atendimento personalizado e na expansão dos itens do cardápio com a introdução de deliciosos cafés (preparados com o premiado blend da marca) e bebidas quentes, além de sanduíches leves e saladas.
Em 2009, os moradores da Cidade Maravilhosa ganharam mais uma opção de gastronomia e lazer com a inauguração de uma loja CRISTALLO, a primeira unidade da rede fora do estado de São Paulo. Ainda neste ano foi inaugurada uma unidade na cidade de Brasília. Essas duas unidades seriam fechadas anos depois como parte de uma reestruturação de seu sistema de franquia, que iria inaugurar novas unidades no interior paulista e na cidade de Salvador. Neste período a rede expandiu seu cardápio, passando a oferecer nos meses de inverno deliciosas sopas cremosas nos sabores de tomate e abóbora, preparadas com um tempero especial e pitadas de manjericão e salsa. Hoje em dia, a CRISTALLO ainda consegue fidelizar seus clientes após seis décadas graças à qualidade impecável de seus doces artesanais e ao cuidado de perceber as novas tendências e exigências dos clientes e, sobretudo, do mercado.
As especialidades
Entre as especialidades da CRISTALLO, a estrela principal é o delicioso panettone tipo milanês. A delícia é vendida durante todo o ano, e no Natal está disponível em tamanhos especiais e novas embalagens. Sempre fresquinhos são fabricados diariamente de maneira totalmente artesanal. Desde o processo de fermentação até a embalagem final, cada fornada leva em média 48 horas para ficar pronta. Ele é feito sem conservantes artificiais nem gorduras vegetais, seu preparo é baseado exclusivamente no processo de fermentação natural, com os mais puros ingredientes: farinha de trigo especial, aromas e essências naturais, ovos de granja, frutas cristalizadas de origem e uvas-passas importadas da Turquia.
Entre outras delícias tradicionais produzidas pela CRISTALLO estão os Chocolattone (casamento perfeito de massa do panettone com maravilhosa cobertura de chocolate especial e açúcar de confeiteiro), Damascone (massa macia do tradicional panettone, generosamente recheada com pedaços de damasco e um toque especial com açúcar de confeiteiro), Gallup (massa do panettone com cobertura crocante exclusiva de avelãs e amêndoas), Buongiorno (mini-torta de massa ligeiramente crocante com fino extrato de geleia natural de chocolate, damasco, maracujá, limão, goiaba ou morango), Panforte (ícone da cidade italiana de Siena em versão CRISTALLO, é um tablete feito com chocolate, frutas cristalizadas e cereais como flocos, nozes, castanhas, mel e com uma pitada de pimenta do reino), Strudel (delicado doce húngaro de massa folhada, recheado de maçãs picadas, geleia da fruta e castanhas de caju), vol-au-vents (massa folhada com creme de baunilha), trança (massa levíssima e saborosa coberta com pura geleia, generosos pedaços de frutas cristalizadas e açúcar de confeiteiro), petit fours (feitos com massa levemente crocante ou macia são excelentes para todas as ocasiões) e bombas (produzidas com massa éclair levíssima, recheadas em seis opções de sabores como creme, chocolate, Bailey’s, zabaione, avelã e chantilly).
A mascote
A CRISTALLO sempre foi a doceira preferida entre os adultos. Em 2009, tentando atrair um público infantil, a marca lançou uma divertida mascote para o período de Páscoa. A intenção era manter essa preferência também entre as crianças. Afinal, muitas pessoas cresceram saboreando as delícias açucaradas da marca, experiência que passa de pai para filho. O personagem, um simpático coelho, é uma homenagem da CRISTALLO para seus atuais e futuros consumidores. Para desenvolver a mascote, que representaria a marca permanentemente, a CRISTALLO contratou o ilustrador Cláudio Attílio de Oliveira. O coelho foi escolhido por ser um símbolo consagrado, que mexe com o imaginário infantil. O bichinho também transmite simpatia, carinho e bom humor, além de ter ligação com o chocolate, um dos destaques da marca.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 11 de setembro de 1953
● Fundador: Armando Poppa
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Cristallo Indústria e Comércio Ltda.
● Capital aberto: Não
● Diretor geral: José e Giovanna Poppa
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 15
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 300
● Segmento: Doceiras
● Principais produtos: Bolos, doces, tortas, salgados, panettones e chocolates
● Concorrentes diretos: Ofner, Dulca, Amor Aos Pedaços, Doceira Holandesa e Brunella
● Ícones: Os panettones
● Slogan: La dolce vita è qui.
● Website: www.cristalloonline.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a CRISTALLO possui 15 lojas localizadas na cidade de São Paulo (onde grande maioria das unidades se encontra), Campinas, Salvador, que oferecem uma completa linha composta por mais de 200 itens, que incluem doces, salgados, cafés, bolos, lanches, sopas, sorvetes e saladas, todos preparados com receitas artesanais, sem uso de conservantes e sob um forte controle de produção, que utiliza apenas matérias-primas de fornecedores rigorosamente selecionados.
Você sabia?
● Garantir a qualidade dos produtos nas lojas sempre foi meta da CRISTALLO. Para isso, a rede conta com um sistema corporativo via internet “Just in time”, onde as lojas fazem os pedidos das guloseimas para o dia seguinte até às 23h. A quantidade certa também evita o desperdiço de produtos, não há estoque, já que os doces são produzidos diariamente.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 7/10/2014
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