Na ROYAL CANIN®, tudo é feito para os cães e o gatos. Não são realizadas pesquisas com o consumidor ou estudos de mercado. Em vez disso, as inovações são baseadas exclusivamente nas necessidades dos animais e nos avanços científicos. Tudo para desenvolver dietas nutricionais para solucionar as necessidades de milhões de cães e gatos espalhados pelo mundo. Por isso, os produtos da marca são desenvolvidos por veterinários e nutricionistas, de forma completa e balanceada, com o propósito único de atender a todas as necessidades nutricionais dos animais.
A história
Tudo começou em 1968 quando um cirurgião veterinário e criador de cães da raça Pastor Alemão, o Dr. Jean Cathary, resolveu criar a ROYAL CANIN® no pequeno vilarejo de Gard, região de Camargues, ao sul da França, motivado pela preocupação com os constantes problemas de saúde de seus cachorros, culminando com a necessidade de tratá-los para eliminar a carência de vitaminas e sais minerais na dieta, o que resultaria em sanar alguns problemas, como por exemplo, a eczema. Percebendo que a causa das complicações estava associada à má nutrição, nesta época os cachorros eram alimentados apenas com comida, o veterinário se dedicou à formulação e fabricação de novos produtos que tiveram como resultado animais mais alegres e ativos, que perdiam o excesso de peso e ficavam com o pelo mais brilhante. A primeira ração, a base de flocos de cereais, foi batizada como Soupe Jaune e ficou conhecida como “sopa amarela”, apresentando melhorias na saúde e pelagem dos animais. Desse momento em diante, a marca ROYAL CANIN® iria se desenvolver baseada em três princípios: o animal em primeiro lugar, precisão nutricional e nutrição aliada à saúde.
Em pouco tempo os produtos tornaram-se conhecidos e rapidamente ocorreu uma expansão da rede de especialistas que comercializavam a marca no mercado francês. Isto culminou, em 1970, com o desenvolvimento de Centros de Distribuição no país. Pouco depois, em 1972, a ROYAL CANIN® foi adquirida pelo grupo GuyoMarc’h, uma empresa familiar de porte muito maior, especializada em alimentos para animais domésticos. Os novos proprietários combinaram seu conhecimento em precisão nutricional para a formulação de novas dietas com a marca ROYAL CANIN®. No início de 1974, os produtos da ROYAL CANIN® passam a ser vendidos em outros países da Europa, como Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Holanda. Em 1975 a marca lançou as primeiras rações desenvolvidas especificamente para criadores. E já no ano seguinte, a ROYAL CANIN® conseguiu o reconhecimento científico de seus alimentos por meio da parceria com médicos veterinários e criadores profissionais, conquistando assim novos mercados.
Em 1980, ocorreu o lançamento do produto AGR, primeiro alimento completo e exclusivo para filhotes de raças de porte grande, que foi elogiado por criadores em todo o mundo e, por mais de 15 anos, foi considerado o “alimento referência”. Em 1982, o primeiro comercial de TV da ROYAL CANIN® foi exibido em toda a Europa e apresentou o icônico Pastor Alemão em toda a sua glória, correndo livremente. Este comercial (assista aqui) alcançou grande reconhecimento e foi um grande passo no reconhecimento da marca. Ainda nesta década, em 1985, a empresa cruzou o Atlântico e ingressou no enorme mercado americano. E no ano de 1988 iniciou suas operações no Japão.
A década seguinte tem início com muitas novidades: criação da ROYAL CANIN® do Brasil na cidade de Descalvado (interior de São Paulo); reposicionamento da marca de Standard para Premium, com produtos 30% mais caros; formulação do RCCI (Royal Canin® Cynotechnique International), primeira linha de alimentos de elevada nutrição para cães adultos; e o lançamento do PR27, primeiro alimento específico para raças pequenas. Pouco depois, em 1994, a ROYAL CANIN® formulou o RCFI (Royal Canin® Felinotechnique International), uma linha de alimentos de alta nutrição para gatos, que oferecia nutrição super premium por meio de um alimento seco e distribuição especializada por criadores e veterinários, enquanto o restante do mercado de alimentos para gatos vendia alimentos úmidos por meio de supermercados. Até o final da década a empresa ainda formularia o primeiro programa nutricional no mundo a considerar, além da idade e da atividade física do cão, a relação tamanho/peso das diferentes raças caninas; e o VET CAT, primeiro programa nutricional para gatos e gatas esterilizados com venda exclusiva em clínicas veterinárias.
Com a chegada do novo milênio, e consequentemente diferentes estilos de vida, que requeriam diferentes requisitos nutricionais, a ROYA CANIN® lançou no mercado produtos revolucionários e especificamente desenvolvidos, como por exemplo, o primeiro alimento para gatos que viviam em ambientes internos, 0 primeiro programa nutricional especificamente desenvolvido para cães de raças gigantes (com mais de 45 kg) e uma linha específica para cães que trabalham ou vivem em condições climáticas extremas. Em 2002, a americana Mars Incorporated (conheça essa outra história aqui) adquiriu a ROYAL CANIN®, que a partir deste momento poderia se beneficiar da gigantesca estrutura e experiência da tradicional empresa nessa área.
Nos anos seguintes a marca foi introduzida em novos mercados mundiais, além de lançar produtos como a mais completa linha de nutrição e saúde para cães (SIZE HEALTH NUTRITION), alimentos específicos para raças como Poodle, Dachshund, Pug, West Highland White Terrier, Golden Retriever Junior e Poodle Junior; além do desenvolvimento de alimentos para o segmento dos felinos domésticos, para os quais ainda não tinham sido ainda disponibilizados qualquer resposta nutricional (gatos com apetite caprichoso e gatos com sensibilidade buco-dental).
Em 2014 a ROYAL CANIN® lançou uma ração especificamente desenvolvida para o tratamento da diabetes em cachorros. Pouco depois, em 2016, a marca lançou a linha ICU, dietas líquidas e completas especialmente formuladas para alimentação por sonda, ajudando médicos-veterinários a gerenciar gatos e cães em condições críticas. Com essa dieta, os gatos e os cães podem obter a nutrição vital de que necessitam, além de auxiliar para uma rápida recuperação.
Em 2020 a empresa criou a Fundação Royal Canin®, que visa reforçar o papel positivo que os animais de estimação desempenham na saúde e no bem-estar das pessoas, com temas como a detecção de COVID-19 e câncer, e as crianças com transtornos do espectro autista. Mais recentemente a ROYAL CANIN® tem lançado diversas iniciativas, como por exemplo, o programa de fidelidade Royal Canin® Club para pet shops, visando fortalecer o varejo e criar uma experiência de compra mais conectada e vantajosa para os tutores. Além disso, a empresa criou a PETernidade: uma licença que permite aos colaboradores da ROYAL CANIN® terem um período de folga para se dedicarem aos cuidados de um novo pet recém-adotado.
O resultado de tanta inovação são rações com a melhor solução nutricional possível, que mesmo tendo um preço bem mais elevado que as demais marcas, conquista cada vez mais mercado através de pessoas que não se importam em gastar muito com a saúde de seus animais de estimação. Isso porque o animal de estimação passou a ser um ente da família e merece todo conforto, independentemente de quanto os donos tenham de pagar por isso. Além das ações junto a pet shops e clínicas, a ROYAL CANIN® aposta fortemente na interatividade da internet para fidelizar novos consumidores. No site da marca é possível escolher a ração correta para o cachorro ou gato por meio de um questionário. O dono responde a perguntas como idade, raça e necessidades específicas e tem como resposta o produto mais indicado - tamanha a especificidade das rações e dietas oferecidas. Isto porque, a ROYAL CANIN® disponibiliza mais de 250 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças.
1989
● Lançamento das linhas FELISTAR e CANISTAR, dietas especificamente desenvolvidas para serem prescritas por veterinários para o tratamento de obesidade e pedras renais.
1999
● Lançamento do primeiro alimento específico para gatos de raça Persa. O croquete em forma de amêndoa foi projetado especialmente para se adaptar com a mandíbula braquicefálica e os hábitos alimentares de gatos Persas, enquanto a composição nutricional foi elaborada para apoiar às necessidades específicas de saúde.
● Lançamento do STARTER, primeiro alimento para desmame dos filhotes destinado aos criadores.
● Lançamento de uma linha de alimentos para felinos com HAIRBALL TRANSIT SYSTEM (facilita a eliminação das bolas de pelos ingeridas) e DERM SYSTEM (impacta na beleza da pele e do pelo).
2000
● Lançamento do SIZE NUTRITION, três programas nutricionais únicos no mundo (Mini/Medium/Maxi) que integravam os parâmetros da idade, atividade, tamanho, mas também o estado fisiológico dos cães, contribuindo para a prevenção dos problemas articulares, cardíacos e obesidade.
2002
● Lançamento da linha FELINE NUTRITION, que reforçava as defesas naturais, combatia o envelhecimento celular e regenerava os pelos e a pele.
● Lançamento do MEDIUM IMMUNITY PROGRAM, primeiro programa nutricional para cães de raças médias que favorecia o reforço das suas defesas naturais em cada etapa da vida.
● Lançamento do primeiro alimento específico para uma raça de cão - Mini Yorkshire Terrier - que oferecia nutrição sob medida para as necessidades físicas e de saúde específicas da raça.
● Lançamento do VET CAT NEUTERED, uma nova geração de alimentos nutricionais de prevenção máxima, que contemplava as especificidades fisiológicas de gatos e de gatas esterilizados.
● Lançamento do OUTDOOR 30, uma ração direcionada para gatos que vivem em ambientes externos.
2003
● Lançamento da VETERINARY DIET, uma linha dietética composta por 18 alimentos secos e 18 alimentos úmidos para cães e para gatos numa associação de medidas preventivas e curativas.
2004
● Lançamento do HT42d para fêmeas adultas de todos os tamanhos, desde o cio até o 42º dia de gestação.
● Lançamento do QUEEN 34, produto pioneiro e com respostas nutricionais específicas para gatas em fase de reprodução (estro, gestação e lactação).
2005
● Lançamento do VET EARLY CARE CAT, primeiro programa veterinário para gatos esterilizados, uma revolução dietética na nutrição felina.
2006
● Lançamento do BREED HEALTH NUTRITION, uma linha de alimentos especialmente formulados para responder às sensibilidades específicas de algumas raças de cães, como Pastor Alemão Junior, Schnauzer Miniatura e Labrador Retriever Junior.
● Lançamento do FELINOTECHNIC HEALTH NUTRITION, primeira linha de alimentos especificamente dedicada aos criadores de gato, um programa nutricional exclusivo para a fase de reprodução e desenvolvimento dos filhotes.
2007
● Lançamento do NEUTERED CANINE, primeiro programa nutricional completo para cães esterilizados, desde a fase de crescimento à fase adulta.
● Lançamento do RECOVERY, alimento dietético para cães e gatos submetidos a cuidados intensivos no período de convalescença.
● Lançamento do SATIETY SUPPORT CANINE, alimento dietético para cães obesos com influência comprovada na saciedade do animal.
2008
● Lançamento do DIGESTIVE COMFORT, alimento indicado para melhorar a função digestiva do gato, com níveis de eficácia comprovados, reduzindo em 35% o volume fecal.
● Lançamento do RENAL SPECIAL, uma linha de 6 alimentos dietéticos para o tratamento da Doença Renal Crônica. Estes alimentos, dotados de elevadíssima apetência, constituem uma resposta específica para as exigências nutricionais dos gatos com doença renal.
● Lançamento de uma linha de produto especificamente destinada a mais de 25 raças de cães e gatos.
2009
● Lançamento do SATIETY SUPPORT FELINE, linha dietética para o tratamento da obesidade felina com um alimento inovador que favorece o cumprimento da dieta através de pouches (dose que facilitam a prescrição clínica e a correta utilização por parte do dono).
2010
● Lançamento de uma ração especificamente desenvolvida para atender as necessidades nutricionais de gatos mais velhos.
● Lançamento do DERMACOMFORT, alimento desenvolvido para cães adultos com predisposição à irritação da pele e ao prurido.
2011
● Lançamento de uma ração para cachorros mini (quando adultos não ultrapassam 4 quilos).
2019
● Lançamento do PILL ASSIST™, um produto criado para ajudar os tutores ao medicarem seus pets, camuflando comprimidos e cápsulas.
2022
● Ampliação da linha de alimentos hipoalergênicos no Brasil, para gatos e cães com reação alérgica aos alimentos.
2023
● Lançamento no Brasil da ração DENTAL CARE para gatos, composta por grãos com um formato específico que ajudam a limpar os dentes, além de conter um composto que auxilia na redução da formação de tártaro.
2025
● Lançamento da linha FRESH HEALTH NUTRITION, com nutrientes frescos para criar refeições que apoiam a saúde do cão, desde a função imunológica até o bem-estar digestivo, adaptadas ao estágio de vida específico de cada cão.
A ROYAL CANIN® - fiel à filosofia de “Conhecimento e Respeito” - empenha-se em oferecer respostas nutricionais precisas às necessidades de cada cão e gato, para garantir seu bem-estar e longevidade. Colocando a Pesquisa e o Desenvolvimento no centro de seu processo de inovação, emprega um procedimento diferenciado, voltado para o animal, sem concessão ao antropomorfismo. Um dos principais objetivos da equipe de pesquisadores da empresa consiste na partilha do conhecimento adquirido com seus parceiros da comunidade veterinária através de inúmeros artigos e publicações. A ética ROYAL CANIN® baseia-se na sua perspectiva única do cão e do gato: a convicção de que não são seres humanos, mas, sim animais e, por conseguinte, o verdadeiro respeito consiste em tratá-los como tal. Por isso, um dos valores da marca é não humanizar o animal.
O verdadeiro respeito implica um determinado número de deveres, sobretudo em conhecer as especificidades fisiológicas e nutricionais do animal e consequentemente proporcionar uma alimentação específica que leve em conta as suas verdadeiras necessidades nutricionais. De acordo com sua filosofia, a empresa adota sistemas e práticas de qualidade a fim de cumprir sua missão: satisfazer as necessidades nutricionais de cães e gatos, respeitando suas especificidades, oferecendo-lhes um alimento adequado, proporcionando-lhes uma boa saúde e permitindo-lhes uma longevidade máxima. Além disso, tem como missão, atender as expectativas dos donos em termos de qualidade, segurança alimentar e de serviços. A partir de estudos científicos próprios e desenvolvidos através de parcerias com universidades, veterinários e criadores, a ROYAL CANIN® desenvolve alimentos únicos e precisos, com a experiência de quem conhece as especificidades fisiológicas e necessidades nutricionais dos gatos e cães.
A sede mundial da ROYAL CANIN® foi construída em 1968 no sul da França e continua sendo uma das instalações de fabricação de alimentos para animais de estimação mais avançadas do mundo. A partir de 2017, a empresa adotou uma política de escritório pet friendly. Cada cão recebe um kit de boas-vindas contendo um recipiente de bebida, uma placa anunciando a presença dele, uma guia de passeio, um cobertor, um colchão vermelho e um crachá de identificação para que todos os “bípedes” saibam seu nome. O campus também abriga 180 gatos e 160 cães. Esses animais têm acesso às dependências do campus e interagem com os associados de maneira real e significativa, proporcionando um lembrete diário de exatamente para quem trabalham.
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação ao longo dos anos. O logotipo original, além de conter a tradicional coroa, um dos ícones de reconhecimento da marca francesa, apresentava também a figura de um cão da raça Pastor Alemão. Na década de 1970 a identidade visual ganhou uma imagem mais moderna, a cor vermelha e uma nova tipografia de letra, além é claro, do redesenho da tradicional coroa.
Unique needs, precise nutrition. (2024)
Health is our obsession. (2018)
Incredible in Every Detail. (2015)
A better world for pets. (2015)
Knowledge and Respect. (2010)
Health Nutrition, fit for a lifetime. (1979)
Saúde é tudo pra nós. (2019)
Incrível em cada detalhe. (2018)
● Origem: França
● Fundação: 1968
● Fundador: Jean Cathary
● Sede mundial: Aimargues, França
● Proprietário da marca: Royal Canin S.A.S.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Mars Incorporated)
● CEO: Cécile Coutens
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 8.000
● Segmento: Cuidados Animais
● Principais produtos: Rações e alimentos para cães e gatos
● Concorrentes diretos: PremieR Pet, Iams™, Eukanuba, Hill’s Pet Nutrition, Purina® Pro Plan, Merrick, Blue Buffalo, Nutro e Butcher’s
● Ícone: A coroa vermelha
● Slogan: Health is our obsession.
● Website: www.royalcanin.com.br
A marca no mundo
A ROYAL CANIN® é uma das maiores e mais reconhecidas marcas de pet food do mercado mundial, com presença em mais de 100 países, 16 fábricas, 8.000 funcionários e faturamento anual estimado em US$ 2.5 bilhões. No Brasil, quarto maior mercado da marca no mundo, é considerada uma referência em tecnologia e inovação, e sua fábrica está localizada em Descalvado (no interior paulista), contando com o apoio logístico de 36 distribuidores exclusivos em todo o país e cujos produtos são vendidos em mais de 15 mil pontos de venda e em 2.500 clínicas veterinárias.
Você sabia?
● Para garantir a fama de produto de qualidade, o que compensaria seu preço 30% acima da média, a ROYAL CANIN® geralmente ignora as gôndolas dos supermercados e comercializa suas rações somente em pet shops, clínicas veterinárias ou lojas especializadas.
● No segundo semestre de 2013 a empresa se viu envolvida em um escândalo após troféus com o logotipo da marca serem entregues a proprietários de cães utilizados em rinhas ilegais contra ursos acorrentados na Ucrânia. Após o vazamento de imagens na internet, a ROYAL CANIN® se pronunciou dizendo que “a empresa pedia desculpas pela iniciativa, pois iria contra o respeito aos animais que guia todas as pesquisas e ações da Royal Canin® mundialmente”.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 2/9/2025
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Um comentário:
Acredito que esse seja um dos melhores blogs de marcas.
Parabéns pela competência.
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