Experimente entrar em uma cozinha e reparar na geladeira, no fogão, no forno microondas, nas lavadoras de louça, e até mesmo no aspirador de pó guardado na dispensa. Dificilmente você não verá um logotipo com a palavra ELECTROLUX, marca sueca líder mundial na produção de eletrodomésticos que aliam funcionalidade e sofisticação, e são desenvolvidos para tornar a vida dos consumidores mais fácil. Sua trajetória de quase um século se traduz em desenvolvimento, inovação, design moderno e funcionalidade.
A história
A empresa foi formada oficialmente no dia 1 de agosto de 1919 na cidade de Estocolmo na Suécia pela fusão da Elektromekaniska (estabelecida em 1910) com a Lux (fabricante de lâmpadas de querosene para estações ferroviárias fundada em 1901 por Sven Carlson e que lançou em 1912 o primeiro aspirador de pó elétrico, o Lux 1). A fusão foi arquitetada pelo empresário Axel Wenner-Gren, considerado por muitos como o verdadeiro fundador da empresa. A palavra ElectroLux (escrita assim na época) derivou da junção dos nomes das duas empresas. A nova empresa revolucionou o mercado com o lançamento, em 1921, do aspirador de pó Model V, primeiro a incorporar mobilidade em seu design, com a inclusão de dois pés de metal parecidos com os de um trenó, facilitando assim a vida na hora da limpeza. Em 1925 a empresa lançou o primeiro refrigerador por absorção do mundo, conhecido como “geladeira D”, que durante anos resolveu o problema de acondicionamento de produtos perecíveis.
No ano seguinte iniciou a construção de fábricas de aspiradores em outros países, com a inauguração de uma unidade na Alemanha (em Berlim), seguida no ano seguinte por uma na Inglaterra (em Luton) e outra na França (em Courbevoie), as duas últimas também equipadas para a fabricação de refrigeradores. Na década de 1940, a Segunda Guerra Mundial praticamente paralisou suas fábricas. Nesse período, a empresa produziu filtros de ar para as forças armadas da Suécia. Com o fim do conflito, a empresa voltou a operar normalmente e expandiu ainda mais sua linha de produtos, que além de aspiradores de pó e refrigeradores, passou a contar com motores elétricos, processadores de alimentos, motores de popa, máquinas de lavar industriais, entre outros itens.
Em meados da década de 1950, a empresa lançou seus aspiradores de pó no mercado britânico com tremendo sucesso, apesar da polêmica campanha publicitária que tinha como slogan “Nothing sucks like an Electrolux” (em tradução livre algo como “Nada Suga/Chupa como um Electrolux”). Em 1969 foi inaugurada a primeira subsidiária em solo americano, ingressando assim em um enorme mercado de consumo, que seria importante para o desenvolvimento da empresa nos anos por vir. Esta década também foi marcado pelo lançamento de novos produtos, como por exemplo, máquinas de lavar roupa e máquinas de lavar louça. Na década seguinte a ELECTROLUX ingressou em um novo segmento de mercado ao adquirir a também sueca Husqvarna, maior fabricante mundial de motosserras.
A década de 1980 marcou um importante período de crescimento através de muitas aquisições: em 1984, a compra da empresa italiana Zanussi (fundada em 1916), com mais de 10 mil empregados, transformou a ELECTROLUX em líder no segmento de eletrodomésticos e equipamentos para restaurantes; em 1986, com a incorporação de importantes marcas como Frigidaire, Gibson, Kelvinator e White-Westinghouse, aumentando assim sua participação em mercado importantes, como por exemplo, América do Norte; e com novas aquisições, expandiu seus produtos para o segmento de jardinagem e reciclagem de metais. A partir dos anos de 1990, a empresa sueca foi pioneira em vários segmentos de produtos como na criação do primeiro refrigerador com tela plana na porta e conexão sem fio para internet e as lavadoras com visores digitais.
Em 2012 a empresa ingressou no segmento de cozinha ultra-luxo com o lançamento do primeiro sistema de cozimento profissional especificamente desenvolvido para uso doméstico, que torna possível recriar completamente experiências de um restaurante em casa. Batizado de ELECTROLUX GRAND CUISINE, compreende nove produtos, entre os quais forno combinado, Blast Chiller, zona de indução, aferidor do vácuo de precisão, fogão a gás, Fogão Sear, Stand Mixer e sistemas de ventilação Bespoke. Em 2014 a ELECTROLUX comprou por US$ 3.3 bilhões a divisão de eletrodomésticos da americana General Electric (GE), impulsionando ainda mais sua participação no setor. Foi assim que a marca se tornou a líder mundial em eletrodomésticos, investindo constantemente no aprimoramento tecnológico de seus produtos e tendo os aspiradores de pó como produto de maior divulgação. Afinal, são quase um século de história sem perder a modernidade.
A linha do tempo
1930
● Lançamento das primeiras geladeiras compactas, semelhantes aos frigobares atuais.
1931
● Lançamento de seu primeiro ar-condicionado.
● Lançamento do primeiro refrigerador a ar.
1940
● Lançamento do processador de alimentos, que se tornou um dos produtos de maior sucesso da empresa nos anos seguintes.
1951
● Lançamento das primeiras máquinas de lavar roupa para uso doméstico.
1956
● Lançamento na Europa dos primeiros freezers horizontais e o primeiro refrigerador por compressão.
1959
● Lançamento das primeiras máquinas de lavar louça.
● Lançamento do primeiro refrigerador conjugado com freezer.
1962
● Lançamento dos primeiros produtos da linha profissional, voltados para restaurantes e hotéis.
1964
● Lançamento do LUXOMATIC, um aspirador de pó com sacos laváveis e outras inovações, como por exemplo, um dispositivo que avisava quando o saco estava cheio.
1993
● Lançamento do primeiro refrigerador do mundo livre de CFC (clorofluorcarbono).
2000
● Criação do primeiro refrigerador com tela plana na porta e conexão para internet sem fio.
2001
● Lançamento da primeira lavadora eletrônica.
● Lançamento do TRILOBITE, um aspirador de pó robô de alta tecnologia que trabalha sozinho e movimenta-se pelo cômodo sem precisar de ajuda. Sem fio, o robô detecta obstáculos da mesma maneira que os morcegos, usando um radar de ultra-som. Mais esperto ainda, na primeira vez em que é ligado o aparelho vai desenhando em sua memória um mapa da sala enquanto percorre – e limpa – todos os cantos.
2002
● Lançamento de uma nova linha de eletrodomésticos portáteis, composta por seis novos produtos como forno elétrico, liquidificador, batedeira, entre outros.
● Lançamento na Índia da WASHY TALKY, primeira lavadora que fala com o usuário, dando dicas sobre uma lavagem perfeita e avisando quando o processo é concluído.
2004
● Lançamento do ERGORAPIDO, um aspirador de pó vertical à bateria para facilitar o seu deslocamento durante a utilização. Para a limpeza de superfícies como mesas, móveis e carros, o aparelho dispõe da praticidade do aspirador “Ergorapido Handheld” que é liberado ao pressionar os botões ao lado da haste.
2005
● Lançamento de novas cores e acabamentos em toda sua linha de produtos.
2006
● Lançamento de um ferro de passar com secador de condensação com função vapor, que reduz, ou mesmo elimina, a necessidade de se engomar, dependendo do tipo de tecido e da ocasião de utilização.
2007
● Lançamento do aspirador de pó ULTRASILENCER GREEN, que utiliza 33% menos energia, é feito com 55% de plástico reciclável e consome 90% menos de energia para sua fabricação.
2008
● Lançamento na América do Norte de sua nova linha de produtos premium (com preço mais elevado).
● Lançamento da INSPIRO, uma linha de fogão equipada com a revolucionária tecnologia que possui apenas um seletor de função (para escolha do modo de cozimento) na porta, utiliza uma série de sensores para determinar automaticamente o tipo de alimento a ser preparado e, baseado em informações armazenadas em um banco de dados interno, determina parâmetros como a temperatura ideal, o método de aquecimento e tempo de cozimento necessário.
2010
● Lançamento da linha i-Kitchen, composta por fornos microondas, refrigeradores e fogões dotados de monitores de cristal líquido e arquivos com mais de 600 receitas.
Liderança e pioneirismo
A ELECTROLUX, segunda maior empresa de eletrodomésticos do mundo, sempre primou, além do prático design escandinavo, por lançar inovações nos segmentos onde atua, incluindo o Brasil. Excelência na inovação de refrigeradores a empresa é pioneira no desenvolvimento de diferenciais para o consumidor, como por exemplo, o refrigerador com porta-latas e dispenser externo de água; e o refrigerador Ice Maker automático - que faz gelo sozinho. No segmento de fogões oferece uma completa linha com produtos de 4, 5 e 6 bocas, de piso e embutir, com design moderno e com características voltadas para a facilidade de limpeza. Já a linha de fornos microondas oferece produtos inovadores, disponíveis em diversas capacidades (18, 23 e 31 litros), com funções diferenciadas e que facilitam o preparo das receitas. O segmento de lava-roupa possui uma completa linha com capacidade para lavar e secar de 6 até 15 quilos e características específicas pensadas para cada tipo de consumidor. Em relação aos aspiradores, a ELECTROLUX é líder de mercado, ditando tendências sempre com produtos inovadores. A marca ainda oferece cooktops, fornos, coifas, depuradores, lava-louças e adegas; além de uma completa linha de eletrodomésticos que inclui cafeteiras, liquidificadores, torradeiras, sanduicheiras, arrozeiras, fornos elétricos, ferros de passar, entre outros itens.
O design do futuro
Como os consumidores pensam, sentem e agem quando utilizam eletrodomésticos? Esta é a base para o desenvolvimento dos produtos da ELECTROLUX: entender quais são as necessidades e desejos dos consumidores. O design inovador dos eletrodomésticos da marca permite que eles sejam vendidos e utilizados em todo o mundo, além de serem perfeitamente adaptáveis às necessidades locais.
Por isso, em 2003, a empresa lançou o ELECTROLUX DESIGN LAB, um concurso anual de design global e aberto a estudantes de graduação e pós-graduação de design de produtos que são convidados a apresentar ideias para eletrodomésticos com soluções inovadoras para as famílias do futuro. A cada ano é definido um tema para o concurso, que recebe mais de 1.700 projetos de 60 países. Vários temas interessantes foram lançados nos últimos anos, como por exemplo, alimentação saudável, vida sustentável, soluções para a redução de espaços, entre outros. O tema de 2015 é: conceitos inovadores destinados ao bem-estar das crianças. O prêmio dado ao vencedor é €10.000 e um estágio remunerado de seis meses na empresa sueca. O concurso já gerou conceitos inovadores, como por exemplo, o Aeroball, um filtro de ar flutuante; o Portable Spot Cleaner, um removedor de nódoas; e o The Snail, um dispositivo de cozinha e aquecimento portátil.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos. Nos início dos anos de 1960, o logotipo da marca, um globo, com raios do sol e tipografia em negrito, já não refletia o espírito da ELECTROLUX e era chegada a hora de mudar. Então, em 1961, a empresa decidiu promover um concurso mundial para escolher um novo logotipo. A empresa recebeu um total de 123 desenhos de 80 designers atraídos pelo prêmio e pela proposta do concurso. Os designers tiveram relativa liberdade e puderam escolher se mantinham elementos do design anterior ou criavam algo totalmente novo. “Sol e a terra - côncavo-convexo” de Carlo L. Vivarelli, importante designer suíço, vencedor de diversos prêmios e concursos, acabou sendo o design escolhido. Claro, marcante, atemporal, facilmente reproduzível nos produtos e materiais promocionais da marca, o design de Carlo, que também representa uma letra “E” maiúscula, ia ao encontro da nova proposta da marca e às metas de vendas da empresa que, naquele momento, se tornavam cada vez mais globais. Em 1962, o logotipo passou a ser veiculado nas campanhas e produtos da marca. Depois de passar por mais duas alterações, em 1990 e 2011, a ELECTROLUX, lançou no começo de 2015 sua nova identidade visual, que apresenta o nome da empresa em um novo tipo de fonte e dá maior ênfase ao símbolo atemporal da marca sueca.
Os slogans
Thinking of you. (2007)
Designed for the well-lived home. (2006)
From the Electrolux Group.
The world’s No.1 choice. (2005)
Don’t worry. It’s Electrolux. (1992)
Simply better built. (1984)
Stated simply, the finest vacuum cleaner in the world. (1976)
The cleaner you never have to empty! Touch no dirt! Breathe no dirt! See no dirt! (1951)
Pensando em Você. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Suécia
● Fundação: 1 de agosto de 1919
● Fundador: Axel Wenner-Gren
● Sede mundial: Estocolmo, Suécia
● Proprietário da marca: Electrolux AB
● Capital aberto: Sim (1928)
● Chairman: Ronnie Letten
● Presidente & CEO: Keith McLoughlin
● Faturamento: US$ 13.6 bilhões (2014)
● Lucro: US$ 271.8 milhões (2014)
● Valor de mercado: US$ 9.5 bilhões (fevereiro/2015)
● Fábricas: 22 (somente na Europa)
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 61.000
● Segmento: Eletrodomésticos
● Principais produtos: Refrigeradores, microondas, aspiradores de pó, fogões, máquinas de lavar e ar-condicionado
● Concorrentes diretos: Whirlpool, Bosch, Samsung, LG, Miele, Haier, Midea e Black & Decker
● Slogan: Thinking of you.
● Website: www.electrolux.com.br
A marca no Brasil
A empresa chegou ao Brasil em 1926 com o sistema de venda direta na cidade de São Paulo. Somente em 1950 iniciou a montagem dos primeiros aspiradores de pó e enceradeiras no país. Depois disso, a empresa não parou mais de lançar no mercado brasileiro produtos inovadores como o primeiro refrigerador livre de CFC (1997), gás prejudicial à camada de ozônio, emitido por refrigeradores domésticos até então; os primeiros produtos com acabamento em aço inox do país (1998); o primeiro refrigerador frost-free nacional (2000); estreia no segmento de lavadoras, com o inovador sistema de lavagem (2002); o forno microondas com a tecla Kids (2003); o primeiro refrigerador com dispenser externo para água produzido no Brasil (2003); a linha de fornos microondas de 21 litros (2004); a linha de fogões Revolux (2004); e a linha de lavadoras TurboFlex (2005).
No final de 2010, a empresa lançou um projeto inédito, a Casa Electrolux (primeira flagship store da marca no mundo), um espaço localizado em uma antiga mansão em São Paulo onde os clientes podem viver uma experiência marcante e completa, conhecer os produtos e experimentar os mais recentes lançamentos, como por exemplo, o refrigerador Infinity I-kitchen (o primeiro com touch screen interativo com 600 receitas), a máquina de lavar Ultra Clean (com dispositivo tira-manchas), o liquidificador PowerMix Silent (o mais silencioso), além de novas categorias de produtos como purificadores de água, climatizadores e aquecedores de água. O espaço também realiza eventos de gastronomia e festivais. A empresa conta com quatro fábricas instaladas no país, sendo duas em Curitiba (Paraná), uma em São Carlos (interior de São Paulo) e uma em Manaus (Amazonas). Atualmente possui sua marca estampada em refrigeradores, freezers, lavadoras de roupas, secadoras, microondas, aspiradores de pó, condicionadores de ar, dentre outros produtos. O Brasil é, atualmente, o terceiro maior mercado para a ELECTROLUX, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Alemanha.
A marca no mundo
A cada ano, consumidores em mais de 150 países compram mais de 50 milhões de produtos ELECTROLUX para uso doméstico e profissional, aproximadamente 100 unidades por minuto. Seus produtos são comercializados através de diferentes marcas. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, seus refrigeradores e freezers são comercializados com a marca Frigidaire. Na Europa, a ELECTROLUX é uma das quatro marcas da empresa, as outras são a alemã AEG, a italiana Zanussi e a Molteni, empresa que produz fogões que, de tão requintados, chegam a custar US$ 255 mil. A empresa é líder mundial na produção e comercialização de eletrodomésticos para uso em ambientes internos, como refrigeradores, lavadoras, fogões, aspiradores, lavadoras de alta pressão e condicionadores de ar. Além disso, a marca sueca possui uma completa linha de produtos profissionais para hospitais, hotéis, restaurantes, lavanderias e cozinhas industriais. Os produtos com a marca ELECTROLUX estão presentes em mais de 400 milhões de lares em quase todos os países do mundo.
Você sabia?
● Aproximadamente 84% de suas vendas são originadas pelos eletrodomésticos.
● A ELECTROLUX tem parceria com os melhores chefs de cozinha do mundo por mais de 90 anos. Produtos da marca sueca são utilizados por quase metade de todas as cozinhas de restaurantes com estrelas Michelin na Europa.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 4/2/2015
6 comentários:
oi, meu nome é Rytchelli e eu queria saber se a Eletrolux é líder de mercado aqui no Brasil?
Olá, a Whirlpool detém a liderança de mercado com folga no Brasil, com suas marcas Brastemp e Consul.
Muito legal a história dessa empresa. E o site de vendas deles no Brasil está crescendo muito!
Boa noite, por favor, quais são as melhores linhas de cozinhas de aço inox e qdo foram lançadas?
A Electrolux está presente no País africano Cabo Verde?
Existe assistencia tecnica Electrolux em cabo verde?
Porque alguns modelos só tem na voltagem 220V?
Postar um comentário