6.9.23

LUBRAX


O maior diferencial da marca LUBRAX é a capacidade e agilidade em adequar formulações para a realidade e condições climáticas brasileiras. Os lubrificantes LUBRAX estão presentes nas pistas de corrida e nos carros de milhões de brasileiros. LUBRAX é a certeza de confiança e tecnologia, das pistas para o seu carro. Por isso, na hora de escolher óleos lubrificantes, vá na certeza de LUBRAX e chegue mais longe. 

A história 
Tudo começou dentro da Petrobras Distribuidora, na época uma subsidiária integral da Petrobras (conheça essa outra história aqui), criada em 1971 para atuar na comercialização e distribuição de derivados do petróleo para todo o Brasil. Com a inauguração da Fábrica de Lubrificantes, ao lado da refinaria Duque de Caxias (REDUC), também chegava ao mercado brasileiro no mês de julho de 1973 a linha de óleos lubrificantes LUBRAX, que se tornaria um sucesso comercial e sinônimo de qualidade. O primeiro óleo da linha LUBRAX automotiva foi o MG-1, para motores a gasolina, que já nasceu grande, desenvolvido sob a mais avançada tecnologia da época. Esse lançamento inovador foi o primeiro passo de uma bem sucedida trajetória no mercado de lubrificantes automotivos. Além disso, LUBRAX chegou ao mercado nacional já apresentando uma de suas características mais marcantes: a tecnologia guiada por rígidos padrões internacionais de qualidade.
   

Rapidamente a LUBRAX percebeu que cada motor lançado no mercado com nova tecnologia exigia novas formulações de óleos lubrificantes, iniciando assim seu processo de inovação. Em 1978, com o lançamento do lubrificante automotivo LUBRAX MG-4, a marca alcançava 12% de participação de mercado, com a linha para motores a gasolina (MG), diesel (MD) e óleos para transmissão (TRM). Depois de alcançar a liderança no mercado brasileiro, a marca começou a investir cada vez mais em comunicação e, em 1984, começou a patrocinar o Flamengo, estampando na camisa do time a marca LUBRAX. Foi uma das parcerias mais duradouras do futebol brasileiro (1984-2006), o que se tornou fundamental para popularizar a marca LUBRAX por todo o Brasil. Foi também em meados dos anos de 1980 que a LUBRAX lançou uma marcante campanha publicitária composta por três comerciais que contaram com as participações dos cantores Cauby Peixoto, Tetê Espíndola e Tim Maia.
  

Em 1992 ocorreu uma modernização da linha de produtos LUBRAX, quando as latas foram substituídas por embalagens plásticas. O ano de 1996 foi repleto de novidade: as embalagens ganharam um novo layout; o primeiro LUBRAX CENTER (centro de trocas de óleo e outros serviços automotivos) foi inaugurado na cidade de Bauru, interior de São Paulo; e foi lançado o LUBRAX SJ, óleo multiviscoso, dotado de um grau extra de proteção do motor. Além disso, a LUBRAX passou a produzir óleos lubrificantes especiais para competição automobilística em 1996. Iniciou formulando óleos para motor e câmbio para a equipe Petrobras PropCar, na F-3 Sul Americana. Em 1997, a marca lançou no mercado o LUBRAX TOP TURBO, um óleo lubrificante recomendado para motores diesel. Ainda na década de 1990, a marca LUBRAX também ampliou sua visibilidade e popularidade por meio de patrocínios, em conjunto com a Petrobras, à equipe brasileira que participava dos principais ralis do mundo, como o tradicional Paris-Dakar.
  

Em 2002, por ocasião do Rio GP, prova válida pelo Campeonato Mundial de Motovelocidade, foi lançado o lubrificante MOTO GP LUBRAX, especificamente desenvolvido para motocicletas com motor quatro tempos. Foi nesse mesmo ano que teve início a internacionalização da marca LUBRAX com a comercialização dos produtos na Argentina. Em 2003, a LUBRAX comemorou 30 anos, com presença marcante nos patrocínios esportivos desde a década passada, com passagens por Fórmula Truck, Brasileiro de Motovelocidade, Rali dos Sertões e Dakar.
  

Uma virada importante na história da LUBRAX ocorreu em 2010, quando foi realizada a revitalização da marca, que compreendeu, entre outras iniciativas, a mudança das embalagens, que buscou aumentar a confiança do consumidor na marca, a familiaridade, o reconhecimento da garantia de origem e modernidade junto aos clientes. Além da renovação da marca LUBRAX, houve a modernização de diversos produtos (com evoluções do grau de desempenho e, consequentemente, nas classificações junto aos órgãos internacionais e às montadoras). Nesse mesmo ano, foi criado o centro tecnológico de lubrificação LUBRAX+, em substituição ao LUBRAX CENTER que, em 2012, chegou a 350 unidades espalhadas por todo o Brasil. Esses centros contam com especialistas preparados para indicar o melhor lubrificante para seu carro. Com um computador que armazena os manuais técnicos de todos os veículos, nacionais e importados, o LUBRAX+ confere os 18 itens importantes do seu carro e avisa a data da próxima troca por meio de e-mails e SMS.
  

Em 2013, quando completou 40 anos, a LUBRAX inovou com o lançamento do LUBRAX INDICC (com tecnologia inédita no Brasil - Titanium Technology), um óleo especial para motocicletas com motores quatro tempos. A tecnologia empregada na fabricação do produto conferia ao mesmo propriedades especiais de lubrificação, quando comparado aos demais lubrificantes disponíveis no mercado na época. Outra novidade foi o LUBRAX ESSENCIAL SM, óleo lubrificante desenvolvido exclusivamente para veículos de montadoras asiáticas. Pouco depois, lançou o LUBRAX FEROCES, lubrificante para motocicletas com a exclusiva Titanium Technology, que garante redução de até 14% do atrito, em especial no instante da partida, momento mais crítico do funcionamento do motor. Em 2015 trouxe ao mercado mais uma novidade: o lubrificante sintético LUBRAX EXTREMO, destinado aos veículos comerciais leves movidos a diesel que exigem óleos com baixa viscosidade, de forma a auxiliar na manutenção dos baixos níveis de emissões dos gases do escape do veículo.
  

Em 2018, a Petrobras patrocinou a escuderia McLaren na Fórmula 1 e a marca LUBRAX marcou presença nos carros das temporadas de 2018 e 2019. Além disso, a marca lançou do LUBRAX VALORA SN PLUS, primeiro lubrificante API SN Plus da América do Sul; e relançou o LUBRAX EXTRA TURBO, que atendia ao nível de desempenho API CH-4, com elevada proteção aos componentes internos do motor. No ano seguinte, lançou o LUBRAX TOP TURBO PRO, um lubrificante com maior nível de desempenho da categoria diesel API CK-4. Nesse mesmo ano a LUBRAX passou a ser o lubrificante oficial das corridas da Stock Car, dando continuidade a sua história de investimentos no automobilismo e hoje está presente na categoria com a equipe Lubrax|Podium Stock Car Team, com os pilotos Julio Campos e Felipe Massa.
  

Ao longo de 2021 houve uma série de lançamentos, como o lubrificante para transmissão automática (LUBRAX ATF DX6); o LUBRAX EXTRA TURBO PRO CI-4 para veículos pesados; o LUBRAX GRANS THF 10W-30 para o setor agrícola; e o relançamento do LUBRAX TOP TURBO com nova fórmula e mudança na cor da embalagem. Em 2022 apresentou ao mercado o LUBRAX EXTRA TURBO PRO, trazendo inovação para motores à diesel de tratores, caminhões, ônibus, picapes e vans; e o novo óleo para motores diesel ferroviários, o LUBRAX RAIL G7, primeiro lubrificante de sétima geração a chegar ao mercado brasileiro. A LUBRAX não apresenta inovação somente no setor automotivo. Por exemplo, em 2023, lançou a nova linha de lubrificantes LUBRAX UNITRACTOR, uma série especialmente desenvolvida para atender às demandas dos setores agrícolas e sucroenergéticos, oferecendo alta performance, diferenciais de mercado e inovação tecnológica. Com qualidade reconhecida, os lubrificantes chegam incorporando a mais moderna tecnologia para maquinários e implementos agrícolas, assegurando durabilidade e desempenho ideais para as operações no campo.
  

Atualmente a marca LUBRAX está consolidada entre os consumidores brasileiros por suas fórmulas inovadoras de lubrificantes que prometem alto desempenho, tecnologia e desempenho para todos os motores (gasolina, etanol, diesel, flex e GNV). A LUBRAX foi a primeira marca a lançar no mercado brasileiro o óleo classe SJ; o LUBRAX SL, um óleo de última geração, em simultaneidade com os Estados Unidos; além do primeiro lubrificante para motores a álcool, o LUBRAX ÁLCOOL, e até o lubrificante ecológico, que por ser biodegradável não agride o mar nem o meio ambiente. Além disso, a LUBRAX segue desenvolvendo lubrificantes com a mais alta tecnologia e conta com uma equipe extremamente qualificada em desenvolvimento de produtos, que são testados nas pistas de corrida, por meio de parcerias e patrocínios às grandes categorias de automobilismo.
  

A qualidade premium 
No laboratório da LUBRAX, o maior do Brasil, todos os produtos passam por um criterioso processo de controle de qualidade, que abrange desde a certificação e qualidade dos fornecedores à qualidade do processo produtivo e, claro, uma análise completa de todos os lotes de produção antes de serem liberados para comercialização. São cerca de 3.000 análises realizadas todos os meses por um time 100% comprometido com a qualidade. Isso garante que os lubrificantes LUBRAX estejam rigorosamente em conformidade com todas as suas especificações, para que o veículo tenha o melhor desempenho. Além disso, os lubrificantes são testados nas pistas de corrida, por meio de parcerias com montadoras e patrocínios às principais categorias de automobilismo. Os campeões de venda da marca são as linhas Lubrax Top Turbo, para motores diesel; Lubrax Moto, para motores de motocicletas; e as linhas Lubrax Valora e Lubrax Tecno, produtos premium para veículos leves.
  

A fábrica, localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, é considerada a maior planta industrial do gênero na América Latina, de onde é produzida toda a linha LUBRAX, composta por mais 130 famílias de produtos, para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias, entre outros. A fábrica conta com mais de 50.000 m³ de capacidade de armazenagem, em mais de 130 tanques conectados por mais de 42 km de tubulações, 12 linhas de envase automatizadas e um setor de mistura com capacidade de fabricar aproximadamente 28.000 m³ por mês.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original da marca foi criado por Aloísio Magalhães, introdutor do design no Brasil, e Décio Pignatari, conceituado ensaísta e publicitário. O nome LUBRAX foi escolhido por estabelecer uma identidade entre posto de gasolina e produto (óleo lubrificante). O prefixo LU, de lubrificantes, associado ao BR da marca da Distribuidora, ganhava um final cosmopolita e moderno (AX), tendo em vista a possibilidade de exportação da nova marca. Em 1982, a identidade da LUBRAX foi modernizada, ganhando uma inclinação, para representar o dinamismo da marca, e adotou uma nova tipografia de letra, mais grossa e arredondada. Depois da identidade visual da marca passar por uma modernização, adotando de vez a cor verde, em 2011 o logotipo da LUBRAX foi mais uma vez revitalizado, mas sem desconsiderar sua origem. Com isso, a marca se tornou mais contemporânea, com melhor legibilidade e mais personalidade. O traço (agora em amarelo) sobre BR ganhou um degradê com cores que denotam evolução e velocidade.
  

Os slogans 
Vai na certeza de Lubrax! (2019) 
Linha Lubrax, sua melhor escolha, fácil. (2011) 
Nosso óleo, nossa terra, nossa gente. (1984) 
Lugar de óleo é no motor. (década de 1980)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: Julho de 1973 
● Criador: Petrobras Distribuidora 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Vibra Energia S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ernesto Pousada 
● Faturamento: R$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 7 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Automotivo 
● Principais produtos: Lubrificantes, óleos e aditivos 
● Concorrentes diretos: Ipiranga, Texaco, Shell, Mobil, Valvoline, Bardahl, STP, Havoline, Castrol, Motul, Motorcraft, Elf e Petronas 
● Slogan: Vai na certeza de Lubrax! 
● Website: www.lubrax.com.br 

A marca no mundo 
A LUBRAX, de propriedade da Vibra Energia (anteriormente BR Distribuidora), é líder de mercado e a marca de lubrificantes mais lembrada e vendida do Brasil. Com faturamento anual estimado em mais de R$ 3 bilhões e com uma carteira de mais de 120 mil clientes atendidos diretamente ou através de sua rede de distribuidores, a completa linha de produtos da marca (incluindo fluido de freios, radiadores, suspensão; óleos para engrenagens, hidráulicos e graxas) oferece mais de 600 itens para aplicações automotivas, industriais, marítimas e ferroviárias. Atenta às necessidades do consumidor e presando na agilidade do atendimento, LUBRAX conta com distribuidores exclusivos para levar os seus produtos a todos os centros automotivos e oficinas aos quatro cantos do território brasileiro. LUBRAX também está disponível nos postos da rede Petrobras, franquias LUBRAX+ (são mais de 1.700 unidades desses centros de serviços automotivos espalhados pelo Brasil) e em outros países da América Latina como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai. 


Você sabia? 
A marca LUBRAX sempre se manteve associada a conceitos como pioneirismo e inovação. Um exemplo interessante foi o comercial do LUBRAX 4, carro-chefe da empresa no início dos anos 1980, que deu início às transmissões da noite de estreia da extinta TV Manchete, em 1983. Foi o primeiro caso de um anúncio inaugurando um canal de TV no Brasil. 
A Mitsubishi (conheça essa outra história aqui) é parceira comercial da empresa e utiliza os lubrificantes LUBRAX em sua linha de montagem (primeiro enchimento) e no pós-venda na rede de concessionárias da marca japonesa no Brasil. Além disso, LUBRAX patrocina os eventos de esporte motor organizados pela Mitsubishi e voltados para os proprietários dos veículos da marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Folha, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 6/9/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: