13.4.22

STANLEY (PMI)


São opções ideais para qualquer momento, seja no escritório, na praia ou em viagens de aventura. Conservar uma bebida gelada em dia de muito calor ou um líquido quente em temperaturas extremamente baixas, há mais de 100 anos, o pilar da marca Stanley é o comprometimento com a durabilidade, a relevância e a tradição quando o assunto é recipientes térmicos. Seus produtos são feitos para durar. Projetados para superar e resistir até mesmo às condições mais adversas. A marca americana se dedica a cumprir uma promessa: compre Stanley e tenha equipamentos térmicos de qualidade, construídos para a vida toda. 

A história 
O frasco de vácuo foi projetado e inventado pelo cientista escocês Sir James Dewar em 1892. Ele criou um frasco com paredes duplas - como uma garrafa menor dentro de outra, maior - e o lacrou, mantendo o vácuo entre elas. Para retardar ainda mais a mudança de temperatura, espelhou as paredes do frasco de vidro, fazendo com que as ondas de calor que tentassem escapar fossem refletidas de volta. Esse design foi rapidamente transformado em um item comercial por volta de 1904, quando dois sopradores de vidro alemães, Reinhold Burger e Albert Aschenbrenner, descobriram que ele poderia ser usado para manter bebidas frias ou quentes, criando assim um design mais robusto e adequado para uso diário. Apesar do design do frasco Dewar nunca ter sido patenteado, os alemães que descobriram o uso comercial do produto o chamaram de “Thermos”. Essas garrafas térmicas eram muito populares, mas eram frágeis, pois o isolamento à vácuo era de vidro de paredes finas. Estes produtos quebravam facilmente quando caíam e eram relativamente caros para substituir. Descobrir como criar isolamento a vácuo entre duas peças de aço exigiu um pouco de ajuste e cálculos. Foi aí que, no ano de 1913, o físico e engenheiro William Stanley Jr. (foto abaixo), utilizando sua ampla experiência no trabalho com transformadores, descobriu que um processo de soldagem que estava usando poderia ser utilizado para isolar uma garrafa à vácuo com aço em vez de vidro.
  

Com essa invenção ele mudou para sempre a forma como as bebidas quentes eram consumidas. Ele fundiu o isolamento a vácuo e a força do aço em uma garrafa portátil, inventando assim a garrafa à vácuo de aço que conhecemos hoje. A garrafa térmica de aço a vácuo Stanley era resistente e com boa capacidade de conservação de temperatura. A patente dessa invenção foi registrada no dia 2 de setembro de 1913 (data considerada pela empresa como sua fundação). Apesar disso, somente em 1915, William Stanley Jr. começou a produção em massa das garrafas Stanley na cidade de Great Barrington, estado americano de Massachusetts, após adquirir um prédio vazio, o qual reformou e equipou com maquinário para produção de garrafas térmicas, jarros de bebidas e decantadores de mesa. Inicialmente o produto foi comunicado como inquebrável e fez grande sucesso, especialmente entre os praticantes de atividades ao ar livre, pescadores e caçadores. As garrafas com rapidamente se tornaram um marco na vida dos norte-americanos.
   

William Stanley Jr. morreu precocemente aos 57 anos em 1916 e não pode acompanhar as proporções que sua invenção e marca conquistaria. Com isso, uma empresa de investimentos da cidade de Nova York adquiriu a empresa e contratou o engenheiro mecânico Harry Badger, que seria de vital importância no desenvolvimento da marca nos anos seguintes por ser responsável em inventar e desenvolver novos produtos (recipientes térmicos) que expandiram a linha Stanley, incluindo os famosos copos, canecas, potes e growlers, com a mesma proposta de unir durabilidade térmica e resistência. Após a Primeira Guerra Mundial, onde as garrafas térmicas da Stanley foram amplamente utilizadas, a Landers, Frary & Clark (uma fabricante de eletrodomésticos) de New Britain, estado de Connecticut, comprou a Stanley Insulating Company em 1921 e adicionou a marca Stanley às suas linhas de eletrodomésticos e hardwares.
  

Nos anos seguintes, as garrafas térmicas da Stanley se tornaram cada vez mais famosas por sua durabilidade, chegando ao ponto de serem utilizadas para a hidratação de pilotos de aviões durante a Segunda Guerra Mundial (em 1942 são levadas pela primeira vez em uma aeronave WWII B-17, começando assim uma longa história de uso em aeronaves militares), o que ajudou e muito a propagar a ideia de que seus produtos térmicos eram para “toda a vida” (Built for Life®). Além disso, seus produtos passaram a ter diversos usos, como transportar órgãos humanos, transportar sêmen de touro no campo da pecuária e até acompanhar tripulações em explorações em alto mar.
  

Em 1953, o icônico verde Hammertone, que se tornou um símbolo da marca, foi introduzido pela primeira vez como opção de cor em uma garrafa Stanley. A década de 1960 foi marcada pelo sucesso da marca Stanley, cujos produtos já eram amplamente utilizados em companhias aéreas, transatlânticos, ferrovias e hospitais em todo o território americano. Esta década também foi marcada por inovações, como por exemplo, em 1968, quando o copo térmico e a boca rosqueada foram projetados e fabricados para proporcionar uma redução nos custos de fabricação e equipamentos operacionais. Nos anos de 1970, as modernas garrafas térmicas Stanley ganham popularidade com os trabalhadores americanos, tornando-se a garrafa térmica mais popular da história. Além disso, em 1976, a Stanley lançou uma garrafa mais curta de dois quartos.
   

Em 2002, a Stanley foi adquirida pela Pacific Market International (PMI), sediada na cidade de Seattle, estado americano de Washington. Com isso, foi agilizado o processo de design e fabricação, mas sempre se mantendo fiel ao legado da marca. Além disso, as inovações se intensificaram, como por exemplo, em 2008 com a apresentação do eCycle®, uma fórmula própria de materiais reciclados, que tornou a Stanley a primeira marca a oferecer produtos com aproveitamento de material reciclado e livre de BPA em canecas de café. Em 2012, um ano antes da marca completar 100 anos, a revista Outside nomeou a Garrafa Térmica Stanley como “o equipamento mais influente de todos os tempos no segmento”.
  

Há mais de 100 anos a Stanley produz recipientes térmicos, mas foi somente nos últimos tempos que a marca caiu nas graças dos brasileiros. E isto começou em 2014, quando a PMI adquiriu a empresa familiar brasileira Aladdin e ganhou capilaridade e logística para apresentar a marca Stanley também aos brasileiros, principalmente a partir do sul do país, onde também se comprava produtos para manter a água quente, como garrafas e cuias térmicas, especialmente para o consumo de chimarrão. Após conquistar os sulistas com produtos duráveis que poderia manter, por horas, a temperatura da água quente e do chimarrão, aos poucos, a Stanley foi “subindo” no mapa e conquistando brasileiros que consomem também bebidas frias, como cerveja e o Tereré, chá/mate muito popular na região centro-oeste. A marca também passou a utilizar a estratégia de associar os produtos Stanley ao calor do Brasil e atividades ao ar livre.
  

Mas foi a partir de 2018 que os copos térmicos da Stanley começaram a conquistar uma legião de fãs no Brasil, fazendo com que a marca crescesse 700% em faturamento desde então. Esse enorme aumento no faturamento na América Latina foi impulsionado principalmente pela venda da linha bar, que inclui os famosos copos térmicos. Vale ressaltar que assim que chegou à região da América Latina, a Stanley era forte principalmente na venda de produtos para consumo de erva mate, com foco em preservar a temperatura quente da água, especialmente no Uruguai e Argentina. O fenômeno coincidiu com o período da pandemia, que contribuiu para um maior consumo de cerveja em casa. Pelo clima do país, foi a união perfeita com a proposta de bebida gelada até o último gole. Mais do que um copo projetado para beber cerveja, o copo térmico Stanley se tornou um símbolo de status, um comprovante de aceitação social e, consequentemente, uma chancela de estar na moda. Apesar da marca patrocinar esportes como Rali dos Sertões, o Festival de Surf de Saquarema e alguns atletas, a Stanley ficou conhecida de forma expressiva no Brasil através do ambiente do churrasco urbano.
  

Atualmente no Brasil a Stanley trabalha com cinco categorias de produtos distribuídos em diversas linhas e voltados para diferentes objetivos de uso: Bar (copos, canecas e growlers), Café (garrafas térmicas e mugs), Hidratação (squeezes, garrafas térmicas e jugs), Mate (cuias e garrafas térmicas) e Camping (potes térmicos, panelas, tigelas e pratos).
   

Curiosidades: hoje em dia, a icônica garrafa térmica da Stanley tem sido utilizada não somente para transportar bebidas quentes ou frias, mas também para cozinhar macarrão instantâneo ou até salsichas e transportar remédios que exijam temperaturas controladas. Entre os produtos mais vendidos da Stanley está a Garrafa Térmica Classic, inspirada nos primeiros modelos da marca, mas com tecnologia de ponta (totalmente à prova de vazamento e pode ser levada sem problemas dentro da mochila), que possui capacidade de 1 litro e oferece a famosa durabilidade tão propagada pela marca. Ideal para manter a temperatura tanto de bebidas quentes como frias, pode ser uma ótima opção para quem quer ter sempre café, chá ou água para chimarrão e mate sempre quentes. Outro produto famoso é o Growler Stanley, com capacidade para 1.9 litros é indicado para acampamentos, viagens e festas, pois mantém a bebida gelada por até 24 horas e por incrível 96 horas se acrescida de gelo.
  

O ícone 
Apesar de no Brasil o produto mais conhecido da marca ser o copo térmico, especialmente entre os bebedores de cerveja (já que, segundo a empresa, ele mantém a temperatura da bebida por cerca de quatro horas), a garrafa térmica Stanley é seu verdadeiro ícone. E ao longo dos anos, o design deste verdadeiro símbolo entre os americanos evoluiu (como mostra a imagem abaixo). Por exemplo, em 1953, além da introdução da icônica cor verde Hammertone, as garrafas sofreram modificações no design para comportar copos, cordinhas e fechamento com rolha comum. Já em 1988, a garrafa térmica ganhou uma nova alça, agora na lateral. Durante esse tempo, a garrafa de boca larga de 24 onças com um copo térmico também foi produzida.
  

Os segredos do sucesso 
A Stanley é líder em inovação e trabalha continuamente para melhorar a durabilidade e a retenção térmica de seus produtos. De frascos, copos e garrafas à vácuo a refrigeradores e potes, a Stanley assegura a seus produtos uma garantia vitalícia (sim, você leu certo, para a vida toda). Desde que a marca introduziu a primeira garrafa a vácuo de aço em 1913, o nome Stanley passou a significar um produto confiável por gerações. Seja a garrafa térmica que seu avô ganhou no aniversário de 15 anos e que ele ainda usa até hoje, ou o design elegante cromado e preto que você comprou para um acampamento de fim de semana prolongado, estas garrafas térmicas são feitas para toda a vida.
  

Fiel ao espírito de seu fundador, os engenheiros da Stanley continuam a pesquisar e experimentar novos materiais. Quando pesquisas indicaram que alguns clientes eram sensíveis ao sabor do metal (e disseram que isso afetava coisas como o sabor da cerveja) e que outros gostavam muito do acabamento suave de sua caneca de cerâmica, a marca resolveu criar a série Ceramivac™, que utiliza aços isolados a vácuo com acabamento cerâmico, unindo assim o melhor dos dois mundos: isola tão bem quanto o aço, mas sem o gosto e odor metálico que algumas pessoas não apreciam. Os novos produtos Ceramivac™ não é a única novidade da marca. Suas icônicas garrafas térmicas estão disponíveis em uma variedade de cores e estilos. E a marca ainda oferece uma ampla gama de produtos para diferentes tipos de uso, desde potes e frascos de comida, cuias de chimarrão até panelas e refrigeradores para acampamento.
  

A Stanley também se preocupa com sustentabilidade. Afinal, os produtos mais sustentáveis são aqueles que nunca precisam ser jogados fora ou substituídos. É por isso que a marca americana projeta garrafas e utensílios duráveis e reutilizáveis há mais de 100 anos. E os fabrica em aço, que, se você está se perguntando, é um dos materiais mais recicláveis do planeta. Isso permite reduzir a necessidade de produtos descartáveis, o que significa - você adivinhou - menos lixo em aterros sanitários. Além disso, a marca soube muito bem surfar nessa onda sustentável - usar uma garrafinha de plástico por dia é 100% fora de moda - e com isso conquistou desde a turma que carrega seu próprio copo para as tarefas do dia a dia, passando pelos brasileiros que não abrem mão de uma cerveja super gelada a qualquer hora do dia.
  

A identidade visual 
A tradicional identidade visual da marca, cujo símbolo é um estilizado urso alado com uma coroa, pode ser aplicada de diversas formas como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Part of the scene since 1913. (2019) 
Built for Life®. 
It will not break. 
Pra vida. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Criação: 2 de setembro de 1913 
● Criador: William Stanley Jr. 
● Sede mundial: Seattle, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Pacific Market International LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Bob Keller 
● Presidente: Terence Reilly 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Equipamentos esportivos e utensílios 
● Principais produtos: Garrafas, canecas, squeezes e copos térmicos 
● Concorrentes diretos: Sigg, Victorinox, Klean Kanteen, Contigo, OtterBox, CamelBak, Zojirushi, Yeti, Avana e iKEG 
● Ícones: A garrafa verde Hammertone 
● Slogan: Built for Life®. 
● Website: www.stanley-pmi.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Stanley oferece em mais de 80 países uma ampla gama de recipientes térmicos para bebidas e alimentos, incluindo garrafas, copos, canecas, jarros, squeezes, cuias, growlers e utensílios (como panelas, pratos, frigideiras e tigelas). A Stanley, cujo faturamento anual é estimado em US$ 500 milhões, possui escritórios em Seattle, Xangai, Amsterdã, Manila e Rio de Janeiro. A marca pertence à PMI, empresa líder que fabrica, comercializa e projeta soluções inovadoras de embalagens para alimentos e bebidas. 

Você sabia? 
A PMI, proprietária da marca Stanley, é a principal parceira de produção de copos térmicos da rede Starbucks (conheça essa outra história aqui). 
Em 1995, William Stanley Jr., que havia obtido 129 patentes relacionadas à eletricidade e isolamento durante sua carreira profissional (ele foi fundamental para trazer a corrente alternada para os Estados Unidos e ajudou a criar o primeiro transformador prático do mundo), ingressa para o Hall da Fama dos Inventores dos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), jornais (Estadão e Meio Mensagem), portais (UOL), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/4/2022 

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