18.4.11

DRURY'S


Quem disse que para fazer sucesso um uísque tem que ser um legítimo escocês. Primeiro malte uísque produzido no país, a marca DRURY’S, um clássico uísque com inspiração escocesa, está associada à história da bebida no Brasil. Há mais de seis décadas, seu agradável sabor e sua qualidade são aprovados e apreciados por milhões de consumidores brasileiros. 

A história 
Sua história começa na década de 1950, quando Mário Amato, na ocasião proprietário de uma fábrica de rolhas de cortiças, juntou-se a um dos seus melhores clientes, Alberto Bildner, para concretizar um grande sonho: produzir no Brasil um uísque de qualidade, a partir de maltes escoceses. Nesta época a importação de uísques era difícil e extremamente cara. Os dois visionários trouxeram maltes da Escócia para então começar a produzir DRURY’S, que até hoje segue o mesmo processo. Inicialmente, o produto não foi feito para ser comercializado, o objetivo era presentear clientes e amigos no final de ano. Mas com o sucesso do uísque, a comercialização foi um caminho natural.
  

Alguns anos depois, a fábrica ficou pequena demais para a produção do uísque e Mário Amato, que depois ficaria famoso como presidente da FIESP, comprou uma pequena destilaria em Sorocaba, interior de São Paulo, onde DRURY’S foi produzido até 2018. Então, no ano de 1959 foi lançado oficialmente em São Paulo o primeiro blended uísque, com malte importado da Escócia, produzido no Brasil. No começo, DRURY’S era vendido de porta em porta, oferecido a amigos e promovido junto a armazéns e supermercados.
   

Em 1973, a multinacional Heublein comprou a marca DRURY’S e gradativamente ampliou a distribuição do uísque por todo país. Em seguida, vieram os famosos patrocínios e transmissões esportivas. Consolidava-se, então, a trajetória de sucesso do produto e da marca. A combinação eclética de tradição, matéria-prima de qualidade e destreza na comunicação resultaram na construção de uma marca com forte personalidade, que se tornou extremamente popular na mente dos brasileiros.
   

A Campari do Brasil, subsidiária de um dos principais grupos globais no setor de bebidas alcoólicas, adquiriu a marca em 2001, e desde então, passou a produzir e comercializar DRURY’S, dando continuidade ao sucesso da marca entre os consumidores brasileiros. Em 2009, para celebrar sua presença no mercado há 50 anos, a marca lançou uma edição especial limitada comemorativa. A empresa criou uma sofisticada roupagem para a garrafa do produto, que foi envolvida por um material PET ecológico e reciclável, em tons dourados, onde todos os elementos e ícones da marca estavam presentes. A campanha comemorativa possuía um slogan criado especialmente para a data, “Drury’s, 50 anos entre amigos”. Além disso, uma embalagem especial para presente, também comemorativa aos 50 anos, foi disponibilizada para a garrafa regular.
  

Ainda hoje DRURY’S é produzido seguindo os mesmos passos do uísque preparado na Escócia, com maltes importados, envelhecidos em barris de carvalho e uma cuidadosa seleção de destilados nacionais. O produto mantém o mesmo sabor e a qualidade de sempre. Por isso, para quem não abre mão de uma bebida de qualidade com excelente custo/benefício em casa para receber os amigos e os familiares, uma das melhores opções é o saboroso DRURY’S.
  

A garrafa 
A garrafa do tradicional uísque DRURY’S passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna e sofisticada. A mais recente delas ocorreu em 2008, quando um rótulo dourado foi adaptado ao novo formato retangular da garrafa. O logotipo também passou por uma discreta renovação, cujo objetivo era conferir um ar moderno ao design da garrafa.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca DRURY’S passou por apenas uma acentuada remodelação ao longo de sua história, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Quando a vida te trata bem, retribua. (2010) 
Drury’s, 50 anos entre amigos. (2009) 
Drury’s, prove esta amizade. (2008) 
Ninguém é líder por acaso. 
O dia hoje está para Drury’s.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1959 
● Criador: Mário Amato e Alberto Bildner 
● Sede mundial: Barueri, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Davide Campari-Milano S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Gustavo Rela Bruno (Campari do Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Bebidas Alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques 
● Concorrentes diretos: Natu Noblis, Old Eight, Passport, Bell’s e Chanceler Golden Label 
● Slogan: Drury’s. Quando a vida te trata bem, retribua. 
● Website: www.camparigroup.com 

A marca no Brasil 
Hoje em dia o uísque DRURY’S é comercializado nas mais importantes regiões do país, com forte presença no sul, onde a marca é extremamente popular. DRURY’S pertence à Davide Campari-Milano, proprietária de marcas como Campari (conheça essa outra história aqui), Cinzano, Cynar, Aperol, a vodca Skyy, o conhaque Dreher e os licores Grand Marnier e Frangelico


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Veja e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/2/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

5 comentários:

Anônimo disse...

Viva o Drury's!!!!! \o/

CELSO-R. P. DA SILVEIRA disse...

EXEMPLO DE PRODUTO HONESTO, SEGURO E TRADICIONAL. É O UÍSQUE ¨OFICIAL¨ A BORDO DO MEU BARCO, ¨GALLANTE BELLE¨, AQUI EM PELOTAS-RS E JÁ PROPICIOU MUITOS E AGRADÁVEIS MOMENTOS EM HORAS FELIZES JUNTO A MEUS AMIGOS. GUARDEI NA ESTANTE A BELÍSSIMA GARRAFA COMEMORATIVA DOS 50 ANOS. VALEU, DRURY'S!

Unknown disse...

O melhor nacional, muito melhor que as tranqueiras passport, Bells, b&w....honesto e não dá ressaca

Unknown disse...

Tenho uma garrafa de drurys antiga !
Garrafa antiga redonda ainda
Como saberei o tempo dela?

Anônimo disse...

Tenho uma garrafa que era da coleção de um banqueiro tem mais de 60 anos, numa garrafa especial linda