31.8.09

VEJA MULTI-USO


Seus produtos estão presentes em milhões de lares brasileiros, sendo um sucesso absoluto entre as consumidoras. E foi através de um relacionamento próximo e sincero entre a marca e as consumidoras, que transformou VEJA em sinônimo de eficiência e de resultados rápidos na limpeza, ou seja, no verdadeiro braço direito da dona de casa no combate a sujeira. Por isso, há mais de 50 anos VEJA ajuda aos brasileiros a se livrarem do mito de que para ficar limpo tem que dar trabalho. 

A história 
Tudo começou em 1969 quando a empresa Atlantis Brasil Ltda., na época uma subsidiária da britânica Reckitt & Colman, desenvolveu e lançou especificamente para o mercado brasileiro o limpador com a marca VEJA, que podia ser utilizado para higienizar e limpar diversos tipos de sujeiras e superfícies. Buscando auxiliar às consumidoras, que desejavam seu espaço na sociedade, mas ao mesmo tempo queriam mais qualidade de vida e buscavam realizações pessoais, surgiu a ideia de criar um produto que unia praticidade e eficiência para reduzir o tempo gasto com a limpeza doméstica. Não demorou muito para o novo produto se tornar o melhor aliado das donas de casa no combate a sujeira.


Em 1982 o produto foi reposicionado no mercado, tornando-se oficialmente VEJA Multiuso. O produto, com fórmula completamente nova, resultado de várias análises e pesquisas de laboratório, contendo ingredientes ativos que dissolviam a sujeira, removendo-a facilmente e deixando um agradável “cheirinho” de limpeza, tinha como principal característica a grande versatilidade, sendo indicado para a remoção de gordura, fuligem e poeira, além de marcas de dedos, sapatos e riscos de lápis. Rapidamente VEJA se mostrou o mais prático e eficiente limpador multiuso disponível no mercado brasileiro, ideal para a limpeza da casa no dia a dia. Ainda nesta década o produto ganhou sua primeira fragrância, Versão Campestre (1986), e uma nova linha chamada Veja Limpeza Pesada, com fórmula concentrada. Na década seguinte mais novidades: VEJA incorporou a marca de limpadores de vidro Vidrex (que seria renomeada VEJA VIDREX, ideal para limpeza de vidros e vidraças em geral, possuindo um excelente desempenho para remoção de poeira e manchas); lançou a versão desengordurante e a linha perfumes da natureza.


Ao longo dos anos seguintes a marca ingressou em diversos segmentos (como limpadores diluíveis, banheiro e 4 em 1) com o lançamento de novos produtos. Em 2003 fortaleceu seu portfólio de produtos com a aquisição da marca X-14 (VEJA X-14 Banheiro, com fórmula sem cloro que aliava a eficiência de X-14 com a qualidade de VEJA, sendo eficaz na remoção das sujeiras frequentes no banheiro, como por exemplo, a gordura do corpo e resíduos de sabonete, e bactérias; e VEJA X-14 Tira-limo, com fórmula desenvolvida para o uso no banheiro, que removia com eficiência limo e até as sujeiras mais difíceis) e surpreendeu com o lançamento de VEJA Uso Direto, que não precisava ser diluído.


Em 2009 a marca, com o objetivo de comunicar seu aniversário e destacar suas três linhas principais de produtos, lançou a campanha “VEJA 40 anos”. Nos comerciais a marca mostrava os benefícios de cada linha, enfatizando o desempenho de VEJA Desengordurante em remover gorduras sem esforço; de VEJA Vidrex, que dá brilho sem manchas; e de VEJA Limpeza Pesada, que oferece máxima eficiência na faxina. As três vinhetas receberam a mesma assinatura no final do filme: “Veja, há 40 anos trazendo novidades para tirar a Neura da sua vida”. Além disso, nos pontos de venda os consumidores foram impactados por produtos da linha VEJA Multiuso em embalagens comemorativas com logotipo especial de aniversário e uma edição limitada dourada com 100 ml grátis, um presente para a consumidora neste aniversário do produto.


Nos anos seguintes a marca continuou inovando em seus lançamentos, como por exemplo, com o VEJA MULTIUSO AÇÃO E PROTEÇÃO, que possui uma poderosa fórmula com peróxido de hidrogênio que libera microbolhas de oxigênio ativo que ajudam a dissolver as sujeiras mais difíceis. Em 2017 a empresa resolveu reposicionar a marca no mercado e VEJA multiuso se tornou VEJA GOLD, uma linha com desempenho ainda mais eficiente e com duas vezes mais poder de limpeza, trazendo resultados imbatíveis na remoção das sujeiras difíceis. Os produtos tiveram alteração de fórmula e ganharam layout inovador, oferecendo mais praticidade e eficácia na hora da limpeza.


Atualmente a marca VEJA realiza forte investimento no desenvolvimento de produtos inovadores, por meio de novas fórmulas e novas fragrâncias, que trazem ainda mais praticidade e qualidade de vida para as pessoas, com especificações para a limpeza diária em banheiro, cozinha, lavanderia, quarto e closet, sala, lavabo, escritório, entre outros lugares. Líder do segmento de limpadores, a marca é responsável por movimentar o setor, trazendo sempre inovações, tanto em produtos como em estratégias de negócios. Os produtos são sempre formulados para facilitar cada vez mais o processo de limpeza, para que com VEJA ela seja mais eficiente e prática.


A linha do tempo 
1986 
Lançamento da linha VEJA LIMPEZA PESADA, produto concentrado e perfeito para a faxina mais pesada. Sua exclusiva fórmula concentrada ajudava a remover as sujeiras mais difíceis com o mínimo esforço. 
1990 
Lançamento de VEJA VIDREX, uma linha indicada para limpeza de vidros, vitrines, espelhos e acrílicos, que removia as manchas deixando as superfícies limpas e brilhantes. 
1997 
Lançamento de VEJA COZINHA DESENGORDURANTE, ideal para limpeza profunda na cozinha de pias, eletrodomésticos e fogões. 
Lançamento de VEJA MULTIUSO LIMÃO
Lançamento de VEJA CLORO ATIVO
1999 
Lançamento da linha VEJA PERFUMES DA NATUREZA, com fórmula que combinava a ação de limpeza de VEJA com uma seleção de modernos e sofisticados perfumes, como Lavanda, Floral, Lima e Capim Limão, Lírio Rosa e Pêssego, Frescor Campestre e Frutas Vermelhas. 
Lançamento de VEJA MULTIUSO BIO ÁLCOOL, combinando a ação do bioálcool e detergentes com a comprovada ação do limpador. Sua exclusiva fórmula tem melhor desempenho sobre acrílicos, laminados, fórmicas, espelhos, janelas, utensílios e inox, deixando-os limpos e brilhantes e sem resíduos. 
Lançamento de VEJA BANHEIRO
2000 
Lançamento das versões paninhos de limpeza e limpeza pesada em pó (versão para ser diluída). 
2001 
Lançamento de VEJA ÁLCOOL GEL, ingressando em um novo segmento de mercado. O novo produto dava brilho sem embaçar, combinando a eficiência de VEJA e as propriedades do álcool com a praticidade e a economia do gel. 
2002 
Lançamento de VEJA MULTIUSO VERSÃO FLORAL
2003 
Lançamento de VEJA LIMPEZA PESADO USO DIRETO, que removia a sujeira dos pisos sem complicação, já que não precisava ser diluído e tinha secagem rápida. 
Lançamento de VEJA MULTIUSO VERSÃO LARANJA
Lançamento de VEJA X-14 BANHEIRO e VEJA X-14 TIRA-LIMO
2005 
Lançamento de VEJA MULTIUSO e VEJA LIMPEZA PESADA com fragrância de Maçã Verde. 
2007 
Lançamento de VEJA MULTIAÇÃO 4 em 1, com fórmula que eliminava a gordura da cozinha, removia a sujeira do banheiro, tinha ação desinfetante e perfume refrescante, de Citrus ou Maçã Verde. 
Lançamento da embalagem de 750 ml. 
2009 
Lançamento da linha VEJA 2 em 1 COM CLORO ATIVO. A fórmula do novo produto unia a força do cloro ao desempenho na remoção de sujeiras mais difíceis. 
2011 
Lançamento de VEJA PANOS UMEDECIDOS, produto que trazia o conceito de limpeza rápida em duas fragrâncias (Citrus e Frescor Campestre). O novo produto trazia também o conceito “3 em 1” (limpa, perfuma e desinfeta). 
2012 
Lançamento de uma linha de detergentes líquidos, disponível em quatro fragrâncias: Cristal com Glicerina, Limão e Menta, Lima e Aloe Vera, Maçã e Erva-Doce. 
2017 
Lançamento de VEJA DESINFETANTE, que prometia agir dez vezes mais rápido contra as bactérias, germes e fungos - a partir de 60 segundos. 
2019 
Lançamento do VEJA POWER FUSION, que une a eficiência de limpador multiuso com a poderosa mistura de limão, bicarbonato e álcool. 
Lançamento da linha VEJA AROMA SENSE, limpadores perfumados com o poder dos óleos essenciais. A proposta da nova linha é que as fragrâncias aromaterápicas transformem o ambiente da casa e o estado de espírito das pessoas, oferecendo as versões Romance (estimula a harmonia e a vitalidade da casa), Alegria (estimula a positividade e felicidade da casa), Frescor (estimula o equilíbrio e tranquilidade para a casa) e Energia (renova e revigora a energia da casa).


A comunicação 
A linha de comunicação da marca VEJA sempre utilizou o humor e a alegria em suas campanhas e ações publicitárias, muitas vezes atreladas à música, ganhando assim um tom ainda mais leve e engajador. Por exemplo, em 2014, a marca percebendo que fazer faxina podia ser divertido se acompanhado de uma boa música para descontrair a atividade, contratou como embaixadora a cantora Valesca Popozuda que participou de suas ações de marketing. Já em 2017, VEJA foi a primeira marca de limpeza a produzir uma campanha fora do ambiente doméstico e com um homem como protagonista. O vídeo (assista abaixo) trazia como desafio uma oficina mecânica para reforçar a eficiência de VEJA GOLD e a figura masculina para fortalecer que a limpeza pode e deve ser feita por todos. Com enredo leve e divertido, mostrava o dançarino Daniel Cloud Campos - que atua na Broadway e já dançou com nomes como Madonna e Michael Jackson - limpando ao som do hit “She’s a Maniac”, clássico do filme Flash Dance. Já em 2018 a campanha contou com o cantor Anderson do grupo de pagode Molejão. A campanha apresentava o posicionamento de que “Usar Veja na limpeza é bom demais” e até mesmo o Anderson consegue ensinar “como é que se faz”.


A evolução visual 
Apesar do tradicional pingo da letra J ser representado por uma bola vermelha desde o logotipo original, a identidade visual da marca VEJA passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Depois de ganhar um discreto contorno de um coração e uma nova tipografia de letra há alguns anos atrás, esse logotipo foi apenas modernizado. A versão atual foi adotada em 2017.


Além disso, em 2017 a marca VEJA apresentou um novo layout para suas embalagens.


Os slogans 
O melhor Veja de todos os tempos. (2017) 
Número 1 em vendas contra o esfrega esfrega. (2015) 
Toda a faxina é uma festa. (2014) 
Mais amor, menos neura. (2014) 
Veja, há 40 anos trazendo novidades para tirar a Neura da sua vida. (2009) 
Veja mais sua vida. (2004) 
Acaba com a sujeira sem acabar com você. (1988) 
Veja, o amigo nº 1 da dona de casa.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1969 
● Criador: Atlantis Brasil Ltda. 
● Sede nacional: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group PLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Laxman Narasimhan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Limpeza 
● Principais produtos: Limpadores multiuso, desengordurantes e desinfetantes 
● Concorrentes diretos: CIF, Ajax, Lysoform, Mr. Músculo, Limpol, Ypê, Uau e Pinho-Sol 
● Slogan: O melhor Veja de todos os tempos. 
● Website: www.vejalimpeza.com.br 

A marca no Brasil 
Reconhecida por seu alto desempenho na limpeza, VEJA é hoje a principal marca do mercado de limpadores com participação superior a 30%, sendo líder absoluta. Além disso, VEJA é a marca nº 1 em eficiência na percepção dos consumidores, com base em pesquisa quantitativa. Atualmente a marca oferece a linha de produtos mais completa do mercado brasileiro com mais de 50 itens, encontrados em mais de 500 mil pontos de vendas distribuídos por todo o país. De acordo com a empresa, o VEJA GOLD de 500 ml – que conquistou as donas de casa removendo gordura, fuligem e marcas de sapatos - é o número um nas vendas da categoria. A marca VEJA faz parte do enorme portfólio da britânica Reckitt Benckiser, donas de produtos populares como Naldecon, Harpic, Air Wick, SBP, Vanish e Durex

Você sabia? 
Apenas em 2019, o VEJA GOLD tradicional vendeu mais de 120 milhões de unidades, ou seja, a cada segundo, quase quatro produtos foram vendidos no Brasil. 
A marca VEJA está presente com seus produtos de limpeza em mais de 30 milhões de lares brasileiros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/8/2020

3 comentários:

Michael Kruse disse...

Slogan perfeito,desde que me entendo por gente o Veja diminue aneura da minha mae rs,e olha que tenho trinta anos.
E agora descobri que nao existe produto melhor para limpar a parte emborrachada dos tenis que Veja,facilitou aminha vida tbm
Abraços
Michael Kruse
michael_anele@hotmail.com

Dabyh Cinacchi disse...

Em 2019, 50 anos do Veja.

Unknown disse...

Excelentes produtos más precisa melhorar embalagem ...(tem que bombiar tanto que dá dor na mao é dedos)