20.1.22

OAKBERRY


Não tem como negar que o açaí é um fenômeno brasileiro. E todo fenômeno merece um investimento a altura. E, nesse pensamento, foi desenvolvido a OAKBERRY. Americanos, chineses e até australianos também descobriram a fruta e suas deliciosas combinações na hora do consumo. E muito disso se deve a marca brasileira, que replicou com sucesso seu modelo de negócios no segmento de alimentação saudável em localidades diferentes, tanto em termos geográficos quanto culturais. Com isso, a marca está popularizando o açaí em países distantes como o Catar, a China e os Emirados Árabes Unidos. Afinal, você pode não gostar de açaí, mas já deve ter reparado em alguma loja ou quiosque da OAKBERRY: todas seguem um padrão estético que mistura madeira, luzes quentes e detalhes em roxo - o impacto visual é uma das marcas da rede. 

A história 
A ideia do negócio surgiu quando Georgius Frangulis (foto abaixo), um brasileiro de ascendência austríaca e grega, estava morando na ensolarada Califórnia e percebeu a falta de um produto de alimentação saudável, de baixo custo, entrega rápida, com operação enxuta e padronizável. Na época em Los Angeles, havia apenas dois lugares com alimentação saudável: um vendia salada e outro vendia tigelas de superalimentos. Pensou então no Açaí, conhecido entre os americanos como uma super fruta da floresta Amazônica com alto valor nutricional e consumido por quem pratica esportes, faz atividades físicas ou simplesmente para substituir refeições. Mas Georgius não conseguiu colocar a nova ideia em operação por lá em virtude de uma série de razões. Então, resolveu adaptar o modelo e trazê-lo para o mercado brasileiro, que estava saturado e pulverizado, com muitos players tratando o açaí sem a devida reverência. Com isso, ao retornar ao país, arrumou um sócio - Renato Haidar - e investiu R$ 300 mil para fundar a empresa no dia 7 de outubro de 2016.
   

Um dos pilares para desenhar o modelo de negócio da nova empresa foi a certeza de que ele poderia ser replicado em diversos países e culturas. A começar pelo nome: OAKBERRY, uma palavra inventada Georgius. Composta por “oak”, carvalho, em inglês, que nem fruto ou frutas dá, e “berry”, fruto pequenino. Isto surgiu porque quando começou a estudar as possibilidades, viu que o carvalho, para os americanos, tem um sentido de energia, confiança e robustez. E o berry foi para trazer imediatamente na cabeça do cliente algo natural, de fruta. Ou seja, ele queria chamar a atenção dos consumidores com o nome de um fruto que nem existe de fato, mas, se existisse, seria forte. Como o açaí, que seria o carro-chefe do novo negócio. Além disso, como fora do Brasil o açaí sempre foi conhecido como uma super fruta da floresta Amazônica, a ideia seria resgatar essa imagem Premium para o mercado brasileiro.
   

Soma-se a tudo isso à questão da imagem do conceito do ponto de venda: ao mesmo tempo em que se proporia a vender essa superfruta, também se preocuparia com a rapidez e padronização dos produtos. Com isso, o primeiro quiosque da OAKBERRY AÇAÍ BOWLS (cujo design chamava a atenção por remeter a barracas de frutas e utilizar madeiras de reuso, além de deixar os produtos em local de fácil visualização para a escolha do cliente) foi inaugurado em dezembro no Shopping Cidade de São Paulo, na Avenida Paulista, e que passou a comercializar açaí totalmente natural, sem corantes, gordura trans, colesterol e sem agrotóxicos, em práticos copos (antes, grande parte do mercado servia o açaí nos tradicionais bowls de cerâmica), disponíveis em três tamanhos - 350 ml, 500 ml e 700 ml. Além disso, a OAKBERRY oferecia toppings como banana, granola de castanha, aveia, coco ralado, chia, leite em pó, leite condensado e mel para completar o copo de açaí sem cobrar por isso. Mas oferecia também opções cobradas à parte como morango, paçoca diet, pasta de amendoim com mel e Whey Protein. Já o atendimento seguia a linha dos tradicionais fast-food, buscando entregar o pedido do cliente em até dois minutos. Surgia assim uma espécie de fast-food saudável que também oferecia alguns outros produtos à base da fruta amazônica, como a versão smoothie.
   

Com um sucesso rápido, apenas quatro meses depois foi inaugurada uma segunda unidade no shopping Pátio Paulista, também em São Paulo. Mas esse sucesso inicial passou pelo trabalho de mudar o entendimento do açaí como sobremesa, estimulando que os clientes enxergassem a super fruta dentro da categoria de alimentos saudáveis, podendo ser consumida de forma prática no café da manhã, como almoço, como jantar e até como um lanche. E para acelerar o crescimento a empresa adotou o conceito de franquia a partir de junho de 2017. Rapidamente quiosques que vendiam vistosos copos de açaí com coberturas se multiplicaram em praças de alimentação de grandes shoppings em várias cidades brasileiras nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Em quase um ano foram inauguradas mais de 60 unidades.
  

A internacionalização, que está no DNA da marca desde a sua criação, começou no mês de julho de 2018 quando a empresa inaugurou o primeiro ponto de venda no Florida Mall, shopping tradicional da cidade de Orlando, na Flórida; e uma segunda unidade, em novembro, na ensolarada Miami. A ideia era suprir uma demanda do mercado norte-americano pelo “fast-food saudável” e testar o conceito e o padrão da rede em mercados internacionais. Para operar nos Estados Unidos, foram feitas adaptações no cardápio. A pasta de amendoim, que é comum por lá, não seria cobrada à parte, por exemplo, e não haveria opção de acrescentar leite condensado e em pó. Além disso, foi reduzida a doçura do produto. Ainda em dezembro de 2018, a OAKBERRY desembarcou na Austrália, em Bondi Beach, praia próxima a Sydney, em busca de surfistas e consumidores de alimentos saudáveis. Como o açaí já era conhecido no país como um “super alimento”, cheio de benefícios, a unidade do outro lado do mundo foi um sucesso, vendendo cinco mil bowls, ou cumbucas, logo no primeiro mês de operação.
   

Em meados de 2019, a rede inaugurou o primeiro quiosque no mundo árabe, localizado no Emirates Towers, um dos cartões postais de Dubai. No final deste ano, quando a OAKBERRY já contava com mais de 175 unidades em operação no Brasil, Estados Unidos, Peru, Espanha, Portugal, Emirados Árabes e Austrália, a marca resolveu reforçar seu compromisso com o consumo de produtos saudáveis e apresentou uma bebida energética e natural, em lata, a base de chá. O produto, batizado de OAK Energy Tea, é composto por matchá, green coffee, açaí e não leva nenhum tipo de açúcar e nem taurina, substância que geralmente faz parte da receita das bebidas energéticas tradicionais. Pouco depois, em janeiro de 2020, a OAKBERRY ingressou no enorme e voraz mercado chinês. Mas aí veio a pandemia de COVID-19 e a empresa enfrentou turbulências relevantes. Com o isolamento social teve que reverter um faturamento que vinha 100% de lojas físicas para um modelo digital - em aplicativos como iFood (conheça essa outra história aqui) e Uber Eats. Mesmo com a circulação restrita, os consumidores passaram a fazer pedidos com menor recorrência, mas o tíquete médio foi, em média, entre 25% e 30% maior, na comparação com as lojas físicas. Além disso, o ritmo de abertura no Brasil foi de 87 unidades, o mesmo do ano anterior. E aproveitou a forte demanda pelo comércio online para lançar dois novos produtos: Pasta de Amendoim com Mel, que leva em sua receita apenas dois ingredientes (amendoim e mel), e a PaçOAK, paçoca com açaí zero açúcar.
   

Mesmo em meio à pandemia, no mês de dezembro de 2021 a OAKBERRY introduziu mais um item ao seu cardápio: a Oakbar, uma barra de proteína feita à base de açaí e disponível em três sabores (coco e granola; banana e granola; e peanut butter). Ainda nesse mês, a empresa conseguiu levantar R$ 90 milhões em uma rodada de investimentos, dinheiro este que vai permitir verticalizar a produção de sua matéria-prima (que não vai ser no Pará, maior produtor do Brasil, mas que deixará de ser terceirizada). Com isso, a empresa abrirá uma fábrica em Manaus e irá estruturar a cadeia de fornecedores para cuidar ela própria de toda a fabricação e fornecimento. Além disso, o dinheiro será investido na abertura de unidades próprias em regiões estratégicas no exterior, acelerando assim seus planos de internacionalização.
  

Nem todos têm tempo suficiente para se alimentar de maneira energética e benéfica. Por isso a missão da OAKBERRY é entregar uma experiência saborosa, natural e nutritiva, rapidamente. A ideia é atender uma demanda de fast-food saudável, que ofereça sabor e nutrientes com agilidade. Em outras palavras, mudar a maneira como o “fast-food” é visto e pensado. Afinal nosso tempo e saúde são fatores determinantes para nossa qualidade de vida. Pra isso existe a OAKBERRY.
  

O marketing roxo 
Por representar um estilo de vida jovem, descolado, saudável e rápido, a OAKBERRY se transformou em uma marca de “lifestyle” presente nos mais prestigiados eventos esportivos e culturais do mundo. Esse marketing começou timidamente em 2018 quando a marca esteve presente no GP Brasil de Formula 1®, uma enorme oportunidade de apresentar a OAKBERRY e seu produto para um grande público estrangeiro. No final de agosto de 2019 a OAKBERRY marcou presença no prestigiado torneio de tênis US Open, oferecendo seus produtos e promovendo a marca para o público americano e internacional. Desde então, “pegou gosto” pelo tênis e já marcou presença também no Australian Open e no Rio Open. Depois esteve presente por meio de um quiosque dentro do Hard Rock Stadium, casa do Miami Dolphins, equipe de futebol americano profissional da NFL. E este fato, levou a OAKBERRY a se tornar em 2020 a primeira marca brasileira com presença no Super Bowl, a popular final do futebol americano profissional e um dos eventos mais assistidos do mundo. Durante a partida a marca vendeu quase mil unidades de seus tradicionais bowls.
   

Além da presença constante no festival Lollapalooza, cujo público jovem e descolado é um dos alvos da marca, e depois de estrear no surfe com o patrocínio às etapas do Championship Tour na Austrália, no final de 2021 a OAKBERRY se tornou a mais nova patrocinadora da World Surf League (WSL) no Brasil. Com isso a marca ratificou seu objetivo de usar o marketing esportivo para promover sua imagem. Afinal, como seu carro-chefe é o açaí natural, sem adição de corantes, agrotóxicos, gordura trans e colesterol, a marca crê que o público aficionado por esportes é alvo certeiro. Vale ressaltar que o criador da marca, Georgios Frangulis (foto abaixo), também compete em provas automobilísticas - desde 2019 é piloto na Porsche Cup com a equipe Oak Racing Team e onde se destaca entre os demais pilotos por seu macacão roxo - a mesma cor da OAKBERRY. Além dele, a equipe tem como pilotos patrocinados Felipe Massa (na Stock Car) e Gaetano di Mauro (na Porsche Endurance Series). Qualquer semelhança com a Red Bull (saiba mais aqui) não é mera coincidência.
  

Como parte de todo esse investimento em marketing, no mês de janeiro de 2022, a OAKBERRY lançou sua primeira campanha global. Com o mote “Millions of Better Choices” (Milhões de Escolhas Melhores, em português), a campanha tem o intuito de padronizar a comunicação da marca globalmente (presente em 22 países), além de criar maior identificação e força no mercado. O filme será exibido na cobertura do Super Bowl, no canal ESPN (conheça essa outra história aqui), cuja final acontecerá em fevereiro. A ideia central da campanha foi inspirada no tradicional Oak Bowl, e suas diversas camadas de topping, ou seja, os adicionais que são escolhidos pelo consumidor, sendo traduzido em um sistema de design com cores. Deste modo, foram criadas milhões de possibilidades com as cores selecionadas, padronizando a comunicação da marca, e mantendo cada material único e exclusivo. A proposta não se refere apenas às milhões de possibilidades de montar o Oak Bowl, mas também às inúmeras escolhas que fazemos todos os dias.
   

A identidade visual 
O logotipo da marca, caracterizado pela cor roxa (a mesma de seu principal produto – o açaí) e por uma arara estilizada, pode ser aplicado de várias formas, como mostra a imagem abaixo.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 7 de outubro de 2016 
● Fundador: Georgios Frangulis e Renato Haidar 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Oakberry 1 Comercio de Acai LTDA. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Georgios Frangulis 
● Faturamento: R$ 250 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 500 
● Presença global: 22 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Alimentação 
● Principais produtos: Açaí, smoothies e bebidas energéticas 
● Concorrentes diretos: Açaí Concept, Açaí da Barra, Fast Açaí, Toca do Açaí, Jah do Açaí, Megamatte e Rei do Mate 
● Ícones: A cor roxa 
● Slogan: Millions Of Better Choices. 
● Website: www.oakberry.com 

A marca no mundo 
A OAKBERRY, que já vendeu mais de 1 milhão de bowls de açaí (na verdade copos), possui mais de 500 pontos de venda (incluindo lojas e quiosques) espalhados por 22 países ao redor do mundo. Com faturamento anual estimado em R$ 250 milhões, os maiores mercados internacionais da marca são Estados Unidos, Austrália, Emirados Árabes, Espanha, Portugal e Catar. 

Você sabia? 
A padronização dos produtos no mundo traz vantagens no lado logístico: uma vez congelado e envazado, o açaí tem validade de 12 meses - e, basicamente, essa é a única matéria-prima para as lojas da OAKBERRY no mundo. 
Entre os sócios da OAKBERRY estão nomes renomados do esporte como o piloto Felipe Massa e o tenista Bruno Soares. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Isto é Dinheiro, BusinessWeek, PEGN e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites de negócios (Dinheirama e UOL), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/1/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: