16.5.06

ESPN


Não existe melhor lugar para os apaixonados por esportes que a ESPN. Muito mais que uma rede de televisão, é um verdadeiro paraíso, onde é possível assistir ou se informar sobre qualquer esporte, desde os mais populares até os mais incomuns. Futebol americano, basquete, sinuca, pôquer, beisebol, vôlei, ginástica, atletismo, hipismo, futebol de salão, tênis, hóquei, futebol, golfe, natação, automobilismo. Nada escapa das lentes da ESPN, reconhecida pela mídia e pelo público por sua  qualidade nas transmissões, comentários imparciais e credibilidade de seus profissionais. 

A história  
A ESPN (Entertainment and Sports Programming Network, como era conhecida até 1984) foi fundada em 1979 na cidade de Bristol, estado americano de Connecticut, por Bill Rasmussen (foto abaixo), um repórter esportivo da televisão NBC, e seu filho, Scott, um locutor de estádio e ex-goleiro de hóquei no gelo nos tempos de universidade, com o objetivo de transmitir programas esportivos, reportagens, documentários, notícias e jogos ao vivo das mais variadas modalidades esportivas mundiais. A emissora, que recebeu enorme apoio financeiro de Stuart Evey, um alto executivo da empresa Getty Oil (depois comprada pela Texaco, hoje Chevron), estreou sob a direção de Chet Simmons no dia 7 de setembro às 7 horas da noite transmitindo um jogo de softball, esporte que tem regras muito parecidas com o beisebol, diferindo no tamanho do campo (50% menor) e da bola do jogo (com o dobro do tamanho e mais leve). Poucas horas depois, foi ao ar o jornal esportivo SportsCenter, que recentemente atingiu a marca de 50 mil apresentações, transformando-se em um ícone da emissora e do jornalismo esportivo americano. O jornal oferecia aos fãs de esportes o que de melhor acontecia no dia, uma espécie de mosaico de notícias do futebol, beisebol, basquete, natação, automobilismo, vôlei, entre outras modalidades, em todas as partes do mundo. Inicialmente a ESPN era transmitida para 1.4 milhões de assinantes.


Somente no dia 1 de setembro de 1980, a ESPN passou a ter uma programação de 24 horas por dia. Para preencher às 24 horas diárias de transmissão, a ESPN exibiu uma grande variedade de eventos esportivos que as redes abertas não mostravam aos finais de semana, incluindo futebol australiano, a Copa Davis de tênis, luta livre profissional, boxe, além de jogos universitários de futebol americano e basquete. O U.S. Olympic Festival, competição já extinta que era organizada pelo Comitê Olímpico Americano como uma competição de treinamento, foi também uma marca da ESPN nesse período. Em 1983, a United States Football League (USFL) fez sua estreia nas telas da ESPN. Essa liga secundária de futebol americano, que durou três anos e originalmente era formada por doze equipes, foi a primeira liga profissional a ter jogos transmitidos pela ESPN. Foi neste mesmo ano que a ESPN começou a distribuir, ainda que de forma tímida, sua programação internacionalmente. Com isso, a ESPN cresceu em uma velocidade impressionante e, em pouco tempo, já cobria todo o território americano. Isso rapidamente chamou a atenção dos grandes grupos de mídia da época, que buscavam posicionar-se melhor no (então) novo segmento da TV paga. Em 30 de abril de 1984, a ABC/Capital Cities adquiriu a rede esportiva.


Em 1987, a ESPN conseguiu os direitos parciais para transmitir partidas da National Football League (NFL), principal liga profissional de futebol americano, esporte mais popular do país. A liga concordou com o negócio contanto que a ESPN aceitasse transmitir suas partidas em TV aberta nas cidades dos times envolvidos no jogo, uma prática que continua até os dias de hoje. O ESPN Sunday Night Football, jogo de futebol americano transmitido na noite de domingo, duraria por 19 anos e simbolizaria a ascensão da ESPN de uma pequena rede a uma instituição da televisão americana, com enormes índices de audiência, o que contribuiu para atrair cada vez mais anunciantes. Ainda em 1987, a ESPN transmitiu ao vivo da Austrália e com enorme sucesso a tradicional regata America’s Cup.


Devido ao enorme sucesso nos Estados Unidos e a grande demanda internacional, em 1988 foi formada a ESPN INTERNATIONAL, que no dia 31 de março de 1989, lançou sua primeira emissora na América Latina e que, em 1993, começaria a distribuir a programação da rede americana para várias regiões do mundo. Nos anos seguintes a ESPN passaria a transmitir jogos de outras importantes ligas profissionais americanas como a MLB (beisebol) em 1990. Com isso, a audiência da emissora mais uma vez disparou. A ESPN se tornou extremamente conhecida em 1995 através do slogan “This is SportsCenter” do boletim esportivo diário, uma espécie de telejornal esportivo. Nesta época a ESPN atingiu aproximadamente 70% de penetração no mercado americano com elevados índices de audiência. No início de 1996, a The Walt Disney Company adquiriu a ABC/Capital Cities e, com isso, assumiu 80% da ESPN (os outros 20% eram da Hearst Corporation). Isso permitiu que novas sinergias fossem aproveitadas não somente entre a ESPN e a ABC (e sua divisão, batizada de ABC Sports) como também com a própria Disney, que ajudou a lançar, por exemplo, a rede de restaurantes temáticos ESPN ZONE, abrindo assim uma nova fronteira de relacionamento entre a marca e os fanáticos por esporte.


Em 1998, a ESPN inovou em suas transmissões ao vivo ao criar a “1st and Ten”, uma linha amarela gerada por computador que aparecia no campo para indicar a localização de um primeiro down em jogos de futebol americano. Exatamente no dia 22 de janeiro de 2002 a ESPN chegou a um acordo para cobertura multimídia da NBA, tornando-se a primeira rede a transmitir os quatro principais esportes profissionais americanos - NFL, NHL, MLB, NBA. Em 2004, finalmente a ESPN ingressou no mercado europeu lançando uma versão do canal ESPN CLASSIC. Ao longo do tempo a ESPN, que se auto-intitularia “The Worldwide Leader in Sports” (algo como “O Líder Mundial em Esportes”), transformando-se em uma empresa de multimídia e entretenimento esportivo englobando canais de TV por assinatura (incluindo a versão em espanhol, ESPN DEPORTES, introduzida no mercado americano no dia 7 de janeiro de 2004), rádio, internet, revista, diversão eletrônica, lojas e até um parque temático. Muito mais que uma rede de televisão, a ESPN se transformara em uma grife de entretenimento esportivo.


Nos últimos anos a importância da ESPN dentro da The Walt Disney Company, que controla uma das marcas de entretenimento e mídia mais valiosas do mundo, tornou-se tão importante que, a partir de 2006, todos os eventos esportivos da rede ABC, foram renomeados para ESPN on ABC; e no dia 25 de fevereiro de 2010, o enorme e moderno complexo esportivo da Disney localizado na cidade de Orlando foi rebatizado como ESPN Wide World of Sports Complex, um verdadeiro paraíso de diversão para os amantes dos esportes. Além disso, foram lançadas novas estruturas multiplataformas (envolvendo TV, internet, rádio, publicações, eventos e outras mídias) para cobrir eventos esportivos locais nos Estados Unidos sob o guarda-chuva ESPN REGIONAL. E mais recentemente, mantendo a tradição de inovação com o lançamento, em 2011, do WATCH ESPN, um aplicativo desenvolvido para os fãs de esportes assistirem, de qualquer lugar, o melhor das transmissões ao vivo e on demand dos canais ESPN.


Atualmente a ESPN detém os direitos de transmissão de importantes eventos esportivos e campeonatos, como por exemplo, a NBA (basquete, até 2025), WNBA (basquete feminino), NFL (futebol americano, até 2021, incluindo o Monday Night Football), MLB (beisebol, até 2021), NHL (hóquei no gelo), NCAA (liga de esportes universitários), Tour de France (ciclismo), PGA Tour (golfe), NASCAR, além de  campeonatos europeus de futebol (Liga Espanhola, Liga Alemã e Liga Inglesa), da MLS (principal liga de futebol - conhecido como soccer - nos Estados Unidos), boliche, rugbi, críquete, pôquer e os principais torneios de tênis profissional. Servir os fãs de esporte onde quer que os esportes sejam assistidos, ouvidos, discutidos, debatidos, lidos ou jogados. Esta frase sintetiza a real missão da ESPN.


A linha do tempo  
1989 
Lançamento da ESPN LATIN AMERICA.  
1992  
Lançamento no dia 1 de janeiro da ESPN RADIO, estação de rádio americana em parceria com a rede ABC. A versão em língua espanhola da emissora de rádio foi lançada em 2005. Atualmente a rádio produz 9.000 horas de programação ao vivo para mais de 20 milhões de ouvintes por semana através de aproximadamente 500 afiliadas.   
1993  
Introdução da ESPN 2, um canal alternativo de esportes, que ganhou o apelido de “The Deuce”, inicialmente voltado para um público mais jovem, transmitindo eventos radicais de motocross, snowboarding, esqui e bicicross. O novo canal estreou no dia 1 de outubro com Keith Olbermann e Suzy Kolber transmitindo o programa SportsNite para 10 milhões de casas. A versão HD do canal foi lançada em 2005.  
Realização no dia 4 de março da primeira edição do ESPY AWARDS (abreviação para Excellence in Sports Performance Yearly Award), evento anual que premia os melhores atletas e equipes. O evento premia todos os campos de excelência do esporte, em um total de 38 categorias, individuais e coletivas.  
1994  
Criação da ESPN SPORTS POLL, uma das pesquisas mais abrangentes do cenário esportivo. Usando a metodologia de avaliação Q, a pesquisa busca determinar a atração que determinados esportes ou esportistas exercem em relação ao grupo selecionado demograficamente com base em fatores familiares e de probabilidade. Criada pelo Dr. Richard Luker, foi a forma encontrada pela ESPN para definir um padrão para a compreensão do papel e o impacto dos esportes na cultura americana.  
1995  
Lançamento em junho da ESPN BRASIL, primeira emissora da rede criada fora dos Estados Unidos. O canal estreou em sinal aberto (já que a TV por assinatura não era regulamentada na época) e é considerado o primeiro canal por assinatura do mercado brasileiro. A filosofia do canal foi sintetizada na assinatura: “Informação é o nosso esporte”.  
Lançamento do Classic Sports Network, um pequeno canal esportivo regional da cidade de Ada, estado de Oklahoma, que possuía apenas 6.500 assinantes e mostrava grandes jogos históricos e atletas do passado, documentários e perfis de grandes ídolos que marcaram uma época. O canal, que conta com mais de 31 milhões de assinantes, foi adquirido pela ESPN em 1997 e renomeado para ESPN CLASSIC em 2000.  
Introdução de sua página na internet, inicialmente chamada de ESPNET SportsZone (agora espn.com), que se transformou em um dos sites mais acessados da rede mundial de computadores.  
1996  
Lançamento no dia 1 de novembro do ESPNEWS, um canal somente de notícias esportivas e debates, que teve o carismático Mike Tirico como primeiro âncora. Atualmente o canal, disponível em mais de 74 milhões de lares americanos, exibe notícias, estatísticas, conferências de imprensa e comentários de todos os analistas em relação a várias modalidades esportivas. A versão HD do canal foi lançada em 2008.  
1998  
Lançamento no mercado americano da ESPN THE MAGAZINE, uma revista quinzenal totalmente voltada para os esportes. A primeira edição foi publicada em 11 de março. A revista ganhou sua edição em língua espanhola no ano de 2005. Em outubro de 2009, a revista lançou a edição especial “Body Issue”, uma celebração de atletas de diversas formas, tamanhos, gêneros e raças. O Brasil também contou com uma edição local, em 2009, que foi encerrada há poucos anos atrás. Hoje em dia a circulação da revista, incluindo sua versão digital, excede 2 milhões de exemplares somente nos Estados Unidos, alcançando mais de 17.5 milhões de leitores por edição.  
1999  
Lançamento do ESPN EXTRA, um sistema de pay-per-view de eventos esportivos transmitidos pela emissora. Em 2001 o serviço foi renomeado para ESPN PPV.  
2001 
Lançamento da ESPN FILMS, uma produtora e distribuidora de filmes e documentários esportivos. 
2004  
Fundação da ESPN BOOK, editora da emissora que atualmente é responsável pela publicação de mais de 20 livros e almanaques esportivos.  
Inauguração na cidade de Bristol de um centro para transmissões em alta definição (HD). Atualmente todos os programas são transmitidos em HD e podem ser assistidos na ESPNHD (lançada oficialmente no dia 30 de março de 2003, mas que já transmitia alguns eventos esporádicos desde 2001). O primeiro programa transmitido em HD pela emissora foi um jogo de basquete universitário na University of Dayton Arena.  
2005  
Lançamento no dia 4 de março do ESPNU, um canal especializado em transmissões esportivas e eventos universitários americanos, que atualmente está disponível para mais de 74 milhões de lares americanos e transmite mais de 650 eventos esportivos todos os anos. A versão HD do canal foi lançada em 2008.  
2006  
Lançamento do ESPN MOBILE, serviço de notícias esportivas para celulares e dispositivos móveis através de assinatura. O serviço foi renomeado ESPN MVP, e, somente em 2009, enviou mais de 1 bilhão de alertas.  
Lançamento do ESPN ONLINE GAMES, que oferecia jogos esportivos online em sua página na internet.  
2007  
Criação, através de um acordo com a rádio Eldorado, da emissora de rádio ELDORADO-ESPN para transmissões esportivas no Brasil. Em 27 de março de 2011, a rádio passou a se chamar Rádio Estadão ESPN, com programação 24 horas de jornalismo e esportes, fruto da parceria entre o Grupo Estado e a ESPN Brasil. A parceria foi encerrada em 31 de dezembro de 2012.  
Aquisição do North American Sports Network (NASN), um canal inglês fundado em 2002 e dedicado a transmissão de esportes como beisebol, futebol americano, hóquei no gelo, entre outros, para todo continente europeu. Em 2009 o canal foi renomeado para ESPN AMERICA. O canal foi extinto em 2013. 
Lançamento do ESPN360.com, renomeado para ESPN3.com em 2010, um canal online para transmissões ao vivo de grandes eventos esportivos que está presente em mais de 86 milhões de lares americanos.   
2008  
Lançamento da ESPN Xtra, uma emissora de rádio via satélite que transmite programas locais das afiliadas da rádio ESPN, assim como a transmissão simultânea de áudio da ESPNEWS.  
2009  
No dia 3 de agosto a ESPN é oficialmente lançada no Reino Unido. 
Inauguração no dia 16 de outubro do ESPN INNOVATION LAB, um moderno laboratório localizado dentro do complexo esportivo ESPN Wide World of Sports em Orlando, para criar, desenvolver e testar novas tecnologias para moldar o futuro das transmissões e de produções esportivas.  
2010  
Lançamento no dia 11 de junho do ESPN 3D, um canal totalmente voltado a transmissões esportivas em 3D. A primeira transmissão do canal foi o jogo de abertura da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. Para o primeiro ano, foram programados mais de 85 eventos ao vivo na nova tecnologia, incluindo jogos da NBA e partidas de ligas universitárias. 
Lançamento do EspnW.com, uma plataforma digital esportiva com foco nas mulheres, cujo objetivo é fomentar o esporte feminino, além do interesse das mulheres pelo esporte, reunindo matérias, artigos e conteúdo multimídia sobre o universo esportivo de maneira geral, não se restringindo somente às competições e atletas de alto rendimento. 
2011  
● Lançamento do canal ESPN DEPORTES em alta definição. 
Lançamento do WATCH ESPN, um aplicativo que permite aos usuários acessem em dispositivos móveis as transmissões do canal ao vivo. 
2014 
Lançamento no dia 14 de agosto do canal SEC Network, como parte de uma parceria de 20 anos com a mais popular conferência de esportes universitários (conhecida como Southeastern Conference), transmitindo mais de 1.000 eventos universitários em seu primeiro ano. 
2018 
Lançamento no dia 12 de abril do ESPN +, um serviço de streaming de assinatura com milhares de eventos ao vivo (MLB, NHL, esportes universitários, golfe PGA TOUR, boxe, MLS, tênis, críquete e muito mais), acém de conteúdo original e uma biblioteca inigualável de programação sob demanda.


Um ícone do jornalismo esportivo 
O que seria da rede de televisão ESPN sem o programa (na verdade uma espécie de boletim esportivo diário) SportsCenter? Na realidade não muita coisa. Afinal, o programa é o principal ícone da marca, transformando-se na maior joia de sua coroa. O SportsCenter estreou quando a ESPN foi ao ar pela primeira vez no dia 7 de setembro de 1979. A primeira edição foi apresentada por George Grande (imagem abaixo), que não demorou muito para ganhar a companhia de Lee Leonard. Foi o cartão de apresentação da ESPN para os telespectadores americanos. O primeiro resultado a ser divulgado no jornal foi de tênis feminino. O apresentador George Grande ficou na emissora à frente do programa até 1989.


No começo da década de 1980 o jornal estreou o irreverente jornalista Chris Berman que viria se tornar uma espécie de ícone do programa e um dos apresentadores mais idolatrados pelo público americano. Em 1994, a emissora começou a famosa campanha “This is SportsCenter” (“Este é o SportsCenter”, em português) para promover o programa. A frase acabou virando um jargão no meio esportivo americano. Em 17 de maio de 1998 o programa alcançava a marca de 20 mil edições. Com a evolução tecnológica, o programa começou a ser transmitido em alta definição (HD) em meados de 2004. A décima terceira versão internacional do SportsCenter foi ao ar no continente africano no dia 23 de maio de 2007. Exatamente no dia 13 de setembro de 2012, o SportsCenter alcançou a marca de 50.000 edições em toda sua história, se transformando em um dos programas mais assistidos da TV americana. Em 2013 foi lançado o aplicativo SportsCenter, que se tornou o aplicativo esportivo gratuito mais popular do mundo. 


A música original de abertura do programa, chamada “Pulstar”, era uma energética combinação eletrônica de instrumentos retirado do álbum de 1976 do Vangelis. Em 1991 foi adotada uma nova música de abertura, batizada de “SportsCenter Theme”. A atual versão dessa música, introduzida em 2015, foi feita por Timbaland, um famoso compositor, rapper e produtor de R&B e Hip-Hop. Originalmente apresentado uma vez por dia, o programa atualmente vai ao ar 12 vezes diariamente. Nos Estados Unidos, aos sábados, o programa tem uma audiência média de 15 milhões de telespectadores, e no domingo, 20 milhões. Com 28 edições ao vivo diariamente, 8 versões locais em 3 idiomas (inglês, espanhol e português), o SportsCenter é visto por mais de 115 milhões de pessoas todos os meses, somente nos Estados Unidos.


O logotipo do maior símbolo esportivo da ESPN também passou por remodelações e atualizações ao longo dos anos. A última aconteceu no ano de 2014.


Aqui no Brasil o SportsCenter estreou no dia 3 de fevereiro de 2000. Mesmo sem a tradicional vinheta de abertura, o apresentador Luís Alberto Volpe anunciou a mudança do programa 30 Minutos (jornal responsável por repassar o dia esportivo da época) para o Sportscenter, seguindo a ESPN matriz, que, nos Estados Unidos, já tinha o SportsCenter como um dos carros chefes de sua programação. Nos anos seguintes o programa conquistou a simpatia do público devido ao entrosamento de seus apresentadores (na edição noturna), a dupla de jornalistas Antero Greco e Paulo Soares (apelidado de Amigão), que rendem boas risadas e momentos inusitados de improviso e bom humor. Os apresentadores ficaram famosos pela descontração e por suas crises de riso. Como não lembrar o dia em que a dupla se caracterizou igual aos integrantes da banda Kiss, em homenagem ao Dia do Rock. Isso sem falar, nos  trocadilhos soltos durante o programa, que se tornam momentos de sucesso, especialmente por surgirem de forma natural. Gargalhadas com Milton Caraglio, Luis Picamoles ou o veadinho que atropelou um skatista fizeram a alegria dos telespectadores e criaram uma multidão de seguidores para a dupla. Após 18 anos de muitas notícias, informações e apresentadores, o programa completou 10 mil edições em 2018.


Diversão fora das telas 
A diversificação da marca para o segmento de entretenimento ficou clara com a inauguração do primeiro restaurante temático esportivo chamado ESPN ZONE no dia 11 de julho de 1998 na cidade de Baltimore, estado do Maryland. A rede chegou a ter aproximadamente 10 unidades em funcionamento em cidades como Nova York, Las Vegas, Chicago, Orlando e Atlanta.


Hoje em dia existe apenas uma unidade da rede (rebatizada de ESPN CLUB) localizada em Orlando, dentro do complexo da Disney (no Disney’s BoardWalk, próximo a entrada dos fundos do Epcot). A decoração é fantástica, com camisas, bolas, bonés, troféus e pôsteres de atletas e times de esportes como basquete, beisebol, futebol americano e hóquei no gelo. Tem até réplicas dos assentos utilizados nos estádios. Neste bar/restaurante é possível assistir praticamente qualquer jogo televisionado em um dos 100 monitores de vídeo. Por isso, não se assuste ao entrar no banheiro e encontrar televisores ligados e transmitindo jogos de basquete, beisebol, futebol americano e até mesmo do nosso futebol. O local abriga também o ESPN Zone, um estúdio de onde é transmitido um programa de rádio nacional sobre esportes em algumas noites (não existe uma agenda pré definida). Já no cardápio, muita cerveja (são mais de 35 rótulos), drinques e comidas tipicamente americanas como hambúrgueres, hot-dog, batata-frita e asinhas de frango ou anéis de cebola com sal marinho.


A evolução visual  
O tradicional logotipo da ESPN conhecido nos dias de hoje só foi introduzido no mês de fevereiro de 1985, em substituição ao original (cuja sigla ESPN, com tipografia de letra totalmente diferente, estava inserida dentro de um círculo alongado na cor laranja). Esse logotipo vermelho, que também é utilizado na cor preta, possui uma imagem muito mais dinâmica que o original.
 

Há alguns anos atrás, mais precisamente em 2006, a ESPN Brasil, que sempre teve uma identidade visual diferente da marca mãe, foi padronizada para acompanhar o alinhamento global de imagem da ESPN.


Os slogans 
Life needs sports. (2018)  
The Worldwide Leader in Sports. (1998) 
America’s No. 1 Sports Network. (1994-1998) 
All Sports, All the Time. (1991-1994) 
The Number One Sports Network. (1985-1991) 
The Total Sports Network. (1979-1985) 
ESPN: a vida precisa de esporte. (Brasil) 
Tudo pelo esporte. (2015, Brasil)  
Informação é o nosso esporte. (Brasil)


Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Fundação: 7 de setembro de 1979  
● Fundador: Bill e Scott Rasmussen  
● Sede mundial: Bristol, Connecticut, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Espn Inc.   
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Walt Disney Company)  
● Chairman & CEO: James Pitaro  
● Faturamento: US$ 4.5 bilhões (estimado)  
● Lucro: Não divulgado  
● Assinantes: 400 milhões  
● Presença global: 65 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Funcionários: 8.000  
● Segmento: Canal de TV a cabo  
● Principais produtos: Canais de esporte, transmissões de eventos, telejornais, documentários, revistas e rádios 
● Concorrentes diretos: Fox Sports, CBS Sports, NBC Sports, Sky Sports, NESN e Sportv (Brasil) 
● Ícones: O programa SportsCenter  
● Slogan: The Worldwide Leader in Sports.  
● Website: www.espn.com.br 

A marca no mundo  
Atualmente a ESPN, de propriedade da The Walt Disney Company (80%) e da Hearst Corporation (20%), conta com 19 afiliadas chegando a mais de 65 países e transmitida em 16 idiomas diferentes. Somente nos Estados Unidos o canal tem mais de 90 milhões de assinantes. Mundialmente a ESPN atinge mais de 300 milhões de lares através de 27 emissoras. Hoje em dia o canal transmite por ano mais de 16 mil eventos e mais de 65.000 horas de jogos, competições, programas, documentários e notícias de 65 modalidades esportivas diferentes. Grande parte da programação da ESPN é transmitida primariamente a partir de seus estúdios em Bristol, estado de Connecticut; também operando a partir de escritórios e estúdios em Charlotte, Miami, Orlando, Austin, Nova York, Washington e Los Angeles. Já a ESPN INTERNATIONAL mantém estúdios em Bangalore, Buenos Aires, Hong Kong, Londres, Cidade do México, Melbourne, Mumbai, Rio de Janeiro, São Paulo, Cingapura, Toronto e Sydney. A ESPN, segundo pesquisa realizada recentemente nos Estados Unidos pela revista Forbes, é a segunda marca mais valiosa do universo esportivo, perdendo apenas para a Nike.  

Você sabia?  
Ao longo de sua história a emissora desenvolveu vários eventos e torneios esportivos, como por exemplo, os famosos X Games (criado em 1995), Winter X Games (1997) e o The Great Outdoor Games (2000).  
O nome original do canal seria ESP, abreviação para Entertainment and Sports Programming, mas foi modificado antes da estreia. 
Anualmente a ESPN fatura mais de US$ 1.5 bilhões somente com comerciais em seus canais. Em média, 30 segundos, custam mais de US$ 20.000. 
No dia 26 de fevereiro de 2017 a ESPN ganhou seu primeiro Oscar, na categoria “Melhor Documentário”, com “O.J. Made in America”. O épico documentário de 7.5 horas foi o filme mais longo já homenageado no Oscar. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/11/2018

Nenhum comentário: