3.6.13

ARTEFACTO


A Artefacto, maior grife de móveis de alto padrão do mercado brasileiro, carrega em seu DNA um pouco do rigor italiano, da sofisticação francesa, da delicadeza das linhas asiáticas – tudo misturado ao tempero brasileiro - no segmento de decoração. São coleções feitas para pessoas que vivem em um mundo globalizado, de gente que tem um repertório internacional e que leva essa experiência para dentro de suas casas. 

A história 
Tudo começou com o paranaense Albino Bacchi (imagem abaixo à esquerda), filho de bancários e depois de algumas incursões por diversos setores trabalhando como contínuo, sendo dono de supermercado e até vendedor de carro usado. Um dia ele se apaixonou por umas peças de mobiliário colonial e se tornou sócio em uma pequena marcenaria. Folheando revistas europeias de decoração, percebeu que não havia mais anúncios de cadeiras Luís XV. A tendência eram as fibras naturais. Foi então que no ano de 1976 ele inaugurou uma pequena loja na Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, tradicional rua paulistana conhecida por abrigar diversas lojas de mobiliário. A loja, batizada de Artefacto (palavra que é praticamente uma senha para mobiliário de alto padrão) e que no início empregava 15 funcionários, vendia móveis feitos com matérias-primas alternativas com fibras naturais renováveis, como por exemplo, vime, junco e rattan, até então mais empregadas em móveis exteriores. Com essas fibras, ele criou móveis que poderiam ser colocados em qualquer projeto de uma casa na cidade, desde seus livings, passando pelas salas de jantar e quartos.
   

Em 1987, a Artefacto mudou-se para a badalada Rua Haddock Lobo, no bairro dos Jardins, instalada em uma loja de 3.000m² de área. Esse ano também foi marcado pelo lançamento da primeira coleção de mobiliário em metal. Com isso, aos poucos, a Artefacto foi introduzindo materiais como aço, ferro, mármore, couro e vidro, além de estofados, na produção de seus móveis, que ganharam sofisticação. Também alinharia sua produção a tendências mundiais do design, arquitetura e decoração. Pioneirismo que marcaria para sempre sua trajetória. Além disso, a loja aumentou e muito sua linha de produtos com madeiras mais elaboradas e móveis para áreas externas. A partir de então, a Artefacto começou a ganhar destaque no segmento de alta decoração no mercado brasileiro.
  

E um fator importante para o sucesso da marca aconteceu em 1992, quando a empresa iniciou uma estratégia de marketing de relacionamento com decoradores, ao perceber que agradar o profissional que faz o cliente final gastar na loja era um grande e rentável negócio. A Artefacto então foi a primeira no país a trabalhar com o conceito de mostra de decoração dentro do próprio showroom, quando Bacchi realizou a Mostra Artefacto - onde decoradores mostravam seu talento preparando ambientes usando exclusivamente móveis da empresa -, planejada pela arquiteta Janete Costa e responsável por impulsionar a marca junto ao consumidor, aos decoradores e arquitetos e, de quebra, por deixar a loja mais bonita. O evento, que está em sua 32ª edição, reúne em uma loja diversos ambientes como varanda, living, sala de jantar, quarto de casal, loft, home office, gazebo e jardim, criados por bambambãs da decoração, paisagistas e designers, que são um escândalo para os olhos. O evento recentemente ganhou a versão da marca Artefacto Beach & Country (que promove a harmonia entre o rústico da praia e campo e a sofisticação do modo de vida cosmopolita das grandes capitais mundiais).
  

Nos anos seguintes novas lojas foram inauguradas em grandes cidades brasileiras, consolidando assim a força da marca Artefacto a nível nacional. Já a expansão internacional começou em 2002 quando a Artefacto, que já tinha a liderança consolidada no segmento de móveis contemporâneos no mercado brasileiro, desembarcou na cidade de Miami ao inaugurar uma loja no Village of Merrick Park, um shopping center de luxo em Coral Gables. Depois vieram unidades na Cidade do México, Santo Domingo (República Dominicana) e Palm Beach (Flórida). Todo crescimento da rede pode ser medido pelos números em 2004: 300 novos modelos de produtos por ano, 14 lojas (sendo quatro no exterior), 150 mil itens vendidos anualmente e 1.000 funcionários.
   

Em 2012, a marca inaugurou na capital paulista sua primeira loja no conceito outlet, que reunia itens de coleções anteriores com descontos generosos. Ainda este ano, após mais duas tentativas no mercado americano, a Artefacto inaugurou no bairro de Aventura (em Miami) uma enorme loja, com aproximadamente 4.500m², divididos em dois andares, que oferecia um serviço completo e conceitual - desde o piso, móveis, decoração, etc. Com isso, nos anos seguintes a empresa se consolidou como líder do mercado de luxo de decoração no estado da Flórida, atraindo clientes americanos, estrangeiros e brasileiros, principalmente pela implantação de novos serviços, como a garantia de pronta-entrega em até 48 horas.
  

Em 2016, para celebração dos 40 anos da marca, a Artefacto lançou o Projeto “Poltrona Austin”, no qual convidou 10 dos mais importantes e criativos designers do cenário atual brasileiro, como Ana Neute, Bianca Barbato, Estevão Toldo, Leonardo Bueno, Leo Capote, Outra Oficina, Rhayja Afrange, Rodrigo Almeida e Rodrigo Ambrosio, para interpretar uma peça ícone da Artefacto, a POLTRONA AUSTIN, lançada na década de 1990. Em 2021, a empresa lançou o Artefacto Towers by CK, primeiro empreendimento da marca em parceria com a CK Construções e Empreendimentos, em Itajaí, Santa Catarina. Com entrega prevista para 2025, toda a área comum do prédio de 195 unidades possuíra o design de interiores proposto pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, com 100% do mobiliário da própria Artefacto. Com isso, se tornou a primeira empresa brasileira de mobiliário a assinar um empreendimento completo.
  

Nos últimos anos a Artefacto rompeu as fronteiras do Brasil para virar referência internacional em móveis de alto padrão, mobiliando empreendimentos assinados pelos maiores arquitetos do planeta, como Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Renzo Piano, Zaha Hadid, entre outros. A Artefacto também foi escolhida para o novo projeto do Cipriani Club, em Nova York, além de estar presente em hotéis de luxo como Jumby Bay Island (no Caribe) e Hotel du Cap-Eden-Roc, no sul da França. No Brasil, a Artefacto também conquistou seu espaço com projetos de decoração em alguns dos principais hotéis de luxo do país, como Tangará, Fairmont, Unique e Renaissance. Além disso, até o final de 2023, a Artefacto planeja ter um showroom na capital saudita de Riad e, inclusive já registrou a marca em Dubai, Catar e Kwait, pensando em expandir seu alcance na região nos próximos anos.
  

Passados quase cinco décadas, os produtos da Artefacto conjugam tecnologia de ponta e rigor artesanal com qualidade, elegância e acabamentos impecáveis que fazem dos móveis e acessórios verdadeiros objetos de desejo da casa contemporânea, seja ela clássica, moderna, na urbe, na praia, no campo ou em qualquer outro lugar, já que a linguagem das cadeiras, poltronas, sofás, mesas, bancos, aparadores e acessórios em geral é absolutamente cosmopolita - como acontece no universo fashion.
  

A alta qualidade 
O principal diferencial da Artefacto é que todos os os seus produtos são fabricados em um moderno parque industrial localizado em Iperó, no interior de São Paulo, que ocupa uma área de 72.000m² e possui um sistema de produção autossuficiente (sem intervenções de terceiros), responsável pela manutenção do exigente padrão de qualidade que faz da empresa a líder em seu segmento. De lá saem móveis de extrema qualidade a partir de design criado exclusivamente para a Artefacto, direcionado a clientes exigentes. Adotando exclusivamente matérias-primas certificadas por órgãos como o Ibama, o processo de fabricação envolve etapas diversas, das estruturas que formam os móveis - com madeira de reflorestamento - à tapeçaria e acabamentos, integrando trabalho manual e tecnologia de acordo com o design e função de cada peça.
   

A qualidade está em todas as etapas do processo de fabricação, produção e venda: desde a escolha do material, a produção até a inspeção para ser colocado na loja e a escolha do local a ser exposto. Tudo é antecipadamente pensado para atender as reais necessidades e expectativas de cada cliente.
      

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1976 
● Fundador: Albino Bacchi 
● Sede mundial: Osasco, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Euromobile Interiores S/A 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paulo Bacchi 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 19 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.100 
● Segmento: Varejo (decoração) 
● Principais produtos: Móveis e objetos de decoração 
● Concorrentes diretos: Breton, Ornare, Etel, Sierra, Clami, Dunelli, Brentwood e Futon Company 
● Website: www.artefacto.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Artefacto, além de 12 lojas no Brasil, instaladas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus, Goiânia, João Pessoa, Cuiabá e Balneário Camboriú, está presente no exterior com 3 unidades nos Estados Unidos (todas em Miami). A marca ainda possui duas unidades da Artefacto Outlet e duas unidades da Artefacto Beach & Country. Já na loja online, além da possibilidade de comprar produtos, o consumidor pode criar uma lista de desejos - ideal para chás de casa nova ou casamentos, fazer um orçamento de móveis planejados com um dos atendentes e criar um cadastro, que permite receber todas as novidades da marca. 


Você sabia? 
Antes de estar exposto em alguma de suas lojas são feitos de oito a dez protótipos de um novo produto. Em seu quadro de funcionários encontram-se alguns dos melhores projetistas reconhecidos mundialmente. 
Hoje em dia os decoradores são responsáveis por aproximadamente 50% da receita da empresa. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Exame), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 11/10/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: