Por 85 anos, a marca SCOTCH cria grandes ideias que colam. A fita adesiva, produto mais conhecido da marca, tem uma infinidade de usos que auxiliam a resolver problemas de uma forma eficiente e prática. Existe uma fita para cada necessidade ou ocasião, incluindo uma ampla variedade de fitas transparentes, coloridas e à prova de luz; que esticam e rasgam sem deixar ponta; para alta temperatura ou frio extremo; ou que prendem pacotes e podem ser usadas para rótulos. Por esses motivos as fitas SCOTCH estão presentes no mundo todo e milhões de pessoas as consideram indispensáveis.
A história
Para contar a história de uma das marcas em que os americanos mais confiam é preciso voltar aos anos de 1920, mais precisamente para dentro dos laboratórios da 3M, uma das empresas mais inovadoras do mundo. Então especializada na produção de lixas de papel, a empresa voltou-se para solucionar o problema de cobrir a parte já laqueada de um automóvel a ser pintado em duas cores, um modismo da época. E coube ao jovem engenheiro químico Richard G. Drew começar a quebrar a cabeça para encontrar uma solução. Em 1923, ele finalmente apresentou uma espécie de fita crepe com cola apenas nas laterais, provavelmente por economia. Na prática, a aplicação não deu certo. Isto porque, o protótipo da fita foi enviado a um funileiro na cidade americana de St. Paul para testes. Este aplicou a fita ao longo da borda já pintada e quando estava começando a aplicar a segunda cor, a fita começou a se desprender. Com isso, os espaços sem cola deixavam a tinta vazar, estragando a pintura do carro. Foi então que ele, insatisfeito, devolveu a encomenda, gritando furioso: “Leve esta porcaria de volta para o escocês do seu patrão, e lhe diga para colocar mais cola!”, referindo-se ao pão-durismo do então presidente da empresa, William McKnight, nascido na Escócia. Assim nasceria, anos depois, a inspiração do nome da marca: SCOTCH (escocês, em inglês, e expressão utilizada para que designar “indivíduo econômico”). Coincidentemente, a 3M estava buscando uma forma de diversificar os negócios da empresa, e deram à Drew o tempo e o apoio financeiro que ele precisava para conduzir mais algumas experiências e aperfeiçoar o produto. Após dois anos, em 1925, nascia a fita crepe para resolver o problema dos funileiros.
Anos depois, no dia 31 de janeiro de 1928, surgiu outro problema que precisava de solução: um cliente desejava uma embalagem à prova de umidade para cabos de isolamento a serem utilizados em vagões refrigerados. Drew experimentou vários materiais, mas nenhum era suficientemente impermeável. Foi aí que teve a ideia de tentar com o celofane, um material então relativamente novo no mercado, mas com popularidade crescente entre os distribuidores alimentícios porque era à prova de umidade. A própria 3M o utilizava para embalar as fitas adesivas de crepe que produzia. Drew aplicou no celofane a cola utilizada naquelas fitas adesivas. O resultado não foi perfeito, mas animador, de forma que a empresa decidiu dar continuidade ao desenvolvimento da fita adesiva transparente. Foi uma decisão corajosa: as dificuldades em trabalhar o celofane eram tão grandes (a fita de celulose enrolava com o calor, rasgava na máquina e impedia que o adesivo se espalhasse uniformemente), que a empresa só as superou em 1930, quando foi lançada a Fita Scotch® Celofane. Foi uma inovação de grande peso para mercearias e padarias, para fecharem seus pacotes e caixas, e ajudou muitas pessoas durante a Grande Depressão a reparar produtos e utensílios em suas casas, prolongando assim a vida útil deles. Com o tempo, foram descobertas centenas de outras utilidades para a fita. E com isso, a fita se vendia praticamente sozinha.
Já em 1932, a marca apresentou ao mercado o primeiro dispensador de fitas. O produto, feito de ferro, pesava mais que 3 quilos. Com o aplicador, a fita podia ser desenrolada, cortada e aplicada em segundos, mantendo a ponta sempre pronta para a próxima aplicação. No final desta década, em 1939, a marca SCOTCH inovou mais uma vez, trazendo o suporte manual em forma de caracol, usado até hoje no mercado. A primeira versão foi feita com metal, sendo este substituído por plástico um ano depois. Durante a Segunda Guerra Mundial, quase todas as fitas e adesivos produzidos no mundo eram direcionados aos esforços militares. A 3M desenvolveu e produziu mais de 100 diferentes tipos de fitas para ajudar a solucionar problemas como selagem de equipamentos balísticos, identificação de materiais, suporte/fixação de objetos, proteção e isolamento. A 3M chegou a veicular comerciais se desculpando perante aos consumidores pela falta do produto, explicando que todos os suprimentos disponíveis de fita adesiva tinham sido desviados para os esforços de guerra. A fita Dupla Face Scotch® (revestida com adesivo em ambos os lados) surgiu nesse período. O ano de 1945 foi marcante, pois com o fim da guerra, além dos produtos voltarem a serem comercializados para usos doméstico, profissional e escolar, o famoso desenho xadrez foi adicionado as embalagens dos produtos, surgindo assim um ícone de identificação da marca SCOTCH.
Na década de 1950, Scotty McTape, a mascote da marca criada em 1944 e representada pelo desenho de um simpático menino vestido com roupas típicas da Escócia (com direito ao tradicional Kilt), surgia pela primeira vez nos comerciais de televisão e anúncios impressos. Em 1955, 67% dos domicílios americanos tinham TV, e a Fita Scotch® Celofane foi um dos maiores anunciantes desse novo meio de mídia. A mascote Scotty acompanhou e cresceu com a SCOTCH por duas décadas depois disso, aumentando assim o reconhecimento da marca perante os americanos. Em 1961, a marca lançou a chamada Fita Mágica Scotch®. A nova fita era invisível em papéis claros e envelopes, e ao contrário das fitas comuns, aceitava escrita de caneta e lápis. Nesta década, a 3M criou toda uma linha de fitas transparentes com a marca SCOTCH. A fita podia ser encontrada com adesivos permanentes e removíveis, colocados em um ou nos dois lados da fita. O acabamento da fita podia ser polido, de cetim e fosco, o que melhor combinasse com o papel em que a fita estava sendo aplicada. E a fita podia ser comprada em rolos tradicionais ou tiras picotadas que saiam de um aplicador uma de cada vez.
Em 1984, foi lançada a Fita Removível Scotch®, com um adesivo exclusivo que prendia o papel firmemente, mas ao mesmo tempo permitia que fosse removido facilmente. Mais tarde, em 1996, a fita removível de dupla face seria lançada. Em 1985, quando os produtos da marca já estavam disponíveis em muitos mercados mundiais, consumidores americanos apontaram a Fita Scotch® como o produto mais indispensável para se ter em casa, com 46% de respostas. Pela qualidade e tradição, a marca ganhou um respeito admirável com seu público, como mostrou essa pesquisa. Pouco depois, em 1986, fita SCOTCH foi homenageada por uma importante revista de consumo americana. Os editores escolheram a fita SCOTCH como uma das “50 pequenas maravilhas e grandes negócios que revolucionaram a vida dos consumidores”. Mais de uma década depois, em 1997, foi lançada a Fita Ultra Scotch®, com um acabamento exclusivo acetinado, e que desaparecia quando era colocada na maioria dos papéis de embrulho. Outra novidade foi o Aplicador Pop-Up Scotch®, em tiras de cinco centímetros, que podia ser utilizado preso ao pulso ou as mãos, conferindo rapidez e praticidade para embrulhar presentes, realizar trabalhos artísticos e projetos escolares.
Em 2004, a linha de fitas transparentes SCOTCH foi considerada uma “Humilde Obra de Arte” pelo respeitado Museu de Arte Moderna de Nova York. A exibição contava com 100 itens, incluindo as fitas SCOTCH, que são usadas diariamente como soluções simples, porém indispensáveis para o consumidor. Embora modestos em tamanho e preço, esses produtos foram descritos como obras-primas em design. No ano seguinte, a marca celebrou os 75 anos de suas fitas transparentes. Já o clássico suporte em forma de caracol ganhou sua maior transformação em 60 anos, apresentando um design polido e cheio de estilo. Nos anos seguintes a SCOTCH estendeu sua marca para outras categorias de produtos, como por exemplo, etiquetas adesivas, colas, spray adesivos e até tesouras. Além disso, lançou a linha SCOTCH EXPRESSIONS, fitas decorativas em mais de 100 cores e estampas diferentes; e a SCOTCH BLUE, fitas crepes ideais para pintura, facilitando assim o trabalho nas mais diversas superfícies como esquadrias, madeira, vidro, metais e superfícies pintadas.
Hoje em dia, as fitas adesivas da marca SCOTCH estão distribuídas em quatro áreas diferentes, de acordo com os mercados aos quais se destinam. Em Papelaria & Escritório estão fitas que são vendidas no segmento de consumo, para empacotamento de presentes, trabalhos profissionais e escolares. Em Construção & Melhoria do Lar estão fitas que podem ser aplicadas em pequenos reparos domésticos, como a conhecida Silver Tape, por exemplo. Na área de Produtos Elétricos, estão soluções em fitas isolantes e adesivos para este mercado. E a área de Adesivos e Fitas Industriais detém produtos destinados a necessidades específicas em processos industriais, sistemas completos para o empacotamento e o etiquetamento de mercadorias.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1981, o tradicional logotipo com fundo preto e o nome da marca em amarelo foi criado.
As embalagens das fitas, principalmente com o dispensador conhecido como “caracol” evoluíram ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.
Os slogans
Great ideas that STICK!
Make Amazing.
Tape beyond strong.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 31 de janeiro de 1930
● Criador: Richard Drew
● Sede mundial: St. Paul, Minnesota, Estados Unidos
● Proprietário da marca: 3M Company
● Capital aberto: Não
● CEO: Inge Thulin
● Faturamento: Não Divulgado
● Lucro: Não Divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Papelaria
● Principais produtos: Fitas adesivas, colas, etiquetas e tesouras
● Ícones: O xadrez
● Slogan: Great ideas that STICK!
● Website: www.scotch.com.br
A marca no mundo
A marca SCOTCH, presente em centenas de produtos que vão desde fitas adesivas destinadas ao consumo, etiquetas adesivas, colas até soluções em adesivos para o mercado industrial, está presente em mais de 80 países ao redor do mundo. A marca, avaliada em mais de US$ 2.5 bilhões, é uma das mais valiosas e importantes da 3M.
Você sabia?
● Desde a invenção, em 1930, mais de 400 variedades de fitas adesivas foram introduzidas no mercado sob a marca SCOTCH.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 1/9/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário