19.8.25

ITALAC


Em quase três décadas, a marca Italac cresceu nas casas dos consumidores brasileiros, foi ganhando sua confiança e se tornou sinônimo de produtos de qualidade e sabor, sendo líder de vendas em diversas categorias. Por isso, não é exagero nenhum que milhões de brasileiros ressoem o slogan da marca - “Italac. Lá em casa tem” -, uma concretização do que os consumidores vivem no seu dia-a-dia. 

A história
Tudo começou no mês de janeiro de 1996, quando os irmãos Teixeira - Cláudio, Márcio, Jerônimo, Sérgio e Alexandre - cuja família já possuía grande experiência no segmento de laticínios, fundaram a empresa Goiasminas, com investimentos de R$ 232 mil e duas unidades de processamento de leite, localizadas na pitoresca cidade de Corumbaíba, no Sudeste Goiano, e em Jaru, estado de Rondônia. A nova empresa, inicialmente com uma coleta de 8 mil litros de leite por dia, começou a produzir queijo Mussarela, produto comercializado até os dias de hoje. Em um mês a nova empresa já estava produzindo 30 mil quilos de Mussarela com a marca Italac e faturava R$ 82 mil. Até 1998 a empresa produzia exclusivamente queijos, que eram distribuídos para algumas regiões do país. E foi justamente nesse ano que a história da Italac iria mudar com o lançamento de uma linha de leite longa vida (UHT) nas versões Integral, Semi e Desnatado - produtos que rapidamente se revelaram um sucesso de vendas no país e se tornaram referência de qualidade.
  

Ganhando cada vez mais mercado e conquistando consumidores pela qualidade, em 2002 a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do Aromatizado sabor chocolate e do Creme de leite na embalagem UHT. Pouco depois, em 2006, a Italac apresentou ao mercado duas outras grandes novidades: Leite em Pó e Leite Condensado. Em 2007 ocorreu a chegada da Italac no Rio Grande do Sul com produção de queijos no município de Rondinha. Dois anos mais tarde, a empresa inaugurou uma nova unidade fabril em Passo Fundo (RS) com capacidade instalada para 1.2 milhões de litros/dia. Isto permitiu que seus leites longa vida fossem distribuídos de forma mais eficiente nas regiões sul e sudeste do país. Nessa época a Italac já era um sucesso: capacidade de processamento de 4 milhões de litros/dia, produção de 50 toneladas de queijo diariamente e faturamento de R$ 1 bilhão.
   

Atenta às necessidades do consumidor, em 2011 a Italac lançou a linha Leites Especiais em três opções (vitaminados integrais, desnatados e semi-desnatados), todos enriquecidos com as vitaminas A e D. Mas a grande novidade dessa linha era o leite semi-desnatado com baixa lactose, que supria a necessidade dos consumidores com intolerância à lactose. Nos anos seguintes a Italac ampliou consideravelmente sua linha de produtos com o lançamento da Bebida Láctea Mix de Frutas sabor Mamão, Maça e Banana, em 2012; do Achocolatado em pó Zero Açúcar, em 2013; e do Leite UHT Zero Lactose, do Doce de Leite e de uma linha de Molhos Prontos (como Quatro Queijos e Branco), em 2014.
   

O ano de 2015 foi marcado por grandes novidades, como por exemplo o início da operação fabril na cidade de Três Corações (MG), com capacidade instalada para 200 mil litros/dia; a modernização da logomarca Italac e redesenho de todas as embalagens, com cores vibrantes e fontes mais envolventes; e os lançamentos da linha infantil Italakinho, com as Bebidas Lácteas nos sabores chocolate e mix de frutas; e novos produtos da linha de leite em pó, como a versão Instantâneo, e da Misturas para Bolo.
  

Ainda em 2015 a linha Zero Lactose foi ampliada com os lançamentos do Leite Condensado, Creme de leite, Bebida Láctea sabor chocolate 1L, Doce de Leite e Italakinho sabor chocolate. Apesar da grande ampliação em sua linha de produtos, a Italac sabia que precisava investir em comunicação para conquistar ainda mais consumidores em um país tão grande. Foi então que, em 2016, lançou sua primeira grande campanha nacional estrelada pelo casal de atores Taís Araújo e Lázaro Ramos, que destacava o slogan “Lá em casa tem”. Em 2017 a marca ampliou novamente sua linha de produtos com o lançamento do Refresco em Pó, Queijo Mussarela Fatiado Zero Lactose e Queijo Tipo Grana e Parmesão Ralados, investindo assim em segmentos rentáveis e populares.
  

Tanto investimento em comunicação, ampliação da distribuição e novos produtos, fizeram com que, em 2018, a Italac se destacasse como a marca de lácteos mais comprada do Brasil e a 5ª marca de bens de consumo mais escolhida no país, segundo a pesquisa Brand Footprint da Kantar Worldpanel. E para comemorar, a marca lançou o filme “Fábrica” destacando os resultados da pesquisa e mostrando sua linha de produção na unidade matriz.
   

Seguindo as tendências do mercado mundial de nutrição funcional, alinhado com as necessidades dos consumidores brasileiros que buscam cada vez mais por um estilo de vida saudável aliado a uma alimentação balanceada e uma dieta com produtos de alto teor de proteínas, em 2019 a Italac lançou o Whey Protein 25 gramas pronto para beber (nos sabores banana, baunilha, chocolate e frutas vermelhas), uma bebida láctea com alto teor de proteína extraída do soro de leite. Essa linha foi rebatizada como Italac Pro Play. Entre as novidades mais recentes da marca estão: Meu Papá (2021), uma linha de cereais para bebês - com foco em nutrição e sabor - nas versões de arroz e milho, e enriquecida com vitaminas e minerais; o Leite A2 (2023), de melhor digestão e indicado para pessoas que sentem desconforto gastrointestinal; o Cappuccino pronto para beber (2023); e Italac Chocky (2025), uma bebida láctea sabor chocolate pronta para beber.
  

O ano de 2024 se encerrou com uma ótima notícia para a Italac, que pelo 7º ano consecutivo foi a marca de lácteos mais comprada nos lares brasileiros. Isto significa que a Italac não apenas conquistou espaços nas prateleiras e gôndolas, mas também se inseriu de maneiras atraentes na vida cotidiana de seus milhões de consumidores espalhados pelo Brasil.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Apesar de manter a tradicional cor azul-escuro no nome da marca, o logotipo evoluiu e ganhou o popular símbolo das três gotinhas coloridas (azul, laranja e vermelha), que no decorrer dos anos ganharam novo design e posicionamento. A última remodelação ocorreu em 2023 quando o logotipo apresentou tipografia de letra mais arredondada e novo design para as gotinhas coloridas (todas mais proporcionais em relação aos seus tamanhos).
  

O logotipo da marca, dependendo da situação, também pode ser aplicado sob fundo azul-escuro ou laranja (este mais utilizado para a linha Zero Lactose), como mostra a imagem abaixo.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: Janeiro de 1996 
● Fundador: Cláudio, Márcio, Jerônimo, Sérgio e Alexandre Teixeira 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Goiasminas Indústria de Laticínios Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Cláudio Teixeira 
● Faturamento: R$ 5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Leites, bebidas lácteas, queijos e creme de leite 
● Concorrentes diretos: Piracanjuba, Nestlé, Itambé, Batavo, Danone, Vigor, Xandô, Elegê, Paulista, Parmalat, Shefa, Mococa, Tirolez, Polenghi e Président 
● Slogan: Lá em casa tem! 
● Website: www.italac.com.br 

A marca no Brasil
A Italac processa 7.5 milhões de litros de leite por dia e oferece mais de 100 produtos (entre os quais leites, queijos, manteigas, creme de leite, leite condensado, bebidas lácteas, entre outros) comercializados em mais de 25 mil pontos de venda (entre varejistas, atacadistas e distribuidores) em todo território nacional. A empresa conta com mais de 3.500 colaboradores e possui fábricas, postos de coleta e produção, localizados nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rondônia, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná. A Italac é a 4ª marca de bens de consumo massivo mais comprada pelos lares brasileiros, segundo a pesquisa Kantar Brand Foot Print 2024.

Você sabia? 
Com mais de 17.5 mil produtores rurais, a Italac possui uma das maiores bacias brasileiras de captação de leite. 
Na década de 1950, Jerônimo e Juarez Teixeira - avô e pai dos fundadores da Italac - produziam o tradicional queijo ralado Teixeira, até hoje um dos mais tradicionais do mercado brasileiro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Veja, Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 19/8/2025 

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