A Pop-Tarts® garantiu seu lugar nas mesas e nos corações de milhões de americanos com seus sabores irresistíveis sob uma perfeita e crocante massa folhada. De suas origens como uma simples opção de café da manhã, a Pop-Tarts® se tornou um ícone cultural. Com mais de seis décadas de mercado, a marca, responsável por transformar o café da manhã dos americanos para sempre, continua a mudar e surpreender essa deliciosa refeição com sabores diferenciados e únicos.
A história
A história da marca tem sua origem no início da década de 1960 e surgiu em meio à enorme rivalidade na indústria de cereais entre a Kellogg’s (conheça essa outra história aqui) e a Postum Cereal Company, cujo objetivo era revolucionar o café da manhã. Isto porque ambas estavam em uma corrida frenética para desenvolver um biscoito pré-cozido que poderia ser torrado. E o estopim foi quando a Postum anunciou que estava experimentando embalagens de papel alumínio que pudessem aumentar a vida útil dos produtos com o intuito de criar uma nova guloseima de café da manhã com recheio macio e frutado. A empresa anunciou também que iria lançar o produto no mercado com o nome de Country Squares, mas que necessitava de mais tempo para desenvolvê-lo. Foi então que executivos da Kellogg’s, liderados por William LaMothe, visitaram William Post - que havia trabalhado como gerente de fábrica em uma empresa de produtos panificados e cereais chamada Hekman Biscuit Company - para mostrar seu protótipo de uma massa folhada com recheio de fruta.
Post e sua equipe levaram alguns meses para descobrir como fabricar o novo produto - principalmente por causa do maquinário pesado que seria necessário para assá-lo. E entre os desafios que Post teve que enfrentar estava como evitar que a massa recheada com frutas “explodisse” durante o processo de aquecimento. Seguindo o exemplo da massa de torta, ele descobriu que fazer furos na parte superior da massa permitia que o vapor escapasse. Depois que Post e sua equipe dominaram todo o processo, o produto - inicialmente batizado de Fruit Scone - foi apresentado à Kellogg’s. William LaMothe decidiu mudar o nome do novo produto para torná-lo mais chamativo e resolveu batizá-lo de Pop-Tarts®, uma referência ao movimento da cultura pop americana da época, cujo maior símbolo era o artista Andy Warhol.
Foi então que, no dia 14 de setembro de 1964, a Kellogg’s lançou Pop-Tarts® como teste de mercado na cidade de Cleveland, estado americano de Ohio. Embora fosse uma pequena mordida para o homem, foi um salto gigantesco para o café da manhã. Afinal, a Pop-Tarts® mudaria o café da manhã dos americanos para sempre com sua versão inovadora da clássica torrada com geleia. Embalados em seis unidades por caixa - com dois doces em cada embalagem envolta em papel alumínio - a Pop-Tarts® chegou às prateleiras das lojas em Cleveland em quatro sabores: Morango, Mirtilo, Açúcar Mascavo com Canela e Maçã com Groselha. Todos eram sem cobertura, retangulares, com cantos arredondados e uma ranhura diagonal, facilitando o corte ao meio. Para divulgar o novo produto, a empresa resolveu utilizar programas de televisão populares entre as crianças, como os desenhos animados Zé Colmeia, Pica-Pau, Dom Pixote, Pepe Legal e Super Mouse.
Ninguém poderia prever a reação dos consumidores a esse novo alimento para o café da manhã. As pessoas estavam devorando - literalmente - Pop-Tarts®. A produção inicial de 45.000 caixas de cada sabor esgotou em questão de meses, forçando a Kellogg’s a publicar um anúncio colorido de página inteira no jornal Dayton Daily News em 30 de dezembro de 1964, que dizia: “Ops! Nós erramos. Ficamos sem Pop-Tarts®”. Isso só ajudou a aumentar a demanda após o eventual retorno do produto. E o que tornou o novo produto tão inovador não foi apenas o recheio doce com vários sabores espremido entre duas finas camadas retangulares de massa folheada. Ou o fato de pode ser consumido frio ou aquecido (em uma torradeira). Foi a praticidade com que adultos e crianças podiam abri-lo e devorá-lo instantaneamente.
O enorme sucesso inicial fez com que Pop-Tarts® fosse lançado nacionalmente em abril de 1965. A popularidade de Pop-Tarts® aumentou ainda mais quando, em 1967, a empresa lançou versões com cobertura (glaceada), que inicialmente era considerada impossível de colocar em um produto que iria para a torradeira (havia preocupação com o derretimento da cobertura, mas os engenheiros desenvolveram uma fórmula resistente ao calor para garantir o sucesso). Era o surgimento da Pop-Tarts® Frosted nos sabores Framboesa (com cobertura rosa), Maçã Holandesa (com cobertura branca), Canela com Açúcar Mascavo (com cobertura bege) e Uva (com cobertura branca). Rapidamente a nova versão se tornou um sucesso graças à cobertura doce e aos sabores ricos que as famílias passaram a adorar.
As inovações da Pop-Tarts® não pararam por aí. Em 1968, os granulados coloridos foram adicionados à cobertura, o que tornou o produto ainda mais atraente ao público infantil. A década de 1970 presenciou uma rápida expansão de sabores - incluindo baunilha, chocolate e outras variedades inspiradas em sobremesas populares - que tornaram Pop-Tarts® um item básico no café da manhã, especialmente entre crianças e adolescentes, consolidando seu lugar na cultura americana. Por exemplo, em 1973, o produto já estava disponível em 19 sabores, em tamanho pequeno e na versão extra crocante. Na década de 1980, a empresa percebeu que as populares embalagens com 6 unidades em uma caixa não eram mais suficientes. A marca então resolveu lançar embalagens maiores, com 12 unidades e posteriormente com 24 unidades. Além disso, avanços nas tecnologias de produção e embalagem aprimoraram a textura e o recheio nessa época.
Na década de 1990 a marca ampliou sua linha com sabores e variedades sazonais e de edição limitada. A empresa também iniciou o lançamento de Pop-Tarts® em mercados internacionais. Mas a grande inovação ocorreu em 1994, quando a marca percebeu que os consumidores estavam quebrando seus Pop-Tarts® em pequenos pedaços e comendo-os com leite. Foi então que a marca resolveu lançar o Pop-Tarts® Cereal, que mantinha o sabor e textura irresistível do produto original. Com a chegada do novo milênio a marca Pop-Tarts® resolveu intensificar suas campanhas de marketing para atrair novos consumidores. Foi então que, em 2004, a marca lançou o popular slogan “Crazy Good”, criado como uma homenagem à paixão da nova geração por Pop-Tarts®.
Além disso, a partir de 2005 a marca intensificou o lançamento de sabores especiais em edições limitadas. Algumas dessas edições limitadas eram produzidas em cooperação com outras marcas de alimentos, como Dunkin’ Donuts (conheça essa outra história aqui), Jolly Rancher e A&W Root Beer. Pouco depois, em 2007, a marca inovou ao lançar divertidas Pop-Tarts® com coberturas que estampavam o logotipo de times esportivos e personagens icônicos. A partir de 2010, os consumidores assistiram ao lançamento de diversas inovações em sabores, novos formatos, opções orgânicas e até colaborações com marcas e personalidades populares.
As irresistíveis Pop-Tarts® já eram incríveis, mas e se você pudesse ter mais nas mãos? Problema resolvido em 2018, quando a marca resolveu lançar no mercado Pop-Tarts® Bites, a versão do produto original em pequenos pedaços (do tamanho de uma mordida) repletos de energia e sabor intenso. Vale ressaltar que essa versão já havia sido originalmente lançada em 1994, mas a produção foi encerrada no ano seguinte. A mais recente novidade da marca é a Pop-Tarts® Crunchy Poppers, lançada em 2024 como uma massa tubular do tamanho de uma mordida, com recheio e cobertura, menores e mais crocantes que a versão Bites.
Além de todas essas inovações, em 2023, a Pop-Tarts® resolveu levar seu universo delicioso e lúdico para os pés através de uma collab com a Crocs (conheça essa outra história aqui). O calçado na cor off-white, que lembra um doce Pop-Tarts® sem torrar e sem cobertura, era acompanhado de conjunto de pingentes Jibbitz temáticos, que incluíam Morango com Cobertura e Amoras Silvestres com Cobertura, a embalagem de alumínio prateada de Pop-Tarts®, o icônico slogan “Crazy Good” e o logotipo clássico da marca. Para completar, havia também um par de meias vermelhas inspiradas no recheio de morango de Pop-Tarts®.
Ao longo de sua rica, inovadora e deliciosa história, Pop-Tarts® se tornou não somente um ícone do café da manhã, mas também da cultura pop americana. E a marca sabe aproveitar com maestria essa popularidade disponibilizando em seu site a venda de merchandising temáticos como meias, camisetas, moletons, bonés, entre outros itens.
A Pop-Tarts® se tornou um ícone da cultura pop americana, com mais de 100 sabores diferentes criados ao longo de seis décadas, incluindo sazonais (como Dia das Bruxas e Natal) e de edição limitada, vendido por um curto período de tempo. Entre os sabores preferidos dos americanos estão morango, mirtilo (blueberry), framboesa, cereja, canela com açúcar mascavo, chocolate e Cookies & Créme. Somente no mercado americano a marca oferece mais de 20 sabores em sua linha regular.
E você nunca sabe o que vai sair da cozinha de testes da Pop-Tarts®. Talvez Pop-Tarts® que se torram sozinhas? Um sabor de pasta de amendoim e geleia cortado em triângulos como a mamãe costumava fazer? Se o passado ensinou alguma coisa, é que, em um mundo sedento pelo inesperado, a marca continuará desafiando as convenções. Atualmente Pop-Tarts® é feita com um propósito: desafiar as expectativas com uma cobertura doce e um recheio delicioso.
No início dos anos de 1970 a marca estava procurando uma mascote perfeita para mobilizar e impactar ainda mais seus consumidores infantis. Foi então que, em 1971, surgiu “Milton, a Torradeira” (em inglês “Milton, The Toaster”), uma simpática, falante e animada torradeira que apareceria intermitentemente nas campanhas publicitárias e embalagens dos produtos pelos dez anos seguintes. O personagem, dublado pelo ator William Schallert, se tornou tão popular que a marca lançou produtos com sua imagem, incluindo canecas, pratos e até jogos de tabuleiro.
Mais recentemente a marca criou uma turma de divertidas mascotes, batizadas de AGENTS OF CRAZY GOOD, representadas por doces (os sabores mais populares) gigantes e antropomorfizados de Pop-Tarts®. A divertida turminha - onde cada um tem personalidade própria - é formada por Frosted Brown Sugar Cinnamon, Frosted Strawberry, Frosted Hot Fudge Sundae e Bites (pequenininhos, mas barulhentos e divertidos).
Em 2023, Strawberry, a mascote de Pop-Tarts®, atraiu a atenção dos fãs de futebol americano universitário e também da internet através da campanha “The Edible Mascot”. Isto porque a mascote do Pop-Tarts® Bowl (uma das populares finais do futebol americano universitário), realizada na cidade de Orlando entre Kansas State e North Carolina State, encantou a torcida que lotava o estádio. Ao final do jogo, Strawberry exibia uma placa com os dizeres “Sonhos realmente se tornam realidade” enquanto afundava em uma torradeira gigante e emergia como uma forma comestível de si mesmo, que era então devorada pelos vencedores do jogo. A Geração Z comprou a ideia de marketing e tornou o momento em um meme instantaneamente icônico. A mascote comestível e à interação divertida com o público nas redes sociais tornaram a campanha um enorme sucesso (assista ao case da campanha aqui). O jogo atraiu 4.3 milhões de espectadores e arrecadou cerca de US$ 12.1 milhões em exposição na mídia para a Pop-Tarts®.
Em 2024 o Pop-Tarts® Bowl realizou uma votação entre os fãs para escolher três sabores como mascote principal: Cinnamon Roll, Hot Fudge Sundae e Wild Berry. Depois que a equipe do Iowa State Cyclones derrotou o Miami Hurricanes, o melhor jogador da partida - Rocco Becht - escolheu o Cinnamon Roll para ser torrado e devorado à beira do campo.
A identidade visual da marca Pop-Tarts® (estilizada como Pop•Tarts®) passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original era simples: texto preto, fonte em negrito e todas as letras maiúsculas. Somente em 1981 o logotipo ganhou cor (o tradicional azul, que ao longo dos anos se tornaria tão característico da marca) e com o nome escrito pela primeira vez em duas linhas, se tornando brilhante, vivo e remetendo à diversão. Mas seria em 2002 que a identidade visual apresentaria a tradicional tipografia de letra tão associada à marca. Pouco depois, em 2004, esse logotipo foi modernizado, incluindo a adição de um símbolo - um caractere na letra “o”. Esse símbolo foi desenhado em estilo caricatural representando um herói sorridente que segurava um pedaço de Pop-Tarts®. Nos anos seguintes o logotipo passou apenas por modernizações, com sua mais recente versão adotada em 2019.
As tradicionais embalagens de Pop-Tarts® evoluíram com o passar dos anos e somente na década de 1980 adotaram definitivamente a tão característica cor azul.
Joylicious. (2012)
The crunch kids crave. (2011)
Made for fun. (2009)
Always baked. Never fried. (2009)
Parents just don’t get them. (2005)
Crazy good. (2004)
Taste the unbelievable. (2003)
They’re Cool ‘Cuz They’re Hot! (1995)
Real Good. Real Fast. (1991)
So cool they’re hot. (1988)
Taste so Neat! (1984)
There’s a lot of good inside. (1975)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 14 de setembro de 1964
● Criador: William Post
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Kellanova
● Capital aberto: Não
● CEO: Steven Cahillane
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 15 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Snacks
● Concorrentes diretos: Toast’em Pop Ups, Flings, Annie’s, Great Value, Nature’s Path, BoBo’s, Pillsbury e Trader Joe’s
● Ícones: As embalagens azuis
● Slogan: Crazy Good.
● Website: www.poptarts.com
A marca no mundo
Com faturamento anual superior a US$ 1 bilhão e venda de três bilhões de unidades, a marca Pop-Tarts® é comercializada em 15 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e México. A Pop-Tarts® pertence à Kellanova, empresa que reúne as marcas de snacks e cereais da antiga Kellogg Company, como por exemplo Pringles® (conheça essa outra história aqui), Cheez-It® (saiba mais aqui), Eggo®, Special K®, entre outras.
Você sabia?
● William Post era tão apaixonado por sua criação, que até os 90 anos sempre guardava embalagens de Pop-Tarts® em seu carro. Vale ressaltar que seu sabor preferido era o de morango.
● A história da criação de Pop-Tarts® foi retratada no filme “A Batalha do Biscoito Pop-Tart” (2024), que explora a rivalidade entre a Kellogg’s e a Post na produção de cereais. O filme (em inglês “Unfrosted”), estrelado e dirigido por Jerry Seinfeld, explora a história da marca Pop-Tarts® com uma abordagem cômica e satírica.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Smithsonian Magazine e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 10/8/2025
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