26.9.23

SUCRILHOS® KELLOGG'S (Frosted Flakes®)


Deliciosos e crocantes flocos de milho cobertos de açúcar, acompanhados por um carismático tigre chamado Tony, se transformou em um alimento popular no café da manhã para milhões de consumidores nos Estados Unidos e em diversos países do mundo. Essa é a fórmula de sucesso do Kellogg’s Frosted Flakes® - conhecido no Brasil como Sucrilhos® Kellogg’s - um cereal praticamente onipresente nas pequenas tigelas de leite em diversas mesas no café da manhã e que transforma a refeição no momento mais gostoso do dia. 

A história 
Tudo começou quando a Kellogg’s (conheça essa outra inovadora história aqui), resolveu lançar um novo cereal matinal direcionado ao público infantil, depois do grande sucesso do Corn Pops, lançado em 1950 e que a empresa descrevia na época como “um cereal de milho estalado adoçado e crocante”. Após intensas pesquisas, em 1952 a empresa lançou no mercado americano o Kellogg’s Sugar Frosted Flakes®, um cereal matinal de milho similar ao Corn Flakes® (introduzido em 1898), porém coberto com açúcar. O nome original, Frosted Flakes®, significa literalmente “Flocos Gelados” em inglês, e se referia a aparência dos pequenos cereais. Vale ressaltar que ao contrário de outras marcas de cereais, esse nome - Frosted Flakes - é genérico demais para ser registrado e, portanto, muitas vezes é utilizado por concorrentes. Os irresistíveis cereais fizeram enorme sucesso entre a criançada não somente por seu sabor e apresentação (crocantes flocos de milho revestidos de açúcar), mas também pelo garoto-propaganda da marca, um carismático tigre chamado Tony.
   

Em 1954, o cereais foram lançados no Reino Unido com o nome de Frosties® e se tornaram um sucesso instantâneo, atingindo vendas de £1 milhão em seu primeiro ano. Em 1969, executivos de marketing da empresa tiveram a brilhante ideia de oferecer Frosted Flakes® para os astronautas americanos - Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin - levarem na primeira viagem à Lua, a bordo da Apollo 11. A ação impulsionou as vendas do cereal e deu a marca Frosted Flakes® uma enorme exposição na mídia e na lembrança de milhões de consumidores em vários países do mundo. Em 1977 ocorreu a primeira tentativa de expansão da marca com o lançamento do Kellogg’s Frosted Rice, o cereal original, mas feito de arroz, e que tinha como garoto-propaganda Tony Jr., o filho do carismático tigre. Ainda na década de 1970, o cereal foi lançado em muitos países ao redor do mundo, como por exemplo, no ano de 1978 em Portugal.
   
 

Em 1981, a marca introduziu o primeiro sabor do cereal, Banana Frosted Flakes®. Pouco depois, em 1983, como forma de passar uma imagem mais saudável, já que o açúcar começava a se transformar em um vilão para a saúde, a Kellogg’s resolveu retirar a palavra “sugar” do nome da marca, que passou a ser comercializada apenas como Kellogg’s Frosted Flakes®. Em 1997, a marca lançou no mercado o Cocoa Frosted Flakes®, uma versão com sabor de cacau, e a edição limitada Birthday Confetti Frosted Flakes®, o cereal original colorido com sabor de bolo de aniversário.


No mercado americano, a partir dos anos de 2000, a marca acelerou o lançamento de novas versões, como por exemplo, em 2003 com o Frosted Flakes® Cinnamon Krunchers (sabor canela) que estreou com o slogan “They’re Great ‘Till They’re Gone” (algo como “Eles são ótimos até que acabem”); em 2004 quando introduziu o cereal original com uma receita contendo um terço a menos de açúcar; ou em 2008 com a introdução do Kellogg’s Frosted Flakes® Gold (relançado em 2018 como Honey Nut Frosted Flakes®), cereal original aromatizado com mel, e do Kellogg’s Tiger Power, um cereal exclusivo, em formato de bolinhas crocantes e cheias de energia, feitas com fórmula secreta e muito chocolate. Ainda no mercado americano a marca continuou inovando e lançou em 2011 o Frosted Flakes® Chocolate (sabor chocolate). Além disso, introduziu o Cinnamon Frosted Flakes®, cereal sabor canela.


Entre as novidades recentes da marca estão o Banana Creme Frosted Flakes® (2019), cereais com sabor de creme de banana, introduzidos em edição limitada; Frosted Flakes® With Marshmallows (2020), que inclui os mesmos pedaços crocantes e doces de flocos de milho pelos quais os Frosted Flakes® originais são conhecidos, mas com a adição de pedaços coloridos e açucarados de marshmallow em formatos inspirados no próprio Tony, como a silhueta de sua cabeça, sua pata, seu lenço e um redemoinho doce; Frosted Flakes® Strawberry Milkshake (2022), cereal sabor de morango que transforma o leite em um milkshake de morango, e Frosted Flakes® Minecraft (2023), edição limitada que apresenta os tradicionais cereais e pequenos quadrados verdes de marshmallows (“Creeper Bit”) que evocam a famosa aparência de bloco pixelado do popular jogo Minecraft. Além disso, Frosted Flakes® lançou, em parceria com a Nestlé (conheça essa outra história aqui), uma bebida láctea saborosa e repleta de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais.


No Brasil o cereal foi lançado oficialmente em 1961 com a marca Sucrilhos®, que segundo a própria empresa seria a junção entre as palavras “açúcar”, “crocância” e "milho". Sucrilhos® se tornou tão popular e conhecido entre os brasileiros, especialmente pelo Tigre Tony e o slogan Desperte o tigre em você!, que muitos consumidores chegam a usar seu nome para denominar outros cereais concorrentes, fenômeno conhecido como sinônimo de categoria. Sucrilhos® também é considerada a marca número 1 na lembrança dos consumidores no Brasil.


Como Sucrilhos® se transformou na principal marca da Kellogg’s no Brasil, foram lançadas novas variações além da original, como por exemplo, os sabores de chocolate (1998), banana, brigadeiro (introduzido em 2006 e desenvolvido especialmente para o consumidor brasileiro, o sabor seria relançado em 2019), canela (2017) e doce de leite (2022); barrinhas de cereais (lançadas inicialmente em 2013 nas versões Original e Chocolate); e em formatos de bolinha (conhecido como Sucrilhos® Power e introduzido pela primeira vez em 2014).


No ano de 2020, a marca resolveu inovar e lançou no mercado brasileiro o Biscoito Sucrilhos®, que tem como base o famoso cereal matinal, trazendo a crocância de Sucrilhos®, com flocos visíveis de cereal na casquinha e o protagonismo do Tigre Tony, que estampa o biscoito com seu rosto e sua patinha. O biscoito especialmente voltado para o mercado brasileiro oferece as opções de leite e chocolate, nas versões com e sem recheio, para agradar o paladar de pessoas de todas as idades e ser uma opção para dividir com amigos, família ou consumir sozinho, entre as refeições e atividades. Em 2021, devido ao enorme sucesso dos biscoitos, que inclusive ganharam a versão Mini (no formato de patinhas e da cara do popular tigre), a marca estreou em uma nova categoria de mercado com os Cookies Sucrilhos®, que apresentam flocos de Sucrilhos® visíveis na massa, proporcionando uma crocância única, nas versões com gotas sabores chocolate ao leite e chocolate branco.


Com a pandemia de COVID-19, a empresa resolveu aumenta o otimismo dos brasileiros e lançar no mercado novas embalagens do Sucrilhos® Original, que continham mensagens positivas e a #SeguimosJuntos. As palavras exibidas nas novas embalagens eram “Sorrria”, “Ânimooo” e “Forrrça”, escritas assim mesmo para denotar forte entonação. Segundo a marca, o objetivo era criar uma corrente do bem para ajudar os consumidores a se manterem otimistas frente aos desafios da pandemia do novo coronavírus. Já a intenção era que, motivados pela novas embalagens, os consumidores espalhassem mensagens boas aos familiares e amigos digitalmente.


Ainda no mercado brasileiro, como parte do plano de expansão da marca, em 2022 Sucrilhos® anunciou a ampliação de sua linha de produtos com o lançamento do cereal sabor Brigadeiro, em formato de bolinha e exclusivo para o Brasil. Em 2023, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento de Sucrilhos® Granola (disponível nos sabores Original e Chocolate), que chegou ao mercado brasileiro em linha com a estratégia global da empresa, de contar com um amplo portfólio multicategorias, com o intuito de estar ainda mais presente nas mesas dos consumidores, mas em novas ocasiões de consumo, além do café da manhã.


Gr-r-reat Tony  
É praticamente impossível não associar a marca ao lendário Tigre Tony. Por isso, há mais de sete décadas o rugido de um tigre simboliza não somente a marca Kellogg’s como também o cereal Frosted Flakes®. O mais famoso e conhecido personagem da empresa - Tony the Tiger - surgiu com o lançamento desse novo produto. Tudo porque a empresa procurava um garoto-propaganda para o cereal matinal Frosted Flakes® e promoveu um concurso público para escolher um personagem que iria representá-lo. Os concorrentes eram: Katy, um canguru; Elmo, um elefante; Newt, um gnu; e Tony, um tigre. A disputa acirrada entre Tony e Katy acabou tendo o tigre como grande vencedor e, em 1952, o personagem criado pelo diretor de arte da agência de publicidade Leo Burnett, Eugene Kolkey, e desenhado por Martin Provensen, foi oficialmente introduzido como porta-voz do produto. O personagem, cujo objetivo era encorajar as crianças a consumirem o cereal matinal, era um tigre - ainda não musculoso e forte - com um focinho preto e depois azul, lenço vermelho (com seu nome estampado) no pescoço e que andava em duas pernas (apesar de as vezes ser retratado andando de quatro, como o animal selvagem).


Em 1953, sua popularidade se espalhou pelo país, após um anúncio na revista Life que mostrava Tony tirando o microfone do apresentador do programa You Bet Your Life, Groucho Marx, e dizendo “You bet your life they’re Gr-r-reat!” (em português “Pode apostar sua vida que eles são ótimos!”). Inicialmente dublado por Dallas McKennon (1952-1953), a inconfundível voz estrondosa e grossa de Tony durante mais de cinco décadas foi feita pelo cantor Arthur Ravenscroft, que dublou personagens em dezenas de filmes da Disney (conheça essa outra história aqui), popularizando a assinatura da marca - “They’re grrrrreat!” (em português “Eles são ótimos!”) - e perdurou até 2005, quando ele morreu. O personagem foi dublado até 2014 por Lee Marshall, um ex-lutador de luta livre que faleceu em abril daquele ano. Marshall foi substituído pelo ator Tex Brashear.


Em 1958, Tony chegou a aparecer nas caixas dos cereais Frosted Flakes® acompanhado de personagens da Hanna-Barbera, como Huckleberry Hound (Dom Pixote) e Snagglepuss (Leão da Montanha). Durante a década de 1960, em alguns comerciais de Frosted Flakes® um tigre jovem, chamado Tony Jr., aparecia como filho do carismático Tony, que na década de 1970 passou a ganhar ainda mais destaque nas embalagens do produto, adquiriu traços mais “humanos”, ficou musculoso e recebeu até uma nacionalidade ítalo-italiana. Ainda na década de 1970, a família de Tony começou a crescer com a aparição de sua mãe, Mama Tiger (assista ao comercial aqui) e sua mulher, Mrs. Tony. Em 1974, ano do tigre no horóscopo chinês, surgiu sua filha, uma tigresa bebê chamada Antoinette.


Ao longo dos anos, a constante aparição nas embalagens do cereal, tornaram Tony muito conhecido em todo o mundo. Para acompanhar o personagem, uma frase se tornou inseparável do querido tigre: Gr-r-reat Tony. Durante os anos Tony imortalizou também alguns slogans como “Bring out the tiger in you” (Desperte o tigre em você), “Put a tiger in Your Team!” e “They’re Grrreat!”. E isto ajudou a tornar o Frosted Flakes® uma tradição no café da manhã de milhões de famílias. Afinal, além do sabor e do carismático tigre, o cereal pode ser consumido de diversas formas, puro, com leite, frutas, iogurte ou até em receitas criadas na hora.


Há anos atrás, o simpático tigre que ajuda a vender milhões de pacotes de cereais nos quatro cantos do mundo, decidiu encarar uma nova aventura. Desta vez, o felino saltou das embalagens do cereal para estampar bicicletas, roupas, jogos, livros, artigos para festas, alimentos e o que mais a indústria de bens de consumo inventar. Sim, a “fera” da Kellogg’s atacou no rentável mundo do licenciamento. Era um programa que teve início em junho de 2000, nos Estados Unidos, e que começou a dar frutos em outros países nos anos seguintes. Uma curiosidade: o carismático personagem é conhecido como Tony Der Tiger na Alemanha, Tigre Tono no México e Tony Le Tigre na França.


O carismático personagem, que apareceu em centenas de comerciais de televisão, em anúncios de revistas e jornais, o que o tornou um dos ícones mais queridos da publicidade mundial, passou por inúmeras alterações estéticas desde sua criação, ganhando traços cada vez mais humanos. No início da década de 1980, Tony ganhou novos traços com uma aparência ainda mais forte e musculosa. Passou a se tornar mais atlético atraindo bastante o público juvenil quanto o infantil, incentivando assim a prática de esportes e uma vida mais saudável. Já na próxima década Tony voltou a conquistar o público infantil com sua aparência esportiva, sendo eleito como um dos dez maiores personagens publicitários do século 20, segundo a conceituada revista Advertiging Age.


Já no Brasil, em 2012, a Kellogg’s apresentou as novas embalagens de SUCRILHOS®. Com novo layout, mais colorido, as embalagens ganharam novos elementos, com destaque para a imagem do Tigre Tony e o novo formato da tigela onde apareciam os flocos de milho com açúcar. Na época, para divulgar a nova identidade visual, a Kellogg’s lançou a ação “Ganhe com Garra”, que incentivava o consumidor a conquistar os seus objetivos superando seus limites, por meio da prática de esporte e de uma alimentação balanceada. Atualmente toda comunicação da marca no Brasil é protagonizada pelo carismático Tony, que conversa sobre o espírito esportivo, incentivando a prática de diferentes atividades, além de se conectar com as pessoas que tiveram o tigre e o cereal matinal Sucrilhos® presente durante a infância e podem compartilhar essas boas lembranças e o sabor com seus filhos e netos.


Mas Tony, é muito mais que o porta-voz de um produto. É envolvido também com causas sociais. Como por exemplo, a Mission Tiger, lançada em agosto de 2019 com o compromisso de doar US$ 1 milhão para a DonorsChoose, uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar educadores de escolas públicas em todo os Estados Unidos. Para cada caixa de Kellogg’s Frosted Flakes® vendida, Tony doa US$ 2. E graças aos consumidores de costa a costa do país, os alunos das escolas de ensino médio dos Estados Unidos têm melhor acesso à prática de esportes - incluindo a manutenção de programas esportivos, construção de quadras esportivas e compra de novos equipamentos e uniformes. O projeto Mission Tiger já impactou mais de um milhão de alunos (e continua aumentando!).


E desde de 2020, Tony se juntou ao astro e ex-jogador da NBA Shaquille O’Neal para divulgar o projeto Mission Tiger pelo país, incluindo a visita desta dupla dinâmica a diversas escolas de ensino médio e até caixinhas do cereal autografada pelo lendário jogador. Mas o que começou como uma colaboração entre entre esses dois astros resultou, em 2021, na criação do primeiro Kellogg’s Frosted Flakes® with Crispy Cinnamon Basketballs, o tradicional cereal com bolinhas laranjas (olha aí a associação com o basquete) crocantes no sabor canela e cuja parte das vendas ajudou alunos do ensino médio em todo o país a obter melhor acesso aos esportes.


Nomes diferentes, a mesma fama 
O produto faz enorme sucesso em diversos países do mundo, mas com nomes diferentes. Por exemplo, nos Estados Unidos e no Canadá tem o nome de Frosted Flakes®. Já nos demais países cujo idioma é o inglês, países europeus e do Oriente Médio a marca é conhecida apenas como Frosties®. Nos países da América Latina é conhecido como Zucaritas®, um trocadilho com a palavra “azúcar”, açúcar em espanhol. No Brasil, atende pelo nome de Sucrilhos®, que inclusive se tornou sinônimo de categoria de produto (cereais matinais). No Japão é conhecido como Corn Frosty®, que significa literalmente milho gelado. E na Coréia do Sul é comercializado como Corn Frost®.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos no mercado americano. A primeira grande alteração ocorreu em 1983 quando a palavra “sugar” foi retirada e uma nova tipografia de letra adotada. Em 1997, o nome da marca ganhou nova tipografia de letra, curvatura e passou a ser escrito em branco com contornos pretos. Após passar por uma simples modernização em 2006, o logotipo da marca foi remodelado radicalmente em 2009 com nova tipografia de letra em cima de um fundo azul. O atual logotipo foi adotado em 2016 e apresentou, pela primeira vez, um arranhão estilizado (na cor laranja) da pata do carismático Tony.


No Brasil, a identidade visual da marca Sucrilhos® também evoluiu ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.


Os slogans 
They’re That Grrreat! (2023) 
Let Your Great Out. (2016) 
Earn your stripes! (2009) 
They’re gonna taste great! (2006) 
Gr-r-eat for growth! (2005) 
Our best to you. (2004) 
Earn Your Stripes. (2003) 
Get supercharged! (2003) 
They’re more than good, They’re great! (1999) 
The taste adults have grown to love. (1986) 
Brings out the tiger in you! (1984) 
Put a tiger in Your Team! (1958) 
They’re grrreat. (1953) 
Desperte o tigre em você! (Brasil, anos de 1990) 
Comece o dia com a energia de Sucrilhos®. (Brasil, anos de 1980)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1952 
● Criador: Kellogg Company 
● Sede mundial: Battle Creek, Michigan, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Kellogg Company  
● Capital aberto: Não 
● CEO: Steven Cahillane  
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Cereais, barras de cereais e biscoitos 
● Concorrentes diretos: Nestlé Snow Flakes, Wheaties, Cheerios, Post® Bran Flakes, Lucky Charms, Quaker Life, Quisp e Total 
● Ícones: O Tigre Tony 
● Slogan: Desperte o tigre em você! 

A marca no mundo 
Frosted Flakes® comercializa sua linha de cereais, barras, biscoitos e cookies (estes dois últimos apenas em alguns mercados) em mais de 75 países ao redor do mundo, sendo uma das marcas mais importantes e populares da Kellogg’s. Frosted Flakes® é considerada a segunda marca mais popular e vendida entre os cereais matinais nos Estados Unidos, perdendo apenas para o Cheerios (conheça essa outra história aqui). Somente no mercado americano são mais de 132 milhões de caixas e US$ 412 milhões em vendas por ano. 


Você sabia? 
Queridinho da criançada em vários países do mundo, os flocos de milho crocantes de Sucrilhos® são fontes de 9 vitaminas e 2 minerais, incluindo 6 vitaminas do complexo B que auxiliam na liberação de energia para ganhar com garra todos os dias. 
Durante a década de 1950, a Kellogg’s foi um dos principais patrocinadores da série “Adventures of Superman” e muitos comerciais do Frosted Flakes® foram estrelados por George Reeves, segundo ator a interpretar o Super Homem. 
Desde meados da década de 1990, a marca tem um longa tradição de patrocínios com a NASCAR (conheça essa outra história aqui), principal categoria do automobilismo americano. Em 2023, Kellogg’s Frosted Flakes® é uma das patrocinadoras do carro #47 do piloto Ricky Stenhouse Jr., que em algumas corridas compete com pinturas especiais, incluindo a presença do Tigre Tony. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 26/9/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: