24.3.16

H2OH!®


Inovadora, divertida, saborosa e leve. Essas são as palavras que descrevem H2OH!®. Uma bebida absurdamente refrescante com fruta natural e zero açúcar. É o acompanhamento perfeito para todo tipo de comida, afinal tem sabor e leveza que vão bem com qualquer prato em diferentes sabores. 

A história 
A origem da marca H2OH!® tem suas origens nos Estados Unidos quando a poderosa PepsiCo resolveu lançar um novo refrigerante no mercado em 1989. Comercializado em caráter experimental, na cidade de Denver, estado do Colorado, o novo refrigerante foi um verdadeiro fracasso e consequentemente retirado do mercado pouco depois. A H2OH!® foi então guardada no catálogo de marcas registradas da PepsiCo. E por lá ficaria esquecida por alguns anos. Até que, em 2003, a tradicional 7 Up (conheça essa outra história aqui), também pertencente a PepsiCo, estava em processo de reformulação da fórmula para a produção de um novo refrigerante em virtude da expressiva queda nas vendas. Isto porque, o segmento de refrigerantes, já em crise, era recheado de concorrentes e alvo de campanhas contra a obesidade. O desafio era dar fôlego novo à antiquada soda sabor limão.
    

A partir de intensas pesquisas foi desenvolvida uma nova fórmula, utilizando como base o refrigerante 7 Up. A nova formulação utilizava quantidades menores de gás, comparando-se aos refrigerantes tradicionais, além de não possuir açúcar e corantes em sua composição, mas, com o sabor de limão do refrigerante 7 Up, também em doses menores. O primeiro protótipo, batizado internamente de Splash, foi um fracasso retumbante nos testes de pré-lançamento. Isto porque a bebida passava a sensação de ser uma versão de 7 Up aguada e sem graça. Foi então que a empresa decidiu afastar a bebida da categoria dos refrigerantes para aproximá-la das águas aromatizadas. Para começar, aumentou-se a quantidade de água na composição (aproximadamente 99%) e diminuiu-se ainda mais o volume de gás. O suco de limão de 7 Up original continuou presente, só que em menor concentração, e adicionou-se um composto com vitaminas, uma clara atenção especial à proposta saudável do produto.
   

Bastava agora escolher uma marca para a nova bebida. E pesquisando no catálogo de marcas registradas da PepsiCo, foi encontrado H2OH!®, que seria perfeito para o posicionamento da nova bebida. Afinal, era uma água com “OH!” de surpresa. Ao invés de lançar a nova bebida no competitivo e voraz mercado americano, a empresa resolveu introduzi-la na Argentina. Foi então que no mês de julho de 2005 H2OH!® oficialmente estreou no mercado. O sucesso e a aceitação por parte dos consumidores argentinos foi tão boa, que a empresa, pouco depois, lançou H2OH!® no México e em Portugal. H2OH!® foi posicionada no mercado para um público que não abria mão do prazer e bem-estar, e também desejava se refrescar com um produto leve, suave, saboroso e sem açúcar.
  

Finalmente, no mês de setembro de 2006, em parceria com a AmBev, H2OH!® foi lançada no mercado brasileiro, primeiramente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A proposta da marca era oferecer o melhor da leveza, sem abrir mão do prazer e do sabor. Uma bebida levemente gaseificada, zero açúcar, com suco natural de fruta e fonte de vitaminas B3, B5 e B6. H2OH!® trouxe para o mercado brasileiro uma inovação no segmento de bebidas, pois o produto criava uma nova categoria de bebidas, a das “águas aromatizadas”. E isto causou muita controvérsia e polêmica. Com isso, no mês de outubro a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM), com o intuito de proteger o consumidor, entrou com ação junto ao Ministério Público contra a marca H2OH!®, alegando que o nome do produto (H2OH!®) estaria fazendo uma referência à fórmula química da água, o que, consequentemente induzia o consumidor ao entendimento de que se tratava realmente de água. Na verdade H2OH!® era uma bebida a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mesmo com todas as discussões, H2OH!® se tornou um enorme sucesso entre os consumidores brasileiros e começou a ser distribuído em outros estados do país.
  

O sucesso alcançado no mercado brasileiro também acarretou um fato inusitado até então. Em maio de 2007, a AmBev teve que rever sua estratégia de fabricação e distribuição por causa da demanda inesperada acima do previsto, causando a falta do produto em algumas regiões do país. Foi então que H2OH!® passou a ser fabricada em várias unidades fabris da AmBev espalhadas pelo território nacional. Em junho, a marca iniciou a expansão de sua linha de produto com o lançamento do sabor limão e tangerina. Nesta época, menos de um ano após seu lançamento no país, H2OH!® já alcançava 23% das vendas totais de bebidas light e diet em São Paulo, deixando para trás concorrentes fortes como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. No mês de março de 2008, um novo sabor estreou no mercado: limão e maçã. Pouco depois, em setembro de 2009, como forma de comemoração aos 3 anos da marca no Brasil, foi introduzido o sabor limão e abacaxi com hortelã. Ainda neste ano, estreou no mercado o sabor limão e maracujá.
  

Em abril de 2011, a empresa lançou novos produtos como parte da nova linha denominada H2OH!® FRUTAS: os sabores laranja e frutas citrus. A principal diferença é que as fórmulas dessa nova linha continham maior quantidade de suco de frutas em sua composição, o que lhes conferia visual e sabor diferenciados. Em meados do ano seguinte o novo sabor uva estreou no mercado brasileiro (não fez tanto sucesso e acabou sendo retirado de circulação). Em outubro de 2013, com chegada das altas temperaturas, a marca líder no segmento de bebidas levemente gaseificadas, expandiu mais uma vez seu portfólio com o lançamento de H2OH!® LIMONETO, que trazia o sabor intenso de um “picolé de limão” em uma bebida muito refrescante. Pouco depois, no início de 2015, a marca lançou HELLO BY H2OH!® uma opção perfeita para quem queria uma bebida de baixa caloria (15 calorias a cada 500 ml), sem açúcar, sem gás em sua fórmula e sabor refrescante de limão.
  

A H2OH!® continuou investindo em novidades para ampliar seu portfólio e lançou em maio de 2021 uma nova versão: a lata com 269 ml no sabor limão. O lançamento tinha como objetivo gerar experimentação em diferentes momentos do dia a dia do consumidor de maneira acessível, como uma opção de bebida que combina com todo tipo de comida e situação cotidiana. E em 2022, a marca lançou no mercado mais um novo sabor: H2OH! ® Citrus, que combina todo o sabor e a leveza que os fãs da marca já conhecem com o refrescante sabor de Citrus. Além disso, nos últimos anos a marca foi introduzida em outros países, especialmente na América Latina e Central, onde seus produtos se tornaram um enorme sucesso, muito em virtude da inovação de sabores, como por exemplo, quando lançou na Colômbia o sabor Limonada de Coco, que combinava o poder refrescante do cítrico com um toque de coco.
  

A comunicação no Brasil 
Durante todos esses anos, a marca H2OH!® investiu pesado em sua comunicação no mercado brasileiro, sendo posicionada como moderna e antenada com o estilo de vida atual. Suas campanhas publicitárias sempre assumiram um tom mais ousado, contemporâneo e autêntico. Por exemplo, inicialmente adotou o conceito “Contém OH!”, que reforçava o posicionamento de H2OH!® como uma marca surpreendente, inovadora e ousada. No mercado, desde 2017 a marca H2OH!®, que se auto-intitula a embaixadora da Baixa Gastronomia, se posiciona nos territórios do sabor e da leveza. Suas campanhas abraçam o conceito de sabor e leveza da marca contando com muito bom humor e descontração.
   

E isto culminou em 2021 com o lançamento de uma nova campanha para reforçar ainda mais o posicionamento de sabor e leveza da marca. Foi a primeira campanha regional na história de H2OH!®, com desdobramentos em diversos mercados da América Latina, e tinha como objetivo integrar o posicionamento alinhado da marca para a região. Em um filme publicitário a marca explora o conceito “Combina Com” em situações hilárias do cotidiano, como por exemplo, o amigo que pede o último brigadeiro, comer um prato de macarronada no dia que está de camisa branca, comer pão de alho antes de beijar o crush, família que não perde a oportunidade de perguntar sobre os namoradinhos durante o jantar. A campanha, que segue a linha descontraída que a marca tem adotado em suas últimas ações, tem como objetivo reforçar o posicionamento de que a bebida H2OH!® “Combina Com” todo tipo de comida e momento.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações em sua história. A primeira delas aconteceu em junho de 2013 quando o logotipo apresentou o nome da marca escrito com uma nova tipografia de letra e na vertical (antes o nome era na horizontal). O resultado foi um visual que trouxe modernidade aos rótulos e à marca, sem perder sua essência. Mais recentemente, em 2021, o logotipo da H2OH!® foi modernizado no mercado brasileiro e ganhou uma tipografia de letra mais arredondada (como pode ser percebida no sinal de exclamação), além de borbulhas saindo da letra H, seguindo assim a identidade visual da marca no mercado latino-americano, que já era utilizada desde 2016. Uma curiosidade: no lado direito superior do logotipo aparece em letras pequenas o nome da marca 7Up, escrito por extenso.
   

Os slogans 
Tem sabor, tem leveza, tem H2OH!® (2019) 
Sabor ou Leveza? Escolha os dois! (2018) 
Um pé no sabor, outro na leveza. (2017) 
Diga não ao lugar comum. (2016) 
Sabores únicos com el gas justo. (2016, espanhol) 
Absurdamente refrescante. (2014) 
Deliciosamente leve! (2013) 
Incrivelmente leve! (2010) 
Escolha um mundo mais leve. (2008) 
Chegou H2OH!® Irresistível. (2006)
  

Dados corporativos 
● Origem: Argentina 
● Lançamento: 2005 
● Criador: PepsiCo 
● Sede mundial: Purchase, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PepsiCo Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ramon Laguarta 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de baixa caloria e gaseificação reduzida 
● Slogan: Tem sabor, tem leveza, tem H2OH!® 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos com a marca H2OH!®, cujos sabores variam de acordo com os mercados locais, é comercializada em mais de 20 países, com forte presença na América Latina e Central. A marca é líder no segmento de bebidas levemente gaseificadas com forte participação de mercado em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Panamá, El Salvador e República Dominicana. No mercado brasileiro, a marca é comercializada em embalagens PET de 500 ml, 1.5 Litros e lata 269 ml. 

Você sabia? 
No mercado brasileiro a PepsiCo (proprietária da H2OH!®) mantém parceria na distribuição de seus produtos com a AmBev, maior empresa de bebidas do país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/11/2022 

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