A CARL’S JR. é a rede de alimentação rápida favorita da costa oeste dos Estados Unidos por mais de 70 anos. Esta preferência levou a marca a oferecer aos seus clientes a mais alta qualidade nos produtos e no atendimento, consolidando sua história de sucesso e oferecendo o cardápio mais variado e selecionado do segmento. Uma proposta com ingredientes frescos que resultam em uma explosão de sabor. A sorridente estrela de seu logotipo é simpática e imediatamente reconhecida pelos consumidores como símbolo de boa alimentação e ambiente aconchegante.
A história
Tudo começou quando o filho de um fazendeiro de Ohio, Carl Nicholas Karcher e sua mulher, Margaret, compraram no dia 17 de julho de 1941, um modesto carrinho de cachorro-quente por US$ 326 (US$ 15 em dinheiro e US$ 311 provenientes da penhora de seu automóvel modelo Plymouth Super Deluxe) e começaram a vender o popular lanche na cidade de Los Angeles na Califórnia. No primeiro dia de trabalho o casal faturou US$ 14.75. O carrinho ficava localizado nas esquinas das ruas Florence e Western, na parte sul da cidade. O negócio cresceu, chegando a contar com quatro carrinhos de cachorro-quente, e, no dia 16 de janeiro de 1945, eles inauguraram o CARL’S DRIVE-IN BARBECUE na cidade de Anaheim, também no estado da Califórnia. O estabelecimento servia lanches rápidos (especialmente hambúrgueres, batatas fritas e milk-shake) aos clientes diretamente no carro.
O sucesso no novo empreendimento levou a inauguração do primeiro restaurante com a marca CARL’S JR. em 1956 na própria cidade de Anaheim, seguida por uma segunda unidade pouco tempo depois na cidade de Brea, também na Califórnia. O novo restaurante de alimentação rápida tinha em seu cardápio hambúrgueres suculentos, deliciosas batata frita e boas bebidas. O serviço era cortês e o ambiente agradável e muito limpo. O nome CARL’S JR. foi escolhido porque os estabelecimentos eram menores que o original Carl’s Drive-In Barbecue. Logo depois, o estabelecimento já dispunha de uma janela para atendimento no carro (o famoso Drive-Thru). Foi nesta época que surgiu a mascote da marca CARL’S JR.: uma animada estrela amarela sorridente chamada HAPPY STAR. Na década de 1960 a rede ditou os padrões de qualidade para criar uma experiência única durante as refeições, sendo uma das pioneiras ao oferecer serviço de mesa, ambientes acarpetados e música ambiente em suas unidades.
Em 1975, a rede inaugurou sua centésima unidade. Nos anos seguintes a rede experimentou um forte período de expansão para outros estados americanos, incluindo a primeira unidade fora da Califórnia, inaugurada em 1979 na cidade de Las Vegas. Em 1981, com 300 restaurantes em operação, a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores e ganhou fôlego para a inauguração de novas lojas. Com o aumento da concorrência a CARL’S JR. começou a diversificar seu cardápio com a introdução de sanduíches campeões de vendas como o Western Bacon Cheeseburger, um suculento hambúrguer com queijo, bacon, duas rodelas de cebola fritas e um molho especial; uma linha de sanduíche de frango grelhado; e o famoso “all-you-can-drink”, no qual o cliente podia beber refrigerante à vontade. Somente em 1984, ano que adotou o sistema de franquia, a rede inaugurou sua primeira loja no estado do Texas, que com o tempo se transformaria em um dos mercados mais importantes e promissores da marca. Além disso, foi uma das primeiras redes de alimentação dos Estados Unidos a introduzir o pagamento com o sistema de cartão de débito.
Na década seguinte, além de ingressar no mercado mexicano, onde inaugurou seu primeiro restaurante em 1991, iniciou a instalação de algumas unidades no mesmo prédio da rede de comida mexicana Green Burrito, de propriedade da mesma empresa. A iniciativa provou ser bem sucedida, e, hoje em dia, esta estratégia, chamada em inglês de “dual-branding restaurants”, é adotada em algumas cidades americanas. Foi também nesta década que a rede simplificou seu cardápio, focando-se em hambúrgueres, baixou os preços para se tornar mais competitiva e iniciou uma campanha publicitária para atingir um público mais jovem. Os comerciais da campanha eram estrelados por um desenho animado do fundador da empresa Carl Karcher e de sua mascote, a alegre e simpática estrelinha amarela chamada de “Happy Star”.
No início do novo milênio, em 2001, a rede introduziu em seu cardápio o The Six Dollar Burger, um saboroso hambúrguer feito com carne 100% de Angus (uma espécie de gado), duas fatias de queijo, alface, tomate, cebola vermelha, mostarda e ketchup. O sanduíche foi um verdadeiro sucesso e se tornou um dos itens mais vendidos do cardápio da CARL’S JR., ganhando, nos anos seguintes, novas variações com bacon, pimentão, chilli e costela (Prime Rib Six Dollar Burger), este último introduzido mais recentemente. A partir de 2005 a rede deu início a uma forte expansão internacional e se tornou uma das maiores rede de alimentação rápida dos Estados Unidos.
No mês de novembro de 2012, a rede americana inaugurou sua primeira unidade no Brasil, localizada dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A rede estreou com um cardápio que oferecia mais de 55 itens e 30 variações de sanduíches. Entre os quais o Bacon Egg Burrito (burrito de ovo e bacon), Jalapeño Burger (pão, hambúrguer bovino, salada e jalapeño) e Western Bacon Thickburger (pão, hambúrguer, onion rings, queijo bacon e molho). Mais recentemente, em 2016, a rede lançou no Brasil seu mais novo sanduíche: Awesome Onion Bacon Burger, suculento hambúrguer de carne 100% bovina preparado na brasa, incrementado com a deliciosa combinação de cebola, fatias de bacon, molho Santa Fé (que destaca levemente o sabor da pimenta), queijo cheddar, salada de alface e tomate, grilled onion (cebola cozida na manteiga) e pão com gergelim.
Um dos mais recentes sucessos da marca é o Memphis, que apresentou um novo conceito na montagem do sanduíche que resulta em uma nova experiência de sabor, carne sobre carne. O formato, que é um é sucesso nos Estados Unidos, oferece um sanduíche com pão com gergelim, crispy onions empanadas, queijo cheddar e a exótica mistura de carne de pernil desfiada com molho barbecue sobre a carne de hambúrguer grelhada na brasa. Além disso, em 2016, a rede americana retornou ao mercado japonês (havia iniciado as atividades no país em 1989, mas encerrou as atividades em 1997). A rede CARL’S JR. se posiciona no mercado como uma hamburgueria “fast casual”, pois dispõe de um atendimento a mesa e lanches feitos na hora.
O eclético cardápio
A CARL’S JR. é especializada em hambúrguer e sanduíches de frango, grelhados e preparados com ingredientes de primeira qualidade, adequados ao elevado padrão de exigência do mercado americano. Os itens de maior sucesso em seu variado cardápio são o hambúrguer, como por exemplo, o feito com carne nobre (100% Angus Beef Six Dollar Burger), o Famous Star with Chesse (um delicioso hambúrguer com queijo, picles, maionese, tomate, cebola e alface), o Super Star with Cheese (um gigantesco sanduíche com dois hambúrgueres), e os sanduíches de frango e peixe grelhado. Outro item extremamente popular de seu cardápio, especialmente entre o público infantil, é a Chicken Stars, porções de pequenos nuggets em forma de estrelas.
Sempre frescos e suculentos, os hambúrgueres grelhados são reconhecidos como os mais gostosos do segmento nos Estados Unidos. Em 2011, a rede lançou uma linha de hambúrgueres de peru grelhado, atitude pioneira neste segmento. A rede ainda oferece a opção de café da manhã com um variado cardápio que inclui o gigantesco Monster Breakfast Sandwich (dois ovos fritos, duas tiras de bacon, molho e queijo entre dois pães tostados). Mais recentemente, em 2014, apresentou o All-Natural Burger, cujo hambúrguer é feito de carne de gado alimentado com capim, ao ar livre, sem adição de hormônios, esteróides ou antibióticos. Outra novidade é o The Most American Thickburger, um sanduíche de 1.080 calorias que vem com hambúrguer, queijo, picles, alface, tomate, ketchup, mostarda, salsicha e batatas do tipo chips dentro do pão. O sabor dos lanches, aliado ao atendimento e a variada carta de bebidas repleta de opções, principalmente os famosos milk-shakes, garantem a fidelidade dos clientes da marca seja pelo serviço de entrega (delivery), ou mesmo pelas lojas decoradas de forma moderna e confortável.
Uma estrela sobre rodas
Uma das principais ferramentas de marketing da marca atende pelo nome de Star Diner™, um verdadeiro restaurante CARL’S JR. sobre rodas. Trata-se de um enorme caminhão equipado com uma cozinha completa (incluindo grelhas e refrigeradores) capaz de preparar os principais itens do cardápio da rede. O caminhão é primeiramente utilizado para eventos e promoções da rede americana, viajando por algumas cidades do país oferecendo refeições sempre quentes e saborosas. Pode ser utilizado também para caridade, levando refeições a locais isolados ou áreas de desastres.
As polêmicas campanhas
A CARL’S JR. é conhecida por seus anúncios publicitários polêmicos, que utilizam belas mulheres (apelidadas de “Burger Babe”), como Kate Upton, Heidi Klum, Hanna Ferguson, Nina Agdal, Katherine Webb, Emily Ratajkowski e Ronda Rousey, comendo seus lanches esbanjando sensualidade. O primeiro comercial polêmico foi lançado em 2005 e tinha como protagonista Paris Hilton, que posou com um decotado e sensual maiô preto. Já a extravagante Kim Kardashian foi a estrela de outra campanha, mas teve que adaptar o cardápio, trocou o sanduíche pela saladinha com frango, pois não sabia pegar um lanche gigante com o apetite que a marca gosta de projetar. Outro exemplo foi a modelo Samantha Hoopes que aparecia vestida de biquíni nas cores da bandeira dos Estados Unidos, em situações inusitadas, comendo o sanduíche em uma banheira de hidromassagem, na caçamba de uma mega-caminhonete, em um porta-aviões, no meio do rio Hudson (em Nova York) e ao lado da estátua da Liberdade. Em 2015, foi a vez da bela modelo Charlotte McKinney, que aparecia seminua com o slogan “All Natural” (Totalmente Natural, em uma tradução livre), para apresentar o novo hambúrguer de carne bovina totalmente natural da rede.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Desde a década de 1950 a popular estrela animada amarela faz parte do logotipo da marca, inicialmente segurando um hambúrguer e um copo de refrigerante. A primeira remodelação significativa aconteceu em 1985 quando foi adotada uma nova tipografia de letra. A estrela também ganhou um novo design, mais simplificado. Em 2006, a marca modernizou mais uma vez seu tradicional logotipo, mas manteve como principal símbolo a estrelinha “Happy Star”, que ganhou uma reestilização.
Desde sua inauguração a CARL’S JR. tinha como símbolo uma estrela. Porém, somente a partir da década de 1950, a tradicional estrela animada amarela passou a fazer parte do logotipo da marca. Acompanhe na imagem abaixo a evolução ao longo dos anos da simpática mascote da marca, HAPPY STAR.
Os slogans
Eat Like You Mean It. (2013)
Just the way it is. (2011)
More than just a piece of meat. (2009)
At Carl’s Jr., You’ve Got Taste. (2007)
It’s gonna get messy. (2006)
Don’t bother me...I’m eating. (2001)
Without us, some guys would starve. (2000)
If it doesn’t get all over the place, it doesn’t belong in your face. (1997)
Go for the food! (anos de 1990)
Burger, Fries, and a Coke.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 17 de julho de 1941
● Fundador: Carl e Margaret Karcher
● Sede mundial: Carpinteria, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Carl’s Jr. Restaurants LLC
● Capital aberto: Não (subsidiária da CKE Restaurants Holdings, Inc.)
● CEO: Andrew Puzder
● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.670
● Presença global: 23 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 35.000
● Segmento: Alimentação rápida
● Principais produtos: Hambúrgueres, batatas fritas e milk-shakes
● Concorrentes diretos: McDonald’s, Burger King, Wendy’s, Jack in the Box, Shake Shack, Five Guys, Big Boy e KFC
● Mascote: Happy Star (uma estrela sorridente)
● Slogan: Eat Like You Mean It.
● Website: www.carlsjr.com
A marca no mundo
A quarta maior rede de alimentação rápida baseada em hambúrguer dos Estados Unidos possui mais de 1.670 restaurantes localizados em mais de 15 estados americanos, além de estar presente em 22 outros países como Rússia, México, Canadá, Indonésia, China, Dinamarca e Malásia, além do Brasil (onde já existem seis unidades). O estado da Califórnia é o mais importante e maior mercado da marca em solo americano, conta com mais de 700 restaurantes, seguido por Arizona e Texas. Os sanduíches da CARL’S JR. estão entre os 10 melhores dos Estados Unidos no ranking da indústria de alimentos.
Você sabia?
● Introduzido em 2009, o sanduíche BIG CARL é o concorrente do BIG MAC no mercado americano.
● A rede HARDEE’S, fundada em 1960 e com mais de 2.000 restaurantes, é a “irmã gêmea” da CARL’S JR. na região sul e costa leste dos Estados Unidos, utilizando o mesmo logotipo, cardápio, ambientação de restaurantes e comunicação.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 27/7/2016
Um comentário:
Kadu ,pela sua experiência no assunto, vc saberia me dizer qual agência detinha a conta publicitária do Shopping paulista na inauguração deste no finalzinho 1989? É que necessito do comercial de inauguração que passava em nov/dezembro de 89.
abs
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