15.8.06

OSCAR MAYER


Experimente pedir um cachorro-quente em qualquer parte dos Estados Unidos. Dificilmente você não encontrará dentro do pão uma salsicha da OSCAR MAYER, marca que virou sinônimo de uma categoria, se transformando em um verdadeiro ícone da culinária americana, e também conhecida por seus bacons suculentos e embutidos de alta qualidade. 

A história 
Tudo começou em 1883 com o imigrante alemão Oscar Ferdinand Mayer e seu irmão Gottfried - um legítimo “wurstmacher” ou “mestre na arte de fazer salsichas” - que haviam aprendido o ofício trabalhando em açougues da cidade de Detroit, e resolveram passar a fabricar e vender suas próprias salsichas alemãs, em um pequeno estabelecimento localizado na vizinhança germânica na zona norte da cidade de Chicago, estado americano de Illinois. Desde o início, as especialidades da pequena empresa eram: Bratwurst (salsichas feitas com carnes de porco, vaca e, por vezes, vitela), Weißwurst (salsichas brancas) e Liverwurst (linguiças de fígado). No primeiro dia os irmãos venderam um total de US$ 59 (o equivalente a US$ 1.800 hoje em dia). Mais tarde vieram os bacons, as banhas e os presuntos. Os produtos fizeram um enorme sucesso na região e os irmãos Mayer assistiram seu pequeno negócio crescer, introduzindo ideias criativas que revolucionaram a indústria alimentícia americana.
   

O tino comercial dos irmãos ficou bem claro quando devido à alta demanda por seus produtos, em 1900, eles começaram a entregar encomendas em carroças puxadas a cavalo nas casas dos fregueses. Era o começo do sistema de entrega à domicílio. Pouco depois, em 1904, os irmãos começaram a comercializar seus produtos com um nome (inicialmente com a marca Edelweiss) devido às imitações por parte de seus concorrentes. No ano de 1906, o serviço de inspeção alimentício (conhecido na época como Food Safety Inspection Service), aprovou os produtos da empresa, fazendo com que a marca ganhasse ainda mais credibilidade perante seus consumidores. Em 1919 a empresa passou a se chamar oficialmente Oscar Mayer & Co. Foi nesta época que a empresa experimentou uma expansão significativa quando adquiriu uma planta de processamento em Madison, estado de Wisconsin.
   

Na década de 1920, a marca apresentou muitas novidades que mudariam os hábitos de consumo alimentício do consumidor americano: introduziu, em 1924, o bacon em pedaços (fatias), que passou a ser comercializado envolto em papel celofane; para distinguir suas salsichas das marcas concorrentes, em 1929, começou a embalá-las em papel com uma fita amarela e o nome OSCAR MAYER e o selo de aprovação do serviço de inspeção alimentício; além do revolucionário método de empacotamento de produtos em pedaços a vácuo, que seria criado trinta anos mais tarde. Outra grande novidade foi a inauguração em 1941, na cidade de Madison, de um avançado centro de pesquisa, que tinha como objetivo o desenvolvimento de novas embalagens e métodos de empacotamento.
  

A higiene e conservação dos alimentos nas embalagens parecia ser uma obsessão para a empresa, tanto é que, em 1944, os produtos passaram a ser embrulhados com o tradicional papel amarelo mecanicamente, ou seja, sem nenhum contato humano. Nos anos seguintes seus produtos conquistaram ainda mais credibilidade no mercado em virtude da introdução de algumas medidas importantes: as linguiças passaram a serem empacotadas a vácuo (1950) e o pioneirismo em colocar data de validade nas embalagens dos produtos feitos a base de carne (1971). Além disso, Oscar, que ficou conhecido como “O Rei da Salsicha”, foi pioneiro na arte de prolongar a vida útil da carne industrializada. Fato que abriu o mercado externo para os produtos da empresa.
  

Sua internacionalização teve início em 1972, quando a empresa adquiriu a Prima Meat Packers de Tóquio, com a finalidade de introduzir seus produtos no mercado japonês. Era o começo de uma grande escalada internacional. Por quase um século a OSCAR MAYER permaneceu como uma empresa independente controlada pelos descendentes dos irmãos Mayer. Somente em 1981 os acionistas da empresa resolveram vender a OSCAR MAYER para a General Foods Corporation, que tinha condições ainda mais de expandir a fábrica, estimular as vendas e o negócio em geral. Esta década foi marcada por inúmeros lançamentos, como por exemplo, em 1998 com o LUNCHABLES, uma conveniente linha de refeições prontas para consumo, voltada para o público infantil, que incluía oito diferentes combinações entre carne, queijo, pizzas, nachos, tacos e bolachas. No ano seguinte a empresa foi adquirida pelo então gigante Kraft Foods (conheça essa outra história aqui).
  

Utilizando-se da enorme infraestrutura e, principalmente do poderio financeiro de sua nova proprietária, a OSCAR MAYER ampliou rapidamente sua linha de produtos, iniciando em 1990 com o lançamento da salsicha com menos gordura (batizada de OSCAR MAYER LIGHT); e em 2003 com a introdução da linha OSCAR MAYER DELI FRESH MEATS, composta por frios, como peito de peru, presunto, salame e rosbife, embalados com três opções de corte - fatias grossa, fina e muito fina. Em 2012 ocorreu o lançamento da OSCAR MAYER SELECTS, uma linha de frios e salsichas sem nenhum conservante artificial e ingredientes mais puros e naturais. Além disso, a marca lançou no mercado uma deliciosa linha de sanduíches prontos, disponível em várias combinações de recheios.
   

Em 2015, com a fusão da Kraft Foods com a H.J. Heinz (conheça essa outra história aqui), a marca passou a fazer parte do portfólio da The Kraft Heinz Company. Nos anos seguintes a OSCAR MAYER acompanhou a mudança de hábitos de consumo e iniciou o lançamento de produtos mais naturais e saudáveis, como por exemplo, salsichas e embutidos com grande redução de sódio. E também inovou, como em 2023 quando ingressou na categoria de café da manhã refrigerado para viagem com a linha OSCAR MAYER SCRAMBLERS: produto que vinha com pequenas porções de ingredientes cortados e separados para serem misturados com dois ovos frescos (não inclusos) na própria embalagem e levados ao microondas, resultando assim em uma espécie de omelete ou ovo mexido (quando despedaçado com o garfo), disponível em três variedades, incluindo Bacon & Velveeta (bacon e queijo Velveeta), Ham & Colby Jack (presunto e queijo Colby Jack) e Wiener & Cheddar (salsicha e queijo Cheddar). A nova linha foi amparada por uma enorme campanha que apresentava o slogan “Scramble Your Morning”.
  

Mais recentemente, em 2024, a marca apresentou uma grande novidade: OSCAR MAYER STUFFED DOGS, uma linha de salsichas com três opções de recheio (queijo, queijo apimentado e queijo Cheddar com pedaços de Jalapeño). Além disso inovou ao lançar os primeiros produtos vegetais da centenária marca, batizados de NotHotDogs (salsichas) e NotSausages (linguiças), que foram desenvolvidos para atender ao paladar e às preferências em evolução dos consumidores diante de alternativas à carne. Conhecida tradicionalmente por seus produtos de carne processada, a iniciativa reflete uma crescente busca por opções veganas provenientes de marcas renomadas e confiáveis, apresentando uma oportunidade de revigorar o segmento com novas referências em sabor e textura.
   

O ícone sobre rodas 
Você sabe o que é o “Wienermobile”? Trata-se de uma frota de veículos motorizados em forma de cachorro-quente, usada para promover e anunciar os produtos da OSCAR MAYER pelos Estados Unidos. Com o objetivo de divulgar a marca pelos Estados Unidos em 1936 foi criado um automóvel contendo a carroceria em forma de cachorro-quente, cuja base representava um pão e a parte superior uma enorme salsicha, e pintado nas tradicionais cores da marca, vermelho e amarelo. Batizado de WIENERMOBILE, a ideia de sua concepção foi de Karl G. Mayer, sobrinho do fundador da empresa. O automóvel custou a fortuna de US$ 5 mil na época e logo era visto rodando pelas ruas da cidade de Chicago divulgando as salsichas alemãs vendidas pela OSCAR MAYER, incluindo a distribuição de amostras grátis. Uma estratégia de marketing bastante simplória, mas que daria muito certo.
  

Entre 1950 e 1954 mais cinco novos veículos foram construídos sob chassis Dodge (conheça essa outra história aqui) e Jeep Willys (saiba mais aqui). Nessa época os veículos eram pilotados pelo personagem “Little Oscar” (representado por pessoas de baixa estatura vestidas com uniforme branco e ostentando um chapéu de chef), que visitavam lojas, escolas, orfanatos e hospitais infantis e participava de desfiles e festivais pelo país. A mascote da marca acenava para multidões e distribuía apitos que as crianças podiam usar para alertar outras sobre a presença do veículo em seu bairro. A marca assistiu o interesse em seus veículos diminuir nas décadas de 1960 e 1970, à medida que as ideias antigas de marketing e comunicação deram lugar a campanhas publicitárias mais contemporâneas. Mas quando colocou um Wienermobile de volta nas ruas para celebrar seus 50 anos, em 1986, descobriu toda uma geração de consumidores que estavam nostálgicos e sentindo saudades do carro cachorro-quente.
   

Diante disso, a marca resolveu encomendar seis novos e modernos modelos em 1988, montados pelo famoso designer industrial Brooks Stevens, desta vez usando chassis de vans Chevrolet (conheça essa outra história aqui). E aproveitou para lançar o programa “Hotdogger”, no qual jovens recém-formados eram contratados para dirigir o veículo em diferentes partes do país e até no exterior. Para 1995, uma nova versão aumentou o tamanho do veículo para 8,2 metros de comprimento e uma altura de 3,4 metros. Já em 2004, o Wienermobile recebeu um upgrade tecnológico, que incluiu sistema de GPS acionado por voz, uma central de áudio com microfone sem fio e buzina que tocava o famoso jingle da marca em 21 gêneros diferentes.
  

Em junho de 2017, a marca apresentou novos veículos temáticos (como mostra a imagem abaixo), incluindo o WienerCycle (triciclo), WienerRover (carro de controle remoto que anda em todo terreno) e WienerDrone (um drone em forma de cachorro-quente). Além disso, a marca divulgou que estava rebatizando o veículo - por um período limitado - para Frankmobile, como forma de promover uma nova receita para seu produtos a base de carne bovina. Atualmente este ícone sob rodas, que faz parte da cultura pop americana, conta com uma frota composta por seis automóveis, que rodam aproximadamente mil milhas por semana, ou 50.000 milhas por ano, participando de eventos promocionais, feiras, atividades escolares e datas comemorativas importantes. O interior do Wienermobile também é temático, com direito a bancos nas cores que representam ketchup e mostarda (melhores companheiros de um bom hot-dog) e até “manchas” desses condimentos no chão.
  

O veículo se tornou tão marcante na cultura americana, que um modelo está em exposição no Museu Henry Ford em Dearborn, estado do Michigan. A lenda do automobilismo americano - Al Unser Jr. - chegou a pilotar um Wienermobile no tradicional circuito de Indianapolis em 1988, chegando a atingir impressionantes 150 km/h. Ícone da marca OSCAR MAYER, o veículo foi parar inclusive em filmes e chegou a aparecer como destaque em um episódio de Os Simpsons. E o Wienermobile ganhou até réplicas em miniaturas - conhecidas como Wienerwhistles - produzidas pela Hot Wheels (conheça essa outra história aqui), que eram como brindes ou vendidas ao público em geral.
  

A imagem abaixo mostra a evolução de design do icônico veículo promocional da OSCAR MAYER ao longo dos anos.
  

A comunicação 
A marca OSCAR MAYER investiu desde cedo na comunicação: em 1917 já veiculava seu primeiro anúncio impresso. Anos depois, em 1950, patrocinou seu primeiro show televisivo. Mas foi em 1963 que a OSCAR MAYER se tornou extremamente popular com o lançamento do jingle “The Oscar Mayer Wiener Jingle”, escrito por Richard Trantlage e cantado por Philip Bova, exaustivamente veiculado nas rádios e televisões americanas. Rapidamente o jingle se transformou em um dos maiores sucessos na história da publicidade americana. 


Oh, I wish I were an Oscar Mayer wiener 
That is what I truly want to be 
‘Cause if I were an Oscar Mayer wiener 
Everyone would be in love with me. 

Devido ao enorme sucesso da primeira versão, uma segunda, mais completa, foi lançada pouco depois, em 1965 com o primeiro comercial de TV da marca. 


Oh, I’d love to be an Oscar Mayer wiener. 
That is what I'd truly like to be. 
‘Cause if I were an Oscar Mayer wiener, 
Everyone would be in love with me. 
Oh, I’m glad I’m not an Oscar Mayer wiener. 
That is what I’d never want to be. 
Cause if I were an Oscar Mayer wiener. 
There would soon be nothing left of me!
  

Em 2014 a OSCAR MAYER resolveu inovar e surpreender para divulgar o seu bacon menos famoso e conhecido, feito de peru (Turkey Bacon), sempre à sombra de seu parente suíno. Para isso, a marca utilizou uma comparação entre a carreira e a vida do pouco conhecido Michael Bacon com a do irmão, o ator Kevin Bacon. Diferente do irmão, Michael não era famoso, apesar de ser um compositor vencedor do Emmy e membro da banda The Bacon Brothers, e, por isso, uma das metas da campanha - batizada The Unsung Bacon - era que a conta no Twitter (atual X) do até então pouco conhecido superasse os números de seguidores de Kevin. Apesar de Michael não ter ganho muitos seguidores (foram aproximadamente 8 mil) em um mês de campanha, The Unsung Bacon gerou enorme engajamento e a marca OSCAR MAYER ganhou grande visibilidade. Assista aqui ao comercial da campanha.
    

Com uma rica história de união de milhões de pessoas pelo amor à carne - especialmente salsichas e bacons - em 2022 a OSCAR MAYER resolveu causar polêmica ao apelar a todos os amantes de bacon para que assumissem o compromisso e se absterem da saborosa indulgência durante 24 horas no Dia Mundial Vegano, celebrado em 1º de novembro. E para mostrar solidariedade aos veganos de todo o mundo, a marca eliminou a tentação do bacon que sua publicidade cria removendo-a da mídia paga e censurando, desfocando e removendo o bacon de suas mídias sociais. Além disso, a marca prometia recompensar com um suprimento vitalício dessa iguaria suína um felizardo que topasse o desafio. Os consumidores podiam participar para ganhar o cobiçado prêmio marcando dois outros amantes de bacon nas postagens da OSCAR MAYER nas mídias sociais.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo, muito semelhante ao atual, foi adotado em 1948. Após passar por uma modernização ma década de 1950, em 1989 foi apresentado um novo logotipo nas cores amarela e vermelha, que se tornariam tão associadas à marca. Esse tradicional logotipo passou por uma pequena alteração em 2010, quando foi levemente afinado e adotou uma nova tipografia de letra. Em 2021 a OSCAR MAYER apresentou seu novo logotipo com nova tipografia de letra e inversão de posição das bordas vermelha e amarela.
  

O popular logotipo da marca, um dos mais reconhecidos pela população americana, também pode ser aplicado com um fundo amarelo, como mostra a imagem abaixo.
  
Os slogans 
Keep it Oscar. (2021) 
Make Every Sandwich Count. (2020) 
A Fresh Way to Deli. (2019) 
For the Love of Hot Dogs. (2017) 
It’s Natural. It’s Oscar Mayer. (2016) 
It’s Deli Quality Every Time. It’s Oscar Mayer. (2016) 
It’s Holiday, Any Day Food. It’s Oscar Mayer. (2014) 
It’s Freshness Every Time. It’s Oscar Mayer. (2014) 
It’s Grown Up Food. It’s Oscar Mayer. (2014) 
It’s not you Everday Food. It’s Oscar Mayer. (2013) 
It’s Unanimous Food. It’s Oscar Mayer. (2013) 
It’s Yes Food. It’s Oscar Mayer. (2013) 
It’s What You See is What You Get Food. It’s Oscar Mayer. (2013) 
It doesn’t get better than this. (2010) 
For the love of the dog. (2009) 
Feeds their day. (2009) 
For the love of lunch. (2007) 
You can count on Oscar. (2006) 
Nutrition disguised as fun. (2004) 
America’s #1 Hot Diggity Dog. (1978) 
The first name in Bologna. (1973)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1883 
● Fundador: Oscar Ferdinand e Gottfried Mayer 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Kraft Heinz Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Carlos Abrams-Rivera 
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Salsichas, bacon, presunto e mortadela 
● Concorrentes diretos: Jennie O, Butterball, Ball Park, Hebrew National, SmithField, Nathan’s Famous, Hormel, Sara Lee, Bryan e Hillshire Farm 
● Ícones: O veículo Wienermobile 
● Slogan: Keep it Oscar. 
● Website: www.oscarmayer.com 

A marca no mundo 
A marca OSCAR MAYER, cujo faturamento anual é estimado em US$ 2.5 bilhões, produz uma completa linha de alimentos, incluindo salsichas, linguiças, bacons, embutidos fatiados - presuntos, salames, mortadelas, rosbifes e peito de peru - além de lanches prontos e carnes industrializadas, que são vendidos em 6 países ao redor do mundo, tendo a América do Norte como seu maior e mais importante mercado. A marca OSCAR MAYER domina o segmento de frios (embutidos) nos Estados Unidos com 33% das vendas no varejo, e é a segunda maior em vendas de bacon e salsichas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 22/5/2024 

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2 comentários:

Unknown disse...

gostaria de saber onde comprar as salsichas da Oscar Mayer, aqui no estado de São Paulo.

Anônimo disse...

Gostaria tbm de saber onde comprar aqui em sao paulo essa salsicha americana?