21.6.10

NUTRELLA


Pães integrais macios, fresquinhos e com ingredientes naturais que deixam qualquer sanduíche ou lanche deliciosos. Foi assim, com produtos de alta qualidade e sabor irresistível, que a marca NUTRELLA conquistou milhões de consumidores pelo Brasil afora, se posicionando como aliada na construção de uma rotina mais saudável. 

A história 
A história começou a ser contada na década de 1950 quando Albino Neitzke, filho de imigrantes alemães, abriu uma pequena padaria na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, onde fazia pães artesanais utilizando deliciosas receitas trazidas por seus pais da Alemanha. A dedicação e a qualidade do trabalho (ele misturava na massa as farinhas integral, de centeio e de linhaça) resultaram em desenvolvimento econômico e a família se mudou para Porto Alegre, onde inaugurou uma das mais tradicionais padarias da cidade: a Padaria Vitória. Com o tempo, os negócios prosperaram até que no dia 1º de janeiro de 1972 foi fundada a empresa Industrial de Alimentos Biscosul Ltda., com fábrica instalada na cidade de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre. Apenas um ano depois, graças ao espírito empreendedor do filho do fundador, Ari Neitzke, a indústria já era considerada uma das mais importantes no setor de panificação do país. A partir desta data, a empresa lançou a marca NUTRELLA e ingressou no competitivo mercado de panificação industrial.
  

Na década de 1990, a NUTRELLA foi pioneira ao investir em novos conceitos de produtos como uma completa linha de pães integrais (que continha vitaminas, soja e outros ingredientes de apelo saudável) e brancos light, que possuíam metade das calorias usuais. Após se tornar uma empresa reconhecida em toda a região sul pela qualidade e inovação de seus produtos, a NUTRELLA começou a expandir seu mercado de atuação. Em 2001, uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES), possibilitou a inauguração, em junho de 2002, de uma nova planta fabril na cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo. Desse momento em diante os produtos NUTRELLA começaram a ter presença constante nas prateleiras de grandes redes de supermercados em São Paulo, como por exemplo, Carrefour (saiba mais aqui) e Pão de Açúcar (conheça essa outra história aqui), que passaram a incluir cada vez mais os produtos da fabricante gaúcha nas gôndolas.
   

Mesmo enfrentando desafios típicos do crescimento, da dificuldade em obter capital a problemas de distribuição, em poucos anos os números mostraram que a NUTRELLA conseguiu superar essas barreiras. O faturamento mais que triplicou. Para brigar com marcas tradicionais como Pullman (saiba mais aqui), Wickbold (conheça essa história aqui) e Seven Boys (saiba mais aqui) na região sudeste, concorrer oferecendo simplesmente preços mais baixos não parecia ser uma saída rentável e sustentável no longo prazo.
   

Foi então que a NUTRELLA resolveu continuar investindo em inovação, lançando nos anos seguintes novos produtos para conquistar cada vez mais consumidores, como por exemplo, as linhas saudáveis de pães, feitas com ingredientes funcionais (grãos e cereais) e benefícios específicos, como pães para pessoas com diabetes, pressão alta ou com deficiência de cálcio; pães com mel e iogurte; torradas com zero de gordura trans; pães ricos em fibras; pão com 7 Grãos, resultado de um mix de grãos nobres, como girassol, aveia e soja, que possuía como apelo o enriquecimento com vitaminas A, D e E + Cálcio; uma linha de bolos integrais; mini bolos (porção individual para consumo fora do lar); a linha Nutrellinhas (pequenas bisnagas, ideais para a criançada aproveitar um lanche nutritivo e muito saboroso); e até panettones para a época de Natal.
  

O sucesso da marca chamou a atenção de gigantes do setor. E no dia 8 de maio de 2008 aconteceu o que parecia ser inevitável: o grupo mexicano Bimbo (conheça essa outra história aqui) adquiriu a fabricante gaúcha de pães, que ganhou um enorme poder de distribuição, aumentando com isso sua capacidade de expansão para outras regiões do país. Além disso, passou a contar com a experiência de um dos maiores grupos de panificação do mundo para desenvolver novos produtos, como por exemplo, torradas.
  

No ano seguinte, para atender a crescente demanda do mercado brasileiro em busca de produtos saudáveis, a NUTRELLA desenvolveu uma inédita linha de pães industrializados 100% naturais: Vitta Natural 100% Integral. A linha nasceu com três novos sabores: 14 Grãos, Grãos e Castanhas e Ameixa com Iogurte. Ingredientes exclusivos como açúcar demerara orgânico, açúcar mascavo, farinha de trigo integral, óleo de girassol e grãos inteiros compunham a receita dos produtos, gerando um resultado diferenciado em sabor e nutrição. Outra novidade foi a ampliação da linha de pães light que ganhou novos sabores como Linhaça e Cenoura, reforçando a preocupação da marca com uma alimentação nutritiva, com a adição do ingrediente betacaroteno, importante fonte de vitamina A. Em 2018 estreou no mercado a linha de pães NUTRELLA VIVA, produzida com farinhas de grãos germinados em três versões - “Frutificando”, pão integral com frutas, “Diversificando”, pão integral multigrãos e “Integralmente”, pão integral - e seguindo o conceito de Clean Label, que surgiu impulsionado pelos consumidores que buscam alimentos produzidos com ingredientes naturais e simples, fáceis de reconhecer, compreender e pronunciar.
   

Outra novidade da marca foi o lançamento do Pão Caseiro, especialmente desenvolvido para atender os consumidores que desejavam uma opção de pão mais rico e saboroso, e com uma grande novidade: ele vinha inteiro, para fatiar, de maneira que quiser. E, em 2013, expandiu seu portfólio de produtos com o lançamento do Panecitos, pães torrados disponíveis na versão normal e integral. Em 2015 a marca lançou a nova linha de bolos com zero açúcar e reduzido teor de gordura (vale ressaltar que, com o reposicionamento da NUTRELLA recentemente, a linha de bolos e torradas foi retirada do portfólio para focar exclusivamente em pães especiais).
  

Em 2020 a NUTRELLA investiu mais de R$ 15 milhões no lançamento da linha de pães Todo Natural, que conta com 4 novos sabores com cobertura de grãos inteiros por todo o pão. São eles Cranberry, Quinoa & Hibisco; Semente de Abóbora, Linhaça Dourada & Cenoura; Damasco, Canela & Chia; Castanha-do-Pará & Quinoa. A marca seguiu com sua proposta clean label, ou seja, o rótulo tem informações claras e sem termos técnicos, os pães são produzidos com poucos ingredientes, apenas os que os consumidores conhecem, sem aditivos químicos e sem conservantes artificias. Pouco depois, em 2022, foi lançado o sabor Aveia + Sementes Clássicas, elaborado para atender a busca dos consumidores por alimentos que permitam fazer refeições rápidas, saudáveis, mas sem renunciar ao sabor.
  

Atualmente, com rótulos limpos, ou seja, sem aditivos químicos e conservantes artificiais em sua composição, os pães da NUTRELLA também são Plant Based, com origem 100% vegetal. Única marca Clean Label da categoria no Brasil, suas receitas são compostas apenas com ingredientes conhecidos pelo consumidor como grãos, frutas, etc. Além de apresentar o selo “Todo Natural”, considerado mais uma importante sinalização da qualidade dos produtos, que facilita ainda mais a compreensão e garante maior destaque nos pontos de venda.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma remodelação em 2013. Apesar de manter a cor vermelha, o novo logotipo ganhou curvatura e um visual mais impactante.
  

O logotipo da NUTRELLA também pode ser aplicado em um fundo vermelho, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Bem-estar de grão em grão. (2024) 
Nutella. 100% Natural. (2022) 
Deliciosamente natural. Naturalmente fácil de entender. (2021) 
A melhor escolha é você. (2020) 
Todo Natural. (2019) 
Desperta um sorriso em você. (2014) 
A gente ama o que faz.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1 de janeiro de 1972 
● Fundador: Albino e Ari Neitzke 
● Sede (nacional): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Bimbo do Brasil Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Alfonso Argudín (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Pães 
● Concorrentes diretos: WickboldPullmanSeven Boys, Panco, Visconti, Lekker e Bauducco 
● Slogan: A melhor escolha é você. 
● Website: www.nutrella.com.br 

A marca no Brasil 
A NUTRELLA, marca de pães especiais da Bimbo Brasil, possui forte participação de mercado na região sul do país e comercializa sua completa linha de pães em mais de 2.500 pontos de vendas, incluindo também as regiões sudeste e centro-oeste. 

Você sabia? 
 Durante muito tempo, no alto da embalagem dos pães integrais, o nome alemão do produto era exibido com discreto orgulho de suas origens: Roggenbrot (pão de centeio), Schwarzbrot (pão preto) e Leinsamenbrot (pão de linho). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/7/2025 

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