Limpar a pele diariamente é mais fácil do que se possa imaginar. Com a linha de cuidados com a pele CLEAN & CLEAR você garante uma rotina de higiene, tonificação e tratamento eficazes. Controlar a oleosidade, prevenir e tratar a acne, mantendo a pele sempre limpa, bonita e saudável. Por isso, a marca se tornou extremamente popular entre as adolescentes que vivem ás turras contra as indesejáveis espinhas no rosto.
A história
A tradicional marca foi originalmente desenvolvida em 1956 pela empresa americana de cosmético Revlon (para conhecer a história deste ícone clique aqui), e lançada no mercado em 1957 como uma linha de produtos para os cuidados de peles sensíveis. O nome CLEAN AND CLEAR (inicialmente escrito sem o símbolo do &) foi baseado nos produtos que não continham em sua formulação fragrâncias e não deixavam resíduos depois de serem aplicados. A linha inicialmente continha apenas cremes para o rosto. Somente em 1986, a marca resolveu ampliar sua linha de produtos com o lançamento de sabonetes e loções em barra, enquanto o xampu com condicionador de cabelo seria introduzido em 1989. Após mais de três décadas como uma pequena marca escondida no enorme portfólio de produtos da Revlon, a empresa resolveu vender a CLEAN & CLEAR para a Johnson & Johnson em 1991, para direcionar seu foco no segmento de maquiagens.
A nova proprietária resolveu rejuvenescer e relançar a marca no mercado em 1993 com um novo posicionamento, contendo produtos para o controle da acne (sabonetes e cremes) e voltar suas campanhas publicitárias para um público adolescente, especialmente garotas, que nesta época da vida enfrentam enorme desconforto com espinhas e acne no rosto. E como esse público queria produtos mais eficazes e que funcionassem de forma mais rápida, a marca lançou uma linha anti-acne com foco na rapidez que o produto tratava o problema, que era em questão de horas. A marca adotou o slogan “Clean & Clear and Under Control” e foi posicionada com preços mais acessíveis que a Neutrogena, outra marca de cuidados com a pele da Johnson & Johnson.
Nos anos seguintes a marca CLEAN & CLEAR foi introduzida em vários países ao redor do mundo, incluindo o Brasil (em 1995), e teve sua linha de produtos ampliada para também atingir um público mais velho, através de eficientes produtos de limpeza, tonificação e tratamento facial como sabonete facial (etapa de limpeza), adstringente (etapa de tonificação que remove os resíduos e impurezas da pele, ajudando a combater a oleosidade sem precisar enxaguar) e hidratante facial (etapa de tratamento), que atendiam todas as necessidades diárias da pele. Além disso, após identificar em pesquisas que cada vez mais crianças e pré-adolescentes começavam a usar algum tipo de maquiagem diariamente, para irem inclusive à escola, não apenas para sair, a marca desenvolveu produtos de limpeza, que estão dentro deste novo hábito, como removedores de maquiagem e lenços de limpeza facial.
Nesse período, alguns lançamentos fizeram enorme sucesso, como por exemplo, a linha Clean & Clear Advantage (2000), composta por produtos anti-acne como hidratantes, esfoliantes e produtos de limpeza facial. Essa linha foi listada entre os 10 principais produtos de tratamento de acne dos Estados Unidos. Além disso, em 2004 ocorreu o lançamento da linha Clean & Clear Morning Burst, composta por sabonetes e limpadores faciais contendo vitamina C, que seria expandida para o segmento de lavagens corporais em 2011 e, em 2014, o limpador facial desta linha foi listado entre as 20 principais marcas de cuidados da pele do mercado americano, com 4.5% de participação.
Outro sucesso foi o lançamento da linha Clean & Clear Energy Morning, composta por adstringente (exclusiva fórmula com extrato de fruta cítrica e Ginseng que limpa profundamente os poros, removendo o excesso de oleosidade e impurezas sem ressecar), hidratante facial (exclusiva fórmula com extrato de fruta cítrica e Ginseng que combina agentes não oleosos com pequenas partículas iluminadoras, que deixam a pele naturalmente hidratada e com uma aparência saudável, promovendo o equilíbrio e ajudando a hidratar as partes secas da área do rosto sem deixar a sensação de pele oleosa) e gel de limpeza facial (contém microesferas nutritivas, que dissolvem suavemente, liberando vitaminas e uma fragrância cítrica refrescante, removendo ainda as impurezas e oleosidade acumuladas durante a noite, deixando a pele limpa e energizada).
Atualmente a linha CLEAN & CLEAR é composta por aproximadamente 60 produtos, entre os quais sabonetes faciais (limpa profunda e eficazmente a pele evitando o aparecimento da acne), adstringente limpeza profunda (eficiente no combate a oleosidade, evitando o acúmulo de resíduos como sujeira e células mortas nos poros), hidratante facial anti-acne (hidrata e ajuda a prevenir a acne sem deixar resíduos oleosos na pele), gel secativo (possui ação secativa que ajuda no tratamento das espinhas de maneira rápida e eficiente), loção removedora de maquiagem (remove sujeira, oleosidade e maquiagem, inclusive de longa duração), gel anti-acne de ação rápida (com Acelera Complex, que ajuda a eliminar espinhas mais rapidamente), adstringente anti-cravos (desenvolvido especialmente com ácido salicílico, que ajuda a remover a camada de impurezas e oleosidade que causam o cravo), sabonete esfoliante anti-cravos (especialmente formulado para prevenir cravo) e o creme de limpeza facial Deep Action (remove a sujeira, oleosidade e maquiagem do rosto em uma só etapa, sem a necessidade de enxaguar).
Hoje em dia, a equipe de investigação e pesquisa da CLEAN & CLEAR dedica-se intensamente para compreender os diferentes requisitos dos mais variados tipos de pele e, assim, desenvolver uma vasta gama de produtos para se adequar a todos os tipos de pele. Com a confiança de milhões de mulheres ao redor do mundo, uma das marcas líderes em cuidados com a pele ganhou o apoio de sua fórmula livre de alérgenos, o que torna a pele naturalmente clara, livre de óleo e sem qualquer problema ou poros entupidos.
Há anos a marca CLEAN & CLEAR tem sua comunicação voltada especialmente para adolescentes. E suas campanhas, sabem como poucas, tratar as aflições, anseios e falar “a língua” dessas adolescentes. Um exemplo disso foi a campanha “See the Real Me” (“Veja o Verdadeiro Eu”), que em 2015 teve como protagonista Jazz Jennings, garota transgênero de 14 anos. Na campanha, a menina falava um pouco sobre suas dificuldades e mostrava como, apesar de todo o preconceito que já sofreu, ela podia hoje fazer novas amigas que a aceitavam como ela é. Além de promover os produtos de cuidados com a pele, a campanha convidava as pessoas a dividirem suas histórias utilizando a #SeeTheRealMe, para promover a beleza natural.
O logotipo da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Inicialmente chamada de CLEAND AND CLEAR, seu logotipo era na cor vermelha. Somente em 1991, depois da aquisição da marca pela Johnson & Johnson, o logotipo ganhou o símbolo do &, o tradicional fundo azul (retangular) e uma nova tipografia de letra. Em 2003, a identidade visual adotou uma nova tipografia de letra e o fundo azul perdeu os detalhes e teve os cantos arredondados. A última remodelação ocorreu em 2009, quando o fundo azul ganhou um tom mais claro e formato mais quadrado e uma nova tipografia de letrada foi adotada.
Be Loud. Be Clear. Be You. (2018)
Clean, Clear and Confident. (2007)
Clean & Clear and Under Control. (1993)
Clean & Clear é sua pele saudável.
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1957
● Criador: Revlon
● Sede mundial: New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Alex Gorsky
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cosméticos
● Principais produtos: Produtos dermatológicos para limpeza e tratamento facial
● Ícones: Os sabonetes anti-acne
● Slogan: Be Loud. Be Clear. Be You.
A marca no mundo
Atualmente a completa linha de produtos da marca CLEAN & CLEAR, uma das mais conceituadas do segmento, é comercializada em aproximadamente 50 países ao redor do mundo e está disponível em drogarias e grandes varejistas especializados. A marca é uma das mais importantes do enorme portfólio da Johnson & Johnson, com faturamento anual superior a US$ 1 bilhão. Estados Unidos, Índia e Reino Unido são três importantes mercados para a marca.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 11/1/2021
Um comentário:
ótimos comentários. Este produto é perfeito. Comentei sobre ele no meu blog também, confira! Forte abraço.
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