2.8.21

DOWNY


Evita que suas roupas tenham bolinhas, desbotem e laceiem. E ainda as mantém com um perfume irresistível, macias e radiantes ao longo do tempo. Downy cuida de suas roupas favoritas, protegendo-as contra danos causados na lavagem e dos maus odores, adicionando um perfume incrível a elas que dura muito além do varal. Por isso, há mais de seis décadas, Downy vem trazendo maciez e perfumes agradáveis para as roupas de milhões de pessoas ao redor do mundo. 

A história 
A história começou em 1960 quando a Procter & Gamble (conheça essa outra história aqui) lançou como teste no mercado americano o amaciante líquido Downy, desenvolvido para neutralizar a sensação áspera e rígida dos tecidos que os detergentes deixavam. O novo produto revolucionou o segmento ao oferecer o dobro da concentração das marcas concorrentes. Desde então, Downy ensinou as donas de casa americana a derramar uma pequena tampa do líquido azul no ciclo de enxágue para trazer frescor e maciez para as roupas. Downy seria lançado nacionalmente em dezembro de 1961. A capacidade superior de Downy de suavizar e perfumar seriam importantes para que conquistasse a posição de líder de mercado na categoria de amaciantes de tecidos nos Estados Unidos.
   

Em 1963 o produto foi lançado na Europa, inicialmente na Alemanha, com a marca Lenor, que desde então tem se mantido consistentemente inovadora e dedicada a fornecer a melhor suavidade e frescor possíveis para as roupas. Uma década mais tarde, Lenor chegaria ao enorme mercado britânico. Em 1987, inovou ao lançar as folhas de amaciantes para secadoras que moviam a marca para um segmento além da lavadora e que forneciam suavidade e redução de aderência estática ao tecido, eliminando assim pelos e fiapos. Em 1990, os produtos da marca Downy foram lançados no mercado mexicano. Em 2011, a marca lançou uma novidade: Downy Unstopables™ In-Wash Scent Boosters, um intensificador de perfume que revolucionou o segmento com uma fragrância luxuosa e duradoura. Eram pequenas cápsulas para serem adicionadas às roupas durante o ciclo de lavagem. A promessa do produto era manter o perfume da roupa recém-lavada por até três meses.
  

Somente em 2011 a marca Downy chegou oficialmente ao Brasil, apresentando as consumidoras uma fórmula concentrada, que rendia 4 vezes a dose dos amaciantes diluídos comuns, e deixava as roupas perfumadas o dia todo. Era a combinação perfeita entre maciez e perfume duradouro graças às cápsulas de perfume em sua fórmula, que se rompiam com o movimento e deixavam as roupas perfumadas o dia todo. Inicialmente o produto foi oferecido nas versões Brisa de Verão, Lírios do Campo, Jardim de Rosas, Frescor da Primavera e Amanhecer Tropical. Já no mercado americano, em 2012, a marca lançou o Downy Fresh Protect Odor Shield, no qual as já conhecidas cápsulas de Downy ganharam uma nova tecnologia de Proteção contra maus odores, que protegia as roupas de maus odores internos (como o suor) e externos (como fritura, poluição), garantindo ainda mais um perfume duradouro nos tecidos.
   

A partir de 2014, Downy começou a conquistar a confiança das consumidoras brasileiras e iniciou o lançamento de produtos inovadores, como por exemplo, com a linha Perfume Collections, que trazia fragrâncias sofisticadas como Passion, que continha notas de rosas, flor de laranjeira e madeira, e Authentic Beauty, um perfume refrescante com notas de mel, água e maçã-verde. Em 2015, já que sua reconhecida fórmula amaciante mostrava-se igualmente eficaz na proteção dos tecidos contra os danos da lavagem e secagem regulares (alongamento, desbotamento e fiapos), Downy adotou um novo posicionado de mercado como “condicionador de tecidos”. Em 2017, a marca apresentou novidades ao mercado brasileiro: Downy Suave & Gentil, com uma fórmula hipoalergênica, ideal para lavar as roupas dos bebês com segurança e, ainda, deixar um perfume suave e duradouro.
   

Pouco depois, em 2019, a marca americana lançou o Downy Sport, produto, desenvolvido especialmente para roupas esportivas, com tecnologia que bloqueia odores intensos e não danifica as fibras do tecido, mantendo suas cores e elasticidade. Outras novidades do ano foram: Downy Naturals, uma linha com inspiração na natureza, nas versões Coco e Menta e Flor de romã e Baunilha, com perfumes frescos e delicados. Os novos produtos chegaram ao mercado com 0% de corantes e ativos biodegradáveis. E ainda este ano, a marca ingressou em uma nova categoria de produto no mercado brasileiro com o lançamento de Downy Casa Passa Fácil, para facilitar o ato de passar roupas e trazer ainda mais perfume para os tecidos. Além disso, Downy passou a utilizar plástico reciclado nas garrafas de toda sua linha de produtos, mostrando assim sua preocupação com o meio-ambiente.
  

No mercado brasileiro a marca ganhou ainda mais popularidade em 2020 quando convocou a carismática Dona Hermínia, personagem criada pelo saudoso ator e comediante Paulo Gustavo, dona de casa (conhecida pelos seus famosos bobes no cabelo) e fã declarada da marca, para estrelar sua linha de comunicação. Com o título “Por que Downy?”, a nova campanha da marca reforçava todos os benefícios do produto, destacando as vantagens do amaciante concentrado e o perfume, diferencial da marca reconhecido pelos consumidores. Os vídeos da campanha traziam Dona Hermínia apresentando os diversos produtos da marca, com destaque para Downy Brisa de Verão, que já era conhecido por todos os amantes e consumidores da marca, e o Downy Água Fresca, lançado nesse ano, que oferecia uma fragrância suave e refrescante.
  

Em 2021, sempre buscando surpreender com produtos de alta tecnologia e ao mesmo tempo inspirando um impacto positivo no meio-ambiente e na sociedade, a marca revelou a sua primeira garrafa de papel para os amaciantes de roupas Lenor (como a Downy é comercializada na Europa). O lançamento constituirá a base de um teste para delinear a estratégia para aumentar a embalagem de papel e incorporá-la mais amplamente no portfólio da marca. É a primeira garrafa do tipo produzida em escala, feita a partir de papel certificado por FSC e tem inicialmente uma fina barreira de plástico interna, feita a partir de PET reciclado pós-consumo.
   

Os produtos Downy adicionam vida, cuidado e perfume às suas roupas, enquanto permanecem comprometidos com a sustentabilidade e o meio-ambiente. Por isso, a marca trabalha incansavelmente para aprimorar os cuidados com os tecidos e trazer inovações relevantes, que façam diferença em todo o processo de cuidado com as roupas, a fim de contemplar as necessidades dos consumidores, facilitando e perfumando o seu dia a dia. Além disso, Downy sabe que cada um tem a sua necessidade e seu perfume preferido, aquele que se encaixa melhor com a sua personalidade, e é por isso que incansavelmente busca novas tecnologias e fragrâncias, a fim de oferecer a opção e a solução perfeitas para cada um.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Sempre utilizando a cor azul (em diferentes tons) ao longo de sua história, o logotipo foi adotando tipografias de letra mais modernas e impactantes. A atual identidade visual foi adotada em 2015 e, além de uma nova tipografia e a cor azul-escura, ganhou um símbolo.
  

Apesar dos produtos serem comercializados com o nome de LENOR na Europa, Rússia e Japão, a identidade visual segue o mesmo padrão de Downy, incluindo o design das embalagens.
  

Os slogans 
Bring out the #Softside. (2013) 
Forever downy. Forever young. (2013) 
Fell More. (2010) 
It’s a beautiful feeling. (2005) 
Feels much more than just in your clothes. (2003) 
A noticeable improvement. (1975) 
The April fresh smell of Downy. Your family’s bound to notice. (1973) 
And you thought Downy was only a fabric softener. (1973) 
Vista-se de perfume o dia todo. (2017, Brasil) 
Vista-se de perfume todos os dias. (2013, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1960 
● Fundador: Procter & Gamble 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Procter & Gamble Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: David Taylor 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e limpeza 
● Principais produtos: Amaciantes de roupas 
● Concorrentes diretos: Comfort, Clorox, Woolite, Bounce, Snuggle, Gain, Brisk, Purex, Ypê, Fofo e Mon Bijou 
● Slogan: Vista-se de perfume o dia todo. 
● Website: www.downy.com.br 

A marca no mundo 
Presente em aproximadamente 50 países ao redor do mundo e líder de mercado nos Estados Unidos e no Canadá, a Downy (conhecida na Europa como Lenor), marca de amaciantes pertencente à poderosa Procter & Gamble, tem faturamento anual estimado em mais de US$ 1 bilhão. 

Você sabia? 
As máquinas de lavar podem bater as roupas até 3.000 vezes em uma lavagem, reduzindo muito a sua vida útil. Porém, quando lavadas com amaciante Downy, elas ganham proteção e tendem a durar por muito mais tempo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômio), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/8/2021 

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