9.7.21

LOACKER


A Itália, conhecida por sua gastronomia cheia de sabor, é também o berço dos melhores wafers do mundo. E esses wafers levam a marca Loacker, que há mais de 95 anos tem criado biscoitos leves e crocantes e confeitos de chocolate ricos e saborosos bem no coração dos Alpes italianos. 

A história 
Tudo começou no dia 3 de abril de 1925, quando o confeiteiro austríaco Alfons Loacker abriu uma modesta confeitaria em Bolzano, uma pequena cidade montanhosa na região mais ao norte da Itália. Inicialmente Alfons se especializou na elaboração de produtos finos da confeitaria europeia, como tortas e bolos. Pouco depois se concentrou na fabricação de produtos panificados que reteriam seu frescor por longos períodos de tempo. Com isso, Alfons utilizou a clássica receita austríaca de wafer para criar e começar a fabricar artesanalmente o delicioso “wafer Bolzano”, uma bolacha deliciosa, crocante e fina, recheada com o mais delicioso creme de chocolate. Ele era tão bom em seu ofício que rapidamente se tornou famoso em toda a região por seus wafers deliciosamente frescos e naturais. A receita de seu sucesso era a arte de fazer confeitos finos apenas com os melhores ingredientes.
  

Na década de 1940, Alfons começou a vender os primeiros wafers embalados com a marca Loacker. Felizmente, a paixão de Alfons por wafer foi passada para seu filho Armin, que assumiu o cargo de gerente de produção da empresa em 1958. Entre 1967 e 1969, a compra do primeiro forno automatizado para wafers impulsionou exponencialmente a produção e, posteriormente, as exportações graças à nova embalagem stay-fresh, que mantinha os produtos sempre frescos. A partir desse momento a linha de produtos começou a ser ampliada, mas sempre mantendo os clássicos wafers à frente. Os ingredientes originais, leite de qualidade, frutas vermelhas, baunilha, chocolate 100% requintado, framboesas amadurecidas ao sol, mirtilos colhidos à mão, flocos de coco finamente ralados, óleo essencial de limões sicilianos e laranjas italianas e, claro, as avelãs da Toscana, davam aos produtos uma qualidade e sabor únicos.
  

Na década seguinte, em 1974, a produção foi transferida para Auna di Sotto, uma cidade situada a 1.000 metros acima do nível do mar, no coração dos Alpes Italianos, de onde é possível desfrutar da vista mais deslumbrante da Montanha Sciliar/Schlern. No ano seguinte, a distribuição dos produtos Loacker no norte da Itália começou e, graças a uma crescente demanda global, novos mercados como Oriente Médio, China ou Japão se abriram. A presença da Loacker em pontos de venda importantes, como aeroportos e ilhas turísticas, ajudou a melhorar o conhecimento da marca e de seus deliciosos wafers.
  

Em 1994, a Loacker lançaria seu produto de maior sucesso: Quadratini (que em italiano significa “pequenos quadrados”), wafers cortados em cubinhos no tamanho de deliciosas mordidas. Cada biscoito media cerca de 1x2x2 cm, com cinco camadas de wafer e quatro camadas de recheio em diversos sabores. Por serem vendidos em pequenos saquinhos práticos para carregar, rapidamente Quadratini se tornou um snack popular e de dar água na boca, para o lanche em casa, na escola, no trabalho e na viagem. Nos Estados Unidos, Quadratini é frequentemente vendido em lojas de alimentos naturais, pois não contêm sabores e corantes artificiais ou conservantes e tem 0 gramas de gordura trans. Apesar do sabor mais popular ser o Quadratini Napolitaner (avelã), a linha oferece outros deliciosos recheios como chocolate, chocolate duplo, chocolate amargo, leite e cacau, baunilha, coco, amêndoa, limão, laranja, maçã, chá verde, iogurte de framboesa, iogurte de mirtilo, além de sabores especiais como Tiramisù, Cappuccino e Espresso.
  

Os três netos de Alfons - Ulrich, Andreas e Martin - juntaram-se a Loacker em meados da década de 1990. Ulrich, na administração, conduziu a empresa à liderança mundial no mercado de wafer. Andreas passou a cuidar da pesquisa e desenvolvimento, aquisição de ingredientes e sustentabilidade. E Martin começou a desenvolver novos produtos, sem nunca perder de vista as receitas de seu avô, que ficaria muito orgulhoso do sucesso da invenção de seu delicioso wafer. No final desta década, em 1999, com a forte e crescente demanda global por seus produtos, a empresa inaugurou uma moderna fábrica em Heinfels, cidade austríaca na entrada de um vale idílico mil metros acima do nível do mar, para a produção de wafers e cremes, bem como especialidades de chocolate.
  

Em 2007, a empresa resolveu ingressar diretamente no segmento de varejo com a inauguração da primeira unidade do Loacker Café na cidade de Brennero, voltando assim às suas origens como confeitaria. O local, uma espécie de loja/confeitaria, vende uma grande infinidade de produtos da marca (entre wafer, confeitaria e chocolate), incluindo exclusivas caixas para presente, além de tortas, doces frescos, salgados e cafés. Com decoração moderna e aconchegante, que remete a natureza e as famosas Dolomitas, é uma parada tranquila e relaxante para um café da manhã, um almoço leve ou desfrutar de um doce no meio da tarde. Atualmente existem 4 unidades localizadas em Bolzano, Brennero e Heinfels (Áustria).
  

A Loacker é famosa por seus deliciosos wafers, oferecidos em diversas formas, tamanhos e recheios. A linha mais tradicional é chamada de Loacker Classic, onde os biscoitos são formados por três finos e delicados wafers com duas camadas de creme, disponíveis em diversos sabores. O mais vendido é o Napolitaner (três wafers crocantes e duas camadas de delicioso recheio de creme de requintadas avelãs italianas). Já os Loacker Minis são wafers em miniaturas. A linha Loacker Snack oferece uma deliciosa barra de wafer com três camadas de recheio de creme entre quatro wafers crocantes. A Loacker Maxi oferece biscoitos com seis camadas de wafers crocantes e cinco camadas de creme. A Loacker Chocolat oferece biscoitos com três wafers crocantes e duas camadas do delicioso recheio de creme de avelã, cobertos com o melhor chocolate ao leite. E a Loacker Thins são biscoitos com dois wafers e uma fina camada de recheio. Existe ainda o wafer para ser consumido gelado (como sorvete), formado por dois grandes wafers crocantes com recheio delicado de creme de limão. Mais recentemente a marca lançou seu primeiro wafer com recheio salgado, no sabor queijo.
  

A marca italiana ainda oferece delícias como: Gardena (combinação extraordinariamente rica de recheio de creme - disponível em vários sabores - com nada menos que cinco camadas de wafer crocante, todas cobertas por chocolate ao leite), Tortina (pequenas tortas redondas de chocolate com recheio de wafers e creme), Patisserie (dois wafers crocantes, um generoso recheio de creme de avelã e pedaços crocantes de avelã torradas, coberto por chocolate ao leite), Choco Snacks (uma barra formada por wafers crocantes e três camadas do delicioso creme de leite 100% alpino com pedaços de cereais crocantes, coberta com chocolate ao leite) Nut Selection (dois biscoitos redondos de merengue, creme de avelã e cobertura de chocolate ao leite decorado com grãos de avelãs crocantes), Chip Choc (cookies com lascas de chocolate) e Snowflakes (biscoito macio e crocante, cuja base é coberta por uma leve camada de chocolate ao leite). A Loacker ainda possui uma linha de chocolates que levam wafers no recheio, pralinés e até o famoso creme de avelã em potes, para concorrer com a também italiana Nutella (conheça a história dessa marca aqui).
   

A característica mais importante dos produtos Loacker é a sua qualidade. Para a marca italiana os principais pilares desta filosofia de qualidade são o respeito pela natureza e o meio ambiente, a seleção dos melhores ingredientes naturais e genuínos e a utilização de tecnologias de produção e embalagem. Tudo isso garante que milhões de consumidores em todo o mundo escolham a Loacker. Dê uma mordida no wafer crocante, experimente o delicioso recheio de creme e tente resistir a essa clássica tentação italiana.
   

Administrada hoje pelos netos do fundador, a Loacker continua a aplicar um trabalho artesanal cuidadoso na fabricação de seus deliciosos produtos, sempre escolhendo as melhores avelãs italianas, baunilha natural, chocolate puro, leite cremoso e, claro, água fresca da montanha dos Alpes Italianos. Sem sabores artificiais. Sem corantes artificiais. Sem conservantes. A empresa, que sempre esteve atenta às questões de sustentabilidade ambiental e social, reforça o seu compromisso a cada dia, escolhendo fornecedores de forma responsável e celebrando contratos de longo prazo, no respeito pela terra e pelos agricultores.
  

A divertida comunicação 
A empresa está instalada desde 1974 aos pés da colina Sciliar/Schlern, segundo lendas uma região habitada por personagens mitológicos e lendários, como bruxas, gnomos, gigantes e fadas com poderes mágicos, que vivem nas florestas e prados. Essas histórias se originaram ali e foram passadas de geração em geração, contando como as colinas da montanha foram o lar dessas criaturas com poderes especiais por séculos. Aproveitando isso, a marca começou a se tornar popular entre os italianos em 1983 quando lançou seu primeiro comercial na televisão, que apresentou ao público os Loacker Gnometti, simpáticos e carismáticos gnomos. Eles se tornaram conhecidos também pelo jingle que cantavam: “Descemos das montanhas, das montanhas do Tirol, vamos todos cantar em coro, Loacker, que bondade”.
   

O mundo dos Gnometti repousa nas colinas do Sciliar/Schlern, no coração das Dolomitas, onde a natureza ainda é o personagem principal e o ar e a água dos riachos são limpos e cristalinos. A pequena aldeia dos gnomos está localizada ali, onde eles levam uma vida feliz e alegre e onde todas as manhãs trazem a bondade da Loacker para o resto do mundo. Eles fizeram tanto sucesso que ajudaram a Loacker a conquistar a liderança no mercado italiano.
   

Essa divertida turma se tornou com o tempo o símbolo da genuinidade das famosas bolachas e a gula dos biscoitos que uniram gerações inteiras de italianos. O chefe indiscutível é Mestolo; seguido por Ciocolotto, um verdadeiro gênio do chocolate; e Mimmola, a mãe da aldeia. Tem ainda o Cialdino, que pode contar tudo sobre wafers; e a charmosa Vanigliola, que sabe tudo sobre a flor da baunilha e a magia dos aromas. Já o Nocciolo seleciona e processa habilmente avelãs e, por último, mas não menos importante, Quadratolo, o inventor do Quadratini.
  
Essas pequenas criaturas que descem dos vales das Dolomitas onde vivem, para nos dar a bondade de quase um século de tradição familiar da Loacker, são populares e aparecem na comunicação da marca até os dias de hoje. O vídeo abaixo mostra alguns comerciais ao longo dos anos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por acentuadas remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação ocorreu por volta de 1960 quando o logotipo adotou um retângulo vermelho com quatro círculos brancos e o nome da marca dentro. Em meados da década de 1980, foi adotado o tradicional logotipo formado por um retângulo vermelho com o nome da marca em branco e uma nova tipografia de letra.
  

Depois, esse tradicional logotipo se tornou quadrado e ganhou a adição do desenho da montanha Sciliar/Schlern, que faz parte das belas Dolomitas Italianas. Em 2021, a marca modernizou sua identidade visual, que ganhou um formato mais arredondado na parte inferior.
  

As Dolomitas, cordilheira nos Alpes da Itália, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, tem uma ligação forte com a marca Loacker. A empresa nasceu em Bolzano, considerada a “porta das Dolomitas”, e no ano de 1974 se transferiu para Auna di Sotto, com vista privilegiada da montanha Sciliar/Schlern, que faz parte das Dolomitas. Com picos que possuem mais de 3 mil metros de altura, a cordilheira das Dolomitas possui esse nome em homenagem ao geólogo francês Deodát Dolomieu. Ao pesquisá-las ele descobriu que suas propriedades geológicas são diferentes das demais montanhas da região. Elas possuem certo tom esbranquiçado devido à predominância de carbonato duplo de cálcio e por isso também são carinhosamente chamadas de “Montanhas Pálidas”.
   

Os slogans 
Più che buono. (2021)
Loacker, pure goodness. 
Loacker, che bontà! 
Il gusto per passione.
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 3 de abril de 1925 
● Fundador: Alfons Loacker 
● Sede mundial: Auna di Sotto, Itália 
● Proprietário da marca: Loacker S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Ulrich Zuenelli
● CEO: Andreas Loacker 
● Faturamento: €346.5 milhões (2020) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Biscoitos wafers, bolachas recheadas e chocolates 
● Concorrentes diretos: Bahlsen, Manner, Balocco, Tunnock’s, Hans Freitag, Callebaut e Bauducco 
● Ícones: Quadratini e os Gnometti 
● Slogan: Loacker, pure goodness. 
● Website: www.loacker.com 

A marca no mundo 
Atualmente a Loacker é uma das principais fabricantes de wafers e biscoitos de chocolate especiais, líder em vendas com 60% do mercado italiano e está presente em mais de 100 países nos 5 continentes. Os países onde se consome mais produtos Loacker são Itália, Arábia Saudita, Austrália e Israel. A empresa, com sede nas Dolomitas italianas e que possui fábricas em Bolzano, Auna di Sotto e Heinfels (Áustria), oferece uma deliciosa linha com mais de 200 produtos e faturou mais de €346 milhões em 2020. A marca produz cerca de 850 milhões de unidades de wafers e bolachas de chocolates todos os anos. Além disso, aproximadamente 5 toneladas de avelãs torradas são processadas diariamente. 

Você sabia? 
O nome “wafer” provavelmente deriva do inglês arcaico, de “waba” (favo de mel), devido à semelhança entre a textura do favo de mel e a textura do wafer. E foi em 1898, que um jovem vienense chamado Joseph Manner lançou as bases para o sucesso mundial do wafer. Ele foi o responsável pela invenção do Napoliter Wafer, 5 camadas de wafer recheado com creme de avelã, com um peso total de 7,5 gramas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/7/2021 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Anônimo disse...

show. muito bom esta postagem, esclarece muito sobre as marcas.

canecas personalizadas