11.6.06

7UP®


Antes de ser um simples refrigerante de sabor cítrico 7UP® é uma atitude. Através de anos e anos de um forte e competente marketing a marca se transformou em uma das preferidas do público jovem, fazendo com que seus produtos façam parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Isto porque é um produto único pelo seu poder refrescante e sabor inigualável e que tanto pode ser consumido sozinho ou misturado com outras bebidas. 

A história 
A história do refrigerante começou em meados da década de 1920 quando Charles Leiper Grigg utilizou seus 30 anos de experiência em vendas e marketing para criar a empresa The Howdy Company na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri, cuja intenção era comercializar refrigerantes. Para criar o famoso refrigerante cítrico (lima-limão) ele combinou sete sabores naturais em tais proporções que ao serem engarrafados resultariam em um sabor único e refrescante. Para chegar à fórmula final ele demorou dois anos combinando mais de 11 diferentes formulações. O produto foi introduzido oficialmente no mercado americano somente em outubro de 1929, vendido em garrafas de 7 onças e posicionado como uma bebida refrescante a base de lima-limão com o slogan “Flavor Wallop”, competindo naquela época com mais de 600 marcas de refrigerantes.
  

O nome original do refrigerante era “Bid-Label Lithiated Lemon-Lime Soda”, passando em 1933 a chamar-se 7UP® Lithiated Lemon Soda que soava mais comercialmente. Na época diziam que o refrigerante era bom para curar a ressaca e, que por possuir Citrato de Lítio em sua formulação, era muito usado para combater a depressão, já que na época o Citrato de Lítio era muito usado como estabilizador de humor nos sanatórios para tratar depressão maníaca e distúrbio bipolar. Na campanha publicitária seguinte, o logotipo da marca aparecia com asas e o refrigerante era descrito como “A Glorified Drink in Bottles Only. Seven Natural Flavors Blended Into a Savory, Flavory Drink With a Real Wallop”.
   

Em 1936, já com grande sucesso de vendas, o nome da empresa foi mudado para The Seven-Up Company e o refrigerante passou a se chamar apenas 7UP® oficialmente no dia 23 de junho. Em 1948, avaliando os malefícios que o lítio poderia causar à saúde, a Food and Drug Administration (FDA) proibiu o uso do componente em cervejas e refrigerantes no país inteiro, e 7UP® foi reformulado. Mesmo assim, nessa época 7UP® se tornou o terceiro refrigerante mais vendido e consumido do mundo, e nos anos seguintes foi introduzido em vários outros países.
   

A década de 1960 foi marcada pela ousadia e agressividade da 7UP® contra seus principais concorrentes, Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) e Pepsi-Cola® (conheça essa história aqui), que culminou em 1967 com o lançamento da famosa e genial campanha publicitária batizada de “The Uncola”, onde com um conceito revolucionário a marca combatia diretamente os refrigerantes feitos de cola. Em 1970 a empresa iniciou a diversificação de sua linha de produtos com o lançamento do DIET 7UP® (versão do refrigerante original sem açúcar). Foi no final desta época, em 1978, que a marca foi adquirida pela poderosa empresa Phillip Morris (saiba mais desta história aqui), mais conhecida pela produção de cigarros como Marlboro (conheça essa outra história aqui).
  

Os anos de 1980 começaram com o lançamento da campanha “Feelin’ 7UP®”, estrelada por grandes astros do esporte como o jogador de basquete Magic Johnson e os pugilistas Sugar Ray Leonard e Robert Durán. Nesta década, mais uma vez a 7UP® direcionou seus ataques para as marcas rivais que continham altas doses de cafeína em seus refrigerantes. O resultado dessa nova e agressiva ação foi o lançamento da campanha “No Caffeine”, introduzida no mercado em 1982, e que chamou ainda mais a atenção do público em geral para o refrigerante 7UP®. As vendas subiram e a indústria de refrigerantes precisou rever a substância cafeína em seus produtos.
   

Ainda na década de 1980 a marca iniciou a experimentação de novos sabores do refrigerante, como por exemplo, ORANGE 7UP® (laranja) e RASPBERRY 7UP® (framboesa), lançados em vários países como Alemanha, Áustria, Tailândia, Noruega e Holanda. Em 1986, a empresa troca novamente de mãos, sendo adquirida pela PepsiCo, exceto em território americano - onde dois anos mais tarde se uniria à Dr Pepper (conheça essa história aqui). Pouco depois, em 1987, a marca iniciou uma nova fase introduzindo no mercado o CHERRY 7UP® (nas versões regular e diet), um refrigerante voltado para o público jovem que continha forte sabor de cereja.
   

Em meados da década de 1990 o produto passou por uma grande reformulação, ganhando novo visual e adotando o slogan “It’S An Up Thing”, introduzido em 1996. Três anos mais tarde, em 1999, uma nova campanha publicitária contava com o comediante Orlando Jones e o slogan “Make 7UP® Yours”. A campanha teve continuidade em 2002 com o comediante Godfrey e se tornou uma das preferidas dos jovens americanos.
   

Nos anos seguintes a 7UP® introduziu inúmeros novos sabores em edições especiais e limitadas, que se tornaram uma tradição da marca. Em 2006, quando a marca comemorava 77 anos, a 7UP® reformulou totalmente a formulação de seus refrigerantes, eliminando todo e qualquer aditivo e preservativo artificial. Além disso, a nova fórmula continha 50% menos sódio que a anterior. A marca apostou também em novos lançamentos de edições limitadas de seus refrigerantes, principalmente nos sabores de frutas tropicais.
  

A linha do tempo 
1970

Lançamento da versão sem açúcar do refrigerante com o nome de DIET 7UP®. O produto foi totalmente reformulado com adição do adoçante Splenda, mas devido aos apelos populares aos poucos voltou a usar o tradicional Aspartame. Em 2020 o produto foi renomeado como 7UP® ZERO SUGAR
1987
Lançamento do CHERRY 7UP® nas versões regular e diet, um refrigerante com sabor acentuado de cereja. Em 2009 essa versão ganhou uma nova fórmula com antioxidantes.

1988

Lançamento do 7UP® GOLD, refrigerante semelhante a Ginger Ale (espécie de água tônica). O produto não fez muito sucesso e foi retirado do mercado pouco tempo depois. 
1995

Lançamento do 7UP® ICE COLA, um refrigerante de cola transparente. O produto disponível na Holanda e em alguns outros mercados internacionais não fez sucesso e teve a produção suspensa. 
2002

Lançamento do dnL, refrigerante de sabor indefinido com alto teor de cafeína. O nome do produto era baseado no logotipo da marca 7UP® invertido. O produto foi aos poucos sendo substituído pela versão 7UP® PLUS. 
2004

Lançamento do 7UP® PLUS, uma linha de refrigerantes sem cafeína e com 2 gramas de carboidratos por porção, além de 5% de suco de fruta, incomum entre as bebidas gaseificadas do mercado americano na época. A linha estava disponível em 3 sabores: Mixed Berry (frutas vermelhas), Cherry (cereja) e Island Fruit (com sucos de frutas tropicais como abacaxi, pêssego e laranja). 
Lançamento em alguns países do 7UP® ICE, refrigerante original com sabor de menta. 
Lançamento no Canadá do 7UP® CITRUS SPLASH, uma variedade com sabor de toranja rosa. 
2007

Lançamento do 7UP® PROMEGRANATE em edição especial e limitada para as comemorações de final de ano. O sucesso da edição fez com que ela voltasse no ano seguinte, contando com a versão diet. O refrigerante tinha sabor de romã, uma fruta típica do Oriente Médio. 
Lançamento do 7UP® XtraBite, uma edição por tempo limitado do refrigerante regular com um toque extra de lima, conferindo-lhe um sabor levemente amargo e menos doce. 
2011 
Lançamento do 7UP® RETRO, versão que utilizava açúcar de cana em vez de xarope de milho. 
2013

Lançamento do 7UP® TEN, um refrigerante que continha apenas 10 calorias. 
2014

Lançamento do TROPICAL 7UP®, refrigerante com mistura de frutas tropicais como abacaxi e manga. A versão sem açúcar seria lançada somente em 2023. 
2022 
Lançamento do SIMPLE 7UP®, versão natural do refrigerante feita com água filtrada, açúcar de cana e extrato de folha de estévia.


A origem do nome 
O criador do refrigerante, L.C. Grigg, nunca explicou a origem do nome 7UP e muitas histórias e suposições surgiram ao longo dos anos. A história mais popular é a que Grigg nomeou o refrigerante após ver uma vaca marcada com o número 7 e a letra U. Muitos acreditam que o nome tem origem na garrafa de 7 onças (207 ml) que o refrigerante era originalmente comercializado, mais que outros refrigerantes da época (vendidos em garrafas de 6 onças). Outros muitos dizem, no entanto, que o nome deriva dos 7 ingredientes utilizados para a produção do refrigerante (açúcar, óleos cítricos, ácido cítrico, citrato de sódio, água gaseificada, acidulante e citrato de lítio).
  

As mascotes 
A década de 1950 foi marcada pelos esforços na comunicação da marca, incluindo a criação e lançamento em 1957 de Fresh-Up Freddie, um simpático galinho que estrelou como mascote em diversos comerciais - produzidos pela Disney (conheça essa outra história aqui) - nos quais dava dicas e lições sobre como planejar com sucesso festas e piqueniques, tendo sempre bastante 7UP® à mão.
   

Em 1987 a 7UP® resolveu criar outra mascote para o mercado americano: COOL SPOT, uma versão antropomórfica do ponto vermelho de seu logotipo. O personagem era um ponto vermelho com braços e pernas com mãos e pés grandes. Ele usava luvas brancas e sapatos brancos com um ponto vermelho em cada lado, além de óculos escuros pretos. Até 1997 o personagem estrelou diversos comerciais de TV. Em alguns comerciais o personagem era acompanhado pelo slogan “The Cool Spot”, referência ao seu nome. Uma curiosidade: Cool Spot não era verbal, mas conseguia se comunicar por meio de ruídos agudos. Assista aqui Cool Spot em ação em um comercial de TV.
  

Em 1988, mas para o mercado internacional, a 7UP® licenciou FIDO DIDO para ser sua mascote. O personagem, um desenho animado de um adolescente com os cabelos ondulados e arrepiados, criado em um bar de Nova York em 1985 pelas americanas Joanna Ferrone e Sue Rose, participou ativamente das campanhas publicitárias da marca, provando que ser jovem é uma questão de atitude. Não demorou muito para se tornar extremamente popular, principalmente entre a garotada. Ele saiu de cena na década de 1990, mas retornou no início do novo milênio e nos últimos anos voltou a marcar presença na comunicação da 7UP®, incluindo, em alguns momentos, aparições nas embalagens. Uma curiosidade: para criar o rosto de Fido Dido são necessárias somente 15 linhas, utilizando a forma de um triângulo invertido, com pontos no lugar dos olhos e nariz, e cabelos arrepiados no topo da cabeça.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca (para os Estados Unidos) passou por inúmeras modificações ao longo dos anos e, somente em 1966, ocorreu a primeira aparição do famoso ponto vermelho (Red Dot) entre o número 7 e as letras UP, além da adoção da cor verde. Depois de outras remodelações, em 1987 o ponto vermelho e a cor verde retornaram na identidade visual, desta vez definitivamente. Nos anos seguintes o logotipo foi sendo modernizado com a tradicional bola vermelha ganhando ainda mais destaque. A última atualização para o mercado americano aconteceu em 2015 e apresentou nova tipografia de letra e um tom de verde mais escuro.
  

Já no mercado internacional a identidade visual da marca também sofreu alterações ao longo dos anos. O atual logotipo foi apresentado em 2023 e ganhou mais complexidade e nova paleta de cores. Esses logo foi inspirado pelas vibrações de bem-estar do refrigerante cítrico, capturando a essência efervescente da marca em um mundo em mudança.
  

A imagem abaixo mostra a nova identidade visual para o mercado internacional aplicada em diversas ocasiões.
  

Os slogans 
New Get Up, Same 7UP®. (2023) 
Do More With 7UP®. (2018) 
Mix It Up a Little. (2017) 
Feels Good to be You. (2014) 
Simpler Is Better. (2011) 
Be yourself. Be refreshing. Be 7UP®. (2011) 
Ridiculously Bubbly. (2010) 
Seven flavors in one drink. (2008) 
Free of the things you don’t want. (2005) 
The only way to go is up. (2004) 
When things get really hot, cool down with 7UP®. (2000) 
Make 7UP® Yours. (1999) 
It’s an up thing. (1996) 
6 Up was not enough. We went one louder. (1994) 
It’s cool to be clear. (1991) 
Are you Up for it? (1991) 
The Cool Spot. (1990) 
Now that’s refreshing. (década de 1990) 
Feels so good comin’ down. (1986) 
Don’t you feel good about 7UP®. (1982) 
The Difference is Clear. (1982) 
Feelin’ 7UP®. (1980) 
America’s turning 7UP®. (1979) 
It’s 7UP®, it’s Uncola. (1975) 
UNdo It. (1976) 
The Uncola. (1967) 
First against thirst. (1966) 
Get real action, 7UP® your thrist away. (1963) 
Crisp refreshing 7UP®. (década de 1960) 
Nothing does it like 7UP®! (1957) 
Fresh up with 7UP®. (1955) 
The Fresh Up Family Drink. (1952) 
You Like It, It Likes You. (1936)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1929 
● Criador: Charles Leiper Grigg 
● Sede mundial: Frisco/Texas e Harrison/Nova York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Keurig Dr Pepper Inc. e PepsiCo Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Bob Gamgort (Estados Unidos) 
● CEO: Ramon Laguarta (internacional) 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes de limão 
● Concorrentes diretos: Sprite, Mountain Dew, Sierra Mist, Fanta, Crush, Sunkist, Fresca, Jarritos, Pepsi e Coca-Cola 
● Slogan: New Get Up, Same 7UP®. 
● Website: www.7up.com

A marca no mundo 
Atualmente a linha de refrigerantes 7UP®, uma das mais consumidas do mundo e que é vendida em aproximadamente 100 países, é produzida e distribuída pela Keurig Dr Pepper em território americano e no restante do mundo pela PepsiCo, com faturamento anual estimado em mais de US$ 1 bilhão. 


Você sabia? 
O refrigerante 7UP® foi introduzido no Brasil em 1993, mas devido à baixa aceitação do público em geral foi retirado do mercado quatro anos depois. 
Em 1991 7UP® foi patrocinadora da equipe Jordan na temporada de Formula 1. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 13/6/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

17 comentários:

+1_Loco_Que_Comenta disse...

Muito legal o texto :)

Anônimo disse...

Eu gostei do refrigerante 7UP,pena que a Pepsi parou de comercializá-lo no Brasil, para mim ele era melhor que o concorrente Spr... e demais. Lançaram o H2OHH, mas não é igual, 7UP é muito melhor!!

Beto SP disse...

Entre às décadas de 50 e 70, o refrigerante foi produzido no Brasil, primeiro pela Pepsi e depois por empresas franquiadas da Schweppes, que licenciava as marcas 7 Up, Crush, Gini, Grapette e mais a Pepsi.
Fez sucesso, principalmente nos anos 60.
Só não me recordo, o porque parou de ser fabricada, na época.

Flavia MCT Loureiro disse...

É uma pena. Gostavamos muito da 7UP como da Gini e da Crush. por sinal ainda tenho algumas garrafas guardadas como lembrança.

Anônimo disse...

O refrigerante Seven Up, bem que poderia voltar a ser comercializado no Brasil. É o melhor refrigerante que existe...

Unknown disse...

Muito bom mesmo

Unknown disse...

Caraca, minha juventude foi regada a 7up. Ainda lembro da loja na braz leme que vendia muito esse refri. O melhor feito de Limão na minha opinião. Será que não vale a pena tentar de novo Pepsi???

Paulo Mihaleff disse...

Estive na Espanha em agosto deste ano e tomei 7up lá para matar a saudade. Continua muito bom. Pena que não tem mais no Brasil ganhava dos concorrentes.

Unknown disse...

Muito interessante a Historia da marca, eu nao conhecia...
Vi um documentario na TV sobre refrigerantes e o nome me chamou a atenção e resolvi pesquisar sobre...

A Pepsi poderia tentar navamente quen sabe ...

Rosana Navarro disse...

Quando eu era criança por volta dos anos 60 havia uma fábrica da 7up na Freguesia do Ó zona norte de SO. Ainda existe essa fábrica lá???????

Unknown disse...

Estive na Argentina e lá vendem 7up nos mercados, em embalagem de 2 litros (é 7up pra matar a vontade meeeesmo), além de tb ser vendida em copos (refil) no Burger King. Bom demais!!!

Unknown disse...

Oi Rosana. Eu moro na Freguesia. Infelizmente, não tem mais. Eu tb. me lembro da fábrica e da bebida, principalmente durante os intervalos na minha escola, nos anos 70. É uma pena terem parado de fabricar aqui, já que a 7up faz sucesso em tantos países...

Unknown disse...

SAUDADES DO MELHOR REGRIGERENYE DE LIMÃO " SEVEN UP ".
TEMOS AQUI NO RIO O " VITS ". QUE É POUCO COMERCIALIZADO, NAS É MUITO BOM.

Anônimo disse...

No Brasil a Pepsi não fábrica refri, é a AmBev que fábrica, mas eles podiam fabricar o 7up novamente, era muito bom.

Anônimo disse...

7UP não tem mais no Brasil? H2O

Anônimo disse...

Me lembro quando patrocinava o Botafogo

Anônimo disse...

Que show top não conhecia a história vi um comentário no Instagram sobre a história H20H muito top