9.3.10

BANANA BOAT


Proteção com total diversão. Baseada neste conceito e filosofia a marca BANANA BOAT conseguiu transformar pequenos potinhos coloridos cheios de protetores e bronzeadores solares em uma companhia indispensável para que milhares de pessoas possam curtir o sol nas praias e piscinas com total segurança, protegendo a pele dos raios nocivos. 

A história 
A história começou em meados da década de 1970, quando Robert Bell, então na adolescência, como forma de ganhar um dinheiro extra, desenvolveu uma loção de bronzeamento artesanal feita de óleo de bebê, laranjas e bananas, que ele misturava em cascas de coco e vendia por preços que variavam entre cinquenta centavos a um dólar (incluindo a casquinha do coco) para turistas, hóspedes e banhistas nas ensolaradas praias, hotéis e piscinas públicas da cidade de Miami, estado americano da Flórida, onde trabalhava como salva-vidas. Em 1980, enquanto cursava administração de empresa na Universidade da Flórida, Robert, juntamente com um colega de turma chamado Randy, fundou a Sun Labs International, e utilizou toda sua experiência na adolescência para criar e desenvolver os três primeiros produtos (bloqueador, bronzeador e uma loção pós-sol) com a marca BANANA BOAT (nome que combinava com sol e clima tropical), que eram vendidos na pequena loja de presentes de Randy localizada em Key Largo, na região das Florida Keys (um conjunto de pequenas ilhas ao sul de Miami).


O primeiro ano de vendas, aproximadamente US$ 20 mil, animou Robert, que ao se formar, em 1981, se tornou o único proprietário da pequena empresa de protetores solares, agora chamada Sun Pharmaceuticals, reformulou as embalagens tornando-as coloridas e as fórmulas dos produtos (várias tonalidades de bronzeadores e vários níveis de proteção solar foram criados) com a ajuda de um químico. Inicialmente os produtos eram vendidos para pequenos varejistas especializados na venda de roupas e acessórios para mergulho e surfe do sul da Flórida.


No ano seguinte, Robert contratou um distribuidor exclusivo e a área de abrangência dos produtos começou a aumentar fazendo com que a marca BANANA BOAT se tornasse mais conhecida e a empresa começasse a dar lucro alguns anos depois. O primeiro grande sucesso da marca foi o gel pós-sol com aloe vera, que chamou a atenção de grandes varejistas. Pouco depois, em 1986, a marca introduziu no mercado o primeiro protetor solar com fator 30 (Ultra 30 Plus) que não saía na água e tinha duração prolongada. Além disso, a marca foi responsável por criar a embalagem de tubo para protetores solares. No final desta década, com uma linha de produtos extensa, a empresa já faturava aproximadamente US$ 65 milhões anualmente e crescia em um ritmo alucinante.


No início da década seguinte, em 1992, a Playtex, que estava interessada em ingressar no bilionário segmento de proteção solar, comprou por US$ 5 milhões 22% da participação da Banana Boat Holding Corp. Com isso, já no ano seguinte, os produtos com a marca BANANA BOAT, antes distribuídos apenas no estado da Flórida e em algumas outras cidades litorâneas da costa leste, passaram a serem vendidos em todo o território americano, além de serem exportados para o Canadá, iniciando assim a primeira fase de internacionalização da marca. Nos anos seguintes a linha de produtos foi aumentada com o lançamento de uma linha especialmente desenvolvida para crianças, uma linha esportiva, protetores labiais, novos fatores de proteção e protetores que não saiam na água.


No final desta década, menos de vinte anos depois do lançamento dos primeiros produtos com a marca BANANA BOAT, a empresa Sun Pharmaceuticals já possuía uma linha com mais de 50 produtos, entre protetores, bronzeadores e loções para pele, que geravam uma receita de aproximadamente US$ 200 milhões. Em 2007, a Energizer Holdings adquiriu a Playtex e passou a ser proprietária também da marca BANANA BOAT, que ganhou uma distribuição maior em muitos países ao redor do mundo.


Nos últimos anos a marca vem reformulando e aumentando sua linha de produtos. Além de proteger contra os raios solares, os produtos da marca passaram também a garantir uma pele suave e hidratada. As novas formulações foram desenvolvidas para fornecer o que a marca descreve como funcionalidade original, para se adequar com diferentes estilos de vida e necessidades pessoais. Com isso, muitos produtos passaram a contar com o sistema Avotriplex®, um ativo hidrossolúvel que confere proteção contra raios UVA duradoura. Outros produtos passaram a serem enriquecidos com extrato de Aloe Vera, que hidrata e acalma a pele. Outra novidade foi o lançamento de uma linha de protetores solares especificamente desenvolvida para os homens.


Já no Brasil, a marca desenvolveu um produto com fator de proteção solar específico para o brasileiro - o Ultra Defense FPS 99. Além disso, pesquisas concluíram que as embalagens de 236 ml, não cabiam no bolso dos brasileiros. Foi então que os produtos passaram a ser produzidos em tubos de 120 ml e 50 ml, esse último tamanho inédito para a marca. Hoje em dia, todos os produtos de proteção solar da BANANA BOAT são testados em sete condições da vida real - sol, água de piscina, água do mar, vento, areia, suor e calor extremo - tudo para fornecer uma proteção segura e eficaz para toda a família contra os raios UVA e UVB.


A evolução visual 
No decorrer dos anos o logotipo da marca BANANA BOAT passou por algumas alterações, mas sempre manteve as tradicionais folhas de bananeiras com símbolo.


Os slogans 
We’ve Got You Covered. 
Tanned You Look Best. 
Have fun in the sun. 
Fun Sun Protection.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Robert Bell 
● Sede mundial: Westport, Connecticut, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Energizer Holdings Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ward Klein 
● Faturamento: US$ 750 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Protetores e bronzeadores solares 
● Concorrentes diretos: Coppertone, Hawaiian Tropic, Australian Gold, Nivea Sun e Sundown (Brasil) 
● Ícones: As embalagens coloridas 
● Slogan: We’ve Got You Covered. 
● Website: www.bananaboat.com 

A marca no mundo 
A extensa linha de produtos da BANANA BOAT, que engloba óleos bronzeadores, protetores (segmentados para bebês, crianças e adultos) e hidratantes pós-sol, é comercializada em mais de 100 países ao redor do mundo, tendo como principais e mais importantes mercados os Estados Unidos e o Canadá. Além disso, a marca é líder de marcado no México, na Austrália e no Chile. 

Você sabia? 
O enorme sucesso da marca BANANA BOAT fez com que Robert Bell ganhasse o apelido de “Sun King” (“O Rei do Sol”, em português). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/5/2015

2 comentários:

Mauricio A Costa disse...

Tema interessante. Uma boa lição para qualquer emprrender que pensa em construir uma marca.
Esou republicando esta matéria, com os devidos créditos, no Blog MARCAS FORTES: (http://marcasfortes.blogspot.com)
Um abraço cordial,
Mauricio A Costa

rafael disse...

o banana boat e muito bom vendo ele muito e estou contente em aumentar a rede de consumidores trabalho para empresa arcom distribuidor no brasil e agora sabendo sua historia vou ganhar mais dinheiro alegria . alegria.