22.9.25

99


Muito mais que uma empresa de mobilidade para se locomover de maneira rápida, simples e segura, a 99 literalmente faz a economia girar, quer seja com o deslocamento de pessoas, mercadorias ou serviços. Por isso, conte com a 99 para chegar ao destino e movimentar negócios. Afinal, segundo sua missão, a 99 quer impactar positivamente a população, tornando o transporte mais barato, rápido e seguro para passageiros e mercadorias, e o dia a dia mais rentável e tranquilo para motoristas, através da tecnologia. 

A história 
Tudo começou em 2012, quando o engenheiro Ariel Lambrecht fazia uma viagem de férias pela Alemanha e percebeu que os táxis eram chamados por meio de aplicativos de smartphones. Achou a ideia prática e interessante, e de volta ao Brasil, mais do que depressa, resolveu contar a novidade para os amigos Renato Freitas (que havia sido seu sócio em uma startup acadêmica de compartilhamento de documentos) e Paulo Veras (gestor e empreendedor com experiência no mercado). Nessa época era muito difícil andar de táxi em São Paulo. Afinal, para agendar, era preciso ligar em uma cooperativa e demorava meia hora para chegar um carro. Foi então que os três amigos (foto abaixo), apaixonados por tecnologia, ficaram interessado na solução que os alemães usavam para chamar um táxi. Após investirem investirem R$ 50 mil, os amigos fundaram em agosto a 99 Taxis, um aplicativo cujo objetivo era facilitar o transporte individual, conectando taxistas e passageiros.
   

Como estratégia para se tornar mais atrativa, inicialmente a nova empresa não cobrava taxas dos taxistas, fazendo com que a cada dia aparecessem mais motoristas interessados. Em 2013 a startup recebeu um aporte de R$ 3 milhões de investimento, o que permitiu ampliar sua área de atuação para fora da capital paulista. Tudo ia bem até que, a popularização do Uber (conheça essa outra história aqui) no Brasil, a partir de 2014, representou um grande desafio para a 99, que viu sua participação de mercado diminuir. Era preciso dar uma resposta frente a pesada concorrência e, após mais uma rodada de investimentos em 2015 (algo em torno de US$ 15 milhões), a empresa lançou o 99 TOP, serviço de alto padrão com táxis pretos que tinham acesso aos corredores de ônibus (agilizando assim o deslocamento), além da opção de táxi com rack de bicicletas. Mas a grande novidade foi o lançamento da categoria 99POP, um serviço que utilizava motoristas particulares para concorrer diretamente com o Uber. Com isso, em julho de 2016, a empresa anunciou uma mudança de posicionamento, passando a se chamar apenas 99, para demonstrar a expansão de seus serviços para além dos táxis.
  

Os investimentos surtiram efeito e a 99 expandiu seus serviços para diversos estados do país. Com isso, chamou a atenção de grande players do mercado e, no dia 2 de janeiro de 2018, a 99 foi adquirida (por cerca de US$ 300 milhões, segundo dados de mercado) pela DiDi Chuxing, gigante do transporte via aplicativo e conhecida como “O Uber da China”. Com isso, a 99 se tornou o primeiro “unicórnio” brasileiro (uma startup avaliada em mais de US$ 1 bilhão). Entre as primeiras novidades sob gestão do gigante chinês, estava o lançamento de um botão de emergência no aplicativo, para que os usuários chamassem a polícia (o aplicativo exibia as informações de corrida, modelo, placa do carro e localização) e acionassem seus contatos de confiança com mais facilidade. Nessa época, a 99 já possuía mais de 300 mil motoristas conectados a 14 milhões de passageiros em 500 cidades brasileiras.
  

Com o poderio econômico dos chineses, a empresa resolveu ingressar em outros segmentos, como por exemplo, em dezembro de 2019 com o lançamento da 99Food (serviço de entrega de comida) - inicialmente de forma discreta, apenas na cidade de Belo Horizonte - passando a concorrer com iFood (conheça essa história aqui), Rappi (saiba mais aqui) e Uber Eats (que encerrou as operações no Brasil no início de 2022). A aposta era crescer a operação da 99Food a longo prazo e de forma rentável, primeiro em cidades mineiras próximas e depois para outras capitais. Os planos não deram certo (em março de 2023, anunciou o encerramento das atividades de seu aplicativo de entrega de comidas).
  

Em 2020, apesar dos impactos adversos da pandemia de COVID-19, a 99 atingiu a marca histórica de 1 bilhão de corridas realizadas desde sua fundação. Além disso, lançou novos serviços, como por exemplo, o 99Compartilha, que permitia dividir com outras pessoas a viagem com segurança. Além disso, o ano contou com o lançamento da 99Pay, uma carteira digital dentro do aplicativo - para motoristas parceiros e usuários -, oferecendo uma alternativa para pagamentos, recargas e controle de gastos, buscando reduzir o uso de dinheiro e promover pagamentos seguros, especialmente em meio à pandemia. Atualmente a 99Pay permite guardar dinheiro, pagar boletos, contas e serviços, fazer transferências via Pix e até investir em criptomoedas - tudo na palma da mão, de um jeito simples e seguro. Desde seu lançamento, a plataforma tem se destacado por oferecer serviços de economia digital de forma simples, segura e desburocratizada, com foco em inclusão financeira e experiência do usuário.
  

No mês de junho de 2021, investindo pesado em comunicação, a empresa contratou o influenciador digital senegalês e fenômeno do TikTok (conheça essa outra história aqui), Khaby Lame, conhecido mundialmente por seus vídeos de humor sem falas (na época com mais de 70 milhões de seguidores), para uma campanha publicitária no Brasil. O objetivo da ação era aproximar a marca do público jovem, utilizando a praticidade e a conveniência, valores presentes no conteúdo de Khaby Lame e nos serviços da 99.
   

Em janeiro de 2022 o aplicativo de transportes lançou uma nova opção de deslocamento para os passageiros, o 99Moto, uma espécie de mototáxi, inicialmente disponível em nove cidades como Sorocaba, Aracaju, Feira de Santana, Goiânia, Campo Grande, João Pessoa, Recife, Sobral e Teresina. Esse serviço seria lançado na cidade de São Paulo no ano seguinte, e vem enfrentando forte oposição da prefeitura paulista. Em 2023 a empresa lançou uma agressiva ação de marketing, batizada de “Seu 99 em 99s”, na qual oferecia descontos de 10% para quem usasse o serviço 99Pop e o motorista parceiro não fosse encontrado em até 99 segundos. Ainda esse ano, o aplicativo de transportes atingiu 50 milhões de usuários em todo o Brasil, resultado impulsionado pelos novos serviços lançados recentemente, como o transporte de passageiros por motocicletas, entregas de itens (99Entrega Moto) e a categoria de negociação direta com o motorista (batizada de 99Negocia).
  

O ano de 2024 foi repleto de novidades e inovações, como por exemplo, a reintrodução da categoria 99Pop Expresso, para corridas mais rápidas; a disponibilização do Múltipla Escolha, funcionalidade que permite selecionar, ao mesmo tempo, quatro de suas categorias existentes - 99Pop, 99Moto, 99Plus e 99Táxi - e embarcar naquela que for aceita primeiro pelo motorista; e a ampliação dos serviços de entrega para itens grandes (como sofás e geladeiras, que hoje oferece serviços de entrega e frete de transportes de cargas de até 1,5 toneladas) e 99Entrega (envio de pacotes via automóvel). Além disso, a 99 contratou a cantora Ivete Sangalo como embaixadora da marca, que estrelou uma campanha publicitária com o slogan “Todo Brasil Vai de 99”, destacando a sua liderança em mobilidade urbana no país e a sua conexão com os brasileiros, através da energia e popularidade da artista.
   

Em 2025 a empresa resolveu relançar o serviço 99Food, inicialmente na cidade de Goiânia (onde superou 1 milhão de pedidos em apenas um mês) e, pouco depois, em São Paulo. Com essa reestreia, a 99 aposta em entrega grátis e cupons de até R$ 99, além de preços no valor do cardápio, para competir com o iFood. A expansão é fruto de um investimento de R$ 500 milhões e abrange a capital paulista e outras cidades da Região Metropolitana, com 20 mil estabelecimentos cadastrados e 50 mil entregadores parceiros. O relançamento foi acompanhado pela campanha nacional “Quem pede, pede 99Food”, estrelada por Ivete Sangalo e Pedro Sampaio, em sua primeira colaboração com a cantora.
  

Vale ressaltar que, em 2019, a empresa iniciou em Curitiba um projeto para incentivar a eletrificação de sua frota. Atualmente, são mais de 15.000 carros elétricos e híbridos em circulação. A iniciativa visa a promover a mobilidade sustentável, com benefícios para motoristas e passageiros da categoria 99 eletric-Pro, que oferece uma experiência premium e tecnológica, incluindo Wi-Fi e carregador para o celular do passageiro. Essa iniciativa já realizou mais de 10 milhões de viagens em carros elétricos, evitando a emissão de 14 mil toneladas de CO₂, o que equivale ao plantio de mais de 110 mil árvore.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única remodelação ao longo dos anos. Isto aconteceu no mês de julho de 2016, quando a palavra “Taxis” foi retirada do nome, mas manteve a tradicional combinação de cores (amarela e preta), tão associada à marca.
  

Os slogans 
O Brasil pede 99. (2025) 
Todo Brasil Vai de 99. (2024) 
Para onde vamos? (2023) 
Conta com a 99. (2022) 
Se cuida, Vai de 99. (2020) 
Faça mais, pague menos. (2019) 
Vá de 99 e celebre a cidade. (2017) 
99 é só love. (2017) 
99, o seu ponto de partida. (2016)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2012 
● Fundador: Ariel Lambrecht, Renato Freitas e Paulo Veras 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: 99 Tecnologia Ltda. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Didi Chuxing) 
● Presidente: Simeng Wang 
● Faturamento: Não Divulgado 
● Lucro: Não Divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Aplicativo de transporte e entrega 
● Concorrentes diretos: Uber, InDrive, Wappa, Lady Driver, Urbano Norte, Lalamove, iFood, Rappi e Keeta 
● Ícones: A cor amarela 
● Slogan: O Brasil pede 99. 
● Website: www.99app.com 

A marca no Brasil 
Atualmente a 99 oferece seus serviços em 3.300 cidades brasileiras de 26 estados, mais o Distrito Federal, conta com mais de 1.6 milhões de motoristas parceiros (incluindo 700 mil motociclistas) e possui mais de 50 milhões de usuários cadastrados. Além do serviço de mobilidade, a empresa também possui uma carteira digital, a 99 Pay, com mais de 23 milhões de usuários. 

Você sabia? 
Em 2025 a empresa lançou a Dicas de Segurança na Rota, cujo objetivo era aumentar a segurança de seus motociclistas e passageiros através de alertas visuais e sonoros para identificar pontos de risco, como cruzamentos e áreas de grande fluxo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), portais (InfoMoney e G1), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 22/9/2025 

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