20.2.24

SPATEN


Imagine uma cerveja que carrega uma rica tradição desde 1397, com lugar reservado e de destaque na Oktoberfest e fabricada somente com água, malte e lúpulo, como determina a “Lei da Pureza da Cerveja”, emitida pelo Duque da Baviera, Guilherme IV, em 1516. Essa é a melhor definição da alemã SPATEN, que revolucionou a experiência de milhões de pessoas em consumir uma cerveja de alta qualidade e tradição. Afinal, há séculos fazer cerveja é coisa séria para os alemães e para a SPATEN. 

A história 
A história de uma das marcas de cervejas mais icônicas do mundo tem suas origens em 1397, quando o empresário Hans Welser fundou uma modesta cervejaria chamada “Welser Prew” na parte antiga da cidade de Munique, a capital da Baviera e estado alemão considerado o templo das cervejarias. Em 1522 a liderança por um período significativo (cerca de cem anos) foi transferida para a família Starnberger, que nesse período aumentou a produção da cervejaria. Em 1622, Georg Spät adquiriu a cervejaria e mudou seu nome para Spaten-Brauerei. Vale ressaltar que spaten significa “pá” em alemão, ferramenta utilizada na época pelos cervejeiros para misturar o malte em cubas profundas, onde o mosto fermentava. Até o início do século 19, a cervejeira perdeu clientes devido a qualidade de suas cervejas, e ocupava o último lugar de consumo de malte entre as 52 fábricas de Munique.
   

Mas a história começaria a ganhar novos rumos em 1807, quando Gabriel Sedlmayr adquiriu a pequena cervejaria SPATEN. Nessa época ele ocupava também o cargo de cervejeiro-chefe da corte real da Baviera e estava ativamente envolvido no desenvolvimento de metodologias para a produção de cervejas de baixa fermentação. Com isso, apenas um ano após assumir a SPATEN, ele introduziu a torrefação de malte com vapor em vez de fumaça e foi um dos primeiros em Munique a usar um termômetro para controle de temperatura durante o processo de produção, técnica que tornou a cerveja mais leve do que as existentes no mercado. Em 1820, por mérito de Gabriel, e apenas 13 anos após a aquisição, a SPATEN já era a terceira cervejeira com maior consumo de malte da cidade.
   

Com o sucesso comercial, a SPATEN começou a ser servida na Hofbräuhaus, uma das tabernas mais conhecidas de Munique, e também em eventos organizados pela realeza, o que resultou em um grande aumento de sua popularidade. Em 1827, ele foi autorizado a abrir uma segunda cervejaria em Hallerbräustadel, perto da estação principal, tornando-o um dos barões da cerveja de Munique. A partir da década de 1830, já com a ajuda de seu filho - Gabriel Sedlmayr II - experimentou novas técnicas de maltagem. Com a morte de seu pai, em 1839, Gabriel II assumiu o comando da SPATEN. Logo ele introduziria um malte âmbar altamente aromático, batizado de “Malte Munique”, que ele desenvolveu a partir de informações recolhidas em suas constantes viagens pela Europa, cujo intuito era conhecer novas técnicas na produção de cervejas. O Malte Munique esteve na origem de um novo estilo de cerveja lager: a Märzen, lançada em 1841 e que foi um sucesso na Oktoberfest. Vale ressaltar que em 1872, a SPATEN batizou sua Märzenbier, que foi especialmente preparada para o festival daquele ano, de Spaten Oktoberfestbier. E quase 200 anos depois de seu lançamento, a Märzen ainda é uma das cervejas servidas na tradicional Oktoberfest.
   

E sob a liderança de Gabriel Sedlmayr II e com o aperfeiçoamento de suas técnicas e ingredientes, em 1867 a SPATEN alcançou o patamar de maior cervejaria da cidade de Munique. A influência de Gabriel II foi fundamental para transformar a SPATEN. Por exemplo, para contornar a dificuldade em fabricar cervejas estilo lager no verão, devido ao calor intenso, Gabriel II procurou um professor de engenharia chamado Carl Linde, que pesquisava modelos de refrigeração. Em 1873, o professor convenceu Gabriel a instalar uma das suas máquinas nas caves de fermentação da SPATEN, sendo a primeira vez que uma máquina de refrigeração mecânica foi utilizada em uma cervejeira.
   

Com capacidade para produzir cerveja de qualidade ao longo de todo o ano, a SPATEN começou então a experimentar receitas de outros estilos, tentando encontrar uma opção local que competisse com a crescente popularidade das cervejas estilo Pilsen, de origem checa. Como resultado destas experimentações, em 1894 - três anos após a morte de Gabriel Sedlmayr II - a cervejaria criou uma cerveja dourada, para ser consumida durante o verão nos biergärten (as tradicionais praças alemãs destinadas ao consumo de cerveja). Essa cerveja tinha um aroma doce e limpo, era sutil no lúpulo e com discretas notas de picante e especiarias. A “Clara de Munique” (em alemão Munich Helles), como era chamada, tornou-se o estilo Munich Helles e a SPATEN como conhecemos hoje. Vale ressaltar que as cervejas Munich Helles tendem a ser um pouco mais secas, quando comparadas com as do estilo Pilsen - e esse sempre foi o diferencial histórico em termos de competitividade entre ambos estilos.
   

E não demorou muito para o estilo Munich Helles se tornar o mais famoso e consumido no sul da Alemanha, junto com a cerveja SPATEN. Além disso, ao lançar o estilo Munich Helles, a SPATEN também abriu frente para que outras cervejarias de Munique fizessem a receita, que rapidamente foi sucesso de público nos Biergartens da cidade. Depois de conquistar os paladares mais exigentes da Baviera com o estilo Munich Helles da SPATEN, no início do século 20, mais precisamente em 1909, a cervejaria iniciou as exportações de suas cervejas para alguns países vizinhos, mas também para a América do Norte. Em 1922, a cervejaria formou uma aliança comercial com outra tradicional produtora de cerveja, a Franziskaner, surgindo assim a Spaten-Franziskaner GmbH. Devido aos graves danos durante os bombardeios aliados a Munique entre 1943 a 1945, as exportações da cerveja SPATEN só seriam retomadas em 1950, e ainda assim de forma tímida. A primeira cerveja de trigo da SPATEN - Champagner-Weiße - seria lançada na Oktoberfest em 1964. Em 1997, mais uma fusão, desta fez com a Löwenbräu (conheça essa outra história aqui).
   

Pouco depois, em 2003, a empresa belga Interbrew (atual AB InBev e proprietária da brasileira Ambev e diversas marcas famosas de cervejas) adquiriu a empresa por aproximadamente €530 milhões. Nos anos seguintes, a nova proprietária começou a introduzir a SPATEN em diversos novos mercados mundiais, além de lançar a versão sem álcool da cerveja (SPATEN ALKOHOLFREI). Com isso, a SPATEN desembarcou no Brasil em 2021 pelas mãos da Ambev, apresentando aos brasileiros o sabor marcante da Munich Helles e ingressando fortemente na disputa do mercado premium de cervejas. Além de uma identidade forte e marcante, a SPATEN ofereceu aos consumidores brasileiros embalagens na medida capaz de agradar a todos, como garrafas de 355ml e 600ml, além da lata sleek de 350ml.
  

Nos anos seguintes, a SPATEN, marca que se orgulha de conquistar o consumidor por seu sabor forte, investiu pesado para construir um vínculo com os brasileiros através de campanhas publicitárias que destacam sua rica história, ao criar uma caneca com design exclusivo (repleta de detalhes que contribuem para dar ainda mais sabor e refrescância ao líquido), ao realizar a primeira competição de deslizamento de caneca no país - conhecida como Biersliding - e ao patrocinar a Oktoberfest de Blumenau – a maior versão da festa fora de terras germânicas.
  

A ligação com a Oktoberfest 
Nenhuma cervejaria tem laços mais profundos com a tradicional Oktoberfest do que a SPATEN. Vale ressaltar que o mais famoso festival de cerveja do planeta foi criado pelo bávaro Luís I para celebrar o seu casamento e coroação como rei em 1810, já com a presença da SPATEN. O evento se tornou tradição e, a partir de 1872, passou a seguir diversas regras que traçam a identidade do evento pelo mundo todo. E uma dessas regras determina que só participam da feira cervejarias de Munique. As cervejarias ocupam desde stands menores a tendas maiores que atendem mais de 4 mil pessoas. E, dessas tendas, 6 delas são reservadas para cervejarias históricas de Munique, das quais a SPATEN faz parte, além de ser patrocinadora oficial do evento. A parceria é tão grande que o festival só começa depois que o primeiro barril de SPATEN é aberto, iniciando assim as celebrações. E a SPATEN sabe utilizar essa ligação histórica como uma eficiente ferramenta de marketing.
   

O histórico logotipo 
O logotipo da marca possui significados e símbolos históricos. O emblema da pá (que em alemão é justamente “spaten”) apareceu no rótulo das garrafas da cerveja em 1844 e foi desenvolvido pelo famoso e popular artista gráfico Otto Hupp. Essa pá de malte está localizada no centro do brasão vermelho com fundo arredondado e borda tripla preta e branca.
   

Na imagem abaixo é possível acompanhar a evolução ao longo dos anos deste genuíno ícone da marca alemã.
  

Já em memória as valiosas contribuições de Gabriel Sedlmayr II - mestre-cervejeiro que deu a qualidade que a cerveja SPATEN tem até hoje - teve seu nome imortalizado no logotipo da marca - as iniciais “GS” foram colocadas no rótulo da cada garrafa da SPATEN. Além disso, acima do brasão está posicionado seu tradicional slogan publicitário em alemão: “Lass Dir raten, trinke Spaten!” (em português algo como “Deixe-me aconselhá-lo, beba Spaten!” ou “É aconselhável beber Spaten!”), utilizado pela marca desde 1924.
  

No mercado brasileiro a SPATEN resolveu criar e utilizar uma identidade visual mais impactante, mas que manteve os símbolos históricos da marca alemã. Outra diferença no mercado brasileiro é a adoção da cor verde da garrafa, enquanto na Alemanha é âmbar.
  

Os slogans 
Estilo Spaten de Ser Forte. (2023) 
A cerveja que criou o estilo Munich Helles. (2022) 
Puro malte de Munique. Desde 1397. (2021) 
Lass Dir raten, trinke Spaten! (1924)
   

Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 1397 
● Fundador: Hans Welser 
● Sede mundial: Munique, Alemanha 
● Proprietário da marca: Spaten-Franziskaner-Bräu GmbH 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Anheuser-Busch InBev SA/NV) 
● CEO: Michel Doukeris 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Hofbräu, Paulaner, Weihenstephaner, Augustiner-Bräu, Löwenbräu, Stella Artois, Heineken, Amstel, Beck’s e Grolsch 
● Ícones: A pá do logotipo 
● Slogan: Estilo Spaten de Ser Forte. 

A marca no mundo 
A SPATEN vende suas cervejas em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença na Europa, especialmente em sua terra natal, a Alemanha. A SPATEN está entre as dez cervejarias mais antigas do mundo. A mais antiga é a Weihenstephaner, que começou a fabricar cerveja em 1040. 


Você sabia? 
A SPATEN faz parte das chamadas “Big Six in Munich” (maiores cervejarias de Munique), composta por Löwenbräu, Hofbräuhaus, Paulaner (conheça essa outra história aqui), Augustinerbräu, Hacker-Pshorbräu e, claro, a SPATEN. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Embalagem Marca, Exame e Beer Art), jornais (Meio Mensagem) sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 20/2/2024

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Um comentário:

Grupo Prom disse...

Muy buen evento