Uma deliciosa e irresistível barra do mais puro chocolate ao leite com recheio de pasta de creme de amendoim. Que quando mordida tem uma textura crocante e derrete suavemente na boca. Essa é a receita de sucesso do chocolate BUTTERFINGER, uma das mais adoradas guloseimas entre os americanos.
A história
Tudo começou em 1916 quando Otto Y. Schnering fundou uma pequena panificadora na cidade de Chicago, estado de Illinois. Paralelamente ao seu novo negócio ele criou uma pequena divisão de doces. O sucesso de seus doces foi tanto que ele resolveu se concentrar apenas nesse mercado, trocando o nome da empresa para Curtiss Candy Company. Um dos produtos de maior sucesso era uma barra de nozes coberta com chocolate chamada Kandy Kate. Depois de lançar o chocolate Baby Ruth (amendoins e nougat, recoberto pelo mais puro chocolate ao leite), em 1923 ele criou uma deliciosa guloseima que consistia em uma barra fina de chocolate com recheio cremoso de pasta de amendoim. Um concurso foi realizado para criar o nome do novo chocolate. O ganhador foi BUTTERFINGER. O termo “Butterfinger” data desta época, quando os locutores esportivos usavam a expressão para descrever os atletas que não conseguiam segurar uma bola de beisebol ou futebol americano. Ou seja, tinham dedos de manteiga.
Pouco depois, para divulgar o chocolate, a empresa ousou ao lançar de aviões pequenas miniaturas de BUTTERFINGER sobre várias cidades americanas. Nas décadas seguintes o chocolate foi se tornando bastante popular entre os americanos, chegando até ser introduzido no mercado canadense, e a empresa Curtiss Candy Company foi adquirida em 1964 pela Standard Brands Inc. que depois se fundiu com a tradicional Nabisco em 1981. Uma história conta que neste momento a receita original do BUTTERFINGER foi perdida, e a Nabisco precisou criar uma nova fórmula para o chocolate. Durante esta década o BUTTERFINGER foi perdendo participação de mercado para outras marcas, especialmente a Reese’s, sua maior rival. Além disso, sua imagem estava desgastada e envelhecida. Finalmente no ano de 1990 a suíça Nestlé comprou as marcas BUTTERFINGER e Baby Ruth da empresa RJR Nabisco (que na época havia se tornado um conglomerado de indústria de tabaco e alimentos). Com isso, a marca ganhou maior poder de distribuição, produção e foi praticamente relançada no mercado da América do Norte. A Nestlé também introduziu BUTTERFINGER em novos mercados como México, Reino Unido e Austrália.
Nas duas décadas seguintes a Nestlé ampliou a linha de produtos da marca com a criação e lançamento de novas versões, que mantiveram o delicioso sabor de amendoim amanteigado, como por exemplo, Butterfinger BB’s (1992), pequenas bolinhas do chocolate original vendidas em sacos; Butterfinger Crisp Bar (2004), biscoitos de wafers recheados com manteiga de amendoim e recobertos de chocolate ao leite; Butterfinger Snackerz (2010), pequenos pedaços de chocolate com um recheio ainda mais cremoso de pasta de amendoim; e Butterfinger Bites (2012), pequenos pedaços do chocolate original.
Além disso, versões sazonais foram criadas, como para a comemoração do Dia das Bruxas, onde o delicioso chocolate tem cerca de 1/4 do tamanho da barra original (Butterfinger Fun Size). Já para as festas de final de ano BUTTERFINGER ganha formato de sino e na Páscoa se transforma em um ovo. Outras novidades não fizeram tanto sucesso, como por exemplo, Butterfinger Buzz, que possuía 80 gramas de cafeína em cada barra, quantidade igual da maioria das bebidas energéticas do mercado. A marca BUTTERFINGER também foi estendida para o uso em sorvetes e até misturas de biscoito.
Durante esses anos, além da expansão da linha de produtos, a Nestlé reposicionou a marca no mercado investindo pesado em publicidade e marketing. Durante a década de 1990, a marca utilizou como seu principal garoto-propaganda o personagem Bart Simpsons, que com seu jeito irreverente e malicioso criou uma nova personalidade para o produto, inclusive aparecendo nas embalagens. A famosa campanha apresentava Bart em contínuas aventuras contra o diretor da escola e Homer (seu pai), que tentavam sem sucesso colocar as mãos em seu BUTTERFINGER. A icônica campanha ficou marcada pelo slogan “Nobody better lay a finger on my butterfinger!” (algo como “É melhor ninguém encostar um dedo no meu Butterfinger”). Ao todo foram mais de 150 comerciais de televisão com a turma divertida dos Simpsons até 2001. Os chocolates da marca também apareceram em diversos episódios dos Simpsons. Outros garotos-propagandas da marca foram Seth Green (2009), Erik Estrada (2010), Rob Lowe (2011) e Jamie Pressly (2012).
Já em 2008, em pleno Dia da Mentira (Primeiro de Abril), a BUTTERFINGER fez uma brincadeira com os consumidores da marca. Foi anunciado que a marca BUTTERFINGER tinha sido aposentada e que o novo nome do produto - The Finger - estava em vigor imediatamente. Para dar veracidade à sadia brincadeira, em parceria com a rede lojas de conveniência 7-Eleven, foram distribuídas gratuitamente barras do tradicional chocolate envoltas em embalagens com “o novo nome do produto” para 200 mil pessoas. Todas essas ações tornaram BUTTERFINGER novamente popular entre os consumidores, especialmente jovens.
A mais recente novidade da marca, introduzida em 2014, é o Butterfinger Peanut Butter Cup, tortas de chocolate ao leite com recheio que mistura pasta de amendoim cremosa com crocante (também disponível na versão mini). O produto foi introduzido para concorrer diretamente com o formato tradicional do Reese’s, seu maior rival. Em fevereiro de 2015, a Nestlé anunciou seu compromisso de eliminar a totalidade dos corantes e sabores artificiais de toda linha de produtos BUTTERFINGER. A marca é tão importante para a Nestlé no mercado americano, que no ano de 2016 voltou a anunciar no intervalo do Super Bowl (a final do futebol americano profissional), que possui os 30 segundos mais caros da publicidade mundial, com a campanha “Bolder than Bold”.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente na cor azul, a identidade visual ganhou também a cor amarela e, a partir da década de 1990, passou a ostentar o logotipo da Nestlé.
Os slogans
Nobody’s gonna lay a finger on my Butterfinger.
Bite my Butterfinger! (1998)
Nothin’ like a Butterfinger.
Break out of the ordinary.
Follow the Finger.
Crispety, crunchety, peanut-buttery Butterfinger.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1923
● Criador: Otto Y. Schnering
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Paul Bulcke
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Não
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Chocolates
● Slogan: Nobody’s gonna lay a finger on my Butterfinger.
● Website: www.butterfinger.com
A marca no mundo
Atualmente BUTTERFINGER, um dos chocolates mais tradicionais e consumidos do mercado americano, oferece inúmeras variedades de formas e tamanhos em aproximadamente 10 países ao redor do mundo. O chocolate é bastante popular nos Estados Unidos, Canadá, México e Reino Unido.
Você sabia?
● BUTTERFINGER chegou a ser comercializado na Alemanha. Mas foi retirado do mercado devido a alta rejeição dos consumidores por ter sido um dos primeiros produtos que informava no rótulo conter ingredientes geneticamente modificados em sua formulação.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 3/2/2016
3 comentários:
Parabéns pelo ótimo trabalho de sempre, seu site é essencial para conhecer melhor as marcas que vemos no dia a dia, com um trabalho jornalístico sério e muito rico em conteúdo. Muito obrigado!
Parabéns pela apresentação do produto. Nós da Karamell Store informamos que o importamos com frequência para o Brasil. Temos a pronta entrega os deliciosos butterfingers mini! Vocês podem achar no nosso site: www.karamellstore.com.br
Por que não tem esse chocolate no Brasil? Eu amo esse chocolate Butterfinger mas só tenho acesso quando alguém da família ou amigos vão viajar para lá. Eu gostaria muito de saber pq não inserem no Brasil , já que é da Nestlé
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