30.5.06

DHL


Quer enviar uma encomenda de São Paulo para Kuala Lumpur na Malásia? Precisa de soluções logísticas bem como serviços de correio internacional? Necessita de serviços de alfândega completos e eficientes? Precisa fazer com que um documento importante chegue em total segurança na Rússia? Ou até mesmo transportar o “circo da Fórmula 1®” de um país para outro? O meio mais rápido, seguro e eficiente de conseguir tudo isso é contratar os serviços da DHL. Afinal, a empresa trabalha todos os dias para ajudar milhões de pessoas e empresas a atravessar fronteiras e atingir novos mercados. 

A história 
Tudo começou no dia 25 de setembro de 1969 quando os empresários americanos Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn fundaram uma empresa de entregas expressas que oferecia serviços entre as cidades de San Francisco (Califórnia) e Honolulu (Havaí). O nome DHL tem origem nas iniciais dos sobrenomes de seus fundadores (Dalsey, Hillblom e Lynn). Os três fundadores transportavam pessoalmente por avião os documentos a serem entregues, uma novidade para a época, já que antes o transporte era feito somente por navio. Com isto, o tempo despendido no transporte era significativamente diminuído, bem como, os custos relativos às taxas de utilização dos portos, pois a duração do voo e a liberação aduaneira da carga eram feitas mais rapidamente que a viagem dos navios, o que poupava bastante tempo e dinheiro aos seus primeiros clientes. A fundação da empresa também representou a criação de um novo setor da indústria: o serviço expresso aéreo internacional – transporte rápido de documentos e papéis de carga por avião.
  

O primeiro grande cliente da nova empresa foi o Bank of America (conheça essa outra história aqui), que necessitava de alguém para transportar cartas de crédito e outros documentos de forma rápida e encontrou na DHL o parceiro ideal. A empresa cresceu rapidamente e virou um parceiro confiável para muitas companhias americanas de renome. Tanto que, em 1970, a DHL já tinha 40 clientes e estendeu seus serviços para Guam, Los Angeles e Portland, no estado de Ohio. Em 1971 os serviços foram expandidos internacionalmente para Filipinas, pouco depois abrangendo Hong Kong, Japão, Cingapura e Austrália já no ano seguinte, surgindo assim a DHL INTERNATIONAL. Utilizando sua experiência em entregas rápidas por via aérea, a empresa ingressou no mercado europeu em 1974 ao inaugurar seu primeiro escritório no Reino Unido, localizado na cidade Londres. Globalmente, a DHL tinha 3.052 clientes e 314 funcionários nesta época.
   

No ano seguinte se tornou a primeira empresa do segmento a abrir escritórios no Oriente Médio, mais especificamente no Irã. Pouco depois, em 1977, iniciou atividades na América Latina e, em 1978, para Oriente Médio e África. Em 1979 iniciou a entrega pequenos pacotes, além de somente documentos. Era uma expansão e tanto para uma empresa tão jovem. Em 1982 a empresa se tornou pioneira ao utilizar a tecnologia para rastreamento de pacotes. No ano seguinte mais uma inovação: a DHL se tornou a primeira empresa de transporte aéreo expresso a atender os países do leste Europeu. Nesta mesma época, um centro de distribuição internacional (em inglês HUB) foi aberto na cidade de Cincinnati, estado de Ohio. Dois anos depois, um hub de última geração foi inaugurado em Bruxelas, na Bélgica, processando por noite mais de 165.000 envios.
   

Em 1986 lançou um novo produto: WorldMail, um serviço para o transporte e distribuição de correspondências entre países. Além disso, a DHL introduziu novos padrões de serviço ao cliente. Metas de entrega até às 10:30h e às 12 horas e no final do dia são estabelecidas. A DHL de forma pioneira estabeleceu rotas de comércio para países como Rússia e China (1986) em plena Guerra Fria. Quando a guerra terminou, a DHL foi capaz de fornecer, por conta de seu profundo conhecimento e sua capacidade logística, apoio imediato a um vasto número de companhias que entravam nestes “novos” mercados. As empresas locais também foram beneficiadas, pois criaram novos corredores comerciais para exportar seus produtos para um mercado global.
   

Em 1989 mais uma novidade: EasyShip, um sistema de processamento integrado de transporte que permitia aos clientes controle completo na preparação e acompanhamento de embarques, tudo a partir de seu computador. Em meados dos anos de 1990, a DHL foi a primeira empresa do segmento a conseguir a certificação ISO 9002, atestando a total qualidade de seus serviços. Pouco depois, em 1996, foi introduzido o rastreamento de pacotes e documentos pela internet. No fim desta década a DHL apostou em novos serviços nas áreas de transporte de mercadorias e de logística integrada, começando assim a fazer parte da cadeia de abastecimento de seus clientes. Em 1999 a DHL investiu mais de €1 bilhão em uma nova frota de carga aérea de última geração para atender com mais eficiência os mercados da Europa e da África. Foram 34 aviões de carga Boeing 757SF: estas aeronaves reduziram o ruído na decolagem em 77% e as emissões de CO2 em 13% comparados com a frota de B737Fs que substituíram.
   

No final de 2002 a empresa americana foi adquirida pela alemã Deutsche Post, literalmente Correios Federal Alemão, uma estatal de serviços postais e de telecomunicações fundada em 1947. As marcas DHL Worldwide Express e Deutsche Post foram combinadas para formar uma marca comum: DHL. Também foi lançada uma campanha publicitária com seu novo slogan “Incoming goods move the world”. A DHL mudou suas cores corporativas de vermelho e branco para amarelo e vermelho. Em agosto de 2005, introduziu seus novos uniformes corporativos (importante ferramenta de reconhecimento da marca por parte dos consumidores). Nos próximos nove meses, 110.000 funcionários da empresa em mais de 200 países e territórios receberam os novos uniformes. O desenho foi testado através de entrevistas e provas exaustivas com 3.600 motoristas e transportadores da DHL.
   

O Centro de Inovação da DHL abriu oficialmente suas portas perto da cidade de Bonn na Alemanha em 2007. Um centro de pesquisa e desenvolvimento de última geração, cuja missão era desenvolver produtos novos, altamente inovadores, flexíveis, ecologicamente corretos e comercializáveis de acordo com as tendências logísticas do futuro. Os projetos eram realizados através de parcerias inovadoras dentro do mundo dos negócios e da área de pesquisas, como por exemplo, Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Boston. A empresa também foi a primeira a oferecer aos clientes a opção mais “verde” de enviar suas remessas pelos Serviços Verdes DHL, cujo objetivo era compensar as emissões de carbono dos vários veículos de entrega. Em 2008, a DHL se tornou a primeira companhia de remessas expressas a assumir publicamente o compromisso de melhorar sua eficiência de carbono em 30% até 2020.
   

Ainda em 2008, a DHL inaugurou seu novo hub aéreo europeu de última geração localizado em Leipzig/Aeroporto Halle na Alemanha. O hub, um dos maiores prédios em área construída na Europa, expandia a rede Internacional da empresa, fornecendo maior conectividade aos mercados de crescimento global e permitindo que a DHL melhorasse o seu serviço global com milhares de clientes. A partir de fevereiro de 2009, a DHL demitiu 9.500 funcionários e encerrou seu serviço de entregas de correio expresso no mercado doméstico americano, mas seguiu operando entre os Estados Unidos e outros países através de encomendas internacionais. O serviço foi encerrado em 30 de janeiro como forma de “minimizar incertezas futuras” causadas pela enorme crise financeira que assolava o mundo. A empresa atribuiu a iniciativa a fortes perdas em sua unidade doméstica americana, que sofria pesada concorrência de gigantes como a UPS (conheça essa história aqui) e a FedEx (conheça essa outra história aqui).
   

Em 2018, aproveitando as enormes oportunidades de crescimento no setor do comércio eletrônico a empresa criou a divisão DHL eCommerce, que conecta empresas aos consumidores do mundo inteiro com entrega residencial padrão. Durante a pandemia de COVID-19, que causou uma grave crise sanitária global, os serviços logísticos e a rede mundial da DHL desempenharam um papel fundamental, seja através do envio de equipamento e suprimentos médicos de emergência aos profissionais de saúde, da entrega de bens essenciais aos milhões de clientes privados, ou da procura de soluções para ajudar. as empresas continuam suas operações em circunstâncias desafiadoras. Também desempenhou papel fundamental no apoio a programas de imunização em todo o mundo, transportando e distribuindo milhões de doses de vacinas a mais de 175 países.
   

Como pioneira em logística sustentável, em meados de 2023, a DHL lançou a primeira frota de caminhões movida a biocombustível para reduzir a pegada de carbono. Vale ressaltar que, a DHL foi a primeira empresa do setor a estabelecer um objetivo mensurável de eficiência de carbono. Este objetivo foi alcançado anos antes do previsto, em 2016.
  

A DHL é uma empresa inovadora em seu segmento. Ao oferecer, no início, um serviço revolucionário - entrega internacional porta a porta de documentos sensíveis a horário - a DHL permitiu que empresas e organizações mundo afora desenvolvessem seus negócios e ampliassem seu impacto, invariavelmente estimulando o comércio global, tornando o mundo menor a cada dia. Afinal essas entregas expressas internacionais possibilitavam o trânsito de documentos até seus destinatários em 24h, ao invés de alguns dias.
   

Um gigante 
A DHL oferece serviços de envio de remessas expressa, aéreas e marítimas, transporte terrestre, soluções de logística bem como serviços de correio internacional, combinado com cobertura mundial e um entendimento profundo dos mercados locais. Para cobrir todas as suas extensas necessidades de serviço com o nível certo de foco e competência, a DHL opera sob divisões especializadas:

DHL Express 
Faz o transporte urgente de documentos e mercadorias, de forma confiável e pontual, de porta a porta, em mais de 220 países e territórios, operando a rede expressa mais abrangente do mundo. Através de várias linhas de produtos oferece aos clientes uma carteira de serviços múltiplos que cumprem com todos os requerimentos de transporte em tempo. Transportar mercadorias pelos quatro cantos do mundo é o que a DHL EXPRESS sabe fazer de melhor. Afinal são mais de 3 milhões de clientes, 116 mil funcionários e uma moderna frota de 295 aeronaves que servem mais de 500 aeroportos ao redor do mundo.
  

DHL Global Forwarding, Freight 
Transporte de carga, armazenagem e distribuição, soluções de supply chain - abrangendo todos os serviços. Também oferece soluções personalizadas para grandes projetos de logística e serviços de alfândega completos. Já a DHL Freight é uma das maiores transportadoras de remessas no segmento de transporte terrestre (rodoviário e ferroviário). Esta unidade de negócios caracteriza-se pelas suas soluções flexíveis e individualizadas: serviços nacionais e internacionais de carga completa de contêineres via transporte rodoviário, ferroviário ou intermodal. Além disso, os serviços completos de corretagem de alfândega garantem o envio das remessas sem problemas através das fronteiras. São mais de 47 mil funcionários, mais de 250 mil clientes em 120 países, aproximadamente 200 terminais de cargas e 3.1 milhões de contêineres transportados.
  

DHL Supply Chain 
Líder de mercado em serviços de logística com contrato, oferecendo armazenamento, transporte gerenciado e serviços de valor agregado, além de soluções de gerenciamento de comunicações e informações empresariais. Essa unidade de negócios fornece serviços para clientes de diferentes setores da indústria, incluindo automobilística, ciências naturais, tecnologia, bens de consumo não duráveis, comércio e moda. São mais de 8.500 veículos, 6.500 robôs colaborativos, 17 milhões de metros quadrados de armazenamento, 188 mil funcionários e presença em mais de 50 países.
  

DHL eCommerce 
A atividade principal é o transporte doméstico de encomendas em países selecionados da Europa, nos Estados Unidos, em alguns países da Ásia, em particular na Índia, e serviços transfronteiriços diferidos principalmente para, de e dentro da Europa, bem como de e para o Estados Unidos. Conecta empresas aos consumidores do mundo inteiro com entrega residencial padrão. Fornece entregas e devoluções padrão e em dias definidos, bem como opções de integração de dados convenientes e simples. São 28.500 veículos, 42 mil funcionários, 110 mil pontos de serviço e 1.8 bilhões de encomendas entregues em mais de 10 países.
   

Post & Parcel Germany 
A atividade principal dessa divisão (conhecida como Deutsche Post) é o transporte, triagem e entrega de documentos e remessas de mercadorias na Alemanha e no mundo. Os serviços destinam-se a clientes particulares e empresariais e abrangem desde cartas físicas e híbridas até serviços adicionais, como correio registrado, pagamento na entrega e itens com seguro. É também uma fornecedora especializada de serviços de marketing de diálogo e distribuição de imprensa, bem como soluções de comunicação corporativa. São 187 mil funcionários, mais de 108 mil caixas postais, 25 mil pontos de serviços, e 6.3 milhões de pacotes 46 milhões de cartas entregues por dia na Alemanha, tornando-se a maior empresa desse tipo na Europa. A Deutsche Post tem participação de mercado de 63.2% na Alemanha.
  

A DHL é especialista em logística e transporte de eventos globais, oferecendo soluções inovadoras para as complexas tarefas de logística nas áreas de esportes, artes e cultura. Atualmente a DHL é parceira oficial de logística de grandes eventos como a Fórmula 1® (desde 2004 é responsável pelo transporte logístico das equipe e de cada corrida), MotoGP™, ABB FIA Formula E, ESL (organiza torneios de esportes eletrônicos), as bandas Coldplay e The Rolling Stones (turnês), a Gewandhausorchester (orquestra sinfônica mais antiga do mundo), o museu Vincent van Gogh, além de ser patrocinadora da equipe do Manchester United. Esses eventos de nível internacional melhoram o perfil da empresa e oferecem uma excelente plataforma para que as pessoas experimentem como é “viver” a logística da DHL.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira delas ocorreu em 1983 quando o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra e adotou um tom de vermelho mais escuro. O logotipo também apresentou a expressão “Worldwide Express”. A última modificação visual do logotipo da DHL ocorreu em dezembro de 2002 quando a empresa foi adquirida pela Deutsch Post. A tipografia de letra foi levemente modificada e ganhou novas cores: amarelo (Pantone 116) e vermelho (Pantone 200). A identidade visual da marca também pode ser aplicada sem o fundo amarelo.
  
Os slogans 
The Speed of Yellow. (2011) 
Excellence. Simply delivered. (2010) 
The do-how people. (2007) 
Customer service is back in shipping. (2005) 
Competition. Bad for them. Great for you. (2004) 
We move the world. (2003) 
Incoming goods move the world. (2002) 
The pulse of business. (2001) 
Every second counts. (2001) 
DHL or else. (1995) 
We’ll take it from here. (1994) 
Faster to more of the world. (1990) 
We keep your promises. (1986) 
When you want it. Where you want it. Worldwide. (1985) 
Changing the way the world works. (1984) 
Next best thing to taking it there yourself. (1984) 
The shortest distance between you & the world. (1981)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 25 de setembro de 1969 
● Fundador: Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn 
● Sede mundial: Bonn, Alemanha 
● Proprietário da marca: DHL Group 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Nikolaus von Bomhard 
● CEO: Tobias Meyer 
● Faturamento: €81.8 bilhões (2023) 
● Lucro: €6.3 bilhões (2023) 
● Valor de mercado: €44.5 bilhões (junho/2024) 
● Valor da marca: US$ 7.706 bilhões (2023) 
● Frota: 119.000 (veículos) e 295 (aviões) 
● Presença global: 220 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 594.000 
● Segmento: Logística 
● Principais produtos: Entregas expressa, transportes de carga, serviços e sistemas de logística 
● Concorrentes diretos: Fedex, UPS, DB Schenker, C.H. Robinson, United States Postal Service, Canada Post, Japan Post Service Royal Mail e Correios 
● Ícones: A cor amarela 
● Slogan: Excellence. Simply delivered. 

O valor  
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca DHL está avaliada em US$ 7.708 bilhões, ocupando a posição de número 84 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2023. 

A marca no mundo 
O DHL Group, um dos líderes globais no mercado de logística e transporte, conecta mais de 120.000 destinos em 220 países e territórios, emprega 594.000 pessoas, atende mais de 8 milhões de clientes todos os anos, possui mais de 115 mil pontos de serviço (coleta e despacho) e opera mais de 22 hubs principais, além de 3.800 instalações, que incluem terminais e armazéns espalhados pelo mundo. Calcula-se que mais de 1.8 bilhões de encomendas são entregues pela empresa anualmente. Sua enorme frota é composta por mais de 199 mil veículos (dos quais 35.200 elétricos, incluindo 25.000 e-bikes e e-trikes) e aproximadamente 500 aviões que conectam 500 aeroportos ao redor do mundo através de 2.400 voos diários. No Brasil desde 1978 a DHL opera em mais de 1.100 cidades do país, tem 24 mil clientes, realiza mais de 15 voos diários e possui área de armazenagem de 300 mil m², 6.500 colaboradores, 55 hubs de transporte e 800 veículos. 

Você sabia? 
Larry Lee Hillblom, um dos três fundadores da empresa, morreu em um acidente de avião no dia 21 de maio de 1995. O acidente aconteceu no território americano de Saipan, no Oceano Pacífico, quando Larry pilotava um pequeno avião em que viajavam outros dois acompanhantes, que também morreram. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/6/2024 

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11 comentários:

Anônimo disse...

Tenho um imenso orgulho de ser uma colaboradora da Dhl, procuro ser a primeira escolha para minha empresa, assim como ela procura junto ao empenho de todos ser a primeira escolha dos nossos clientes.

Anônimo disse...

O comentario acima foi postado por Karina niedo

Anônimo disse...

Bom é impresionante o desenpenho dessa empresa sua historia em si todos seus funcionarios fazem o melhor de si para sempre seguri enfrente .parabéns DHL .

Unknown disse...

Tenho um imenso orgulho de participar da familia DHL, onde todos são tratados de maneira excelente independente da hierarquia, Parabenizo essa excelente empresa, pois sei que de dentro prima pela qualidade e o melhor atendimento de seus clientes.
Parabéns DHL
Josiel Alessandro Senci

rafael cordeiro disse...

Adoro a DHL, eles entregam rapido!

Unknown disse...

Tenho orgulho em dizer que faço parte da história da DHL. Fui um dos colaboradores entre 1993 a 2001. E felizmente hoje estou diretamente envolvido com a divisão da DHL express, trabalhando em uma empresa responsavel por atender algumas cidades do interior do Paraná.
Obrigado DHL por fazer parte da minha história...

Reflections disse...

@Almir Cruz Você ainda está trabalhando com a DHL Express?

Unknown disse...

Bom dia!
Só quem trabalha DHL sabe oque é não se preocupar com a crise no nosso pais!


Vladimir

Unknown disse...

Trabalho também na DHL e posso dizer não foi só as escolhas dos nossos clientes mais sim a minha melhor escolha esta trabalhando nela obrigado DHL por min escolher por fazer parte desse ranque global de excelência!!!E e por isso somos a escolha certa dos nossos clientes:POR FAZER CERTO DA PRIMEIRA VEZ...

Derlindo Lelis de Moura disse...

Sou brasileiro e amo o meu país.Mas tenho um sonho:que antes de morrer eu veja Os Correios (Brasil) serem adquiridos/geridos por essa Empresa...

JSS disse...

O ideal seria q "a nossa" Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos imitasse o compromisso com os clientes assim como a DHL faz... no início eu ñ recebia produtos comprados pela internet e agora nem as simples correspondências recebo no
CEP 20715-130 ⚠☡❕⁉🆘