Paixão e conhecimento escrevem a história da marca espanhola BORGES, produtora do mais puro azeite de oliva e azeitonas a mais de 120 anos. A marca, reconhecida como o principal exportador espanhol de azeites de oliva, tem seu nome identificado com azeites e vinagres saudáveis de grande qualidade, reconhecidos também por acrescentar sabor as mais deliciosas receitas dos melhores chefs de cozinha do mundo. Por isso, a marca espanhola atua como embaixadora para o mundo da culinária mediterrânea.
A história
A história tem início com a Indústrias Pont, que iniciou suas atividades em Tárrega (região de Lleida na Catalunha, considerada excelente zona de produção de azeitonas típicas do Mediterrâneo) em 1896, quando o casal Antonio Pont Pont e Dolores Creus Casanovas compravam e vendiam azeitonas e amêndoas, produtos típicos das Comarcas de Lérida e Tarragona. Era a semente inicial do que viria a ser conhecido no futuro como GRUPO BORGES. Em 1914 teve início o processo de industrialização da empresa com a instalação de um lagar (prensa para espremer frutos, como azeitonas) de viga de madeira. Pouco depois, o lagar foi modernizado com uma prensa hidráulica. Nos anos seguintes a segunda geração da família assumiu os negócios, aumentando e muito os volumes de comercialização de seus produtos. Nesta altura a empresa ingressou, embora que timidamente, no mercado de fabricação de azeite de oliva.
Em 1939, com a construção de unidades extratoras e refinarias, a empresa passou a vender azeite de oliva a granel. No ano de 1957, teve início a exportação a granel de azeite de oliva, amêndoas e avelãs. Finalmente em 1964, depois da construção de uma moderna fábrica de engarrafamento, surgiu oficialmente no mercado o azeite de oliva com a marca BORGES. Em poucos anos, o azeite BORGES se tornou conhecido pela sua qualidade e sabor extraordinário. Em 1967, a marca expandiu sua linha de produtos com o lançamento dos frutos secos elaborados e embalados com a marca BORGES. Sob o comando da terceira geração da família, em 1978 teve início um forte processo de exportação de azeite de oliva e amêndoas. Além disso, ocorreu o lançamento da primeira campanha publicitária da marca em Barcelona. Também entraram em funcionamento as primeiras explorações agrícolas nacionais de pistaches e nozes. Na década de 1980 a quarta geração da família assumiu o comando da empresa e consolidou nacionalmente a marca BORGES com a conquista da liderança em azeites na Catalunha e de frutos secos na Espanha. Já nos anos de 1990 a BORGES iniciou outro forte e agressivo período de expansão internacional. Nesta altura, o principal produto da empresa, o azeite BORGES, já era conhecido e renomado em todos os continentes.
No decorrer dos anos a BORGES tem se caracterizado sempre pelo lançamento de produtos inovadores. Foi, por exemplo, a primeira marca a “abrir mercados” com seu azeite Extra Virgem, além de criar a categoria de monovarietais, azeites feitos com um só tipo de azeitona. Nesta mesma linha de inovação, a BORGES lançou no mercado o Azeite Extra Virgem Coupage Ferran Adrià. O renomado Chef catalão, ex-proprietário do badalado restaurante El Bulli, selecionou as melhores variedades de azeitonas para criar este azeite de oliva Extra Virgem de qualidade máxima, suave e equilibrado. O produto era apresentado em garrafas plásticas de 1 litro, protegendo o azeite da luz, através de sua cor esverdeada.
Além disso, essa parceria com o renomado chef catalão culminou com a criação de uma fantástica linha de azeites aromatizados composta por dez versões especiais: shoyo com gengibre, quatro pimentas, pimenta malagueta e cardamomo, manjericão fresco, casquinha de limão, pau de canela, baunilha fresca, azeitonas pretas, alho frito e alecrim fresco. Outra novidade é que o AZEITE BORGES é o único que carrega em suas embalagens o selo kasher, exigido pela comunidade judaica, isento de refinamento e vistoriado por um rabino. A linha da marca BORGES ainda possui azeites orgânicos, Reserva de Família (obtido exclusivamente de azeitonas Arbequinas, com aroma frutado com toques de maçã, amêndoas e ervas verdes), 100% Puro (ideal para frituras e refogados), 100% puro com alho e o azeite de girassol (chamado BORGESOL). A linha de vinagres da marca inclui o de vinho branco com estragão, de sidra, de mel puro, de cava, de vinho branco com alho, de agricultura orgânica, de jerez, balsâmico de Módena, de vinho de Rioja e o de framboesa. A marca também lançou recentemente o BORGES SYBARIS, um azeite “top Premium” da categoria, preparado com azeitonas de oliveiras centenárias, colhidas à mão e processadas no mesmo dia da colheita, processo que o torna exclusivo. Outra novidade foi o lançamento de uma linha de molhos vinagretes, feita com azeite e outros ingredientes.
A tradicional fabricante de azeites e vinagres iniciou uma nova fase de expansão do portfólio em meados de 2014, com a oferta de massas de grano duro (farfalle, spaghetti e fusilli). No ano seguinte lançou uma linha de tomates pelados enlatados. Os tomates são processados (retirados da pele) e embalados em até seis horas após a colheita no campo. Os frutos são produzidos na região de Puglia, porção meridional da Itália, e têm certificação internacional de qualidade e de produção. As latas recebem revestimento, sem aditivos, para melhor conservação, e têm sistema de abertura que dispensa abridores. Mais recentemente a marca lançou novas embalagens com o exclusivo dosador Duo®, cujo bocal tem duas aberturas, que permitem dosagens diferentes: mais azeite ou menos azeite.
No Brasil oficialmente desde 2009, a marca BORGES, que é uma das líderes de mercado com 12% de participação, tem investido muito em degustação de seus 20 tipos diferentes de azeites, entre diferentes apresentações e categorias, como o Extravirgem Clássico, o Extra Light, os monovarietais, produzidos a partir de azeitonas Picual, Arbequina e Hojiblanca, e a linha especial de azeites aromáticos, desenvolvida em parceria com Ferran Adrià, além de vinagres especiais e massas. Entre as ações realizadas estão a degustação de azeite com sorvete, que à primeira impressão pode ser duvidosa, mas que a marca garante fazer o maior sucesso. Outra ação bem sucedida é o Borges Cooking Club, um programa de relacionamento do azeite BORGES que envolve workshop de renomados chefs de cozinha que ensinam receitas com o tradicional azeite e ainda distribuem kits do produto que também podem ser adquiridos via sorteio no site. A marca também tem um relacionamento estreito com restaurantes para que eles deem preferência ao seu produto.
A embalagem
Em 2008 os azeites BORGES ganharam uma nova embalagem após 10 anos com o tradicional formato bojudo. As novas garrafas eram mais finas e com design que facilitava a “pegada”. Criado pela agência espanhola Integrum, a mudança foi feita em toda a linha de azeites e vinagres aromatizados para as garrafas de 250 e 500 ml. Depois de passar por uma pequena remodelação, mais recentemente, em 2015, a marca apresentou o novo design de sua garrafa: novo rótulo e um selo colado próximo à tampa, que comunica o dosador Duo® e destaca a sua funcionalidade.
A evolução visual
O logotipo original da marca espanhola era simples. Já o logotipo atual tem uma imagem mais relacionada à culinária e estilo de vida Mediterrâneo.
Os slogans
El delicioso sabor de la vida.
Sabor Mediterráneo, Sabor Borges. (Espanha)
Azeites Borges. Encontros que dão sabor à vida. (Brasil)
Mestres azeiteiros desde 1896.
Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Fundação: 1896
● Lançamento (marca): 1964
● Fundador: Antonio Pont Pont e Dolores Creus Casanovas
● Sede mundial: Tárrega, Lérida, Espanha
● Proprietário da marca: Borges Mediterranean Group
● Capital aberto: Não
● Chairman: Joseph Pont Amenós
● Presidente: Ramón Pont Amenós
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 111 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.080
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Azeites de oliva, vinagres, azeitonas e massas
● Slogan: El delicioso sabor de la vida.
● Website: www.borgesbrasil.com.br
A marca no mundo
A marca espanhola BORGES, que produz azeites tradicionais e também conta com uma interessante linha de produtos aromatizados, que vão de sabores como baunilha fresca ao alho frito, passando pelo manjericão e corações de alcachofra, além de outros itens da Dieta Mediterrânea, comercializa seus produtos em mais de 110 países ao redor do mundo, sendo líder na venda de azeites de oliva em 30 deles. A empresa dispõe de dez instalações produtivas, seis delas localizadas na Espanha (Tárrega, Reus, Castellón, Almeria, Navarra e Badajoz). Além disso, conta com sete centros de abastecimento e beneficiamento de matérias primas nos Estados Unidos, Tunísia, Marrocos, Chile, Rússia e Jordânia, e ainda quatro subsidiárias na Austrália, Califórnia, França e Rússia, dedicadas à comercialização e distribuição de seus produtos, que ainda incluem uma linha de vinagres especiais, frutos secos (avelãs, amêndoas, nozes, castanhas de caju, pistaches, pinoles e macadâmias), frutas desidratadas (figos, uvas-passa e ameixas) e massas. Aproximadamente 75% das vendas é feita no exterior.
Você sabia?
● A empresa tem capacidade de produção diária superior a 600.000 litros de azeite.
● Hoje, a empresa é dirigida pelas terceira e quarta gerações Pont, que mantêm laços estreitos com toda a rede envolvida na produção do azeite, incluindo agricultores e moinhos, que representam a base do processo de produção de azeite.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame, EmbalagemMarca e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 22/1/2017
2 comentários:
Parabéns, excelente blog.
abs
Parabéns pelo blog! Muito criativo e ótimo como referência para pesquisa sobre marcas.
Visite o Comunidade RP Brasil e fique à vontade para enviar materiais diversos para publicação. Publicaremos com prazer.
Sucesso!
Danielly Pontes
www.comunidaderpbrasil.blogspot.com
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