A tradicional marca CASTELO vem há mais de um século sendo referência e conquistando a preferência de milhões de consumidores quando o assunto é complementos para salada, molhos e temperos, tornando qualquer receita muito mais saborosa. Além dos tradicionais vinagres, a marca oferece produtos práticos que trazem maior conveniência, sabor e prazer para que os consumidores incrementem suas receitas.
A história
A história começou no mês de outubro de 1905 quando Victorino Ferreira da Costa, membro de uma família de imigrantes portugueses, fundou na cidade de São Paulo, em um barracão no tradicional bairro do Brás, ao lado do gasômetro, uma pequena empresa chamada Destilaria Ypiranga, colocando em prática sua experiência na produção de bebidas destiladas e fermentadas. Inicialmente a pequena empresa produzia vinagres artesanais, bebidas destiladas, groselhas e licores. Nesta época a empresa já vendia o “vinagre Castelo tipo francês”, que tinha a imagem de um castelo como elemento visual central. Na década de 1930, a marca VINAGRE CASTELO ficou mundialmente conhecida após ter sido premiada em exposições internacionais e conquistou o paladar de muitos brasileiros. Em 1961 ocorreu o falecimento do Sr. Victorino, ocasião em que a empresa passou a ser administrada pelos seus familiares. Lamentavelmente a empresa começou a entrar em declínio passando por dificuldades e comprometendo todo o seu desempenho.
Diante do grave quadro, a empresa passou a ser objeto de interesse por parte de credores, na verdade fornecedores de matérias-primas que acreditavam tratar-se de um negócio de enorme potencial de mercado na medida em que pudesse ser bem administrado, pois a marca CASTELO já na época era bastante conhecida e valorizada por milhões de consumidores. Impossibilitado de adquirir isoladamente a marca, Antonio Borin juntamente com Xisto Stefano Cereser, Jacyro Martinasso e Cláudio Zambon, compraram a empresa no dia 7 de outubro de 1968. Finalizada a negociação, iniciou-se a construção de uma nova unidade fabril no bairro do Caxambu, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo, onde a empresa passou a produzir exclusivamente o vinagre com a marca CASTELO.
Passado alguns anos houve a dissolução da sociedade original. Em 1973, os sócios remanescentes passaram a administrar a nova sociedade até que em junho do mesmo ano inauguraram a nova unidade industrial com início da produção de vinagre com uma grande inovação: a utilização de garrafas plásticas. Os anos se passaram com modificações constantes tanto societárias como a nível industrial, até que em 1980 ocorreu a realização da primeira grande reforma industrial com o aumento da área construída para atendimento das necessidades e demandas da época. Pouco depois, em 1982, a marca inovou através do lançamento de uma embalagem mais moderna feita de PVC.
Os anos se passaram e a empresa acompanhou todos os períodos de crescimento culminando com a liderança de mercado no segmento de vinagres, que é mantida até os dias atuais. Movida sempre em direção à modernização, mais uma vez deu mostras de sua capacidade industrial, produzindo internamente uma nova embalagem para o acondicionamento do seu vinagre, a embalagem PET, mais bonita, com alto grau de transparência e bastante resistente, que seria copiada pelo segmento. Em meados dos anos de 1990, a estratégia da empresa, ao lançar uma nova linha, foi a de incorporar produtos com maior valor agregado e compatíveis com a linha de vinagres tradicionalmente utilizada pelos consumidores. Assim, o primeiro passo foi criar uma linha de conservas, que incluía palmitos e azeitonas. Depois vieram molhos para salada, condimentos e temperos. Em decorrência disso, no ano de 2004, a empresa passou a adotar oficialmente o nome de Castelo Alimentos, com a proposta de oferecer um leque diversificado de produtos alimentícios com sabor saudável.
Nos anos seguintes, a empresa desenvolveu um sólido projeto de conquista do mercado internacional com a exportação de seus produtos. Além disso, lançou um novo conceito de molhos para salada, cuja linha conta com itens menos calóricos, com 0% de gordura trans e enriquecidos de fibras em sua composição, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. E também novos produtos como molhos de pimenta, maioneses, mostardas, entre outros. Em 2025 a CASTELO celebrou seus 120 anos com embalagens comemorativas e a apresentadora Ana Maria Braga como embaixadora. Além disso, em uma parceria inédita com a Hope Drinks, lançou uma linha exclusiva de bebidas funcionais (Castelo + Hope) elaboradas com vinagre de maçã natural não filtrado e ingredientes que promovem benefícios reais à saúde, como fibras prebióticas e vitamina C.
1996
● Lançamento de uma linha de palmitos em conserva.
1997
● Lançamento de azeitonas verdes em conserva.
1999
● Lançamento do vinagre de arroz, item indispensável na culinária japonesa.
2000
● Lançamento de uma vasta linha de temperos e molhos, incluindo tempero completo, tempero sem pimenta, tempero alho e sal, molho de soja tipo Shoyu, molho de alho, molho inglês e molho de pimenta.
● Lançamento de novos itens na linha de conservas como champignon, cebolinha e picles (mistura de legumes como pepino, nabo, cenoura e couve-flor).
2001
● Lançamento do primeiro vinagre balsâmico totalmente produzido no Brasil, com a qualidade comparável aos acetos da região de Modena, na Itália. Hoje essa linha conta com diversas opções, como vinagre tradicional, cremoso e misturado com azeite.
2002
● Lançamento de uma linha de molhos para salada seguindo uma tendência latente de utilização de novos itens de temperos para variadas receitas. A linha oferece sabores como Caseiro (à base de vinagre e especiarias), Rosé (à base de tomate, mostarda e especiarias), Italiano (à base de vinagrete, especiarias e queijo parmesão), Parmesão (à base de queijo parmesão e ervas finas), Limão (limão, salsa e cebolinha) e Balsâmico (à base de vinagre balsâmico e especiarias).
● Lançamento do inédito vinagre de álcool com aroma de hortelã, perfeito para tornar os pratos mais exóticos e muito utilizado na cozinha árabe.
2004
● Lançamento do extrato de tomate, nas embalagens copo e lata, além do milho verde e da ervilha, ambos enlatados.
2005
● Lançamento da linha de molhos para salada na versão light.
● Lançamento da linha de vinagres de mesa, composta pelas variações clássico tinto, branco e maçã.
● Lançamento da linha de vinagres balsâmicos frutados com a marca CASTELO FRUTTATI, disponível nas versões azeite extra-virgem e mesclado com suco natural de abacaxi, framboesa e maracujá ou mel.
2009
● Remodelação de sua linha de molhos para salada, que ganhou embalagem termoencolhível, duplo lacre de segurança, zero de gordura trans e redução de calorias.
2010
● Lançamento do Azeite Extra Virgem em embalagem de vidro e Azeite de Oliva 100% Puro em embalagem de lata. O azeite é proveniente de Portugal.
● Lançamento de uma linha de temperos em pó oferecida em cinco versões, ideais para temperar carnes, aves, legumes, feijão e arroz branco.
● Lançamento do vinagre de álcool com alho.
2011
● Lançamento do molho de pimenta extra forte, uma combinação perfeita das pimentas malagueta e jalapeño.
● Lançamento do molho balsâmico cremoso, produto sofisticado e prático muito utilizado na finalização de pratos por ter a consistência cremosa, permitindo a decoração das receitas. É produzido a partir da redução do vinagre balsâmico Tradizionale Castelo e, em sua nova formulação, contém maior concentração de suco de uva, o que resulta em um produto encorpado e com sabor frutado e agridoce marcante.
● Lançamento dos vinagres em recipiente com bico dosador que evita desperdício.
● Lançamento para o segmento de Food Service do tempero de vinho, que combina a bebida, indispensável em receitas mais elaboradas, com temperos e especiarias.
2012
● Lançamento dos molhos para salada CASTELO LEVE VITA, com menor teor calórico e fibras em sua composição, além de 0% de gordura trans, disponíveis em três sabores (dos quais dois, únicos no mercado): Iogurte com Hortelã, Chá Verde com Limão e Mostarda e Mel.
2013
● Lançamento do molho barbecue, produzido a base de tomates e condimentos, cujo sabor agridoce acompanha a tradicional costelinha assada, grelhados, hambúrguer, frango frito, bolo de carne e churrascos em geral.
2016
● Lançamento da linha de maionese e outros molhos para lanches, incluindo ketchup e mostarda.
● Lançamento do Sumo de Limão, produzido com limão tahiti. Disponível em embalagem de 500 ml - que equivale a aproximadamente 19 limões médios, cerca de 1,5 kg da fruta, pode ser usado como tempero de saladas, carnes, peixes, frangos e até sobremesa.
2017
● Lançamento da linha de patês de pimenta biquinho, incluindo a versão defumada e com diferentes níveis de ardência.
● Lançamento do Vinagre de Maçã 100% Natural.
2018
● Lançamento do Molho Tártaro e do Molho Lemon Pepper.
2019
● Lançamento do Molho para Salada Caesar, que traz os sabores marcantes do queijo parmesão, alho e especiarias.
2023
● Lançamento do Vinagre de Álcool Aromatizado Citrus, que propunha novos usos para o vinagre, que vão além da utilização em preparos culinários, sendo perfeito para conservas e higienização de alimentos.
● Lançamento do Molho para Pipoca, que une picância suave à consistência, desenvolvido com o objetivo de deixar um dos lanches mais amados pelo público brasileiro ainda mais saboroso, a partir do uso de especiarias cuidadosamente selecionadas.
2024
● Lançamento do Molho Chimichurri, com inspiração argentina e uruguaia e feito com ervas e temperos naturais, sem glúten, conservantes ou corantes artificiais.
Não é exagero nenhum afirmar que CASTELO é sinônimo de vinagre para milhões de brasileiros. Afinal, ao longo de uma história centenária, a marca tornou-se referência no segmento, sendo pioneira na inovação de embalagens e sabores diferenciados. Maior produtora de vinagre da América Latina, a marca oferece uma completa linha do produto, como por exemplo, os vinagres de álcool (feitos a partir de cana-de-açúcar), os saborizados (nas opções alho, hortelã, limão e ervas finas), vinagres de maçã, arroz, de vinho tinto e branco, além de vinagres balsâmicos. A fábrica da CASTELO possui uma das maiores linhas de envase de vinagres em garrafas PET 750ml do mundo, capaz de produzir 24 mil frascos por hora, e um dos maiores fermentadores de vinagre do planeta. Somando todas as linhas produtivas, a capacidade fabril é de 50 mil frascos por hora, com a produção de 150 milhões de litros de vinagre por ano.
A embalagem do principal produto da marca passou por remodelações ao longo dos anos. Antes de vidro, somente em 1973 o vinagre foi acondicionado em garrafas plásticas de polipropileno. Em 1998, a marca lançou o vinagre em embalagem PET, que se tornou referência no segmento. Após passar por remodelações em 2007 e 2015, o atual design da garrafa de vinagre foi adotado em 2020.
Nos últimos anos, a CASTELO resolveu explorar uma outra função do vinagre: a limpeza e higienização. Por exemplo, em 2018 a marca lançou uma campanha publicitária estrelada pelo o biomédico Roberto Figueiredo, especialista em higiene alimentar e mais conhecido como Dr. Bactéria. Na campanha o Dr. Bactéria divulgava o novo Vinagre para Limpeza Castelo, o primeiro produto do gênero no país. Amparado pelo slogan “Agora as bactérias vão para o vinagre!”, Dr. Bactéria mostrava os benefícios e diferenciais do Vinagre de Limpeza Castelo, que era 50% mais concentrado do que a versão tradicional do vinagre de álcool e possuía 6% de acidez, por isso era mais eficaz na remoção de sujeira, manchas, fungos e tinha alto poder antisséptico, sendo capaz de eliminar 99,999% das bactérias.
Após a pandemia de COVID-19 tornar hábito a utilização do vinagre como limpador natural, a marca resolveu investir mais ainda neste segmento e lançou em 2024 a linha de produtos de limpeza VinaBio, feita à base de vinagre. A novidade marcou definitivamente a entrada da CASTELO, conhecida por seus produtos alimentícios, no segmento de limpeza, aproveitando a tendência de produtos de limpeza ecológicos e a popularidade do vinagre neste setor. Utilizando o vinagre como principal matéria-prima, a nova linha (desenvolvida para limpar e desinfetar) abrange amaciante, desinfetante, limpador perfumado e limpador multiuso, todos biodegradáveis e seguros para famílias com crianças e animais de estimação.
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo, totalmente em vermelho, somente ganhou um novo design e o tradicional símbolo do castelo na cor azul em 1986. O castelo apresentou um novo design no logotipo de 1998. Este logotipo passou por três modernizações suaves nos anos seguintes. Um novo logotipo foi adotado em 2010 e apresentou formato orgânico (com formas arredondadas), rejuvenescimento do ícone do castelo (foi eliminado o excesso de detalhes) e nova tipografia de letra. Em 2020, a marca remodelou radicalmente seu logotipo, que passou a expressar alegria e jovialidade - com cores vibrantes -, nova tipografia de letra e a eliminação do símbolo do castelo.
Já nas embalagens dos produtos o atual logotipo é aplicado de forma simplificada (imagem à esquerda). A CASTELO também utiliza um logotipo corporativo (para a empresa), que mantém o tradicional castelo (imagem à direita).
Sinônimo de sabor há 120 anos. (2025)
Castelo. Sinônimo de sabor desde 1905. (2024)
Pensou Vinagre, Pensou Castelo. (2023)
Alegria do sabor. (2020)
Castelo. Muda tudo para melhor. (2014)
O segredo do sabor. (2005)
O melhor vinagre de todos os tempos.
● Origem: Brasil
● Fundação: 1905
● Fundador: Victorino Ferreira da Costa
● Sede mundial: Jundiaí, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Castelo Alimentos S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Marcelo Cereser
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 12 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Vinagres, molhos, temperos e conservas
● Concorrentes diretos: Toscano, Gallo, Borges, Andorinha, Raiola, La Pastina, Hellmann’s, Heinz, Liza, Soya, Hemmer, Predilecta, Cepêra, Arisco, Gini e Bonduelle
● Ícones: O castelo
● Slogan: Sinônimo de sabor há 120 anos.
● Website: www.casteloalimentos.com.br
A marca no mundo
A CASTELO, que ocupa a liderança no segmento de vinagres no mercado brasileiro, comercializa em todo território nacional uma vasta gama de produtos, que inclui, além de vinagres, azeites, molhos, temperos, conservas, condimentos e patês. A CASTELO também exporta seus produtos para diversos países, como por exemplo, Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, Japão, Dubai, Angola, Portugal, Holanda e Estados Unidos.
Você sabia?
● A CASTELO também comercializa o vinagre a granel fornecido por meio de caminhões tanques.
● A família Cereser é sócia-majoritária da CASTELO e também da Vinícola Cereser, mais conhecida por suas sidras.
● Pelo sétimo ano consecutivo, em 2025 a CASTELO conquistou o pódio na categoria de melhor vinagre da pesquisa Datafolha.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 23/10/2025
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9 comentários:
Sou fã da marca e do produto desde qdo era criança em Jundiaí. Duas coisas inigualáveis: o vinagre Castelo e a tubaína Ferraspari(não tem igual). Me lembro da garrafa de vinagre, anos 50. O rótulo com os prêmios...Pena terem mudado demais, deveriam ter mantido o mais original possível para fazer jus ao valor da tradição. Infelizmente, depois que tive a desgraça de sair de SP para voltar p/ SC, só mesmo em viagens a SP para levar os produtos conosco. Por algum tempo, muito curto mesmo, vi vinagre Castelo por aqui. Hoje nem na maior rede de supermercados da capital se acha mais. Me arrependi porque não guardei ao menos uma de cada embalagem antiga.
As novas têm desenho modernoso e na prateleira parece só mais uma marca de vinagre barato e sem tradição.
Sinto orgulho por ser tataraneto do fundador...Luiz Augusto Ferreira da Costa! Parabens a empresa pela tragetória de sucesso!
Caro Luiz Augusto Costa, sou diretor da Vinagre Castelo e gostaria de entrar em contato com vc, para falarmos sobre a historia do vinagre Castelo.
Por favor entre em contato pelo email marcelo.cereser@gmail.com
Obrigado
Ola, Luis Augusto sou bisneta do Victorino, gostaria de ter contato com vc! Sou neta do Victorino Jr
Qual o nome da modelo do rótulo da embalagem do vinagre Castelo de maçã ? Por acaso é a Solange Frazão ?? Por favor me mande essa resposta pelo meu e-mail liliane.ribeiro.crz@gmail.com.... muito obrigada!!!
Tenho curiosidade de saber se essa empresa chegou a fabricar vinhos com a marca castelo pois ainda me lembro dos comerciais desse vinho no radio na decada de 50
Nossa...desde criança o melhor vinagre sempre foi o CASTELO,agora uso só o de maçã. Achei uma imitação muito ruim, comprei pq no dia não tinha o verdadeiro vinagre castelo.Minha filha sentiu demais a diferença do verdadeiro para a imitação que comprei.
Sou nascida em jundiai, hoje tenho 48 anos e tenho o sonho de conhecer a Vinagre Castelo, por amar vinagre, parabéns e sucesso.
Oi sou bisneta do Victorino Costa !
Minha avó paterna era Maria da Costa !
Victorino era proprietário da Destilaria Ipiranga e do Vinagre Castelo …. Tenho um espelho de mão que davam como brinde na época!
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