23.4.15

BOZZANO


É a única marca brasileira que cuida dos homens desde 1946. E muitos fizeram literalmente barba, cabelo e bigode sempre com sua presença. Afinal, durante todo esse tempo Bozzano é a marca que cuida dos hábitos e costumes de beleza de gerações de brasileiros. A marca que mais entende de homem, acompanha a evolução de seu consumidor junto com sua vaidade e tradição no cuidado masculino, oferecendo qualidade, modernidade e tecnologia através de uma ampla linha de produtos, desenvolvida para atender a todas as necessidades do homem moderno. 

A história 
Tudo começou em 1946 no tradicional bairro paulista da Vila Mariana quando o farmacêutico Mário Mussio Bozzano, com a ajuda de sua mulher Maria Francisca Bozzano, iniciou as vendas do creme de barbear à domicílio. Já nos anos de 1950, a marca investiu em propaganda, principalmente quando um radialista famoso anunciava o creme de barbear da marca entre um passe aqui e um drible ali durante transmissões de futebol, fazendo o produto se tornar conhecido por um público mais amplo. No início da década de 1960, quando a Bozzano já contava também com loção pós-barba (chamada Água Nova), foi lançada sua primeira propaganda de TV, fazendo com que marca ficasse conhecida em todo território brasileiro. Na década seguinte, o creme de barbear Bozzano se tornou um item de sucesso e conquistou grande espaço no mercado varejista. E a Bozzano soube aproveitar muito bem deste momento para não somente vender mais, como se transformar em uma marca ícone deste segmento.
   

Nos anos de 1980, com o sucesso de seus produtos de barbear, a marca resolveu expandir sua linha de produtos e inovou ao lançar o gel modelador de cabelo no mercado brasileiro. Sempre trazendo novidades para seus consumidores, na década de 1990 a Bozzano aprimorou sua principal linha de produto ao trazer a melhor tecnologia da época para o ato de barbear. Apesar do gel modelador de cabelo, o creme de barbear era disparado o produto mais importante da marca nesta época. Afinal, o creme de barbear Bozzano embalado em uma icônica bisnaga branca e azul e com um característico cheiro forte de menta, cresceu ano a ano distribuindo rostos bem aparados para garotos e marmanjos de todo o Brasil. Tanto que o creme de barbear da marca chegou a responder por 50% de participação de mercado.
   

Só que os homens mudaram seus hábitos de consumo e a marca não poderia ficar parada. Foi obrigada a se modernizar. E a partir do final dos anos de 1990, já sob o comando da americana Revlon (conheça essa outra história aqui), revitalizou sua linha de produtos, inovou nas fórmulas, ousou nas embalagens e atingiu em cheio o público jovem. Com uma linha maior de produtos, que incluía gel, espuma, loções pós-barba e até desodorantes, a Bozzano ganhou ainda mais participação no segmento de cuidados masculino. Entre as novidades da época estava a linha Bozzano Protection, que incluía cremes de barbear em versões gel e espuma, com multivitaminas, loções cicatrizantes e proteção solar. Era a preocupação da marca em cuidar cada vez mais da pele masculina. Além disso, investiu em publicidade ao contratar o boxeador Popó como garoto-propaganda.
   

Durante anos e anos a Bozzano ficou mais restrita a produção de produtos destinados ao barbear, (creme, espuma e loção) com exceção de lâminas, segmento que a marca estreou em 2005 - ainda de forma ainda tímida - com a linha de aparelhos de barbear com duas lâminas, inicialmente importada dos Estados Unidos e embalada no Brasil. Os novos produtos estrearam no mercado com o sugestivo slogan “Aparelhos de barbear Bozzano, deixam a pele lisa, não o bolso”. Ainda em 2005 a marca inovou ao lançar uma linha específica para peles negras, composta de creme e espuma de barbear. Outra novidade foi a adoção das embalagens em tubos plásticos, que substituíram o alumínio, por serem mais flexíveis, práticas e econômicas, permitindo assim 100% de aproveitamento do produto.
   

Pouco depois, em 2007, resolveu apostar no mercado de desodorantes para os pés com o lançamento da nova linha de produtos. Em julho do ano seguinte a empresa Hypermarcas adquiriu por US$ 104 milhões algumas marcas locais da Revlon no mercado brasileiro, entre as quais a tradicional Bozzano. Começava então uma nova fase para a marca brasileira. Primeiro iniciou a ampliação de seu portfólio com o lançamento do Gel-Creme Modelador, produto completo que trazia os benefícios do creme de modelar e o brilho do gel fixador; uma nova e completa linha de aparelhos de barbear, que incluía o Magnum 5+1, com seis lâminas (sendo uma para finalização do barbear), introduzido em 2009; além de géis de barbear em seis variantes, que incluíam as versões pele sensível e barba cerrada. Depois, a Bozzano investiu na contratação do jogador Ronaldo Fenômeno como garoto-propaganda, além de estampar sua marca nas camisas de Corinthians e Flamengo.
   

A ampliação de seu portfólio continuou nos anos seguintes com o lançamento, em 2012, de uma inédita linha de desodorantes antitranspirantes, testados dermatologicamente, que ofereciam 24 horas de proteção contra a transpiração, disponíveis no formato aerossol e em quatro fragrâncias, mais uma variante sem perfume; além da linha de cuidados capilares ganhar novas variantes com o lançamento da cera e cola de modelar. Em 2014 a Bozzano recebeu pesados investimentos. Adotou um novo posicionamento (“Jeito de garoto. Cuidado de homem.”), ganhou novas embalagens (mais jovens e modernas) e contratou o ator Murilo Rosa como novo garoto-propaganda. A nova campanha contou também com ações inusitadas, como por exemplo, o Truck Bozzano, uma barbearia móvel que percorria pontos na cidade de São Paulo.
   

Além disso, toda sua linha de produtos foi relançada com novas fórmulas e algumas novidades. Por exemplo, a linha de barbear apresentou nova fórmula, com a exclusiva tecnologia b-Effect System, que protegia e regenerava a pele evitando irritações além de oferecer mais proteção e hidratação até o próximo barbear. Essa nova tecnologia protegia contra as agressões do barbear de forma a proporcionar um barbear mais rente com menor atrito da lâmina, deixando um aspecto de pele saudável e natural. Já as fragrâncias eram as mesmas para todas as linhas: Refrescante (na cor verde), Hidratação (na cor azul) e Pele Sensível (na cor cinza).
  

Em 2015 a Hypermarcas vendeu por R$ 3.8 bilhões sua divisão de cosméticos para a multinacional de origem francesa Coty (conheça essa outra história aqui), incluindo as marcas Bozzano, Monange, Risqué e Biocolor. Sob novo comando, em 2017 a Bozzano ampliou seu portfólio com os novos antitranspirantes para pele sensível. A marca também relançou todos os seus produtos trazendo novas embalagens e duas novas tecnologias: Comfort Repair (que amolece os pelos e prepara a pele para o barbear, evita os cortes e aumenta o deslize da lâmina, além de estimular a regeneração da pele e hidratar por 24h) e Thermo Control (auxilia no controle térmico das axilas, controlando o suor e o mau odor).
   

Ainda em 2017, aproveitando o lançamento do filme Liga da Justiça e em parceria com a DC Comics (conheça essa outra história aqui), o marketing da Bozzano, que já havia disponibilizado no mercado em 2016 desodorantes inspirados no Batman e no Superman, lançou uma linha em edição limitada com embalagens temáticas, composta por três desodorantes na versão aerossol, comercializada em conjuntos de duplas: Batman e Flash ou Superman e Flash.
   

Pouco depois, em 2021, a Bozzano adotou um novo posicionamento, identidade visual e novas embalagens, modernizando assim sua linha de produtos e evoluindo em conjunto com o homem e a sua relação com a aparência. Esse novo momento foi marcado também pelo lançamento da linha para barba, cabelo e bigode, composta por Shampoo para Barba, Cabelo e Bigode, Balm Hidratante de Barba e Bigode, Creme Modelador de Cabelo e Cera Modeladora de Cabelo. Em 2022 a linha de coloração Biocolor Homem foi renomeada para Biocolor Homem Bozzano e relançada com nova fórmula - com textura em gel - que garante uma cobertura perfeita, sem escorrer, possibilitando tonalizar os cabelos em apenas 5 minutos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo de sua história, mas sempre manteve a tradicional cor vermelha. Em 2014, seguindo um novo posicionamento de mercado, a Bozzano adotou também uma nova identidade visual, que ganhou nova tipografia de letra, muito mais moderna e jovem, que permitiu focá-la com maior amplitude em diversos nichos do mercado de cosméticos masculinos. O atual logotipo da marca foi lançado em 2021 e apresentou um visual mais moderna e conectado com o homem contemporâneo.
  

Os slogans 
Ser você é sua beleza. (2021) 
Jeito de garoto. Cuidado de homem. (2014) 
Faz parte da sua conquista. (2011) 
Sempre com você. (2010) 
É Bozzano, é bom. (2009) 
A marca do homem. (2001) 
A qualidade que todos conhecem. (1988)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Mário Bozzano 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Coty Brasil 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Nicolas Fischer 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Cremes e lâminas de barbear, géis fixadores e desodorantes 
● Concorrentes diretos: Gillette, Viking, Nivea, Natura, Bic, Axe, Old Spice, Dove, Rexona e Grecin 
● Slogan: Ser você é sua beleza. 
● Website: www.bozzano.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Bozzano, marca consolidada no universo da higiene pessoal masculina, atua nos segmentos de pré e pós-barba, modeladores para cabelos e desodorantes, e está fortemente presente em todo território brasileiro. A marca também é comercializada em alguns países da América Latina. A Bozzano é líder de mercado no segmento de gel fixador e creme/espuma de barbear, este último representa 25% do faturamento da marca. Referência de barbear, a marca oferece alta tecnologia e produtos modernos para cada momento deste ritual: Pré Barba (cremes, espumas e géis), Pós Barba (bálsamos e gel pós-barba) e lâminas de barbear (descartável e sistema). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 3/8/2024 

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5 comentários:

Anônimo disse...

Bozzano é umas das minhas marcas preferidas,uso quase tudo da bozzano,os geis deles são excelentes,anti-transpirantes são bons tbm,aprovo essa marca.

Anônimo disse...

Enquanto tem algumas pessoas que dizem que o novo aparelho de barbear da nova Gillette Fusion rende até 15 barbear, que ao qual não usei ainda para saber se é verdade, então queria saber, quantos barbear rende da nova Bozzano Magnum 5, alguém sabe dizer? Dizem que é bom também e que sai mais encontra do que a nova Gillette Fusion.

Unknown disse...

Uso Bozano desde os meus quinze anos de idade, não mim esqueço de Bozano,é Bozano.

Ana Luiza disse...

Foi meu tio avô que fundou a Bozzano!!Tio Frederico Mário Bozzano!! Minha avó era sua irmã!! Muita saudades dessa época!!

Anônimo disse...

Trabalhei no Bozzano de 1977 até 1982, conheci os funcionários do tempo do fundador da Bozzano, vc e parente do Gilberto Lace