5.9.13

NEOSALDINA®


Aproximadamente 90% dos brasileiros sofrem ou já sofreram de dor de cabeça. Desencadeadas por estresse, esforços físicos e visual, ou até mesmo ocasionadas pelo uso de uma simples tiara de cabelo, para muitos desses milhões a solução mais rápida e eficiente atende pelo nome de Neosaldina®. Por isso, quando a dor de cabeça ou a enxaqueca aparece, o Brasil chama a Neosa®.  

A história  
A marca Neosaldina® surgiu no ano de 1972 quando o laboratório alemão Knoll resolveu lançar no mercado brasileiro um novo medicamento, posicionado para o tratamento de enxaqueca. Inicialmente o produto surgiu como um medicamento ético, que segundo a vigente Lei da Vigilância Sanitária nº 6.360, não podia ser anunciado na mídia de massa, sendo restrito apenas aos profissionais da saúde. O que o diferia do medicamento considerado MIP (medicamentos de venda livre), que podia ter a propaganda “livremente” veiculada em diferentes meios de mídias. Por esse motivo, a Neosaldina® era divulgada apenas para médicos, inicialmente clínicos geral e neurologistas, através de materiais promocionais e amostras grátis. Mesmo com essas restrições a popularidade do medicamento cresceu entre a população brasileira. E por ser muito procurado pelos consumidores, o Laboratório Knoll decidiu mudar o posicionamento e passou o produto para MIP (isentos de prescrição), indicado para diversos tipos de dores de cabeça, o que contribuiu para fixação da marca.
  

Com o objetivo de atingir um público alvo ainda maior, em 1999 a empresa resolveu investir em pesquisas que detectaram que a preferência do consumidor pela Neosaldina® era motivada, principalmente, por alívio, bem-estar e relaxamento. Esses novos dados culminaram com a adoção de uma nova estratégia de marketing, que resultou na introdução de um novo slogan e um símbolo (a tradicional drágea do medicamento ganhou um sorriso), que desde então passou a ser usado como um ícone na divulgação da marca. Com isso, novos materiais promocionais foram introduzidos, incluindo merchandising em pontos de venda, como displays e móbiles mais chamativos e mais visíveis aos olhos dos consumidores. Além disso, uma equipe de promotoras (devidamente uniformizadas com roupa vermelha, cor característica da marca) atuava diretamente dentro das farmácias e drogarias em seis regiões do país. Em 2004, Neosaldina® foi adquirida pela europeia Nycomed (atual Takeda, maior companhia farmacêutica do Japão).
   

Durante mais de três décadas, a marca conquistou o público com diferentes ações e ficou conhecida nacionalmente pelo ícone “Smile” (uma drágea marrom com um sorriso amarelo) e pelo apelido criado pelos próprios consumidores, a “Neosa®”, elementos importantes que consolidaram sua reputação no mercado e nas cabeça de milhões de pessoas. Neste período a marca Neosaldina® recebeu investimentos, que acompanhados por um bom trabalho de marketing e publicidade, não somente garantiu o prolongamento de seu ciclo de vida, como a transformou em um dos primeiros produtos de procura espontânea em farmácias e drogarias pelo país. Além disso, investiu em novas apresentações (embalagens e a versão gotas) cujo objetivo principal era proporcionar modernidade e praticidade aos consumidores. Em 2011, a marca ampliou seu portfólio de produtos com o lançamento da Neosaldina® 1 drágea, conhecida popularmente como single lady. Tratava-se do primeiro analgésico para dor de cabeça no mercado brasileiro em apresentação monodose.
   

Em março de 2012, a marca lançou a campanha “O Brasil chama a Neosa®”, que de forma bem humorada mobilizou os consumidores pela descontração. Ainda este ano, o medicamento indicado para dores de cabeça mais vendido do Brasil, comemorou 40 anos e, para celebrar tal data, lançou Neosaldina® pela primeira vez em todo o país com uma embalagem alternativa (uma moderna latinha) para guardar a Neosa® de um modo mais prático. Além disso, a campanha publicitária contou com frases bem humoradas, como “Uma vida inteira sorrindo. Deve ser por isso que a Neosa® chega aos 40 tão bem” e “40 anos da Neosa®. Só quem não tá comemorando é a dor de cabeça”. Esse ano também foi marcado pelo lançamento da embalagem com 30 drágeas, muito mais econômica. Pouco depois, em 2014, a marca introduziu dois tamanhos intermediários de embalagem: blister com 10 drágeas e a volta da caixa com 20 drágeas para o mercado.
  

Em 2016, a Neosaldina® desenvolveu o NeosApp, aplicativo pioneiro focado em ajudar quem sofre com a dor de cabeça. O app funcionava como uma ferramenta inteligente que mapeava a rotina dos usuários, por meio da coleta de dados do aparelho móvel, tais como geolocalização, ruído e temperatura. O monitoramento e cruzamento das informações recomendavam conteúdo em formatos de dicas e sugestões para as indisposições causadas pela dor de cabeça, colaborando assim, para sua prevenção. Em 2020, a Hypera Pharma, que tem em seu portfólio marcas ícones como Benegrip, Buscopan (conheça essa outra história aqui), Engov, Epocler, Estomazil, Lisador, Polaramine, Biotônico Fontoura, Vitasay e Zero-Cal, fechou um acordo com a Takeda Pharmaceutical International para adquirir um portfólio de 18 medicamentos isentos de prescrição (MIP) na América Latina, por um valor total de US$ 825 milhões. Entre os medicamentos estavam produtos já consagrados no mercado, como Neosaldina®. 
  

Em 2022, a marca lançou sua primeira inovação em 50 anos de história, introduzindo em sua linha a Neosaldina® DIP, produto que contém em sua formulação um grama de dipirona. Essa miligramagem resulta em potência analgésica para o alívio de dores de cabeça pesadas e enxaqueca, condições normalmente incapacitantes que atrapalham pacientes em diversos aspectos de sua vida cotidiana.
  

Muito mais que o comprimido marrom que salva milhões de brasileiros, há mais de 50 anos a Neosa® é parceira dos consumidores no combate às dores de cabeça. Presença salvadora em milhões de lares brasileiros, a linha Neosaldina® possui fórmula desenvolvida especificamente para o alívio das dores de cabeça, oferecendo também uma potente solução contra a enxaqueca. Por isso, Neosaldina® existe para que a dor de cabeça e a enxaqueca não sejam um peso na vida das pessoas.
  

A comunicação 
Quando aparece a dor de cabeça, chama quem? Certeza que milhões de pessoas pensaram “Chama a Neosa®”, que foi criado em 2012 e se tornou um dos mais conhecidos bordões da publicidade brasileira. Vale ressaltar que o termo “Neosa®” foi usado pela primeira vez em 2007 em uma campanha da marca. O apelido “Neosa®” partiu dos próprios consumidores e foi assimilado pela área de marketing, e inserido na comunicação da marca. E aliado a um dos símbolos mais conhecidos da comunicação brasileira, uma drágea marrom com um sorriso amarelo, uma espécie de Smile contra a dor de cabeça, Neosaldina® se tornou uma das marcas com mais alto grau de reconhecimento entre os consumidores brasileiros. A drágea marrom com um sorriso amarelo se tornou presença constante na comunicação da marca, aparecendo em diversas situações, muitas delas repletas de bom-humor.
  

A marca sempre utilizou o bom-humor em suas campanhas publicitárias. Por exemplo, em 2014, lançou a campanha “Neosos & Neosas”. A criação da campanha surgiu durante uma discussão com heavy users da marca que contaram que quando alguém chama uma Neosa® não está chamando apenas um remédio, mas sim uma solução amiga e divertida. Ou seja, ser uma Neosa® já é uma metáfora natural para alguém que devolve o sorriso. Nesse contexto, a ideia da campanha era mostrar que a vida de vez em quando tirava o sorriso de nossos rostos e um Neoso® ou Neosa® era aquela pessoa que resolvia suas dores de cabeça e as das pessoas ao redor.
   

Já em 2022, Neosaldina® lançou uma campanha para responder à provocação do concorrente Advil. Em um vídeo nas redes sociais, em ambiente de escritório, uma mulher chamava a companheira Neusa e pedia um Advil para combater sua dor de cabeça. A resposta de Neosaldina® era composta por dois filmes. O primeiro (assista aqui) sugeria um tom de seriedade, como ocorre nos comerciais de advertência do Ministério da Saúde, explicando que Neosaldina® pode causar dor de cabeça na concorrência. Veiculado nas principais redes sociais da marca, o vídeo fazia um spoiler de um tratamento a ser lançado para combater a “invejinha” dos concorrentes. O segundo filme apresentava o lançamento de Neosa® Cotovelol, qualidade Neosaldina® para dores de cotovelo. Por meio de sátira, o vídeo ressaltava que o produto fake promovia o alívio rápido das dores de cotovelo da concorrência, já que agia diretamente nos piores casos de inveja.
  

A Neosaldina® está sempre lançando novas campanhas AON, fazendo parcerias com influenciadores, ações de merchandising (como o patrocínio ao BBB desde 2022) e demais projetos estratégicos que visam aproximação do público jovem  ao mesmo tempo em que reforça o posicionamento com seus consumidores mais fiéis, uma vez que ninguém quer deixar que o incômodo das dores de cabeça interfira na rotina.
    

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou uma remodelação significativa ao longo dos anos. E isto aconteceu no final de 2023, quando a marca adotou uma nova tipografia de letra em um tom de vermelho um pouco mais escuro, além de transformar o pingo na letra “i” na popular drágea marrom do medicamento.
  

As embalagens de Neosaldina® também acompanharam a evolução visual da marca (como mostra a imagem abaixo). A atual embalagem, que manteve a cor amarela predominante, apresentou uma nova iconografia, ressaltando a sua ação rápida, e a simpática drágea marrom, que remete ao alívio das dores e do amplo portfólio da marca.
   

Os slogans 
Chama a Neosa®, porque a vida te chama. (2023) 
A dor rouba a sua cabeça. Neosa® devolve. (2021) 
Dor de cabeça? Nem pensar. Chamo a Neosa®. (2018) 
Penso, logo chamo a Neosa®. (2017) 
Para vários tipos de dor de cabeça, o Brasil chama a Neosa®. 
Dor de cabeça? O Brasil chama a Neosa®. (2012) 
Neosaldina®, mais forte que a sua dor de cabeça. (2007) 
Especialista em dor de cabeça.
  

Dados corporativos  
● Origem: Brasil  
● Lançamento: 1972  
● Criador: Laboratório Knoll  
● Sede mundial: São Paulo, Brasil  
● Proprietário da marca: Hypera S.A.  
● Capital aberto: Não  
● CEO: Breno Toledo Pires de Oliveira 
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 2 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Segmento: Medicamentos  
● Principais produtos: Analgésicos  
● Concorrentes diretos: Doril, Novalgina, Doralgina, Tensaldin, Neralgyn, Aspirina, Tylenol, Dorflex, Advil e Sedamed  
● Ícones: A drágea marrom com um sorriso amarelo  
● Slogan: Chama a Neosa®, porque a vida te chama.  
● Website: www.neosaldina.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Neosaldina®, líder de mercado em sua classe terapêutica e um dos dez medicamentos mais vendidos no país, está presente em farmácias e drogarias em todo território brasileiro. Hoje, Neosaldina® é vendida em diferentes apresentações: cartelas com 4 ou 10 drágeas; caixa com 20 ou 30 drágeas em apresentação econômica; além da versão gotas (15 ml). Vale ressaltar que a Neosaldina® é vendida também na Colômbia, onde é de propriedade da brasileira Eurofarma. 

Você sabia?  
 Neosaldina® contém a dipirona associada com cloridrato de isometepteno e a cafeína anidra, cuja união a marca chama de 3XTRA™. Esta associação potencializa a ação analgésica, além de exercer leve ação estimulante sobre o sistema nervoso, aumentando assim, a capacidade de concentração e raciocínio. 

SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NEOSALDINA® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Grandes Nomes da Propaganda) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 21/2/2024 

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Um comentário:

Mauricio CTBA disse...

A Neosaldina original, quando fabricada pela Knoll não era essa composição. Qual era?