13.12.19

PREÇOLANDIA


Oferecer produtos para todos os ambientes da casa, desde faqueiros e jogos de jantar de marcas consagradas até varal, escadas e espátulas para mexer massa de bolo, em lojas inspiradoras, valorizando os desejos dos clientes, com variedade e condições diferenciadas, estimulando o convívio e a experiência de compra. É uma casa de portas abertas para todos. Seja para quem vai comprar um potinho ou para quem está montando uma casa inteira. Essa é a fórmula de sucesso da rede PREÇOLANDIA, que tem no preço e na variedade de produtos a sua marca registrada. 

A história 
Tudo começou com Arab Chafic Zakka, filho de um pequeno comerciante de origem libanesa, que desde a adolescência trabalhava no comércio, onde aprendeu todos os ofícios do segmento e da arte de negociar e vender. Em 1978, Arab resolveu investir em um modelo de varejo semelhante ao dos grandes magazines da cidade, como a Mesbla, o Mappin e a americana Sears, mas em menor escala. Foi então que ele inaugurou sua primeira loja (imagem abaixo) na Água Rasa, bairro da zona leste de São Paulo para vender utilidades domésticas, presentes e produtos variados. A unidade ocupava um espaço de 400 m² e foi uma das primeiras a contar com ar-condicionado e estacionamento, itens considerados de luxo para quem vivia em bairros da periferia da cidade. Para não assustar os clientes, Arab apostou em um nome que traduzisse o perfil da loja: PREÇOLANDIA. Afinal, tinha que deixar claro para os consumidores que a loja era confortável e bonita, mas nem por isso os produtos custavam caro. Outra estratégia adotada pelo jovem comerciante foi recrutar todos os funcionários na vizinhança, isto porque, as donas de casa gostavam de ser atendidas por quem falava a sua língua e partilhava de seus gostos. Com a estratégia de vender produtos de qualidade com preços baixos, a loja foi aos poucos ampliando sua oferta de produtos oferecendo um enorme número de itens para casa.


Mesmo com o desafiador cenário econômico da década de 1980, com inflação alta, plano econômico com congelamento de preços e crise financeira das famílias brasileiras, a PREÇOLANDIA foi ousada e inaugurou, em 1986, uma segunda unidade com aproximadamente 500 m² no bairro de Pinheiros, passando a lidar com um público com poder aquisitivo maior. Nos anos seguintes, a rede inaugurou outras unidades por bairros da capital e cidades metropolitanas (Santo André, Guarulhos, Barueri) e adotou a estratégia de localizar suas lojas dentro de shopping centers, onde a comodidade e o fluxo de pessoas eram maiores. Neste período, para se impor no segmento de utilidades domésticas, que inclui desde louças e toalhas até pequenos eletrodomésticos, a rede apostou em engordar seus ganhos de forma paulatina, vendendo mercadorias de grife, como porcelanas Schmidt, por exemplo, por um preço competitivo. Outro fator importante para o crescimento da PREÇOLANDIA foi oferecer conforto e praticidade aos seus clientes através da Lista de Casamento (que hoje inclui muitas facilidades, como o acesso e o gerenciamento da lista em todas as lojas da rede, além da internet).


Em meados dos anos 2000, a PREÇOLANDIA lançou seu comércio eletrônico e passou a oferecer aos seus clientes mais um canal de venda com enorme comodidade. Para manter o ritmo de crescimento no patamar de dois dígitos, era preciso ampliar o número de lojas físicas, que em 2011 contava com 13 unidades espalhadas pela capital e região metropolitana de São Paulo. Sendo assim, no final deste ano a rede de utilidades domésticas inaugurou uma unidade localizada na Praia Grande, a primeira no litoral paulista. A loja apresentava novidades na ambientação, surpreendia pelo visual e oferecia até um quiosque eletrônico (espécie de tela de consulta para produtos). A partir deste momento, a rede quis entender quem eram seus clientes, gostos, quais suas reais necessidades e de que forma atendê-las (bem). Por meio de uma série de pesquisas, a empresa delineou o perfil da clientela. Com isso a PREÇOLANDIA reformulou os espaços físicos das lojas de forma a criar um ambiente intimista, onde o público pudesse fazer suas compras como se estivesse em casa. Para tal, os departamentos das lojas tiveram de ser repensados. Com isso, os produtos foram separados por mundos (seções) - Cozinha, Mesa, Eletro, Bem-Estar e Cuidar - ou seja, se o consumidor procurasse uma frigideira, ele acabaria encontrando a espátula ali pertinho.


Em 2014, a rede iniciou um processo de expansão para o interior de São Paulo com a inauguração de uma loja na cidade de Sorocaba. Pouco depois, a PREÇOLANDIA ingressou em novos mercados no interior paulista, como por exemplo, em Piracicaba, Campinas, Bauru e Jundiaí. A rede tomou mais uma atitude ousada no início de 2016, em plena crise econômica, com a abertura de nove lojas nos dois anos seguintes. Com isso, a rede chegou a 2018 com 31 lojas. A expansão nacional da rede só começou neste ano, quando a PREÇOLANDIA inaugurou suas primeiras unidades na região nordeste, em Salvador (BA), Aracaju (SE), Recife (PE), Maceió (AL), além de uma loja em Vila Velha no Espírito Santo. Em 2019 a PREÇOLANDIA deu prosseguimento ao seu plano de expansão ao inaugurar sua primeira loja em Fortaleza. Além disso, outras apostas da rede são as plataformas virtuais, que incluem o site e o sistema de televendas (este direcionado aos clientes da terceira idade, que não se sentem confortáveis em comprar pela internet).


PREÇOLANDIA é aquela amiga que entende de todos os cantinhos da casa onde a vida acontece de segunda a segunda. Inspira ordem e prosperidade, pois acredita no cultivo diário de uma casa melhor para uma vida melhor, através dos detalhes que descomplicam, organizam e embelezam. E tudo isso prezando sempre pela economia, pois fazer bons negócios está em seu DNA. Foi assim, com essa filosofia, que Arab Chafic Zakka transformou uma lojinha de periferia em uma das maiores redes de utilidades domésticas do Brasil.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A identidade visual original, que apresentava as letras desalinhadas, foi substituída por um logotipo colorido e com uma nova tipografia de letra. Mais recentemente, esse logotipo passou por uma pequena modernização, adotando a cor vinho e com novo posicionamento do símbolo entre as letras L e A.


Os slogans 
Sua melhor casa todos os dias. (2019) 
Viva o prazer de estar em casa. 
Sua casa é seu mundo.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Arab Chafic Zakka 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Preçolandia Comercial Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Arab Chafic Zakka 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 45 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Varejo (houseware) 
● Principais produtos: Utilidades domésticas, eletrodomésticos, decoração, produtos de cama, mesa e banho 
● Concorrentes diretos: Camicado, Spicy, Daiso, Etna, Armarinhos Fernando, Le Biscuit, Zelo e MMartan 
● Slogan: Sua melhor casa todos os dias. 
● Website: www.precolandia.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a PREÇOLANDIA possui aproximadamente 50 lojas localizadas na capital paulista, grande São Paulo e interior, além de Salvador, Maceió, Fortaleza, Recife, Aracajú, Vila Velha, Uberlândia e Cuiabá. A grande maioria de suas lojas (mais de 35 unidades) está localizada em shopping centers. Em média, cada loja da rede comercializa mais de 10 mil itens, entre utensílios para cozinha, pequenos eletrodomésticos, artigos de decoração, utilidades para lavanderia e organização, além de uma ampla variedade de itens de cama mesa e banho. A PREÇOLANDIA conta ainda com um comércio eletrônico, que segundo a empresa, hoje equivale por vendas de três lojas da rede. Esse serviço oferece a retirada na loja ou em lockers (o click-and-collect) e entregas via Correios ou por frota própria. 

Você sabia? 
A primeira unidade da rede inaugurada em 1978 no bairro paulistano da Água Rasa ainda funciona no mesmo lugar. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Diário do Comércio, Folha, Meio Mensagem e Estadão) sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Troiano Branding) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/12/2019

Nenhum comentário: