10.1.23

CARTER'S®


Os clássicos macacões e os pijamas favoritos dos norte-americanos são apenas alguns dos produtos icônicos da Carter’s®, com os quais mamães e papais contam para facilitar sua vida e deixar seus pimpolhos confortáveis e protegidos. Por isso, a Carter’s® oferece roupas e acessórios de qualidade para lidar com tudo, desde a primeira noite em casa até os primeiros dias na escola. Uma história de qualidade e inovação que lhe valeu a confiança de gerações de famílias americanas. 

A história 
A história começou em 1865 na cidade de Needham, estado americano de Massachusetts, quando o imigrante inglês William Carter, com a ajuda de sua esposa, Martha Lee, começou a tricotar luvas de bebê em sua cozinha com sobras de lã. As luvinhas rapidamente fizeram sucesso em uma região de invernos rigorosos e baixas temperaturas. Com o passar dos anos, o Sr. William foi costurando novas peças para manter bebês confortáveis. Depois de iniciar seu negócio em casa, ele comprou uma fábrica na década de 1870. A partir de então, a Carter’s® iniciou o processo de fabricação em massa de seus produtos. Sempre ao lado dos pais, a Carter’s® continuou a crescer ao longo dos anos seguintes, sempre trazendo inovações e novidades para ajudar a manter os bebês lindos e confortáveis.
  

Por exemplo, em 1900 a Carter’s® lançou os populares macacões, conhecidos como The Original Bodysuit, que apresentavam recursos inovadores para a época, como os ombros expansíveis para facilitar as trocas de roupas (incluindo a passagem do body pelas pequenas orelhas dos bebês), encaixes reforçados para as muitas e constantes trocas de fraldas e protetores para as mãos com o objetivo de impedir que os pequeninos se arranhassem. Feitos em tecido babysoft 100% algodão, eles se tornaram perfeitos por serem suaves e muito flexíveis e um ícone da marca americana.
   

Atualmente o The Original Bodysuit - para bebês recém-nascidos e crianças até os dois anos - são vendidos em práticas embalagens de três, quatro, cinco, seis e sete peças para dar muitas opções aos pais. São comercializados em diferentes combinações de cores e estampas, para oferecer à mãe ainda mais maneiras de usá-los. Por exemplo, os packs com quatro macacões vêm com uma opção de manga longa, perfeita para saídas matinais em dias mais frios. Já os packs com cinco são de longe os mais vendidos pela marca no mundo - um item obrigatório para todas as novas mamães. Por fim, os packs de três unidades trazem sempre uma peça adicional para a mãe combinar, como o cardigã e o colete para as estações de outono e inverno.
  

À medida que a popularidade da Carter’s® crescia a atriz Shirley Temple, que havia acabado de se tornar mãe, solicitou à marca, em 1949, uma nova linha de roupas de bebê, mais estilosas e coloridas - não apenas nas cores rosa ou azul. Surgia assim o enxoval para bebês, que ainda hoje é a maior linha da Carter’s®. O enxoval ganhou um novo nome - Little Baby Basics™ - e oferece desde os práticos bodies em pacotes de cinco até conjuntos, macacões, vestidos e acessórios. E as inovações não pararam nos anos seguintes. Por exemplo, em 1955, a Carter’s® introduziu a sola antiderrapante “Safety Step” em seu pijama de peça única, uma inovação que ajudava as crianças que estavam aprendendo a andar a não escorregar ou deslizar, evitando assim tombos e quedas. Nos anos seguintes a Carter’s® se expandiu por todo território americano inaugurando lojas em centenas de cidades pelo país, além de ampliar sua linha de produtos. A família Carter venderia a empresa em 1990.
  

No início dos anos de 2000, a Carter’s® começou a sofrer uma pesada concorrência de grandes varejistas, que passaram também a vender roupas infantis. Mas ao invés de enxergá-las como concorrentes, a marca americana adotou a estratégia de se aliar a elas. Com isso, no ano de 2001, a marca americana criou a Just One You®, uma linha de vestuário, roupas de cama, decoração e acessórios infantis, de prematuros a bebês, exclusiva para a varejista Target (conheça essa outra história aqui). Pouco depois, em 2003, a marca utilizou a mesma estratégia com o Walmart (conheça essa história completa aqui) e criou a Child of Mine®, linha para bebês e crianças - incluindo roupas, itens essenciais do dia a dia, roupas de cama, decoração, brinquedos e outros acessórios, para ser vendida exclusivamente dentro das lojas da maior varejista americana.
    

Em 2017, a marca adotou essa mesma estratégia com a poderosa Amazon (conheça essa história aqui) ao criar a linha Simple Joys®. Todas essas marcas - que possuem em sua assinatura a expressão “made by Carter’s®” - vendem itens de vestuário e acessórios semelhantes aos da Carter’s®, mas cada uma tem sua própria equipe de design e políticas de preços específicas das varejistas.
   

Voltando um pouco na história, em 2005 a Carter’s® adquiriu por US$ 312 milhões sua maior rival, a OshKosh B’gosh®, tradicional marca de roupas infantis fundada em 1895. O processo de expansão internacional da Carter’s® começou em 2012, quando a marca inaugurou suas primeiras unidades no Canadá. Nessa época, o Brasil fazia parte dos seus planos, mas a marca americana sempre considerou elevados os custos para abertura de lojas próprias no país. Então, resolveu utilizar outra abordagem. Em 2015, a Carter’s® firmou parceria com a Riachuelo (conheça essa outra história aqui) e passou a comercializar seus produtos (inicialmente nos tamanhos entre RN e 24 meses) em espaços exclusivos nas unidades da varejista brasileira. À época, o acordo serviria como uma sondagem para avaliar a possibilidade de abrir lojas próprias em um futuro próximo. Ainda em 2015, a marca lançou no mercado americano o My Rewarding Moments®, programa de fidelidade número 1 em roupas para bebês e crianças com mais de 13 milhões de membros ativos.
    

Em 2018, a marca resolveu ampliar seu público-alvo com o lançamento da Carter’s® KID, uma nova linha de produtos com mais de 700 estilos de roupas desenvolvidas para meninos e meninas entre 4 e 14. A nova linha combina os estilos, cores e gráficos muitos incorporando temas relacionados a esportes, emojis, unicórnios, dinossauros e jogos, transmitindo mensagens positivas com as quais as crianças podem se identificar.
  

Com o sucesso comprovado da marca americana nas lojas Riachuelo em todo o Brasil, cinco anos depois, em 2020, um novo acordo com a empresa brasileira permitiria aos consumidores brasileiros terem acesso a uma rede de lojas físicas da tradicional Carter’s®. Com isso, a primeira loja física da marca em solo brasileiro foi inaugurada no final de agosto no shopping Ibirapuera, em São Paulo. Com 99 m² que seguiam a identidade visual consolidada da marca no mundo, a unidade e oferecia o mix completo de produtos Carter’s®.
   

Nos anos seguintes novas unidades foram inauguradas pelo país (hoje são mais de 30 unidades) em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Campinas e Salvador. E sabendo que as mães brasileiras amam sua marca, as lojas passaram a oferecer uma gama ainda maior de produtos para bebês e crianças, com a ampliação da linha para meninos e meninas até os cinco anos de idade, desde a categoria de vestuários - incluindo conjuntos, vestidos, camisetas, blusas, calças, bodies, underwears, beachwears - até acessórios (como meias, babadores e toucas), mochilas, lancheiras, toalhas, mantas, entre outros itens.
   

Além disso, a mais nova linha em ascensão da marca, Little Planet®, foi lançada em 2021 e apresentou roupas feitas com os tecidos orgânicos mais puros e materiais sustentáveis. Mais recentemente, no mês de agosto de 2022, a marca inaugurou sua primeira unidade em formato outlet da América Latina, localizada no interior de São Paulo, que chegou para ampliar o mix de lojas do segmento infantil e expandir a presença da Carter’s® no varejo brasileiro.
  

A centenária Carter’s® acredita que a infância é uma celebração e as estampas coloridas e personagens lúdicos são inspirados pela alegria e amor que as crianças trazem para nossas vidas. A tradicional marca americana celebra a infância oferecendo para bebês, crianças e suas famílias produtos com design cuidadoso, materiais e confecção de qualidade e opções convenientes de compra. Com isso, a Carter’s® conquistou a confiança de gerações de famílias, por todo o mundo, valorizando a infância ao oferecer peças que facilitam a vida dos bebês, das crianças e dos pais, com roupas extremamente confortáveis, fáceis de vestir e trocar, design exclusivo, toque extremamente macio dos tecidos e muita funcionalidade nos adereços e detalhes, permitindo que os pequenos possam se movimentar, brincar e dormir com segurança e tranquilidade.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna e atraente. Na década de 1940 o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e a cor vermelha. Depois de passar por uma pequena modernização nos anos de 1970, na qual também passou a utilizar a cor azul, além da vermelha, o logotipo adotou uma nova tipografia de letra na década de 1990. A atual identidade visual foi adotada em 2005, e além de uma nova tipografia de letra mais impactante, apresentou a cor azul-clara (um dos símbolos de reconhecimento da marca nos dias atuais).
  

Os slogans 
Carter’s® Made for This. (2021) 
With you from the start. (2018) 
Count on Carter’s®. (2014) 
If they could just stay little till their Carter’s® wear out. (1981)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1865 
● Fundador: William Carter 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Carter’s Inc. 
● Capital aberto: Sim (2003) 
● CEO: Michael Casey 
● Presidente: Brian Lynch 
● Faturamento: US$ 3.48 bilhões (2021) 
● Lucro: US$ 342 milhões (2021) 
● Valor de mercado: US$ 2.85 bilhões (janeiro/2023) 
● Lojas: 1.210 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 21.000 
● Segmento: Moda infantil 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Chicco, Gymboree, Gap, Gerber Childrenswear, Pottery Barn Kids, Mothercare, Little Miss Matched, PUC e Tip Top 
● Ícones: Os macacões The Original Bodysuit 
● Slogan: Carter’s® Made for This. 
● Website: www.carters.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa vende sua completa linha de produtos para bebês e crianças através de 1.210 próprias lojas - incluindo as marcas Carter’s® e OshKosh B’gosh® - comércio eletrônico (mais de 100 sites) e em outros 18 mil pontos de venda, como as grandes varejistas Babies ‘R Us, Belk, JCPenney (conheça essa outra história aqui), Kohl’s, Macy’s (saiba mais aqui) e Sears (conheça essa história aqui). Ao todo são 751 lojas nos Estados Unidos, 186 no Canadá, 43 no México e 229 unidades internacionais (no Brasil são 32 lojas). Com presença em mais de 90 países ao redor do mundo, a Carter’s® faturou 3.48 bilhões (dados de 2021) e emprega mais de 21 mil pessoas. Líder no segmento de roupas infantis nos Estados Unidos, a Carter’s® vende mais de 10 produtos para toda criança nascida no país. 

Você sabia? 
A Carter’s® veste do recém-nascido à garotada com até 14 anos e a linha de pijamas atende a crianças com até 12 anos. 
Nos Estados Unidos a Carter’s® representa aproximadamente 25% de todas as vendas, tanto para o segmento de pijamas infantis, quanto roupas para o grupo de recém-nascidos a dois anos de idade. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Vogue, Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 10/1/2023 

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Um comentário:

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