19.4.18

FAIXA AZUL


Acontece nos melhores almoços de família: assim que a massa é servida, o olho percorre a mesa à procura do queijo parmesão. E quando o assunto é parmesão, o tradicional Faixa Azul é o preferido de milhões de brasileiros. Ícone e sinônimo de queijo parmesão, a marca conquistou esse status ao manter uma receita tradicional e exclusiva por mais de 70 anos, que garante sabor e textura insuperáveis. E nos últimos anos a qualidade do parmesão se estendeu a outros tipos de queijos como brie, camembert e emmental, oferecendo assim a mais completa linha de queijos especiais do mercado brasileiro. 

A história 
O parmesão, um dos queijos mais apreciados do mundo, surgiu na cidade de Parma, na Itália, por volta do ano de 1200. Dali, ele ganhou fama como ingrediente de receitas das mamas, como gratinados, massas e risotos, e também pelo consumo puro, em lascas, sem ou com acompanhamentos como azeite. Apesar da qualidade parmigiano-reggiano ter denominação de origem controlada (só pode ser fabricado com esse nome nas cidades de Parma, Reggio Emilia, Modena, Bolonha e Mântua), a marca brasileira Faixa Azul se tornou sinônimo de parmesão no país. E sua história começou quando o imigrante italiano Don Vito Antonio D’April desembarcou no Brasil vindo diretamente da cidade de Parma, trazendo consigo uma receita do tradicional queijo parmesão. Pouco tempo depois, Mestre Vito, como ficou conhecido, iniciou à produção de seu queijo parmesão artesanal em São Gonçalo do Sapucaí, no sudoeste do estado de Minas Gerais.


O cuidado com cada detalhe, o processo adequado para salmoura e o tempo apropriado de maturação (12 meses) resultaram em um queijo de sabor sem igual. Para finalizar cada queijo, Mestre Vito dava um toque especial: uma faixa azul pintada à mão simbolizando a nobreza e a tradição de seus produtos. Rapidamente a notícia se espalhou e os queijos da “Faixa Azul” conquistaram o paladar de toda a região. Em 1940, este fato chamou a atenção da empresa Vigor, que tinha acabado de inaugurar uma fábrica na mesma cidade e convidou Don Vito para produzir o queijo parmesão. Faixa Azul tornou-se então a primeira marca de queijo parmesão produzido em escala industrial no Brasil, mantendo sua receita original e o acabamento artesanal. Inicialmente produzido em peças, nas décadas seguintes a marca lançou novas versões do tradicional queijo, como por exemplo, o ralado (que rapidamente caiu no gosto das famílias brasileiras pela praticidade), em lascas e o light (com gorduras totais reduzidas).


Em 2012, o tradicional queijo parmesão chegou às gôndolas em duas edições limitadas pensadas com exclusividade para o fim de ano, o Faixa Azul Reserva Edição Especial, cuja maturação de 18 meses garante sabor mais acentuado e marcante ao queijo e que foi desenvolvido para agradar aos paladares mais exigentes e aos apreciadores da alta gastronomia; e o Faixa Azul Edição Especial, aguardado todos os anos, sendo uma versão miniatura, modelado em uma forma de 2.5 quilos (o convencional da marca pesa 7.5 quilos), e embalado em uma lata comemorativa para remeter à tradição e ao bom gosto da Faixa Azul.


Em 2013 a marca fortaleceu ainda mais sua posição no mercado com lançamento de novos produtos e uma nova campanha de marketing, cujo conceito era “A espera é uma arte”, que chamava a atenção para o principal diferencial do produto: o processo de, pelo menos, 12 meses de maturação. A campanha nasceu da essência do produto e da marca, que acredita que, para ser o primeiro, não se pode correr ou ter pressa. Além disso, uma parceria com o chef Olivier Anquier tinha o objetivo de mostrar o lado gourmet da marca e divulgar novas opções de consumo com a reconhecida qualidade do parmesão Faixa Azul. Já os novos lançamento contaram com o Faixa Azul Ralado Grosso (ideal para usar em receitas gratinadas e dar um toque especial aos pratos), o Fondue Faixa Azul pré-pronto (uma receita inédita que leva parmesão no preparo, além de queijo emmental) e a linha de cremes premium com as opções Parmesão, Emmental e Brie.


Em 2014, a Faixa Azul apresentou uma nova identidade visual para suas embalagens, cujo objetivo era traduzir os valores e a qualidade da marca em uma linha com grande tradição no mercado. O resultado: embalagens com visual moderno, atrativo e arrojado, com o personagem inspirado em Vito Antonino D’April, lendário mestre queijeiro da marca, pintando a tradicional faixa azul. Durante décadas a imagem da marca Faixa Azul ficou mais atrelada ao queijo parmesão. Mas isto começou a mudar em 2015, quando a marca resolveu expandir sua linha com o lançamento de outros tipos de queijos, como gouda, gruyère, emmental, brie, camembert e blue cheese (sendo os três últimos importados em uma parceria com a dinamarquesa Arla Foods), todos seguindo a tradição e alta qualidade de seu principal produto.


Hoje em dia, a produção do Faixa Azul continua sendo feita de modo artesanal, na cidade mineira de São Gonçalo do Sapucaí, onde tudo começou há mais de sete décadas. Os queijos são virados um a um, todos os dias, para que a maturação ocorra de maneira uniforme. A casca do queijo também recebe um tratamento especial com óleo de urucum. Já a faixa azul é pintada no queijo somente quando ele está pronto para o consumo. O resultado desse processo é um produto com características específicas como consistência dura, superfície granulosa, odor suave para forte e sabor mais marcante e persistente, mais adocicado e ácido que a média dos queijos ralados do mercado.


Em 2017, a marca Faixa Azul conquistou o reconhecimento internacional. Isto porque, seu famoso parmesão com 12 meses de maturação, muito admirado pelos brasileiros, ganhou medalha de ouro durante a maior premiação de queijos do mundo: o World Cheese Awards. O título foi entregue durante o Festival Internacional de Queijos de San Sebastián, na Espanha. Além do ouro, Faixa Azul também ganhou medalha de bronze, que foi concedida ao Parmesão Reserva 18 meses de maturação. A conquista deste importante reconhecimento internacional colocou a marca brasileira no mais seleto e restrito grupo dos melhores queijos do mundo. Além disso, com a compra da Vigor pelo Grupo Lala, a marca Faixa Azul passou a fazer parte do portfólio da empresa mexicana.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. Em 2014 a marca apresentou um novo logotipo, cujo design da tradicional faixa azul foi modernizado, ganhando uma leve inclinação e adotando uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
A espera é uma arte. (2013) 
Faixa Azul. A marca dos melhores queijos.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1940 
● Criador: Vito Antonio D’April 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Vigor Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Gilberto Xandó 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Laticínios 
● Principais produtos: Queijos 
● Concorrentes diretos: Tirolez, Polenghi, Scala, Quatá, Blakis, La Serenissima, Philadelphia Cream Cheese e Président 
● Ícones: A faixa azul 
● Slogan: A espera é uma arte. 
● Website: www.faixaazul.com.br 

A marca no Brasil 
A marca Faixa Azul está presente em boa parte do mercado brasileiro, com forte presença na região sul e sudeste, oferecendo uma completa linha de queijos especiais (mais de 10 produtos), além é claro do seu tradicional parmesão (disponível nas versões corte fatia, corte cilíndrico, forma, ralado tradicional, ralado grosso e light). 

Você sabia? 
Os queijos de faixa azul eram assim marcados, pela sua qualidade e para identificar - facilmente - pois naquele tempo (há séculos atrás) nem todos sabiam ler o tipo de queijo. A faixa azul era reservada para o queijo parmesão de boa qualidade, pois algumas fábricas diferenciavam assim o seu Parmegianno do “queijo tipo parmesão”, baseado nos mesmos princípios, mas de menor qualidade. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/4/2018

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