A Pés Sem Dor é uma empresa que oferece conforto e bem estar a milhões de brasileiros, eliminando ou reduzindo as dores dos pés, tornozelos e joelhos, oferecendo qualidade de vida através de palmilhas feitas sob medida, inovação e bom serviço.
A história
Tudo começou com o americano Thomas Amos Case (foto abaixo), um engenheiro mecânico formado pela tradicional Universidade de Michigan, que no mês de maio de 1977 havia sido um dos fundadores da Catho, inicialmente uma empresa de recolocação e recrutamento de executivos e que nos anos seguintes dominou o setor de recrutamento e seleção de pessoas no mercado brasileiro. Em 2006, a americana Tiger Management desembolsou uma cifra milionária (estimados US$ 50 milhões) para assumir o controle da empresa. Aos 69 anos com o dinheiro recebido, o empresário bem que poderia se dar ao luxo da aposentadoria, curtindo a vida em alto estilo e com uma fortuna capaz de garantir o futuro de mais de uma geração dos Case. Ele até que tentou. Mas seu instinto empreendedor falou mais alto.
Coincidentemente, tal como acontecera com a Catho, que ele resolveu fundar ao ser demitido de uma fabricante de silos agrícolas em que trabalhava, em Londrina, no interior do Paraná, a volta aos negócios se deu também em decorrência de motivos pessoais. Praticante diário de exercícios físicos, ele sofria com dores terríveis nas pernas e pés, em decorrência da deformação conhecida como “pés chatos” (que faz com que toda a sola do pé fique em contato com o solo e causa dores). Seu fisioterapeuta e personal trainer, por acaso, fabricava artesanalmente palmilhas para aliviar o desconforto e as dores. Em uma rápida pesquisa de mercado, ele e o fisioterapeuta verificaram que havia enormes oportunidades nessa área da ortopedia para produtos de alta qualidade. Afinal aproximadamente 80% da população brasileira têm algum tipo de dor nos pés e pernas. E mais: as palmilhas disponíveis no mercado nacional eram feitas artesanalmente e não tinham precisão.
Diante desta situação, eles rapidamente trataram colocar a ideia em prática. Fizeram as malas e foram para a Europa em busca dos fabricantes com a melhor tecnologia para a produção de ponta de palmilhas, e disponibilizá-las à população brasileira. Eles visitaram 14 empresas em seis países diferentes. Dentre as empresas, foram visitadas a Novel e PedCad, empresas alemãs, ambas com mais de 20 anos de experiência em pés, que eles fecharam parcerias. Fundada em 2009, com o sugestivo nome de Pés Sem Dor, a nova empresa tinha como sócios Case, que detinha 80% do capital, e o fisioterapeuta, que ficou com os restantes 20%. Inicialmente, os dois sócios construíram uma fábrica de palmilhas em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, que abrigava os equipamentos alemães. A nova empresa prometia acabar ou reduzir com dores nos pés causadas por problemas como calos, joanetes, pés cavos ou chatos e até pelo uso prolongado de salto alto. As palmilhas eram confeccionadas sob medida, após uma avaliação com fisioterapeutas especializados.
A expansão da empresa começou em 2010 com a adoção do sistema de franquia. Além disso, a empresa passou a produzir também sandálias ortopédicas personalizadas, que eram feitas com base no molde das palmilhas dos clientes. As sandálias eram confeccionadas em dois modelos: FlipFlop e Comfort, e em diversas combinações de cores. Em 2013, já eram 10 lojas franqueadas espalhadas por cinco estados brasileiros. Apesar do crescimento os resultados ainda não eram satisfatórios e a empresa não conseguia produzir as palmilhas com os níveis de qualidade desejados. A virada começou em 2016 quando Case decidiu deixar de lado os tradicionais sistemas de produção 2D e migrar para a tecnologia 3D, cuja aplicação industrial ainda engatinhava. Para chegar ao estado da arte na produção de palmilhas, Case não economizou. Todas as lojas da rede Pés Sem Dor foram equipadas com baropodômetros, aparelhos que avaliam a pressão sob a sola dos pés, gerando informações que são transmitidas por scanners para as impressoras 3D instaladas no atual centro de produção de palmilhas, na região da Avenida Paulista, em São Paulo. Com esses equipamentos, a intervenção humana no desenho e fabricação das palmilhas é praticamente zero. Além disso, o antigo processo utilizava o EVA, uma espuma que necessita de descarte seguro dos restos em caçambas. Desde então, os produtos são feitos de um elastômero flexível chamado TPU.
Recentemente a empresa também resolveu focar seus esforços em uma fatia de possíveis clientes formadas por profissionais do comércio e da indústria que por conta de suas funções trabalham muitas horas diárias em pé, como os empregados de shoppings centers e fábricas, como funcionários de frigoríficos e operários em linhas de montagem. Atualmente, a Pés Sem Dor mantém projetos-pilotos para o emprego de suas palmilhas em trabalhadores da Bombril e do Naturafrig, um frigorífico baseado no Mato Grosso do Sul. Hoje em dia, o processo é simples e rápido: um scanner 3D faz o mapeamento da sola dos pés, e um programa de computador aplica as correções necessárias com o acompanhamento de um fisioterapeuta. O desenho é enviado para uma impressora 3D, que, em duas horas, imprime um par de palmilhas. A avaliação é gratuita nos pontos de venda da marca, que lembram mais um consultório médico do que uma loja. Segundo a empresa, a maioria dos clientes chega à Pés Sem Dor por indicação médica. Mais de 550 médicos indicam o trabalho da empresa. Além da avaliação com os aparelhos, os fisioterapeutas consideram também os hábitos do cliente.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por apenas uma pequena remodelação. Isto ocorreu em relação ao tom de verde do pé (ficou mais escuro) e a adoção de uma nova frase abaixo do nome da marca (Palmilha Sob Medida).
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 2009
● Fundador: Thomas A. Case
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Pés Sem Dor Brasil Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Thomas A. Case
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 44
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 100
● Segmento: Ortopédico
● Principais produtos: Palmilhas ortopédicas customizadas e sandálias ortopédicas
● Concorrentes diretos: Sottopiede, TechFeet e Laboratório do Pé
● Website: www.pessemdor.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a Pés Sem Dor, maior empresa no segmento de palmilhas customizadas do país, tem aproximadamente 45 lojas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Cuiabá, além de cidades no interior paulista como Ribeirão Preto, Sorocaba e Jundiaí. Não existe loja de rua. Todas as unidades são instaladas em prédios comerciais, como se fossem consultórios de fisioterapias. Cada par de palmilha custa em média R$ 500. Segundo a empresa, que já atendeu mais de 60 mil clientes, 94% deles estão satisfeitos com o produto e os 6% restantes receberam seu dinheiro de volta.
Você sabia?
● A confiança em seus produtos e tecnologias levou o marketing da empresa a oferecer aos clientes a possibilidade de receber seu dinheiro de volta até três meses depois da compra, caso estejam insatisfeitos com suas palmilhas.
● Primando pela qualidade de serviço e atendimento, os funcionários da Pés Sem Dor passam por rigoroso treinamento, focando principalmente no atendimento ao cliente. Tanto os colaboradores como os franqueados são treinados. A empresa também se preocupa com a tecnologia em todas as etapas, desde o atendimento ao cliente até a fabricação das palmilhas ortopédicas sob medida. Todo o processo de avaliação e produção das palmilhas acontece em ambiente digital.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e PEGN), portais (UOL), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 27/4/2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário