6.12.23

ÓTICAS CAROL


Com a visão de enxergar um mundo mais bonito e transformar os óculos no principal acessório de moda, a Óticas Carol se tornou um verdadeiro sucesso no mercado ótico brasileiro. Com mais de duas décadas de uma rica história, a Óticas Carol busca disseminar o acesso à visão para todos. Para isso, conta com um amplo portfólio de produtos por preços justos e oferece facilidade de pagamento, democratizando assim marcas reconhecidas internacionalmente. 

A história 
Tudo começou em meados dos anos de 1990 com o empresário Odilon Santana Filho, então proprietário de uma indústria ótica e que temendo à concorrência das importações asiáticas e dos produtos contrabandeados, resolveu apostar no segmento de varejo. Com a ajuda de seu filho, Odilon Santana Neto, então com apenas 16 anos, e das filhas Ana Paula Santana e Daniela Santana, inaugurou em 1997 duas lojas pilotos no segmento ótico no interior do estado de São Paulo, na cidade de Sorocaba. Essas lojas, que adotavam o conceito de satisfazer todas as necessidades do consumidor no mercado ótico, foram batizadas com o nome de Óticas Carol. A escolha do nome Carol se baseou no fato de ser um nome próprio, fácil de ser pronunciado e lembrado, além da viabilidade de registrá-lo sem ter um concorrente com nome semelhante. A estratégia de crescimento foi iniciada no ano de 2000, com base na implementação do processo de franquias, o que culminou com a inauguração de diversas lojas em outras cidades do interior paulista com mais de 40.000 habitantes.
  

O rápido crescimento da rede, especialmente a partir de 2003, chamou a atenção de grandes investidores. Com isso, em 2005, os proprietários da maior fabricante brasileira de armações para óculos, a Tecnol, compraram 50% da empresa. Foi esse aporte que financiou a chegada da Óticas Carol a cidade de São Paulo, o maior mercado do país, já no ano de 2006 com a inauguração de várias unidades. E para marcar essa entrada e tornar a marca conhecida, contratou a atriz Mariana Ximenes para estrelar uma campanha publicitária, veiculada em horário nobre na Rede Globo (conheça essa outra história aqui) na capital paulista. Já em setembro desse mesmo ano, a Óticas Carol se transformou na maior rede do setor em unidades, num total de 150 lojas, mesmo que presente somente no estado de São Paulo. Ainda este ano, a rede investiu no fortalecimento de marcas próprias.
   

Pouco depois, em 2008, a empresa foi vendida para o empresário Marcos Amaro, filho do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM (conheça essa outra história aqui). Sob o novo comando, a Óticas Carol começou a implantar um plano para se consolidar como uma rede nacional, com a inauguração de unidades em outros estados do país. A grande transformação ocorreu na virada de 2009 para 2010, quando a rede foi reposicionada no mercado, indo além do mero segmento ótico. Nesse momento a rede acreditava que os óculos não eram somente objetos de correção visual, mas sim acessórios de moda. E foi o executivo Ronaldo Pereira que apostou na ideia de aumentar significativamente a oferta de óculos de sol. Com isso, a Óticas Carol passou a oferecer uma maior quantidade de marcas com produtos coloridos e com design fashion. Além disso, ao atingir o número de 300 lojas no Brasil, a Óticas Carol foi tornando os óculos um produto cada vez mais acessível - passando a ser vendido em até 10 vezes sem juros e com preços tão competitivos como aqueles que se viam fora do país.
   

A partir desse momento, a marca passou a investir cada vez mais em tecnologia e, ainda em 2010, criou o laboratório digital mais moderno da América Latina, localizado em Barueri (SP), e começou a produzir lentes de altíssima qualidade. Além de reduzir custos, o laboratório abriu a possibilidade para que a empresa produzisse no país as lentes de diversas marcas internacionais. Todas as lentes são produzidas através de processo 100% digital, garantindo mais nitidez, precisão, campo de visão mais amplo, conforto e adaptação imediata. A rede também começou a realizar ações de marketing agressivas, como por exemplo, a promoção “Sua Idade é o Seu Desconto”, que oferece benefícios definidos de acordo com os anos de vida do cliente. Realizada anualmente pela Óticas Carol devido ao enorme sucesso, a iniciativa oferece descontos proporcionais à quantidade de anos de vida do cliente em armações selecionadas por cada loja. Por exemplo, se o consumidor tem 75 anos, o desconto será de 75%.
  

A mudança de foco da Óticas Carol ganhou um novo fôlego em março de 2013, quando Amaro vendeu o controle da empresa para investidores estrangeiros liderados pelo fundo britânico 3i, permitindo continuidade ao agressivo plano de expansão da rede. No ano de 2014, com 682 franquias em todo o Brasil, a Óticas Carol se tornou a maior rede de óticas em número de unidades no país. E não parou por aí. A Óticas Carol fechou 2015 com mais de 900 lojas espalhadas por todas as regiões do Brasil e um laboratório capaz de produzir mais de 2.000 lentes por dia, reafirmando-se como a maior rede de franquias de óticas do mercado brasileiro.
  

Em 2017, a empresa, então com 950 lojas espalhadas pelo território brasileiro, foi adquirida por U$ 117 milhões pela italiana Luxottica (atual EssilorLuxottica, resultado da fusão em 2018 com a fabricante francesa de lentes oftálmicas Essilor - das marcas Varilux e Transitions, clique em ambas para conhecer suas histórias -, o maior grupo óptico do mundo e proprietário de marcas como Ray-Ban (conheça essa outra história aqui) e Oakley (clique aqui para conhecer mais essa história), além de marcas de varejo incluindo Sunglass Hut (conheça essa outra história aqui) e LensCrafters. No ano seguinte, a Óticas Carol lançou com exclusividade no Brasil as famosas lentes de grau Ray-Ban Authentic
  

No ano de 2021, buscando oferecer aos consumidores óculos que tenham a cara do brasileiro, a rede lançou sua marca própria de óculos, batizada de OC. Levando em consideração as necessidades do consumidor e as tendências do setor, a marca OC foi criada com o objetivo de suprir a pluralidade de estilos e de pessoas do país de maneira leve e democrática com produtos de alta qualidade e preços acessíveis. Inicialmente a OC contava com duas linhas, uma de óculos de sol, inspirada em destinos em que o pôr-do-sol faz encher os olhos, e outra de óculos de grau, inspirada em destinos ligados a grandes escritores brasileiros. Ao todo, eram 20 modelos exclusivos confeccionados em fibra de náilon e com lentes de policarbonato.
  

Atualmente a Óticas Carol adota a proposta de ser uma rede fast fashion de óculos, ou seja, que trabalha o luxo acessível: duas tendências fortes no varejo hoje em dia. A Óticas Carol, assim, vai muito além de uma ótica tradicional, atuando como uma rede de lojas de perfil fashion e com itens para cuidados da saúde visual, reunindo grandes grifes nacionais e internacionais a preços e condições de pagamento acessíveis, atendendo a consumidores de todo o Brasil.
   

Fazendo o bem 
Estima-se que 8 em cada 10 crianças e em idade escolar, nunca foram ao oftalmologista. Cerca de 30% dessas crianças tem algum problema de visão passível de correção com uso de óculos. Sabendo dessa realidade a Óticas Carol lançou em 2015 o PROJETO PEQUENOS OLHARES e tornou o programa sua missão social. O projeto nasceu com o objetivo de conceder às crianças do ensino público o direito de enxergar um mundo mais bonito através de uma boa visão. Esse projeto vende a preços subsidiados (R$ 59 em até dez vezes) 2 tamanhos de óculos infantis com 12 cores - antes chamados de “Carolzitos” - para crianças de 4 a 13 anos com certo grau de astigmatismo. Para ter acesso ao programa, as crianças precisam cursar regularmente a escola pública.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original da marca, que já utilizava as cores azul e amarelo e um sol com óculos como símbolo, foi totalmente reformulado em 2010. O novo logotipo perdeu o símbolo e ganhou uma nova tipografia de letra, mais moderna e sofisticada. Além disso, apesar de manter o fundo azul, a identidade visual apresentou o nome da marca escrito na mesma linha com a separação de um delicado traço. Atualmente o logotipo é utilizado também sem o fundo azul e, em algumas situações, a palavra “Carol” pode assumir a cor azul, em detrimento ao tradicional amarelo.
   

Os slogans 
Você Vê na Carol. (2023) 
Óculos Para Todos, é na Carol! (2023) 
Óticas Carol. Há 25 anos evoluindo com você! (2022) 
Enxergar bem muda tudo. (2016) 
Eu uso óculos. (2012) 
Seja Diferente. Seja Você. Escolha Óticas Carol. (2011) 
Especializada em você. (2008)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1997 
● Fundador: Odilon Santana Filho e Odilon Santana Neto 
● Sede nacional: Barueri, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: EssilorLuxottica S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Gerente geral: Silvina Mirabella 
● Faturamento: R$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1.450 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 6.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Ótico 
● Principais produtos: Óculos, armações e lentes 
● Concorrentes diretos: Óticas Diniz, GrandVision by Fototica, Zeiss, Qóculos, Óticas Wanny e Chilli Beans 
● Slogan: Você Vê na Carol. 
● Website: www.oticascarol.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a Óticas Carol, maior rede de óticas do mercado brasileiro, possui mais de 1.450 lojas espalhadas por todos os estados do país, que oferecem um amplo portfólio de marcas, com soluções visuais para todas as etapas da vida e óculos para todos os gostos e estilos. O faturamento anual estimado da Óticas Carol é superior a R$ 1 bilhão. 


Você sabia? 
As vitrines das lojas da rede chegam a mudar três vezes por semana para atrair públicos diferentes 
Até 2010, óculos de sol mal significavam 10% do faturamento, e hoje respondem por mais de 35%. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Exame, InfoMoney, Época Negócios, PEGN e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, O Globo, Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 6/12/2023 

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