25.7.06

FOTOTICA


Em mais de 90 anos, a outrora FOTOPTICA se integrou à história da fotografia e da ótica no Brasil, acompanhando a tecnologia e plantando raízes em nossa cultura ao conjugar estilo com o conforto de uma boa visão, revelar milhões e milhões de momentos de alegria e trazer praticidade, facilidade e respeito ao consumidor. Hoje, além de ser uma referência profissional no setor, a agora FOTOTICA, é também uma lembrança de emoção no coração de inúmeras gerações de brasileiros.

A história 
A história da FOTOPTICA começou em 1920, pouco tempo depois de encerrada a Primeira Guerra Mundial, que deixou a Europa destruída e trouxe para o Brasil levas de imigrantes em busca das oportunidades que o Novo Mundo parecia prometer. Entre eles estava o húngaro Desidério Farkas, um aficionado por instrumentos de precisão e artes gráficas, que fundou a FOTOPTICA no Brasil, filial da empresa húngara Hafa, de propriedade da sua família. Nessa época a fotografia começava a se transformar em hobby popular no Brasil, cada vez mais acessível à maioria das pessoas. A primeira loja da marca, na Rua São Bento, no centro de São Paulo, tinha na fachada o logotipo desenhado por Desidério: uma máquina fotográfica, um olho e um galo, que representava a sua disposição de criar uma empresa “boa de briga”, disposta a “conquistar” o Brasil. O slogan era a “Casa de Criadores” e a pequena loja logo se tornou ponto de encontro entre os amantes da fotografia; centro de referência para quem queria aviar uma receita de óculos ou local adequado para adquirir os primeiros álbuns de fotos e cartões-postais de São Paulo clicados pelo fotógrafo Theodor Preising.


Desde o início nos anos 20, quando já expunha em suas vitrines as grandes novidades da época, como as famosas câmeras Brownie da Kodak e a Leika, de 35 mm, a FOTOPTICA sempre manteve posição de vanguarda, lançando tecnologias e até mesmo criando tendências em fotografia e ótica, como o jornal “Luz e Sombra”, que promovia fotógrafos amadores e concursos de fotografia. As dificuldades econômicas que a Segunda Guerra Mundial causou para o Brasil e o resto do mundo, não impediram que a empresa continuasse crescendo: em 1941 foi inaugurada a segunda loja, na mesma Rua São Bento. No início da década de 1950, a FOTOPTICA deu outro importante passo com o lançamento do tabloide “Novidades Fotoptica”, referência para profissionais e amadores. O sucesso foi tão grande que, em pouco tempo, a publicação mudou de formato e passou a se chamar “Revista da Fotoptica”, sendo a primeira revista de fotografia do Brasil a chegar ao mercado internacional, tamanha sua qualidade.


Assim como a fotografia, a ótica também evoluía a “olhos vistos”: o plástico invadiu o mercado de armações e, na década de 1960 a empresa trouxe da Europa diretamente para suas lojas, a grande novidade do momento, os óculos em estilo “gatinho”. O mundo ficou muito mais colorido e vibrante, e a FOTOPTICA, sempre atenta às novidades, passou a vender também gravadores, amplificadores, caixas acústicas e até toca-discos. Na área de vídeo, a novidade era a Super 8. Na fotografia, era a época das câmeras Rolleiflex, a preferida dos profissionais, e da Olympus Trip, considerada a avó da máquina fotográfica compacta instantânea. Enquanto isto, a empresa continuava a crescer e consolidar seu processo de expansão.


A inauguração da loja do Shopping Center Iguatemi em 1967, um gesto de ousadia e confiança para a época, marcou uma nova etapa de crescimento e inovação para a marca. Nos anos 70, as vitrines de suas lojas expunham as enormes armações femininas multicoloridas lado a lado com os modelos masculinos redondinhos, estilo “John Lennon”. A FOTOPTICA entrou na década de 80 espalhando quiosques de revelação de filmes por toda a cidade de São Paulo: em menos de um ano, elas chegaram a 250. Em 1984, os quiosques foram embora e a tecnologia entrou de vez nas lojas, equipada com modernos laboratórios para oferecer revelação rápida de filmes em apenas uma hora. Em 1997, toda a rede já estava apta a aviar receitas de óculos em até uma hora, quando a empresa decidiu investir na modernização e padronização de suas unidades, seguindo a linha revolucionária de exposição ampla dos produtos e autoatendimento. Visando um crescimento mais rápido, o desenvolvimento do processo de franquias teve início em 2000.


No ano seguinte lançou o primeiro mini-laboratório digital do Brasil e introduziu no mercado os serviços de fotografia digital. Nesta época a FOTOPTICA atuava em diversos segmentos de produtos: ótica (óculos de grau, de sol e lentes de contato), foto (câmeras fotográficas, revelação e venda de filmes) e telefonia celular. Em 2005 introduziu no mercado a FOTOPTICA VISION®, primeira linha de marca própria do setor de lentes de contato à venda no país. Pouco depois, em 2007, a empresa foi adquirida pela holandesa GrandVision B.V., um dos maiores grupos de varejo ótico do mundo, que conta com mais de 4.5 mil lojas em 40 países e 19 mil funcionários.


Mas, a maior mudança aconteceu no mês de julho de 2009, quando a empresa ganhou novo visual, elimina a letra “p” de seu nome passando a se chamar FOTOTICA e abandona um de seus serviços mais tradicionais: a revelação de fotos. Oferecidos há décadas, os serviços de revelação de fotos acabaram se tornando pouco lucrativos devido à concorrência das redes de hipermercados e sites. O foco, a partir de então, seria a venda de produtos óticos, especialmente os óculos para consumidores da classe média. O processo de mudanças consumiu investimentos de R$ 30 milhões em ações de marketing e na realização de pesquisas de mercado para desvendar o que os brasileiros esperavam de uma empresa ótica. Também foi definido um novo layout de lojas que englobou um espaço especial para crianças, consumidores de lentes de contato e uma ambientação mais minimalista, sem tantos produtos e cartazes de informação. Em cada uma das lojas consultores especializados passaram a ajudar e orientar os clientes a escolher óculos de acordo com o tipo físico, idade e estilo. E a rede investiu na ampliação de produtos de renomadas marcas. Com isso aumentou a exposição em suas vitrines de grifes aclamadas como Armani, Vogue, Ray Ban, Gucci, Prada, Ralph Lauren e Tag Hauer. Outras inovações implantadas foram a central de atendimento ao consumidor via telefone e a implantação de um CRM para fidelizar os clientes. As ações do programa de relacionamento são feitas por meio do novo cartão FOTOTICA MANIA.


Em 2012 a rede inovou ao lançar a “Combótica - os Combos da Fototica”, uma campanha inédita no mercado ótico que integra o uso de 11 combos. A empresa adotou soluções para que o consumidor “peça pelo número”, ou seja, nove combos que combinam armações, óculos solares mais lentes graduadas (óculos completo), mais dois combos para as lentes de contato da marca exclusiva iWear.


A evolução visual 
No início dos anos de 1940, a FOTOPTICA mudou e modernizou sua identidade visual, colocado no alto do prédio onde funcionava a loja: bolas brancas sobre um fundo preto e bolas pretas sobre um fundo branco, representando o conceito básico da fotografia: o positivo e o negativo. Em 1985, a FOTOPTICA alterou novamente o visual de sua marca. A nova logomarca traduzia a mudança dos processos mecânicos para os processos eletrônicos. Manteve-se o logotipo, a família de letras foi preservada com uma significativa adaptação: as letras passaram a ser vazadas, transmitindo a ideia de que a luz vem de dentro e não de fora, uma característica da eletrônica. A mudança mais radical na identidade visual da marca aconteceu no mês de julho de 2009 quando a empresa passou a se chamar FOTOTICA (sem o P que sempre foi característico da marca). Seu novo logotipo seguiu a mudança de negócios da empresa, que a partir de então somente trabalharia com produtos e serviços óticos: o nome FOTOTICA em amarelo e as duas letras “O” aumentadas, passando a ideia de uma armação de óculos.


A identidade visual da marca também pode ser aplicada de outras maneiras: com fundo amarelo e nome em azul; ou em fundo branco com duas opções de cores (amarelo e azul).


Os slogans 
Cuidando da sua visão. (2009) 
Mais que ótica, é Fotoptica. (2007) 
Garantia de quem conhece.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1920 
● Fundador: Desidério Farkas 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo GrandVision B.V. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Marcelo Ferreira 
● Faturamento: R$ 200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 130 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Óticas 
● Principais produtos: Óculos, armações e lentes de contato 
● Concorrentes diretos: Óticas Diniz, Óticas Carol e New Ótica 
● Slogan: Cuidando da sua visão. 
● Website: www.fototica.com.br 

A marca no Brasil 
A FOTOTICA é uma das maiores redes de produtos óticos do Brasil, contando com 130 lojas em cinco estados, e forte presença no estado de São Paulo. Anualmente as lojas da rede atendem mais de 2.5 milhões de clientes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/7/2013

3 comentários:

Unknown disse...

Trabalhei na antiga Fotoptica com Barato e James e Fayez José Mauad
Setor de Áudiovisual

Anônimo disse...

Trabalhei na Fotoptica no RH na rua São Bento.

André disse...

Trabalhei como office boy, nos anos 90, melhor época da minha vida. Até hj tenho saudades!!