15.4.13

SOCOCO


Seu nome é sinônimo de coco. Seja na caprichada peixada ou no irresistível bobó de camarão no almoço de domingo, no inconfundível bolo de coco no lanche da tarde ou na saudável água de coco para refrescar e hidratar, há mais de meio século a SOCOCO está presente nas mesas de milhares de famílias no Brasil e no mundo. 

A história 
Tudo começou em Maceió, uma das capitais mais belas do país situada no estado de Alagoas, quando em 1966 dois irmãos portugueses - os Tavares -, exímios comerciantes que se dedicavam, entre outras atividades, à comercialização de coco ralado, resolveram fundar a SOCOCO, que nascia com a ousada proposta de produção, processamento e distribuição de derivados de coco tanto no país como no exterior, buscando ampliar os horizontes e modernizando a própria concepção da indústria do coco, já que a produção em grande escala era inexistente no mercado. Nesta época, embora muito apreciados pelos brasileiros, os produtos derivados de coco eram consumidos timidamente, principalmente pela pouca oferta existente. No ano seguinte estreava no mercado o primeiro produto da nova empresa: o Coco Ralado. Em um processo seletivo dos melhores cocos, a polpa era triturada, resultando em um equilíbrio no teor de gordura. Devido à ausência de glúten, este ingrediente se tornou indispensável em milhares de cozinhas do país, dando água na boca nos apreciadores de um bom coco ralado.
   

Em 1969 a SOCOCO surpreendeu o mercado ao lançar o Leite de Coco Tradicional. O diferencial na consistência agradou especialmente a donas de casa e chefes de restaurantes, que começaram a utilizar o ingrediente nas principais receitas, das mais simples as mais sofisticadas. Para quem pensava que a produção de coco era apenas entender de plantação de coqueiros se enganava. Como resultado de um maciço investimento em estudos e pesquisas junto ao renomado Institut de Researches pour les Huilles et Oleagineaux (IRHO), sobre áreas de melhor adequação de espécies híbridas de coco, nascia em 1979 uma fazenda no município de Moju, localizado a 110 km de Belém do Pará. A implantação da Fazenda SOCOCO em Moju, fez dos 20 mil hectares os mais representativos da América Latina.
   

No início da década de 1980, os bolos e doces ganharam um toque pra lá de especial com o lançamento do SOCOCO FLOCOCO. Além dos doces, os pratos salgados também foram beneficiados com o sabor do coco cortado em fios na medida certa para diversas receitas. Além disso, o lançamento do Doce de Coco veio para atender às necessidades dos novos consumidores, com a praticidade de uma sobremesa pronta. Em 1982 um grupo de investidores alagoanos, entre os quais Emerson Tenório, adquiriu a empresa de seus fundadores portugueses. Pouco depois, no mês de outubro de 1984, o tradicional Leite de Coco ganhou uma versão “Mais”. Mais sabor do coco em práticas garrafas de vidro de 200 e 500 ml.
   

Em 1987 a Unidade de Processamento Industrial no município de Ananindeua (região da grande Belém, no Pará), através da mais avançada tecnologia e rígido controle de qualidade, iniciou o processamento dos frutos colhidos na fazenda. No ano seguinte a SOCOCO lançou outro produto da linha Mais Coco, que como o nome sugere, oferecia muito mais sabor de coco, pois recebia uma desidratação parcial da polpa dos melhores frutos. O ano de 1991 foi marcado por um lançamento inovador: Água de Coco em garrafa, o que possibilitou agregar sabor à praticidade. Antes descartada como resíduo pela indústria de alimentos, ou usada no campo para aguar os coqueirais, a água de coco se transformou em um produto em ascensão no mercado. Afinal, nesta época, quem quisesse beber água de coco tinha de recorrer aos ambulantes espalhados pelas praias e ruas das cidades. Quatro anos após esse lançamento a empresa aproveitou uma grande oportunidade comercial para lançar a Água de Coco em embalagens cartonadas (caixinhas) de 200 ml e um litro.
    

As inovações da SOCOCO não pararam por aí. Sempre com a preocupação de proporcionar sabor e qualidade à vida dos consumidores, lançou em 1996 o Leite de Coco Light, com 50% menos calorias; e o Sweet Coco, produto que tinha a consistência do coco ralado, úmido e adoçado, e que atraiu consumidores que desejavam um produto com aspecto e sabor do fruto ralado na hora. O novo milênio começou com lançamentos de dar água na boca: Sweet Flocos (incluindo a versão coco queimado), deliciosos fios de coco, úmidos e adoçados, que agradou aos consumidores que desejavam um corte especial, principalmente em coberturas e recheio de receitas doces.
   

No ano seguinte, o calor do verão ganhou um antídoto perfeito. O lançamento da linha SOCOCO MAIS, que oferecia o delicioso sabor da água de coco adicionado ao refrescante sabor da tangerina (atualmente a linha oferece também os sabores uva, maracujá, frutas vermelhas e melancia). Em 2016 a marca ampliou sua linha de produto com o lançamento da Cocada Cremosa pronta para o consumo, disponível nas versões coco branco e coco queimado. Entre as mais recentes novidades da marca está o ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM, lançado em 2020.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas modernizações ao longo dos anos, mas sempre manteve a característica cor vermelha. A última remodelação ocorreu em 2021, de forma bem sutil. O logotipo também pode ser aplicado em letras brancas sob um fundo vermelho.
  

Já nas embalagens dos produtos o logotipo é aplicado como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Especialistas em sabor. (2024) 
Inovar faz parte da Nossa Tradição. (2022) 
Sococo. Muitas possibilidades. (2020) 
Só coisa boa. (2019) 
Sua receita agradece. (2018) 
Tudo combina com Sococo. (2017) 
Tradição com muito sabor. (2016) 
Receitas para ser feliz. (2013) 
Qualidade que se vê. (2008)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1966 
● Fundador: Irmãos Tavares 
● Sede mundial: Maceió, Alagoas 
● Proprietário da marca: Sococo S.A. Indústrias Alimentícias 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Emerson Tenório 
● Faturamento: R$ 600 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Leite de coco, coco ralado e água de coco 
● Concorrentes diretos: Ducoco, Kero Coco, Coco Legal, Bom Coco, Natural Brasil, Copra, Campo Largo, do bem™, Obrigado, Mais Coco e Da Terrinha 
● Slogan: Especialistas em sabor. 
● Website: www.sococo.com.br 

A marca no mundo 
A SOCOCO, com suas duas unidades fabris, localizadas em Maceió e Ananindeua (Pará), abastece, com produtos derivados do coco (especialmente coco ralado, leite de coco e água de coco), o mercado nacional e mais de 10 países ao redor do mundo, como por exemplo, Argentina, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e Portugal. No segmento de coco ralado a marca responde por 45% das vendas nacionais. A empresa atualmente possui mais de 5 mil colaboradores, duas fazendas - em Moju (essa a maior fazenda de coco no mundo) e Santa Izabel (ambas no Pará) - e cultiva mais de 1.5 milhões de coqueiros, abrangendo toda a cadeia produtiva, desde o plantio até a distribuição dos produtos finais. 

Você sabia? 
 Na indústria, por exemplo, o coco seco da SOCOCO é transformado em ingrediente dos chocolate Prestígio, da Nestlé (saiba mais aqui), e Fricote, da Garoto (conheça essa outra história aqui), e dos picolés Kibon (saiba mais dessa marca aqui). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/7/2025 

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