Pão integral, preto, de forma, com grãos ou bisnaguinhas. Quando o assunto é pães especiais e saudáveis, a tradicional marca WICKBOLD é sinônimo de qualidade, sabor e maciez. Por isso, a marca oferece as melhores opções pra uma rotina saudável e cheia de sabor. A WICKBOLD tem no frescor de seus pães uma de suas características mais apreciadas, conquistando milhões de fiéis consumidores pelo Brasil afora. Afinal, a WICKBOLD inova com tradição.
A história
A história da marca começou com a chegada ao Brasil do alemão Henrique Wickbold, um marceneiro que não tinha a mínima ideia de como fazer um pão. Ele trazia em sua bagagem o sonho da prosperidade, muita força de vontade e determinação de fazer em sua nova terra, o Brasil, a sua realização. Exatamente no dia 15 de março de 1938, o Sr. Wickbold decidiu comprar a PADARIA ALLEMANHA da família de alemães do Sr. Seifert, um padeiro de profissão, que estavam ansiosos para retornar a terra natal, na esperança que a Alemanha triunfasse na Segunda Guerra Mundial, e com quem o Sr. Henrique aprendeu a fazer deliciosos pães. Localizada no tradicional bairro do Brooklin em São Paulo, a pequena padaria passou a se chamar PADARIA WICKBOLD na década de 1940 e começou a conquistar uma grande clientela com os segredos de um sucesso que perdura até hoje: o respeito que a WICKBOLD tem pelo consumidor e o cuidadoso preparo de pães integrais.
No princípio, o próprio Sr. Henrique se encarregava de entregar os pães nas casas de seus clientes. A produção artesanal contava com um forno a lenha, apenas um padeiro e os pães produzidos (inteiros) na época, o Pão Preto e o Pão Integral, eram envoltos em singelas tiras de papel, bem ao estilo artesanal alemão, destinados aos imigrantes europeus e seus descendentes. Em 1942, devido ao grande sucesso, foi inaugurada uma nova padaria, equipada com um forno bem maior e considerado moderno para a época, pois a lenha era queimada em uma fornalha com abertura do lado de fora, separada da câmara de cozimento de pão. Nessa época eram produzidos pão de centeio (no formato filão ou broa), integral (também em filão, porém assado grudado um ao outro), pão doce (em formato de trança e outro glaceado com açúcar), bolachas (estampadas a mão), bolo Cuca (fermento coberto com farofa doce, assados em assadeiras grandes e vendido em pedaços), Pretzel (rosquinha trançada, salgada e crocante) e pão de mel (produzido apenas na época de Natal). A venda era realizada em carroças nas pequenas mercearias da região e de porta em porta.
Com a expansão da empresa, a entrega começou a ser feita com a ajuda de um automóvel Ford (modelo 1931) e posteriormente com um furgãozinho inglês da marca Standard Vanguard. Naturalmente com o aumento das vendas, a frota foi sendo ampliada e consequentemente a área de atuação também. Até 1952 os pães eram conhecidos apenas verbalmente. Eram assados no lastro do forno e vendidos inteiros, sem embalagens. A primeira identificação de marca em seus pães surgiu somente neste ano, como forma de diferenciar dois pães com o mesmo formato (o Centeio e o Kümmel). Com novos produtos sendo criados, outras tiras de diferenciação foram sendo desenvolvidas, utilizadas até 1955, quando então surgiram os supermercados, onde os pães WICKBOLD passaram a serem vendidos.
Esta força de vontade e o espírito empreendedor do Sr. Henrique tiveram continuidade através de seu filho mais velho, Adalberto Wickbold, que ajudou o pai durante muitos anos e, como seu sucessor natural, logo após a sua morte em 1968, foi o responsável pela expansão e crescimento da empresa. Sob sua administração surgem então os carros e caminhões de entrega, novos tipos de pães e o ritmo artesanal de produção sendo substituído por um acelerado e avançado processo industrial com a construção em 1973 de uma fábrica na Vila Santa Catarina em São Paulo, equipada com equipamentos mais modernos e semi-automáticos, dando um passo importante para a consolidação da marca WICKBOLD no mercado paulista. Ainda neste ano, a empresa comprou a Westphalia, forte concorrente no segmento de pães especiais. No final desta década, em 1978, a empresa adquiriu a tradicional fabricante de pães brancos Nosso Pão, existente desde 1905 e especializada na produção de pão de forma sem casca, de hambúrguer e cachorro quente, adicionando assim novos produtos a sua linha.
Com a crescente demanda por seus pães, a WICKBOLD inaugurou, no ano de 1986, uma enorme fábrica em Diadema, na região do ABCD paulista. Somente a partir de 1991 a empresa rompeu as fronteiras e começou a vender seus produtos em outros estados brasileiros, instalando filiais nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Começava aí um plano de expansão que foi selado com a implantação de uma nova unidade fabril em Jacarepaguá em 1996. E a empresa não parou de crescer nos anos seguintes, inaugurando uma enorme unidade fabril na cidade de Hortolândia, em São Paulo e lançando inúmeros novos produtos no mercado, como por exemplo, uma linha de pães doces, formada por bolos e bolinhos - inclusive a linha infantil (incluindo as bisnaguinhas).
No final desta década, em 1999, a WICKBOLD ingressou em novos segmentos de mercado com a introdução de forma pioneira da linha 8 Fatias (destinado ao mercado single, para solteiros); aumentou sua distribuição para outros estados brasileiros; padronizou todas as suas linhas com novas embalagens, cujo objetivo era facilitar a identificação aos olhos dos consumidores; e construiu uma nova e moderna fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo, em 2007, mesmo ano em que seus produtos passaram a serem comercializados em Brasília e Goiânia.
A partir de 2009 a empresa traçou um plano para em poucos anos chegar ao seu primeiro bilhão de reais em faturamento. E a empresa já sabia como dar sua cartada para entrar no clube das empresas bilionárias: construir novas fábricas e desenvolver uma política agressiva de lançamento de novos produtos. A primeira aposta foi a linha EstarBem, que contemplava o único pão funcional do Brasil aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), lançada em 2009, que além das funções nutricionais triviais de um pão, possuía a Maxi Fibra®, uma substância extraída da chicória que é incolor, não tem gosto e, por não ser digerida, chega intacta ao intestino, equilibrando a flora e melhorando o seu funcionamento de forma mais intensa que as fibras comuns.
Além disso, ingressou no mercado de torradas especiais (enriquecidas com grãos nobres e tem coberturas exclusivas), no qual a empresa lançou seus primeiros produtos. Em 2010, o produto Grão Sabor Castanha do Pará e Quinoa foi considerado o pão integral industrializado mais vendido do Brasil. Pouco depois, em 2011, a marca ingressou no segmento snacks integrais e assados.
Outra grande novidade que seria lançada pouco depois atendia pelo nome de Tá pronto!, uma linha de wraps que marcou o ingresso da WICKBOLD na categoria de massas tipo tortilhas. Leve, crocante e muito saboroso, seja para um lanche rápido ou uma refeição elaborada, esses wraps são de fácil preparo: esquentou, recheou e tá pronto. Em agosto de 2015, a empresa comprou a concorrente Seven Boys (conheça essa outra história aqui), marca pioneira na categoria de Bisnaguinhas, sendo referência em qualidade e tradição. Com esta aquisição, a WICKBOLD elevou a 20% sua participação no mercado de panificação brasileiro.
Nos anos seguintes a WICKBOLD continuaria sua vocação inovadora no segmento através de lançamentos inéditos em sua linha de produtos, como por exemplo, pães de forma sem glúten, pães de fermentação natural, pães funcionais, panettones sem glúten e lactose, além de ingressar em novas categorias como tapioca, bolinhos infantis, brownies e cookies 100% integrais. E entre esses lançamentos mais recentes da WICKBOLD está a linha Raízes do Brasil, composta por dois pães especiais integrais - Farinha de Babaçu, Baru e Castanha de caju; e Cacau, Laranjas e Castanhas -, que possuem uma combinação exclusiva de ingredientes do Norte e do Nordeste do Brasil.
A pandemia de COVID-19 impôs dificuldades e desafios para a WICKBOLD. Sensível na observação e rápida ao confirmar suas suspeitas com constantes pesquisas de mercado, a marca apostou mais uma vez na inovação e lançou em 2020 a linha Do Seu Forno (nas versões Original, Australiano, Integral e Grãos Ancestrais), um mix prático e completo para que os consumidores pudessem fazer o pão em casa, seja manualmente ou com a ajuda de máquina (bastando para isso adicionar água e óleo). Além da mistura, a embalagem contava com a porção ideal de fermento biológico para o preparo. Em paralelo, a fim de estreitar seu relacionamento com os consumidores nestes tempos difíceis, a marca criou um site com dicas e receitas para aqueles que desejavam ir além de criar seu pão caseiro. Além disso, em mais uma iniciativa em prol do auxílio no combate à pandemia, a WICKBOLD se uniu a Heineken (conheça essa outra história aqui), para criar o projeto “Fornada do Bem”, que visava a fabricação de 2 milhões de fatias de pães de forma com malte da cervejaria, doados a famílias em situação de vulnerabilidade.
Em 2021, a WICKBOLD adquiriu a Basteck, garantindo assim a fabricação interna de bolos e brownies, ingressando em novos e promissores segmentos de mercado. Além disso, apresentou novidades para o Natal com o lançamento dos Panettones nas versões Zero Adição de Açúcar Gotas, Zero Adição de Açúcar Frutas e Frutas & Castanhas, além de duas opções mini, que compõe a linha Turma da Mônica (Trufado e Gotas de Chocolate). Pouco depois, já em 2022, a sua linha de Panettones também passou a ser produzida internamente.
2010
● Lançamento de uma linha infantil com imagens do personagem Scooby-Doo em suas embalagens. A ação era resultado de uma parceria entre a panificadora e a Warner Bros. (conheça essa outra história aqui). Focada nas crianças, a Bisnaguinha (enriquecida com ferro e livre de gordura trans) e o Pão de Ovos traziam ainda divertidos jogos em suas embalagens.
2011
● Lançamento do Tickroc, deliciosos snacks de trigo salgados em formato de palito nas versões integrais com Gergelim, Queijo e Castanha do Pará e Quinoa.
● Lançamento do Grão Sabor Amaranto e Linhaça, pão integral cujos grãos são fontes de fibra, cálcio, fósforo, zinco e proteína.
2012
● Lançamento da linha Pães do Mundo, que chegou ao mercado propondo uma viagem de cores, texturas e sabores por diferentes países. A linha era composta por Pão Australiano (sabor levemente adocicado, textura macia e aroma especial de mel) e Bagel (pronuncia-se “bei-gol, um pão tradicionalmente consumido nos Estados Unidos).
● Lançamento da Torrada Especial Canela e Passas Integral, a primeira versão doce da marca.
● Lançamento do pão para hambúrguer integral e da Bisnaguinha integral.
2014
● Lançamento da linha de pães sem conservantes (nas versões Trigo Integral e Castanha e Sementes), com baixo teor de sódio e gordura, além de não possuir aditivos.
2015
● Lançamento da TORRADA PANETTONE, uma edição limitada feita com frutas cristalizadas e que trazia o sabor do tradicional doce natalino.
2016
● Lançamento do WICKBOLD 100% INTEGRAL FREEKEH & NOZ-PECÃ, pão elaborado com farinha totalmente integral e compostos por grãos, castanhas e sementes. Entre as três versões disponíveis no mercado, a marca trouxe os inéditos ingredientes Freekeh (ou “trigo verde”, oferece desempenho nutricional superior, com poucas calorias e uma grande fonte de minerais) e Noz-Pecã.
● Lançamento da linha WICKBOLD PRO, pães de forma (Tradicional e Integral) feitos à base de amido, ou seja, não apresentavam os cereais que contém glúten.
● Lançamento da torrada TORRADA ZERO, que alia diversos benefícios nutricionais com a crocância e o sabor característicos da marca. Livre de colesterol, gordura trans e sem adição de açúcares, era um produto com poucas calorias, apenas 27 por fatia.
2018
● Lançamento da linha Do Forno, que oferece pães premium do tipo artesanal em duas versões: Original (pão branco) e Grãos Ancestrais (integral). Os pães macios e suculentos são feito à base de massa madre, tem ingredientes selecionados, fatias mais grossas e casca fininha. A versão Do Forno 100% Integral seria lançada pouco depois, sendo elaborada com farinha 100% integral e açúcar mascavo, algo inédito no mercado brasileiro.
2019
● Lançamento da linha PADARIA WICKBOLD, composta por produtos de fermentação natural, que traziam todas as características de uma formulação rústica e artesanal, como o miolo macio e o cheirinho inigualável. A novidade oferecia pães na versão Tradicional e Integral, com sementes de girassol e chia.
● Lançamento da WICKBOLD Tapioca Original, tapioca na versão semi-pronta, uma vez que o consumidor não precisa peneirar o produto antes de fazer a receita de sua preferência.
● Lançamento dos Cookies 100% Integrais, disponíveis em duas versões: Aveia, Granola & Castanha de Caju, que une crocância e nutrição; e Cacau, Avelã & Castanha do Pará, com gotas de chocolate meio amargo. Ambos são livres de farinha branca e contam com uma formulação integral, repleta de cereais e grãos diversificados.
● Lançamento dos Panettones sem glúten e sem lactose. Com massa leve e molhadinha, os novos Panettones estavam disponíveis em duas versões: Frutas, com recheio de mamão e casca de laranja, ambos cristalizados; e Gotas de Chocolate, um dos sabores mais amados pelos brasileiros.
2020
● Lançamento da WICKBOLD+, a primeira linha de pães funcionais do país, que tinha como base as principais necessidades da mulher em todas as fases da vida, disponível nas versões +Cálcio (rico em vitamina D), +Fibras (com Cranberry) e +Proteína (este último leva em sua composição Whey Protein e Caseínato de Cálcio, sendo uma ótima opção para quem busca mais desempenho e melhores resultados em seus treinos).
● Lançamento da linha de Bolinhos Infantis Sem Glúten Wickbold, opção para celíacos (acometidos por um distúrbio intestinal provocado pelo consumo de glúten) e alérgicos à lactose, disponível nos sabores Chocolate com Gotas e Baunilha com Chocolate. Para embalar esse lançamento, a marca apresentou o Caio, personagem celíaco da Turma da Nutrição.
● Lançamento do Tá Pronto! Vegetais, um wrap inédito que possui vegetais na formulação - cenoura, tomate e batata-doce -, com textura de massa fininha, leve e crocante.
● Lançamento dos Muffins Sem Glúten e Sem Lactose, disponível em duas versões inovadoras: Cacau & Castanha de Caju e Amêndoas.
2021
● Lançamento do Pão Sem Glúten Beterraba & Batata-Doce, com vegetais de verdade na formulação e coloração roxa do miolo.
● Lançamento dos pães Maxi Burguers, que possuem um tamanho maior para acompanhar o padrão das hamburguerias e disponíveis na versão Original (com baixa quantidade de gordura e rico em fibras) e Gergelim (elaborado com a semente inteira do ingrediente).
● Lançamento do Tá Pronto! Proteína, um wrap com Whey Protein na lista de ingredientes. Com formulação integral é o único da categoria que disponibiliza aos consumidores 5.1 gramas de proteína por porção de 50 gramas.
● Lançamento do novo sabor maçã e canela do Cookie 100% Integral.
2022
● Lançamento do pão Grão Sabor Pasta de Amendoim, feito com a pasta de amendoim, queridinha do público fitness, e que conta com uma formulação vegana e integral para oferecer sabor e saudabilidade a todos os consumidores que buscam alternativas para uma dieta equilibrada.
A WICKBOLD ainda oferece o pão de forma tradicional (com casca), a linha Sem Casca (desenvolvida especialmente para atribuir praticidade às rotinas diárias e agilidade às receitas, incluindo a versão Torta Fria, um produto culinário com formato exclusivo e diferenciado, com fatias cortadas na horizontal, cuja estrutura é ideal para o preparo de tortas, lasanhas e rocamboles), Bisnaguinhas (saudáveis, divertidas e muito saborosas, oferecidas na versão Tradicional e Integral), Tá Pronto! (uma linha de wraps, para consumir, basta esquentar e rechear), incluindo versões como a Original, feita à base de massa branca tradicional, e 100% Integral, na data de seu lançamento inédito no mercado brasileiro; Torradas Especiais (inspiradas em pães saborosos que trazem em sua composição combinações únicas de textura e sabor, com coberturas exclusivas como grãos, canela e passas, Castanha do Pará e Quinoa) e Torrada Regular (muito crocantes, têm uma textura inigualável e sabor inconfundível, oferecidas na versão Tradicional, Integral, Light e Canapés).
A WICKBOLD é uma marca pioneira e inovadora na criação de linhas diferenciadas de pães especiais e com grãos, produzidos para trazer à mesa dos brasileiros o sabor de uma vida melhor. O segredo para esse sucesso está justamente na capacidade de se reinventar e de usar a experiência adquirida na elaboração de produtos inovadores para o mercado, como foi o caso da linha Grão Sabor, lançada em 1985 e pioneira em pães especiais integrais com grãos inteiros vinculados à saúde; ou dos pioneiros pães lights industrializados (na época denominada diet), lançados em 1991. Desde o dia 1º de janeiro de 2014, a linha Light passou a se chamar Estar Leve para adequar os produtos à nova regulamentação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre alimentos light que entrou em vigor, e continuam sendo produzidos sem adição de açúcares, com baixo teor de gorduras, zero de gorduras trans, sendo uma excelente fonte de fibras. E mais recentemente com o lançamento da primeira linha de pães funcionais do país, que tem como base as principais necessidades da mulher em todas as fases da vida.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações e modernizações ao longo dos anos. Depois de modificar radicalmente sua identidade visual (que adotou tipografia de letra curvada e cor vermelha), em 2004 a WICKBOLD apresentou um novo logotipo, que ganhou nova tipografia de letra, mas manteve a tradicional curvatura, agora em versão moderna e em duas cores.
As embalagens dos produtos da marca também evoluíram em termos de design com o passar dos anos. A mais recente modernização ocorreu em 2019, como pode ser visto na imagem abaixo com as embalagens da linha Forma.
Outro importante produto para a marca é a tradicional bisnaguinha, cujas embalagens também evoluíram ao longo dos anos. Originalmente as embalagens eram ilustradas com o jacarézinho Jack, em 2010 o personagem Scooby-Doo passou a estampá-las, depois a Turma da Nutrição (composta por Wick, Manu, Enzo e Bold) e desde 2021 os personagens da Turma da Mônica.
Nutrir faz parte das nossas raízes. (2021)
A gente é o que a gente nutre! (2020)
Sabor de uma vida melhor. (2015)
Tradição em inovar. (2013)
O dia não começa sem Wickbold.
É hora de Wickbold. É muuuuito mais pão.
O nome do pão.
Quem mais entende de pães especiais.
● Origem: Brasil
● Fundação: 15 de março de 1938
● Fundador: Henrique Wickbold
● Sede mundial: Diadema, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Wickbold & Nosso Pão Indústrias Alimentícias Ltda.
● Capital aberto: Não
● Diretor geral: Pedro Wickbold
● Faturamento: R$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Pães, torradas, wraps e bolos
● Ícones: Os pães especiais
● Slogan: A gente é o que a gente nutre!
● Website: www.wickbold.com.br
A marca no Brasil
Com mais de 4 mil funcionários e faturamento anual superior a R$ 1 bilhão, a WICKBOLD, empresa de capital 100% nacional e que está entre as três maiores fabricantes de pães industrializados do país, possui seis fábricas e várias centros de distribuição, que cobrem estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná. A empresa comercializa uma extensa linha composta por aproximadamente 50 produtos como pães, torradas e similares (incluindo wraps, bolos, cookies e brownies), tendo como principal linha os chamados Pães Especiais, que utilizam ingredientes nobres e grãos integrais. Anualmente a WICKBOLD, que detém aproximadamente 30% de participação no segmento de pães, produz mais de 85.000 toneladas de pães, sendo também proprietária da marca Seven Boys. A WICKBOLD possui um sistema de distribuição próprio composto por mais de 300 caminhões que abastecem mais de 20.000 pontos-de-venda em todo o país, pois seus produtos devem estar à disposição do consumidor em no máximo 24 horas após a produção.
Você sabia?
● Desde 2015, a WICKBOLD compra toda a produção de castanha dos extrativistas, quilombolas e povos indígenas de três territórios na Amazônia - Xingu, Calha Norte e Rio Negro. Essas regiões englobam 11 áreas protegidas e envolve perto de mil pessoas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 20/6/2022
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5 comentários:
O Wickbold e famoso pelo seus pães especiais, porém e justamente esses que eu não consiguo encontrar em lugar nenhum da minha cidade (Uberlandia), so achei no Pão De Açucar Online, porém o PdA não cobre Minas Gerais.
Que raiva só queria comer um pão saudavel e nutritivo como os pães alemães. Já se perguntou porque o povo insiste em ter a saúde ruin e só comer porcaria? Pelo amor de Deus quando os cara fala que o povo e BURRO e mesmo viu!!
De qualquer forma, exelente marca!
Continui aprimorando seus pães especiais "Wick"! E espalhem mais, digam em vos alta! EU TENHO PAO INTEGRAL DE VERDADE! INVISTEM NA SAUDE! E manda ums caminhão aqui pra Uberlandia! Vlw!
Concordo com vc Daniel. É difícil ter uma alimentação saudável. A mídia empurra o tempo todo o conceito de saúde mas ao mesmo tempo nos estimula a consumir o contrário. Aos poucos os produtos orgânicos vêm ganhando espaço, mas ainda são muito caros e difíceis de ser encontrados, principalmente para nós que moramos no interior.
Tragam esses pães maravilhosos aqui para Recife'PE. Sentimos falta. Nos mudamos p cá e a variedade de pães aqui é mto pequena.Obrigada!
Parabéns pela reportagem!
Parabéns... WICKBOLD!Conhecendo melhor a história e a origem de seus produtos e a preocupação com a qualidade, dá à seus consumidores, a confiança de adesão à marca. Abraço
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