Quando um logotipo em forma de olho aparece na tela das televisões americanas é sinônimo que um bom programa vai começar. Com desenhos, um jornalismo sério, séries de enorme sucesso, além de programas de entrevistas e documentários, a CBS se transformou em um dos nomes mais respeitados, confiáveis e populares da mídia americana.
A história
A história de uma das mais importantes emissoras americanas começou no dia 21 de janeiro de 1927 na cidade de Nova York quando o agente musical Arthur Judson criou a UIB (United Independent Broadcasters) composta por 16 estações de rádio. Pouco meses depois, procurando parceiros e investidores para o novo negócio, a empresa foi adquirida pela Columbia Phonographic Manufacturing Company (também proprietária da Columbia Records), reestruturada e passou a se chamar oficialmente Columbia Phonographic Broadcasting System, indo ao ar no dia 18 de setembro, tendo como principal estação de rádio a WOR da cidade de Newark, estado de Nova Jersey, além de mais 15 afiliadas. Com dificuldades para vender espaços publicitários em seus programas de rádio, no final do mês, a empresa foi comprada por William S. Paley, filho de um rico produtor de tabaco da cidade de Filadélfia, que reestruturou a empresa, que passou a se chamar Columbia Broadcasting System (CBS), composta por 47 estações afiliadas. A partir de então, a emissora de rádio passou a se chamar CBS Radio Network.
Sob seu comando, a CBS rapidamente se tornou uma das três maiores emissoras de rádio do país. Na década de 30, época de ouro do rádio, a CBS cresceu aumentado o número de estações afiliadas, em 1935 eram 97 afiliadas, e adquiriu, em 1938, a Columbia Records, fundada em 1889, que seria vendida anos depois para a Sony Music. Nesta década a CBS se tornou popular por seus programas musicais e comédias comandados por estrelas como Bing Crosby, Al Jolson, George Burns e Gracie Allen. No início da década de 40, com o advento da televisão, a CBS resolveu atuar nesse meio, fundando no dia 1 de julho de 1941 sua emissora de televisão.
A CBS foi uma das primeiras empresas a demonstrar a transmissão colorida na cidade de Nova York; transmitir o primeiro noticiário da história da televisão no dia 7 de setembro, que tinha como assunto o envolvimento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial; e ainda transmitir no ano seguinte o primeiro comercial preto e branco da cidade. Foi também nesta época, que as transmissões de som das emissoras de rádio foram transferidas em FM pela primeira vez. Em 1947, as transmissões de televisão da CBS são expandidas para fora de Nova York pela primeira vez. No ano de 1951, a CBS foi a primeira rede de televisão a transmitir ao vivo de costa a costa nos Estados Unidos. Foi também neste mesmo ano que a emissora introduziu seu tradicional logotipo em forma de “Olho”.
Em 1952, a empresa construiu a CBS Television City, na esquina da Avenida Fairfax com a Beverly Boulevard, em Los Angeles, na Califórnia, para produzir seus programas de televisão. Os programas gravados neste estúdio passaram a serem conhecidos pelo famoso slogan “From Television City in Hollywood” (em português, “Da cidade da Televisão em Hollywood”). A CBS dominava a rede de transmissão nessa época com seus programas, tendo frequentemente os maiores índices de audiência. Apesar disso, a Rádio CBS continuou a ser a pedra fundamental para dominar o mercado televisivo. Um exemplo disso foi My Favorite Husband (“Meu marido favorito”), um programa de rádio de enorme sucesso, no qual estrelava a talentosa atriz Lucille Ball. O programa foi transmitido durante os anos de 1948 a 1951, e em seguida adaptado para uma série na televisão. O programa de televisão I Love Lucy (Eu amo a Lucy) pavimentou o grande sucesso inovador de comédias da CBS, durando até 1957, e depois com novos episódios até 1960, conquistando cinco Prêmios Emmy.
Em 1961 a emissora foi novamente pioneira ao utilizar o replay em câmera lenta (slow motion), durante uma partida de futebol americano. Em 1963 a CBS inaugurou sua primeira filial em continente europeu, localizada na Inglaterra. A CBS seria a segunda das três grandes redes a começar a transmitir sua programação em cores, após a NBC e antes da ABC, em 1967. Em 1974, a empresa adotou oficialmente o nome de CBS, como já era há anos conhecida por seu público. Esta década seria marcada por um sucesso avassalador de audiência, o seriado cômico M*A*S*H, que ficaria no ar por mais de dez anos; além do programa jornalístico de variedades CBS New Sunday Morning.
A década de 80 foi marcada pela primeira transmissão em som estéreo em 1986 no Grammy Awards. No final da década, a CBS resolveu focar seu negócio somente no rádio e na televisão, vendendo todos os outros negócios da empresa, que incluíam publicações musicais, revistas e discográfica. Depois de passar pelas mãos da Westinghouse Electric Corporation, em 1999 a CBS foi comprada pelo conglomerado de mídia Viacom por aproximadamente US$ 50 bilhões, passando a atuar como subsidiária. No ano seguinte introduziu um dos programas de maior audiência dos últimos tempos, o reality-show Survivor. Foi também nesta época que a emissora inseriu em sua programação o CBS Kidshow (anteriormente conhecido como CBS KIDS), um bloco de desenhos infantis transmitidos aos sábados pela manhã.
Em 2008, a CBS anunciou a compra da rede CNET Networks por US$ 1.8 bilhões, aumentando significativamente seu alcance. Controladora de sites como Gamespot (um dos principais portais de games do mundo), Download.com, MP3.com, News.com e TV.com, a CNET Networks foi fundada em 1993 e é um dos portais de informação pioneiros da Internet. A CBS atualmente opera 87 ½ horas regularmente do calendário de programação da rede, oferecendo 22 horas de programação no horário nobre para suas afiliadas. Entre as principais atrações exibidas pela emissora é possível destacar o cultuado programa de entrevistas The Late Show with David Letterman (que estreou no dia 30 de agosto de 1993); 60 Minutes (documentário de enorme sucesso que estreou em 1968); as series dramáticas Criminal Minds, CSI, The Mentalist e NCIS; as séries cômicas How I Met Your Mother, Rules of Engagement, The Big Bang Theory, ROB, Two and a Half Men e Mike & Molly; os programas de entretenimento 48 Hours Mystery, Kid Nation, Survivor, Power of 10, The Amazing Race, além de séries clássico como I Love Lucy, Jericho, MacGyver, Star Trek, Twin Peaks e Happy Days.
Um enorme conglomerado de mídia
A CBS CORPORATION é um dos maiores, mais respeitados e influentes conglomerados de mídia dos Estados Unidos, atuando em todos os setores de mídia e entretenimento, incluindo as emissoras de televisão CBS e The CW (joint venture com a Warner Bros. Entertainment); os canais a cabo Showtime, Smithsonian e CBS Sports; redes locais (CBS Television Stations); produção de conteúdo para televisão (CBS Television Studios); estações de rádios (CBS Radio); mídia interativa (CBS Interactive); jornalismo e notícias (CBS News); licenciamento e merchandising (CBS Consumer Products); DVD/Blu Ray (CBS Home Entertainment), produção de filmes (CBS Films) e mídia social responsável (EcoMedia).
CBS à la carte
Uma poderosa ferramenta de marketing da marca atende pelo nome de CBS SCENE, um fantástico complexo de entretenimento localizado em Foxborough, estado do Massachusetts. Resultado da parceria entre a CBS e o grupo Kraft, o complexo fica ao lado do estádio do time de futebol americano New England Patriots. A localização já poderia sugerir um foco maior em esportes, mas, na verdade, o objetivo principal é alcançar toda a família através das imagens dos grandes clássicos da emissora. Os seriados, telejornais e programas esportivos mais importantes da história da CBS estão nas mais de 135 TVs de plasma/LCD instaladas e também nas fotos e projetores espalhados pelos três andares do complexo. As telas passam mais de 20 canais e incluem programas da CBS que fizeram sucesso em todo o mundo como Late Show with David Letterman, The Honeymooners, I Love Lucy, 60 Minutes e Star Trek. Os clientes podem ainda testar os seus conhecimentos sobre a trajetória da emissora através de um quiz interativo extremamente divertido. O CBS SCENE inclui um restaurante, dois bares, um espaço privativo, uma loja com produtos oficiais da emissora, além de estruturas de produção e transmissão para as emissoras de rádio e TV que o grupo possui na região. Nesta era de interatividade, as pessoas querem viver ao máximo o seu momento de entretenimento e lazer, e este lugar extraordinário oferece uma amostra multissensorial do passado, presente e futuro da CBS.
A evolução visual
A CBS é popularmente conhecida como Eye Network, ou simplesmente como The Eye, em referência ao seu famoso logotipo em forma de olho criado oficialmente no dia 20 de outubro de 1951, por William Golden. Durante os anos, esse logotipo se tornou um dos símbolos mais poderosos e confiáveis da mídia americana, passando por pequenas modificações. Uma modificação importante ocorreu em 2007 quando o logotipo ganhou uma nova tipologia de letra e o tradicional olho passou a ser posicionado do lado esquerdo. A última alteração ocorreu recentemente, em 2010, quando o logotipo foi apenas atualizado para ganhar um visual mais moderno, ganhando uma nova tipologia de letra.
Os slogans
Only CBS. (2009)
We Are CBS. (2006)
America’s Most Watched Network. (2005)
The Eye in the Eyes. (2003)
It’s All Here. (2000)
You’re in CBS. (1995)
Everything People. (1994)
This is CBS. (1992)
Television You Can Feel. (1988)
Share the Spirit of CBS. (1986)
We’ve Got the Touch. (1983)
Reach for the Stars. (1981)
Hello America. (1977)
There’s Something in the Air. (1974)
The Best is Right Here on CBS. (1973)
We Put It All Together. (1970)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 18 de setembro de 1927 (rádio) e 1 de julho de 1941 (TV)
● Fundador: Arthur Judson e William S. Paley
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: CBS Corporation
● Capital aberto: Sim (2006)
● Chairman: Summer Redstone
● CEO & Presidente: Leslie Moonves
● Faturamento: US$ 14.2 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 1.3 bilhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 20.5 bilhões (março/2012)
● Audiência: 130 milhões de pessoas
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 25.500
● Segmento: Conglomerado de mídia
● Principais produtos: Emissoras de rádio e televisão
● Concorrentes diretos: ABC, NBC e FOX
● Ícones: O tradicional logotipo em forma de olho
● Slogan: America’s Most Watched Network.
● Website: www.cbs.com
A marca no mundo
A CBS (acrônimo de Columbia Broadcasting System), uma das maiores redes de televisão e rádio dos Estados Unidos, está fortemente presente na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), além do Reino Unido e poucos outros países europeus, na região do caribe e em países asiáticos (Filipinas e Malásia), Austrália, Índia e Israel. A CBS distribui sua programação para mais de 200 afiliadas e seus programas podem ser assistidos em 96.98% dos lares americanos. Detentora de 29 canais de televisão, a CBS tem audiência de 130 milhões de pessoas. Já a CBS Radio é formada por mais de 130 estações próprias e suas afiliadas, que atingem 70 milhões de pessoas todas as semanas.
Você sabia?
● No dia 17 de julho de 2009, Walter Cronkite, âncora e rosto do programa CBS Evening News, de 1962 a 1981, morreu aos 92 anos de idade. O jornalista chegou a ser chamado de “o homem mais confiável dos Estados Unidos”, sendo o primeiro apresentador conhecido como âncora. Foi também o primeiro a noticiar com autoridade os assassinatos do então presidente John F. Kennedy (1963) e do ativista negro Martin Luther King (1968), além da chegada do homem à lua, em 1969.
● A CBS produziu em 1993 o programa Xuxa EUA que era transmitido em seu canal a cabo MTM. O programa não agradou aos norte-americanos e tinha custos muito altos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 16/3/2012
A história
A história de uma das mais importantes emissoras americanas começou no dia 21 de janeiro de 1927 na cidade de Nova York quando o agente musical Arthur Judson criou a UIB (United Independent Broadcasters) composta por 16 estações de rádio. Pouco meses depois, procurando parceiros e investidores para o novo negócio, a empresa foi adquirida pela Columbia Phonographic Manufacturing Company (também proprietária da Columbia Records), reestruturada e passou a se chamar oficialmente Columbia Phonographic Broadcasting System, indo ao ar no dia 18 de setembro, tendo como principal estação de rádio a WOR da cidade de Newark, estado de Nova Jersey, além de mais 15 afiliadas. Com dificuldades para vender espaços publicitários em seus programas de rádio, no final do mês, a empresa foi comprada por William S. Paley, filho de um rico produtor de tabaco da cidade de Filadélfia, que reestruturou a empresa, que passou a se chamar Columbia Broadcasting System (CBS), composta por 47 estações afiliadas. A partir de então, a emissora de rádio passou a se chamar CBS Radio Network.
Sob seu comando, a CBS rapidamente se tornou uma das três maiores emissoras de rádio do país. Na década de 30, época de ouro do rádio, a CBS cresceu aumentado o número de estações afiliadas, em 1935 eram 97 afiliadas, e adquiriu, em 1938, a Columbia Records, fundada em 1889, que seria vendida anos depois para a Sony Music. Nesta década a CBS se tornou popular por seus programas musicais e comédias comandados por estrelas como Bing Crosby, Al Jolson, George Burns e Gracie Allen. No início da década de 40, com o advento da televisão, a CBS resolveu atuar nesse meio, fundando no dia 1 de julho de 1941 sua emissora de televisão.
A CBS foi uma das primeiras empresas a demonstrar a transmissão colorida na cidade de Nova York; transmitir o primeiro noticiário da história da televisão no dia 7 de setembro, que tinha como assunto o envolvimento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial; e ainda transmitir no ano seguinte o primeiro comercial preto e branco da cidade. Foi também nesta época, que as transmissões de som das emissoras de rádio foram transferidas em FM pela primeira vez. Em 1947, as transmissões de televisão da CBS são expandidas para fora de Nova York pela primeira vez. No ano de 1951, a CBS foi a primeira rede de televisão a transmitir ao vivo de costa a costa nos Estados Unidos. Foi também neste mesmo ano que a emissora introduziu seu tradicional logotipo em forma de “Olho”.
Em 1952, a empresa construiu a CBS Television City, na esquina da Avenida Fairfax com a Beverly Boulevard, em Los Angeles, na Califórnia, para produzir seus programas de televisão. Os programas gravados neste estúdio passaram a serem conhecidos pelo famoso slogan “From Television City in Hollywood” (em português, “Da cidade da Televisão em Hollywood”). A CBS dominava a rede de transmissão nessa época com seus programas, tendo frequentemente os maiores índices de audiência. Apesar disso, a Rádio CBS continuou a ser a pedra fundamental para dominar o mercado televisivo. Um exemplo disso foi My Favorite Husband (“Meu marido favorito”), um programa de rádio de enorme sucesso, no qual estrelava a talentosa atriz Lucille Ball. O programa foi transmitido durante os anos de 1948 a 1951, e em seguida adaptado para uma série na televisão. O programa de televisão I Love Lucy (Eu amo a Lucy) pavimentou o grande sucesso inovador de comédias da CBS, durando até 1957, e depois com novos episódios até 1960, conquistando cinco Prêmios Emmy.
Em 1961 a emissora foi novamente pioneira ao utilizar o replay em câmera lenta (slow motion), durante uma partida de futebol americano. Em 1963 a CBS inaugurou sua primeira filial em continente europeu, localizada na Inglaterra. A CBS seria a segunda das três grandes redes a começar a transmitir sua programação em cores, após a NBC e antes da ABC, em 1967. Em 1974, a empresa adotou oficialmente o nome de CBS, como já era há anos conhecida por seu público. Esta década seria marcada por um sucesso avassalador de audiência, o seriado cômico M*A*S*H, que ficaria no ar por mais de dez anos; além do programa jornalístico de variedades CBS New Sunday Morning.
A década de 80 foi marcada pela primeira transmissão em som estéreo em 1986 no Grammy Awards. No final da década, a CBS resolveu focar seu negócio somente no rádio e na televisão, vendendo todos os outros negócios da empresa, que incluíam publicações musicais, revistas e discográfica. Depois de passar pelas mãos da Westinghouse Electric Corporation, em 1999 a CBS foi comprada pelo conglomerado de mídia Viacom por aproximadamente US$ 50 bilhões, passando a atuar como subsidiária. No ano seguinte introduziu um dos programas de maior audiência dos últimos tempos, o reality-show Survivor. Foi também nesta época que a emissora inseriu em sua programação o CBS Kidshow (anteriormente conhecido como CBS KIDS), um bloco de desenhos infantis transmitidos aos sábados pela manhã.
Em 2008, a CBS anunciou a compra da rede CNET Networks por US$ 1.8 bilhões, aumentando significativamente seu alcance. Controladora de sites como Gamespot (um dos principais portais de games do mundo), Download.com, MP3.com, News.com e TV.com, a CNET Networks foi fundada em 1993 e é um dos portais de informação pioneiros da Internet. A CBS atualmente opera 87 ½ horas regularmente do calendário de programação da rede, oferecendo 22 horas de programação no horário nobre para suas afiliadas. Entre as principais atrações exibidas pela emissora é possível destacar o cultuado programa de entrevistas The Late Show with David Letterman (que estreou no dia 30 de agosto de 1993); 60 Minutes (documentário de enorme sucesso que estreou em 1968); as series dramáticas Criminal Minds, CSI, The Mentalist e NCIS; as séries cômicas How I Met Your Mother, Rules of Engagement, The Big Bang Theory, ROB, Two and a Half Men e Mike & Molly; os programas de entretenimento 48 Hours Mystery, Kid Nation, Survivor, Power of 10, The Amazing Race, além de séries clássico como I Love Lucy, Jericho, MacGyver, Star Trek, Twin Peaks e Happy Days.
Um enorme conglomerado de mídia
A CBS CORPORATION é um dos maiores, mais respeitados e influentes conglomerados de mídia dos Estados Unidos, atuando em todos os setores de mídia e entretenimento, incluindo as emissoras de televisão CBS e The CW (joint venture com a Warner Bros. Entertainment); os canais a cabo Showtime, Smithsonian e CBS Sports; redes locais (CBS Television Stations); produção de conteúdo para televisão (CBS Television Studios); estações de rádios (CBS Radio); mídia interativa (CBS Interactive); jornalismo e notícias (CBS News); licenciamento e merchandising (CBS Consumer Products); DVD/Blu Ray (CBS Home Entertainment), produção de filmes (CBS Films) e mídia social responsável (EcoMedia).
CBS à la carte
Uma poderosa ferramenta de marketing da marca atende pelo nome de CBS SCENE, um fantástico complexo de entretenimento localizado em Foxborough, estado do Massachusetts. Resultado da parceria entre a CBS e o grupo Kraft, o complexo fica ao lado do estádio do time de futebol americano New England Patriots. A localização já poderia sugerir um foco maior em esportes, mas, na verdade, o objetivo principal é alcançar toda a família através das imagens dos grandes clássicos da emissora. Os seriados, telejornais e programas esportivos mais importantes da história da CBS estão nas mais de 135 TVs de plasma/LCD instaladas e também nas fotos e projetores espalhados pelos três andares do complexo. As telas passam mais de 20 canais e incluem programas da CBS que fizeram sucesso em todo o mundo como Late Show with David Letterman, The Honeymooners, I Love Lucy, 60 Minutes e Star Trek. Os clientes podem ainda testar os seus conhecimentos sobre a trajetória da emissora através de um quiz interativo extremamente divertido. O CBS SCENE inclui um restaurante, dois bares, um espaço privativo, uma loja com produtos oficiais da emissora, além de estruturas de produção e transmissão para as emissoras de rádio e TV que o grupo possui na região. Nesta era de interatividade, as pessoas querem viver ao máximo o seu momento de entretenimento e lazer, e este lugar extraordinário oferece uma amostra multissensorial do passado, presente e futuro da CBS.
A evolução visual
A CBS é popularmente conhecida como Eye Network, ou simplesmente como The Eye, em referência ao seu famoso logotipo em forma de olho criado oficialmente no dia 20 de outubro de 1951, por William Golden. Durante os anos, esse logotipo se tornou um dos símbolos mais poderosos e confiáveis da mídia americana, passando por pequenas modificações. Uma modificação importante ocorreu em 2007 quando o logotipo ganhou uma nova tipologia de letra e o tradicional olho passou a ser posicionado do lado esquerdo. A última alteração ocorreu recentemente, em 2010, quando o logotipo foi apenas atualizado para ganhar um visual mais moderno, ganhando uma nova tipologia de letra.
Os slogans
Only CBS. (2009)
We Are CBS. (2006)
America’s Most Watched Network. (2005)
The Eye in the Eyes. (2003)
It’s All Here. (2000)
You’re in CBS. (1995)
Everything People. (1994)
This is CBS. (1992)
Television You Can Feel. (1988)
Share the Spirit of CBS. (1986)
We’ve Got the Touch. (1983)
Reach for the Stars. (1981)
Hello America. (1977)
There’s Something in the Air. (1974)
The Best is Right Here on CBS. (1973)
We Put It All Together. (1970)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 18 de setembro de 1927 (rádio) e 1 de julho de 1941 (TV)
● Fundador: Arthur Judson e William S. Paley
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: CBS Corporation
● Capital aberto: Sim (2006)
● Chairman: Summer Redstone
● CEO & Presidente: Leslie Moonves
● Faturamento: US$ 14.2 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 1.3 bilhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 20.5 bilhões (março/2012)
● Audiência: 130 milhões de pessoas
● Presença global: 40 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 25.500
● Segmento: Conglomerado de mídia
● Principais produtos: Emissoras de rádio e televisão
● Concorrentes diretos: ABC, NBC e FOX
● Ícones: O tradicional logotipo em forma de olho
● Slogan: America’s Most Watched Network.
● Website: www.cbs.com
A marca no mundo
A CBS (acrônimo de Columbia Broadcasting System), uma das maiores redes de televisão e rádio dos Estados Unidos, está fortemente presente na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México), além do Reino Unido e poucos outros países europeus, na região do caribe e em países asiáticos (Filipinas e Malásia), Austrália, Índia e Israel. A CBS distribui sua programação para mais de 200 afiliadas e seus programas podem ser assistidos em 96.98% dos lares americanos. Detentora de 29 canais de televisão, a CBS tem audiência de 130 milhões de pessoas. Já a CBS Radio é formada por mais de 130 estações próprias e suas afiliadas, que atingem 70 milhões de pessoas todas as semanas.
Você sabia?
● No dia 17 de julho de 2009, Walter Cronkite, âncora e rosto do programa CBS Evening News, de 1962 a 1981, morreu aos 92 anos de idade. O jornalista chegou a ser chamado de “o homem mais confiável dos Estados Unidos”, sendo o primeiro apresentador conhecido como âncora. Foi também o primeiro a noticiar com autoridade os assassinatos do então presidente John F. Kennedy (1963) e do ativista negro Martin Luther King (1968), além da chegada do homem à lua, em 1969.
● A CBS produziu em 1993 o programa Xuxa EUA que era transmitido em seu canal a cabo MTM. O programa não agradou aos norte-americanos e tinha custos muito altos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 16/3/2012
Um comentário:
É uma pena que a CBS não deu certo no Brasil - o CBS Telenotícias foi o melhor telejornal que já vi até hoje, tinha excelentes profissionais (Eliakim Araújo, Leila Cordeiro, Cláudio Lessa, Simone Queiroz, Paulo Echebarria e Carolina Diago, entre outros) e as matérias eram muito bem pautadas, além dos demais conteúdos que o canal CBS Telenotícias exibia (60 Minutes, reportagens antigas e documentários variados). Os gráficos e as mensagens dos seus informes institucionais eram o máximo, muito superiores para a época e eram um bom chamariz para trazer novos assinantes.
Abs. e parabéns pelo excelente blog, RobertoJP
Postar um comentário