7.6.06

ALTOIDS


Se a palavra ALTOIDS não tem significado para você, para outros milhões de fãs espalhados pelos quatro cantos do mundo é sinônimo de bala extra forte, ideal para refrescar a garganta, adoçar o beijo, eliminar o mau hálito ou até mesmo aliviar a tosse. Foi com suas pequenas e refrescantes balinhas, embaladas em uma charmosa caixinha de alumínio, que a marca ALTOIDS se tornou um ícone mundial no segmento de confeitos, especialmente pelo sabor curiosamente forte, e coloca FORTE nisto. Não há nada igual! Experimente! 

A história 
Tudo começou em 1780, durante o reinado de George III, quando Smith Kendom, proprietário de uma pequena confeitaria londrina chamada Smith & Company, criou a receita de um medicamento, na verdade pequenas pastilhas extremamente fortes para aliviar os desconfortos intestinais e estomacais. O nome ALTOIDS veio da palavra em latim “ALT” que significa “mudar” e da palavra em grego “OIDS” que significa “tomar a forma de”. O produto era comercializado em pequenos envelopes de papelão. As vendas do produto foram um verdadeiro sucesso quase instantaneamente. No século seguinte a marca passou a fazer parte da empresa Callard & Bowser Company, prestigiosa confeitaria fundada em 1837. Até este século a ALTOIDS era popular somente na Grã Bretanha. Nos anos seguintes a marca ingressou em vários mercados europeus.


O produto ingressou nos Estados Unidos pela cidade de Seattle em 1918 e rapidamente se espalhou pelo país. Foi nessa mesma época que ALTOIDS começou a ser comercializado em pequenas latas de alumínio, para poder ser carregada de forma prática nos bolsos e bolsas. Para se diferenciar das dezenas de outras balinhas que perfumam a boca, refrescam a garganta ou adoçam o sabor do beijo, a empresa alardeou que ALTOIDS atuava como um antídoto aos “venenos” no estômago. Uma ou duas balas após refeições parariam, imediatamente, qualquer fermentação venenosa. Após essa primeira campanha sobre as qualidades contra fermentações tóxicas, a empresa lançou o slogan “Balas de menta curiosamente forte” (Curiously Strong Mints) - era o humor inglês sobre a própria fama da péssima digestão de suas refeições pesadas e insossas.


Na década de 1990 o consumo de ALTOIDS virou uma verdadeira febre. A empresa começou a anunciar maciçamente na mídia (principalmente nas revistas de música e comportamento), mirou um público bastante jovem, lançou site na internet, criou novos sabores como Wintergreen (1997) Passionfruit & Mango (maracujá com manga) e Licorice and Ginger (licor com gengibre), entre outros, passou a vender em tudo quanto é ponto-de-venda (de lojas de conveniências e livrarias a aeroportos) e, finalmente, ingressou em inúmeros novos mercados ao redor do mundo.


A marca também introduziu novas variedades do produto como: as latas especiais LOVE TIN (em formato de coração), introduzidas em 2001, especialmente para o Dia dos Namorados; ALTOIDS SOURS (balas de frutas) introduzida em 2002 nos sabores de tangerina, maçã, cítrico, framboesa e manga, em caixinhas metálicas redondas; ALTOIDS CHEWING GUM (chicletes sem açúcar) introduzido em 2003 em quatro sabores e descontinuado anos depois; ALTOIDS STRIPS (pequenas tiras para refrescar o hálito) introduzidos em 2003 nos sabores peppermint e canela; DARK CHOCOLATE DIPPED ALTOIDS, uma versão da tradicional pastilha de menta recoberta de chocolate, introduzida em 2007 em quatro sabores (peppermint, canela, gengibre e creme de menta); além da versão sem açúcar (comercializadas em latinhas finas e menores, chamadas ALTOIDS SMALLS) introduzida em 2003.


Em 2005 a Kraft Foods, que havia adquirido a marca na década de 1990, vendeu ALTOIDS, juntamente com a tradicional Life Savers, para americana Wrigley, que em 2008 foi comprada pela também americana Mars. Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado novidades como: ALTOIDS COOL HONEY, as tradicionais balas de menta com um toque de mel, em 2009; ALTOIDS SMALLS SIMPLY MINT, as tradicionais balinhas de menta sem açúcar e em nova embalagem, no ano de 2010; e ALTOIDS ARCTIC, introduzidas em 2014 são balas sem açúcar e que causam aquela sensação de gelado, vendidas em latinhas menores (com 50 pastilhas). A ALTOIDS MINTS (versão regular das tradicionais balinhas) pode ser encontrada em deliciosos sabores, como por exemplo, Peppermint (latinha vermelha), Wintergreen (latinha azul); Spearmint (latinha verde) e canela (latinha vermelho-escuro).


Hoje em dia, a história da marca pode ser encontrada em um pequeno pedaço de papel dentro de cada latinha, que diz: 
“Altoids, The Original Celebrated Curiously Strong Mints, foi inicialmente produzida na Inglaterra, na virada do século 19, durante o reinado do rei George III pela Smith & Co. A empresa londrina de pequeno porte que desenvolveu o original “curiosamente forte” da receita, mais tarde se tornou parte da Callard & Bowser, um confeitaria de prestígio Inglês, fundada em 1837. As pastilhas de hortelã da Altoids são especialmente formuladas para serem muito mais fortes do que as pastilhas comuns. Sua “curiosa” força vem do uso mais do que generoso do óleo de hortelã real, como prescrito na receita original desenvolvida pela Smith & Co., na virada do século 19. Hoje, todas as variedades de balas, incluindo Peppermint, Wintergreen, Spearmint e Cinnamon são feitas com os mesmos padrões de exigência da receita original da Altoids desenvolvida há mais de 200 anos”.


Propagandas que fizeram história 
Na década de 1920 foi lançada a campanha publicitária com o estranho slogan “Altoids act as antidote to poisons in the stomach. One or two taken after meals will stop any poisonous fermetation” (traduzindo para o português “Altoids age como um antídoto a venenos no estômago. Um ou dois tomados após as refeições irão parar qualquer fermentação venenosa”). A campanha posicionava as pequenas balinhas extras fortes como um antídoto para os males estomacais, principalmente depois das refeições. O sucesso da campanha daria origem, pouco depois, a outra famosa campanha, que definiria o que a marca ALTOIDS é hoje: Curiously Strong Mints. As irreverentes campanhas publicitárias levaram a marca ALTOIDS a conquistar a liderança do segmento no competitivo e forte mercado americano.


Outra campanha famosa da marca foi lançada em 2005, quando a ALTOIDS introduziu a promoção chamada de “Tin Million Uses”, convidando todos os consumidores a criarem objetos reutilizando as tradicionais latinhas vazias da bala da forma mais criativa possível. A ideia de se fazer uma ação dessas surgiu da observação, por parte da marca, de que as latinhas já eram utilizadas para outras funções pelos consumidores. Além disso, o modelo da lata é um ícone da marca, mantendo seu design desde a década de 1920. Foram recebidas mais de 200 inscrições, de onde saíram seis finalistas. O grande vencedor, um rapaz chamado Jon Lennon (sim, sem h) do estado de Nova York, levou para casa US$ 1.000 por ter construído um instrumento musical que muda as notas de acordo com a luz que recebe baseado no já conhecido theremin.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas pequenas alterações ao longo dos anos, especialmente em relação à tipografia de letra, que apesar disso tentou manter a arquitetura original.


Dados corporativos 
● Origem: Reino Unido 
● Lançamento: 1780 
● Criador: Smith Kendom 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Wm. Wrigley Jr. Company 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Martin Radvan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Balas de menta, hortelã e outros sabores fortes 
● Concorrentes diretos: Tic Tac, Mentos, Life Savers, Halls e Luden’s 
● Ícones: Sua tradicional caixinha de alumínio 
● Slogan: Curiously Strong Mints. 
● Website: www.altoids.com 

A marca no mundo 
Os produtos com a marca ALTOIDS são comercializados em 90 países ao redor do mundo, tendo forte presença nos Estados Unidos e no Reino Unido. A marca chegou recentemente ao Brasil. O produto, fabricado durante décadas em Bridgend, no País de Gales, agora é produzido na cidade de Chattanooga, Tennessee, para abastecer o mercado americano, o mais importante para a marca no mundo. 

Você sabia? 
Durante décadas o slogan da marca foi “The Original Celebrated Curiously Strong Mints” (em português, literalmente: “A Original e Celebrada Pastilha Curiosamente Forte de Menta”) referindo-se à elevada concentração de óleo de hortelã usado no sabor original. Hoje em dia o slogan é utilizado de forma abreviada. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 9/6/2015

2 comentários:

Anônimo disse...

Se você ainda não experimentou... as balas são maravilhosas! Entenderá o porquê do sucesso. As de canela, então, são espetaculares.
Se encontrar quem as venda a um preço razoável, deixe o endereço pra nós!

Sweet Gift disse...

Em Brasília vc encontra Altoids na Sweet Gift

Quadra 101 do Sudoeste