31.5.06

LIFE SAVERS®


É a única pastilha redonda do mercado que possui um buraco no meio, sendo facilmente reconhecido por seus consumidores. Seus inúmeros e deliciosos sabores conquistaram gerações e gerações de pessoas em vários países ao redor do mundo. Foi por isso que a marca Life Savers® se tornou um verdadeiro ícone quando o assunto em questão é pastilhas e balas. 

A história 
Os confeitos Life Savers® tiveram sua origem na cidade de Cleveland, estado americano de Ohio, no ano de 1912, quando o produtor de chocolate Clarence Arthur Crane começou a vender pastilhas de menta no formato oval em embalagens tubulares, como uma alternativa ao chocolate na estação do verão, época em que as vendas desse produto despencavam consideravelmente. A ideia original foi criar uma pastilha que não derretesse com o calor do verão, como acontecia com os chocolates, e cujo sabor fosse refrescante. O slogan original do produto era “For that stormy breath”. O nome do novo produto foi dado em virtude da semelhança do formato das pastilhas com as tradicionais boias salva-vidas (em inglês justamente Life Savers), tendo como sabor original o Pep-O-Mint (menta).
  

Foi então que o engenheiro Edward John Noble convenceu Crane à vendê-lo os direitos de produção do produto por US$ 2.900 em 1913, fundando assim Life Savers Candy Company. O produto foi relançado no mercado com o nome de Pep-O-Mint Life Savers®. Em apenas dois anos Noble estabeleceu o produto no mercado com grande popularidade. Ele percorria as tabacarias, barbearias, pequenas mercearias e drogarias, convencendo os gerentes a colocar o produto, que custava 5 centavos de dólar, ao lado da caixa registradora. As vendas logo superaram os US$ 250 mil anuais e a produção cresceu tanto, que a empresa teve que se mudar em 1915 para outra fábrica na cidade de Nova York. O segundo sabor - Wint-O-Green® (hortelã) - tão refrescante como o original foi lançado no mercado somente em 1918 e se tornou um sucesso. Pouco depois outros sabores foram desenvolvidos (licor, canela e chocolate) e se tornaram muito popular durante esta década. Nesta época também surgiram as primeiras pastilhas com sabores de frutas como limão, lima e laranja.
   
Em 1921 o produto foi lançado no mercado australiano, marcando sua estreia internacional. Pouco depois, em 1924, o produto foi disponibilizado em forma de drops (balas duras). Somente em 1925, a tecnologia permitiu que a marca Life Savers® introduzisse o famoso buraco no meio de suas balas com o lançamento da nova linha, conhecida como “fruit drop with the hole”, oferecida nos sabores uva, laranja, limão e lima, e embaladas individualmente. A empresa foi adquirida em 1926 pela Drug Inc. Com o passar do tempo a marca introduziu inúmeros sabores como cereja em 1927 e o Spear-O-Mint em 1935. Neste mesmo ano surgiu o famoso Five Flavor, pequenas embalagens em formato de rolo que ofereciam cinco sabores diferentes de frutas (limão, lima, laranja, cereja e abacaxi). O tradicional produto se tornou o mesmo por quase 70 anos, quando em 2003, através de uma votação por seus consumidores uma nova combinação de sabores de frutas foi introduzida (melancia, cereja, abacaxi, framboesa e laranja).
   

Já em 1938 foi introduzido um dos sabores mais populares da marca: Butter Rum (uma espécie de caramelo com rum). Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa forneceu 23 milhões de caixas de Life Savers® para as forças armadas americanas, para que os soldados tivessem uma pequena e doce lembrança de casa. Com o passar dos anos os confeitos se tornaram um verdadeiro ícone de seu segmento, introduzindo uma variedade enorme de sabores e novos formatos, como por exemplo, Tropical Fruits (1966); Life Savers® Pops (1974), as tradicionais balas em formatos de pirulitos; Life Savers® Holes (1990), pequenas pastilhas do tamanho do tradicional buraco das balas originais; Life Savers® Gummies (1992), a versão em goma das tradicionais balas de fruta; Life Savers® Delites (1995), a versão sem açúcar; Creme Savers® (1998), as tradicionais balas com recheios cremosos; além de uma linha de gomas de mascar, que se mostrou um verdadeiro fracasso.
   

Em 2000 a marca foi adquirida pela americana Kraft Foods (conheça essa outra história aqui). Em 2001, a marca teve suas embalagens remodeladas, lançou novos sabores e ganhou uma nova campanha publicitária que utilizava o famoso slogan “Get a hole lot more out of life” (algo como “Tire muito mais proveito da vida”). A marca foi adquirida em 2004 pela gigante Wrigley Company (conheça essa outra história aqui) - agora uma subsidiária integral da Mars Incorporated (saiba mais aqui), popularmente conhecida por suas gomas de mascar como Doublemint (conheça essa história aqui), Wrigley’s Spearmint e Wrigley’s Juicy Fruit.
   

Nos anos seguintes novos sabores foram lançados no mercado como Strawberry Apple (morango com maçã) e Cherry Lemonade (cereja com limão); Life Savers® Fruit Tarts, as tradicionais balinhas sem açúcar e com minúsculos pedacinhos de frutas; Life Savers® Hawaiian Fruits™ (2009), disponível em cinco deliciosos e exóticos sabores tropicais como (Mango Melon, Abacaxi, Pina Colada, Tropical Punch e Banana); Life Savers® Collisions™ (2011), que oferece dois sabores em uma mesma bala; e Life Savers® Coolers™, que trazia refrescantes sabores de bebidas como limonada, chá branco e ponche, combinados com frutas.
   

A tradicional marca completou 100 anos em 2012 e comemorou por ter se tornado um verdadeiro ícone americano neste segmento. Nos anos seguintes, a marca Life Savers® ampliou sua linha de produtos ao oferecer diferentes opções de embalagens como sacos, que continham diversas misturas de sabores. Além disso, ampliou sua linha de balas de goma com as versões Life Savers® Wild Berries, com sabores de frutas silvestres como framboesa vermelha, amora, framboesa preta, uva branca e cereja; Life Savers® Exotics, com sabores exóticos como carambola com limão, tangerina, pêra asiática, maçã Fuji e pitaia com framboesa; Life Savers® Sours, com sabores azedinhos como cereja, melancia, laranja, morango e framboesa preta; e Life Savers® Neons, extremamente coloridas em sabores ousados de frutas vermelhas, laranja, ponche rosa, cereja e limão e limonada.
  
A evolução visual 
O logotipo da marca Life Savers® passou por algumas remodelações no decorrer dos anos. A primeira mudança radical ocorreu somente em 1994 quando o logotipo apresentou uma moderna tipografia de letra. Após passar por uma modernização em 1999, a marca apresentou em 2007 um novo logotipo, que além de uma nova tipografia de letra ganhou um fundo azul e pela primeira vez uma imagem que representa o formato da tradicional bala. O atual logotipo da marca Life Savers® foi adotado em 2010 e apresentou um visual simplificado e mais impactante.
  

Em países como Austrália, um dos maiores mercados da marca juntamente com os Estados Unidos, Life Savers® é de propriedade da Darrell Lea e utiliza uma identidade visual diferente, cuja data no logotipo (1921) representa o ano em que as populares pastilhas foram lançadas no país.
   
Os slogans 
A Hole Lot of Fun. (2012) 
100 years of sharing. (2012) 
It’s good to be sweet. (2007) 
True flavor. (2005) 
Get a hole lot more out of life. (2001) 
Isn’t Life Delicious? (1989) 
You Bet Your Life Savers. (1980) 
Life Savers®...a part of living. (1976) 
The candy with the hole. (1953) 
Still only 5 cents. (1950) 
For that stormy breath. (1912) 
More fun for your mouth™. (Life Savers® Gummies)
  
Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1912 
● Criador: Clarence Crane 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Andrew Clarke 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Pastilhas e balas de frutas 
● Concorrentes diretos: Mentos, Tic Tac®, Altoids, Halls, Luden’s, PEZ, Smint, Polo, Skittles, Jelly Belly, Fruit-Tella e Jolly Rancher 
● Ícones: O furo no meio das pastilhas 
● Slogan: A Hole Lot of Fun. 
● Website: www.life-savers.com

A marca no mundo 
Atualmente as balas e pastilhas Life Savers®, vendidas em mais de 25 sabores diferentes, podem ser encontradas em 100 países ao redor do mundo, com vasta presença em mais de 1.2 milhões de pontos de venda. Mais de 60 milhões de pacotes de Life Savers® são vendidos anualmente, alcançando produção diária em torno dos 2.5 milhões de pastilhas (cerca de 50 bilhões ao ano). Nos Estados Unidos e outros países, a marca pertence à Mars Incorporated, enquanto na Austrália e Nova Zelândia a proprietária é a Darrell Lea, tradicional produtora australiana de chocolates e confeitos fundada em 1927. 


Você sabia? 
Desde 1921, mais de 40 variedades (sabores) de Life Savers® foram criadas e lançadas no mercado. Muitas embalagens contem vários sabores como o Five Flavour (o mais popular, com cinco cores: vermelho, amarelo, verde, laranja e roxo). 
Existe uma lenda urbana muito popular que diz que as pastilhas Life Savers® foram feitas com um buraco no centro para garantir que caso fosse engolida inteira não provocaria engasgamento nas crianças. Mas isso, é apenas uma lenda. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/5/2024 

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2 comentários:

Anônimo disse...

onde se encontram esses drops no Brasil ?

Anônimo disse...

Aqui em São Paulo, nos idos das décadas de 50 e 60 os famosos Life Savers eram encontrados apenas em charutarias seletas, em especial na Av. Ipiranga e São João.
Além da forma especial, o melhor era o incomparável "azedinho", cuja fórmula jamais foi igualada.
Mais recentemente revi este drops nas lojas especializadas em confeitos importandos, algumas delas em shopping centers sofisticados.

Luiz Pontual