19.7.25

POMAROLA


O verdadeiro sabor do tomate - natural, saboroso e feito com todo carinho. No almoço em família, na receita rápida do dia a dia ou no jantar com quem você ama. Tem um molho Pomarola para cada momento. E todos deixam a vida mais prática, mais leve e muito mais gostosa. Por isso, há mais de quatro décadas, Pomarola é tradição na cozinha de milhões de brasileiros. 

A história
Tudo começou com Salvador Messina, filho do italiano Antonino Messina, um dos fundadores da tradicional CICA (Companhia Industrial de Conservas Alimentícias), empresa criada em 1941 na cidade de Jundiaí e conhecida pelo extrato de tomate da marca Elefante (conheça essa outra história aqui) e outros produtos alimentícios como frutas em conserva, geleias e azeitonas. Trabalhando no desenvolvimento de novos produtos, Salvador viajou ao sul da Itália na década de 1970 e retornou ao Brasil encantado diante do que a indústria italiana fazia com o tomate. Ele conversou com o pai e recebeu autorização para desenvolver um molho que usasse apenas tomates frescos e dispensasse corantes e conservantes. Depois de algumas experiências, ele chegou a receita ideal. Foi então que, em 1978, a empresa lançou no mercado o Pomarola, um molho refogado feito com tomate, cebola picada, óleo, salsinha, sal e uma pitada de alho.
   

O nome da nova marca - um aportuguesamento - tem origem na palavra do dialeto napolitano “Pummarola”, que significa “molho de tomate”. Para fabricar o novo produto (primeiro molho de tomate pronto para o consumo do mercado brasileiro), a empresa importou máquinas da Itália, comercializando-o inicialmente em latas. Rapidamente Pomarola fez sucesso entre as consumidoras brasileiras por sua praticidade. Afinal, era um molho de tomate pronto que precisava apenas ser esquentado para o consumo, ressaltado por campanhas que destacavam a ideia de que o molho era especial porque seguia uma receita caseira e tradicional, transmitindo a sensação de familiaridade e autenticidade. Nos anos seguintes, Pomarola desempenhou um papel importante na cultura culinária e gastronômica brasileira, tendo introduzido a praticidade e o sabor dos molhos de tomate às mesas de milhões de famílias.
  

Em 1991 a marca inovou ao lançar o Pomarola sem pedaços de cebola, cuja campanha “Toda Família Tem um Chato que não Gosta de Cebola” fez enorme sucesso entre os brasileiros. Pouco depois, em 1993, com a aquisição da CICA pela Gessy Lever, atual Unilever (saiba mais aqui), por US$ 250 milhões, Pomarola passou a fazer parte do portfólio da multinacional, ganhando uma distribuição muito mais ampla e robusta em todo território nacional. A década ainda foi marcada por grandes novidades, como por exemplo, em 1995 com lançamento do Pomarola Encorpado, molhos com mais consistência e mais sabor em quatro deliciosas versões; e em 1996 com o Pomarola Peneirado, molho sem nenhum pedacinho de tomate.
    

Em 2007, atendendo aos anseios dos consumidores por alimentos mais naturais e saudáveis, a marca lançou no mercado o Pomarola 100% Natural, um molho sem corantes, sem aromas artificiais e conservantes. Em 2010 a americana Cargill (conheça essa outra história aqui) adquiriu por R$ 600 milhões a divisão de produtos à base de tomate da Unilever no Brasil, que incluía as marcas Pomarola, Elefante, Tarantella e Pomodoro.
   

Nos anos seguintes a marca ampliou suas linhas com o lançamento do Pomarola Mais, uma combinação de tomates selecionados com o azeite Gallo (conheça essa história aqui); Pomarola Receitas (com sabores como manjericão e bolonhesa); Pomarola Lévia (com baixo teor de sódio); e Pomarola Chef (com receitas mais sofisticadas e cuja primeira edição - no sabor limão siciliano, azeite e manjericão - foi desenvolvida no ano de 2015 em parceria com a chef Carla Pernambuco), oferecendo assim muitas opções de molhos para diversas ocasiões de consumo. Além disso, em 2016, sempre a frente das tendências de consumo, a marca lançou o Pomarola Chef Provençal, um clássico francês, desenvolvido em parceria com o chef Erick Jacquin e que levava ingredientes como tomate, laranja, cenoura e ervas da região de Provence, uma mistura típica de temperos do sul da França.
   

No ano de 2019, em uma nova fase da estratégia para atualizar seu portfólio, a marca Pomarola foi completamente renovada, com novo logotipo, receitas, ingredientes, portfólio e embalagens. O objetivo da mudança foi atender as demandas dos consumidores que buscavam uma alimentação mais equilibrada. Todas as variantes da linha ganharam novas receitas, com redução da quantidade de sal, uso dos temperos de maior preferência dos consumidores e ingredientes simples. O portfólio foi simplificado em três linhas: Tradicional, com a praticidade do molho pronto para as refeições do dia a dia; Sabores, para receitas especiais, que vão do manjericão à bolonhesa; e Chef, composta por molhos premium e ingredientes selecionados para momentos diferenciados. Ainda em 2019, a marca lançou a linha Pomarola Feito na Itália, molhos preparados no país das massas que contam com os mais saborosos e genuínos ingredientes italianos, trazendo sofisticação e qualidade para as receitas. A nova linha - sem glúten e conservantes - chegou às gôndolas em três sabores (Tradicional, Manjericão e Alho e Cebola) e comercializada em embalagens de vidro de 420g que podem ser reutilizadas após o consumo ou enviadas para a reciclagem.
   

Em 2020 a marca apresentou aos consumidores o Pomarola Passata, uma receita simples e tradicional - um molho mais viscoso (aspecto de purê), feito com tomates com pele e sementes, que se caracteriza por ter um sabor mais forte e intenso, acondicionado em embalagem de vidro de 700g. Pouco depois, em 2021, influenciada pela tendência de gourmetização e pelas restrições sociais da pandemia, onde consumidores passaram a experimentar novos sabores e receitas que traziam mais equilíbrio e maior naturalidade aos pratos, a marca lançou o Pomarola Passata Rústica, um molho que trazia um ingrediente mais consistente com pedaços de tomate, sem adição de sal e açúcar. Mais recentemente, em 2024, foi lançado o Pomarola Pesto, preparado na Itália com ingredientes selecionados e primeiro molho da marca que não é à base de tomate, trazendo um toque de sofisticação para as receitas.
    

Atualmente o molho de tomate preferido dos brasileiros, com mais de 40 anos de uma irresistível e saborosa história, continua trazendo toda a praticidade e o sabor do tomate para o dia a dia de milhões de consumidores, oferecendo ingredientes frescos e receitas equilibradas para todos que buscam uma refeição prática, acessível e gostosa.
  

A qualidade 
Pomarola garante a qualidade dos seus produtos através de um rigoroso controle em todas as fases do processo de produção, desde a escolha das sementes, passando pelo plantio, colheita, processamento até à reciclagem das embalagens. Para se diferenciar em termos de saudabilidade e naturalidade, em 2023 a campanha intitulada “Do tomate a gente cuida”, evidenciava todas as melhorias de processos realizadas ao longo do ciclo de vida do produto, incluindo a diminuição do uso de aditivos e conservantes. Com chamadas como “Nossos tomates são como filhos: dão trabalho, mas nos enchem de orgulho” e “A gente se garante no tomate para você se garantir no prato” a marca reforçava seu envolvimento na jornada de cuidados do alimento do campo à mesa, por meio de uma linguagem moderna para seus consumidores que gostam de apreciar uma boa refeição de maneira prática e saborosa.
  

A comunicação 
A marca foi responsável por populares campanhas publicitárias que ficaram na memória de milhões de brasileiros. Já no lançamento de Pomarola, com o intuito de não somente apresentar o novo produto e sua praticidade, a marca desejava atingir um público enorme e que costumava preparar refeições, geralmente para a família: as donas de casa. Para isso, Pomarola foi buscar a imagem de uma das mulheres mais presentes na vida cotidiana de milhões de donas de casa brasileiras na época: a cozinheira Ofélia Anunciato (imagem abaixo), popularmente conhecida por seus programas e livros de culinária. O filme publicitário (assista aqui) simulava a quebra da barreira entre a TV e o público: enquanto a cozinheira Ofélia explicava a receita do molho, a personagem do outro lado da tela - representada por uma dona de casa - se dava conta de que aquela era a sua própria receita. A cozinheira então saia da TV e entregava o produto nas mãos da dona de casa. O filme era encerrado pelo slogan “Pomarola é gostoso porque tem a sua receita!”. Essa abordagem reforçava a ideia de que o molho Pomarola era feito com cuidado e seguindo uma receita tradicional, semelhante ao que se fazia em casa, o que gerou grande identificação com o público e contribuiu para o sucesso do produto. Na década de 1980 essa campanha ganhou como protagonista o humorista Jô Soares.
   

Já no final dos anos de 1980, para anunciar Pomarola, foi lançada uma grande campanha amparada por um jingle - que se tornaria um dos mais populares da história da publicidade brasileira. O vídeo publicitário da campanha (assista aqui) mostrava inúmeras situações (no supermercado ou em casa) nas quais um quarteto cantava o famoso jingle, que fazia questão de lembrar que toda hora e dia era dia de Pomarola. A campanha fez tanto sucesso que virou cultura popular. Afinal, quando se perguntava que dia é hoje, muita gente respondia “Hoje é dia de Pomarola”. Mais recentemente, a marca utilizou em suas campanhas celebridades como o chef francês Erick Jacquin (2016) e o ator Chay Suede (2025), que investiu na popular expressão “tem o molho” - muito utilizada nas redes sociais para descrever pessoas carismáticas e estilosas - como eixo criativo e com o mote “Quem tem o molho, reconhece o melhor molho: Pomarola”.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O atual logotipo da marca foi adotado em 2019 e apresentou nova tipografia de letra.
  

A identidade visual da marca Pomarola também pode ser aplicada sob um característico fundo verde-escuro, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Pomarola. Do tomate a gente cuida. (2023) 
Pomarola. Com você, dá molho. (2015) 
Pomarola, O Molho. (2014) 
Só Pomarola tem aquele Pomarola mais. (2012) 
Quem experimenta Pomarola não quer outra coisa. (2012) 
O molho que fica com a sua cara. (1994) 
Todo dia é dia de Pomarola. (1988) 
O único que tem a sua receita. (1985) 
Pomarola é gostoso porque tem a sua receita. (1978)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1978 
● Criador: Salvador Messina 
● Sede (nacional): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Cargill Agrícola S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Paulo Sousa (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Molhos de tomate 
● Concorrentes diretos: Tarantella, Salsaretti, Predilecta, Cepêra, Elefante, Pomodoro, Fugini, Hemmer, Etti, Quero, La Pastina, Heinz, Barilla e Cirio 
● Slogan: Pomarola. Do tomate a gente cuida. 
● Website: www.pomarola.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a marca Pomarola é de propriedade da americana Cargill e está presente em todo território brasileiro com uma completa linha de produtos à base de tomate, disponíveis em embalagens sachê, lata, cartonada e vidro. A marca Pomarola é conhecida por 94% dos consumidores de molho de tomate e está presente em 76% dos lares brasileiros. 


Você sabia? 
O molho de tomate é uma legítima criação italiana. Em 1790 o cozinheiro romano Francesco Leonardi publicou pela primeira vez a sua receita, como parceiro da massa, no livro “L’Apicio Moderno”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 19/7/2025 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

Nenhum comentário: