3.7.22

OXXO


A OXXO oferece aos milhões de clientes diariamente bebidas sempre geladas, comidas e petiscos prontos, deliciosos produtos de padaria, alimentos, além de preços justos e serviços que facilitam o tão corrido cotidiano dos dias de hoje. E o melhor, sempre com uma loja próxima para satisfazer necessidades de produtos e serviços em vários momentos com praticidade e diversidade. Essa é a apresentação da mexicana OXXO, a maior rede de mercadinhos de bairro da América Latina. Por isso, para milhões de mexicanos OXXO é sinônimo de praticidade, agilidade e preço justo. 

A história 
Tudo começou quando a tradicional Cervecería Cuauhtémoc, fundada em 1890 e comandada na época por Eugenio Garza Lagüera, resolveu criar um projeto-piloto de varejo para vender seus produtos (entre os quais as cervejas Sol e Carta Blanca) diretamente aos consumidores. Com isso, no ano de 1977 a cervejaria inaugurou uma loja (batizada apenas de “%”) na cidade de Monterrey e que inicialmente comercializava apenas cervejas, salgadinhos e cigarros. Com a boa aceitação dos consumidores, a empresa resolveu inaugurar a primeira loja OXXO (dizem que o nome vem da palavra para se referir ao símbolo de %) no dia 16 de outubro de 1978, também na cidade de Monterrey, estado de Nuevo León. Já no ano seguinte, devido ao sucesso do novo conceito, a empresa inaugurou novas unidades em estados como Chihuahua, Hermosillo e Mexicali. Em 1981, a OXXO já chegava a cem lojas em funcionamento em várias cidades mexicanas.
   

No ano seguinte, a empresa criou a figura dos Agentes da Comissão Mercantil e passou a conceder lojas OXXO a uma equipe de trabalho chefiada por um chefe de família e os membros da mesma. Era uma espécie de sistema de franquia. Com isso, no restante da década, a marca ganhou popularidade nas inúmeras cidades e vilas mexicanas onde se estabeleceu com a abertura de novas unidades. A década também apresentou mudanças nos hábitos de consumo e compra, e a OXXO aproveitou o momento para ampliar sua oferta, passando a oferecer também alimentos e comidas prontas. No início da década seguinte, em 1992, já eram 500 lojas em todo território mexicano. Pouco depois, em 1994, a OXXO se tornou uma unidade de negócios independente da Femsa (que havia adquirido a Cervecería Cuauhtémoc), uma estratégia adotada para acelerar o crescimento da rede em todo o país.
   

Com o México liberalizando seu mercado de petróleo e gás, em 1995 a empresa resolveu ingressar nesse segmento ao inaugurar o primeiro posto de gasolina e serviço, batizado de OXXO GAS, em San Pedro Garza Garcia. Em 1999, a rede atingiu um grande marco: a inauguração da milésima loja. A multiplicação das lojas OXXO no México não foi nenhum milagre, mas parte de uma tendência que tem facilitado, ainda mais, o acesso a alimentos processados e bebidas.
  

Com a chegada do novo milênio, a OXXO adotou a estratégia de cada vez mais lojas funcionarem 24 horas, sete dias por semana - igual às lojas de conveniência - o que seria um dos diferenciais da marca nos anos seguintes. Em 2001, a rede introduziu o serviço de recarga de celular, ampliando assim sua gama de serviços. Pouco depois, em 2005, a OXXO lançou o andatti, o primeiro café de grande altitude servido e vendido em lojas de conveniência. Além disso, iniciou a criação e venda de marcas próprias, que hoje vão desde amendoins, passando pelos famosos copos vermelhos de festas, snacks e até água mineral. Tudo com o objetivo de oferecer produtos da melhor qualidade acessíveis a qualquer bolso. Somente em 2009, a rede iniciou sua expansão internacional com a inauguração de suas primeiras lojas na Colômbia. A partir de 2010 as lojas da OXXO começaram a comercializar refrigerantes da PepsiCo (antes distribuía exclusivamente produtos da The Coca-Cola Company). Em meados de 2011 foi anunciada a abertura da loja de número 9 mil, em Oaxaca.
   

No ano de 2014, atendendo a demanda de consumo, a OXXO incluiu seções de padaria, quitanda e até açougue em algumas de suas lojas no México. Em 2016, já com mais de 13.000 lojas em todo o México, a empresa resolveu ampliar ainda mais sua oferta de serviços através de uma parceria com Amazon (conheça essa outra história aqui), que passou a aceitar os cartões de débito pré-pagos da OXXO como forma de pagamento, e em contrapartida a OXXO começou a vender cartões-presente da Amazon em suas lojas. Pouco depois, em 2017, a rede deu continuidade a sua expansão internacional com a inauguração de lojas no Chile. Nessa época o sucesso da OXXO podia ser conferido quando foi considerada a marca de varejo mais valiosa do México pela renomada consultoria britânica Interbrand. Em 2018, inaugurou suas primeiras lojas no Peru. Além disso, nos últimos anos a rede vem aumentando a oferta de comidas prontas como tacos, tortas, burritos, quesadillas e até fast food preparados na hora (como o Vikingo, o cachorro-quente mais vendido no México e criado pela própria OXXO).
  

Para desembarcar no competitivo mercado brasileiro, a mexicana Femsa, proprietária da OXXO, formou uma joint-venture com a Raízen, uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país e que controla a Shell Select, lojas de conveniência em postos de combustíveis da marca Shell (conheça essa outra história aqui). Com isso, no dia 1º de dezembro de 2020, a primeira loja OXXO foi inaugurada na cidade de Campinas, no interior paulista. O que a princípio pareceria apenas um mercadinho local, em pouco tempo começou a se espalhar de forma acelerada. Na sequência, vieram lojas em Jundiaí, São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo e Piracicaba. Em 15 meses, foram inauguradas mais de cem lojas nessas cinco cidades. Essa velocidade de expansão e a pouca distância entre as unidades virou até meme nas redes sociais, uma brincadeira em torno da expectativa de qual novo espaço será dominado pelo mercadinho.
  

A estratégia adotada no mercado brasileiro foi abrir lojas com serviços e produtos de qualidade para reposição diária e a praticidade de endereços próximos a casas (bairros residenciais) e em locais de grande circulação, como arredores de estações de metrô e terminais de ônibus. No mercado brasileiro, em média, cada loja OXXO oferece 3.200 itens, entre alimentos, bebidas e produtos de higiene e limpeza, pet food - principalmente nas lojas localizadas em áreas majoritariamente residenciais - e até Food Service completo, com grande variedade de salgados, sanduíches, pizzas, refeições prontas, sobremesas e bebidas quentes e geladas. Naquelas unidades que vendem legumes e frutas, o mais comum é que essa oferta se resuma a uma dúzia de itens: alho, cebola, tomate normal e cereja, limão, banana prata, mamão papaya, manga tommy, pera portuguesa, laranja pera, batata inglesa e batata doce. Algumas poucas lojas também vendem cenoura, berinjela, abobrinha, chuchu, abacaxi, abacate e goiaba. Mais raras ainda são as que oferecem alface americana e alface crespa empacotada.
  

O preço do sucesso 
Em seu país de origem, a rede tem nada menos do que 20 mil lojas. E isso cria enormes problemas para os pequenos comerciantes. Os donos das “tienditas” - como são chamadas as vendinhas de bairro - reclamam que não têm como competir com as promoções e vantagens da OXXO. Até porque, no México, a OXXO é muito mais do que uma rede que vende apenas produtos alimentícios e bebidas. É um lugar onde se pagam as contas (uma espécie de lotérica). Para se ter uma ideia do tamanho da empresa, hoje em dia a OXXO é o principal correspondente bancário do México. O cliente pode acessar sete mil tipos de serviços diferentes em uma loja da OXXO, como por exemplo, pagar contas de luz, água, telefone, televisão, multas, passagens de ônibus, ingressos de cinema, transferir ou depositar dinheiro e até mesmo pagar em dinheiro nas lojas por aquilo que comprou na internet, como uma assinatura do Spotify (saiba mais dessa marca aqui) ou um produto na Amazon. Fazer desde compras básicas ou emergenciais, até compras semanais, passando pelo café da manhã, e até operações bancárias e transferências de dinheiro, você encontra na OXXO.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações acentuadas ao longo dos anos. O logotipo original da marca era composto por um carrinho de supermercado (sim, nas primeiras lojas eles estavam presentes) e o nome OXXO, tudo em um vermelho reluzente. Na década de 1980 ocorreu a primeira grande remodelação visual: o carrinho de supermercado foi retirado e faixas na cor laranja foram inseridas abaixo do nome. A atual identidade visual da marca foi adotada em 1992 e apresentou uma nova tipografia de letra com o nome escrito sob um fundo vermelho retangular com faixas amarelas nas extremidades.
  

Os slogans 
A la vuelta de tu vida. 
Siempre listos, siempre ahí. 
Todo en un sólo lugar. 
Así de Fácil. (Chile, Colômbia e Peru) 
Próximo pra você. Próximo de você. (Brasil, 2021) 
Vem pro Oxxo. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: México 
● Fundação: 16 de outubro de 1978 
● Fundador: Cervecería Cuauhtémoc 
● Sede mundial: Monterrey, Nuevo León, México 
● Proprietário da marca: Cadena Comercial OXXO S.A. de C.V. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da FEMSA) 
● Presidente: Carlos Arenas Cadena 
● Faturamento: US$ 2.68 bilhões (2021) 
● Lucro: US$ 1.23 bilhões (2021) 
● Lojas: 20.550 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 150.000 
● Segmento: Varejo (proximidade) 
● Principais produtos: Alimentos, comidas prontas, bebidas e produtos de limpeza e higiene 
● Concorrentes diretos: Soriana, 7-Eleven, Circle K, Minuto Pão de Açúcar, Carrefour Express, Dia% e ampm 
● Ícones: O hot-dog Vikingo 
● Slogan: Próximo pra você. Próximo de você. 
● Website: www.mercadooxxo.com.br 

A marca no mundo 
A OXXO possui mais de 20.550 unidades espalhadas pela América Latina, incluindo México (disparado seu maior mercado com mais de 20.100 unidades), Brasil (mais de 130 lojas), Colômbia (mais de 130 unidades), Peru (57 lojas) e Chile (mais de 120 unidades) - o que torna a empresa a maior rede de mercadinhos de bairro da região. Com mais de 13 milhões de clientes atendidos diariamente, a OXXO emprega mais de 150 mil pessoas (mais de 50% são mulheres), faturou US$ 2.68 bilhões em 2021 e detém 73% de participação do segmento no México. Além da venda de alimentos, bebidas e produtos de limpeza e higiene no modelo conhecido por “mercado de proximidade”, a OXXO abriga uma rede de postos de combustível no México (atualmente são mais de 500 unidades) e investe em soluções financeiras. A OXXO é subsidiária da Fomento Económico Mexicano (Femsa), que se notabilizou como a maior engarrafadora da Coca-Cola (conheça essa história aqui) no mundo. 

Você sabia? 
3.909 quilômetros é a distância que separa a loja de Tapachula no sul do México, fronteira com a Guatemala; da unidade localizada em Tijuana, ao norte, na fronteira com os Estados Unidos. 
O consumidor pode encontrar mais de 300 promoções em produtos diferentes todos os dias em suas lojas. 
OXXO é um palíndromo, ou seja, uma palavra que se lê da mesma forma da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Época Negócios, Veja, Isto é Dinheiro, Carta Capital e Exame), jornais (Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/7/2022 

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