9.5.06

TIC TAC


Elas são pequenas e extremamente refrescantes. São encontradas em sabores clássicos como menta, canela, laranja e hortelã ou exóticos como acerola e manga. São vendidas em uma inconfundível embalagem de plástico transparente, prática para ser levada no bolso. Elas estão sempre á mão. Tic Tac é pura refrescância com menos de duas calorias, um produto que combina com o ritmo e os hábitos cada vez mais frenéticos da vida moderna. 

A história 
Tudo começou em 1969 quando a empresa italiana Ferrero ingressou no imenso e competitivo mercado americano. Para introduzir sua história de sucesso a empresa não escolheu marcas consagradas como o creme de avelã Nutella ou seus famosos chocolates e bombons, mas sim as pequenas balas de menta Tic Tac. As pequenas balinhas refrescantes eram vendidas em embalagens de plástico transparente com uma abertura na parte superior (flip-top box). O sucesso foi quase instantâneo e os americanos adoraram, além de seu sabor refrescante, poder levá-las nos bolsos. Tic Tac também proporcionava diversão, além de refrescar o hálito em todos os momentos do dia. Uma das primeiras características exploradas pela comunicação do novo produto foi exatamente a tal caixinha e o barulho que as balinhas faziam quando a embalagem era sacudida. Logo após sua introdução, a folha de hortelã, símbolo da marca, já era conhecida em todo os Estados Unidos, juntamente com o jingle “Put a Tic Tac in your mouth and get a BANG out of Life!”.


Na década de 1970 a empresa introduziu em todos os pontos de venda os famosos displays da Tic Tac chamados de “Trees”. O novo display, que se parecia com uma árvore, onde as folhas eram representadas pelas embalagens, se tornou uma importante e eficiente ferramenta de marketing, posicionando o produto sempre próximo as caixas registradoras, além de proporcionar maior visibilidade á marca Tic Tac. Em 1971, as pastilhas foram lançadas no mercado francês com o slogan “Les Toqués du Tic Tac ont la Tactique”. Era o começo de uma forte expansão internacional da marca.


Ainda nesta década foram lançados três novos sabores: canela (Cinnamon), representado pela cor vermelha; hortelã (Spearmint), representada pela cor verde; e laranja (Orange), representado pela cor laranja; além da Double Wack, embalagens que continham dois sabores misturados, Tangerine/Lime e Berry/Cherry, disponíveis por tempo limitado. O produto foi reposicionado em 1980 com o slogan “The 1/2 Calorie Breath Mint”, crescendo continuamente e ocupando atualmente a posição número 1 em sua categoria no mundo. Nesta década, com a introdução do sabor Wintergreen (representado pela cor verde clara), Tic Tac podia ser encontrado em cinco diferentes e refrescantes sabores. Nos anos de 1990, para comemorar os 25 anos do produto, a empresa realizou uma incrível celebração em plena Times Square, com a presença de um enorme bolo feito de Tic Tac, atraindo assim uma enorme atenção por parte da mídia.


A marca foi oficialmente lançada no Brasil em maio de 1995, e rapidamente se tornou presença constante nos caixas de supermercados, padarias, bares, mercearias, bancas de jornal e lojas de conveniência, conquistando os consumidores brasileiros por ser um produto inovador (que oferece balanço entre sabor e refrescância), por ter baixas calorias (cada bala tem menos de 2 calorias) e por sua embalagem (uma caixinha prática, moderna e fácil de ser transportada).


No ano 2000, a empresa iniciou o lançamento de edições sazonais e comemorativas para todas as épocas, desde o Dia dos Namorados (Valentine’s Day), passando pela Páscoa até o Natal. Também nesse ano introduziu no mercado uma nova linha de produto denominada Tic Tac Silvers, balinhas embaladas individualmente. Pouco depois, em 2005, foi lançado o sabor Lima como edição limitada. A empresa também lançou mais um novo produto: Tic Tac Bold, uma bala com sabor refrescante duradouro e suave no final, em dois sabores, menta e frutas. Em 2008 no Brasil, a marca lançou o Tic Tac UP, nos sabores maracujá e acerola. Com edição limitada, o novo produto foi comercializado apenas durante o verão. A vitamina C natural presente nas pastilhas diferenciava Tic Tac UP do restante da gama de sabores que compunham a linha brasileira. Ainda neste ano, a marca introduziu o Tic Tac Chill, cujas pastilhas eram maiores e mais largas do que as originais, não continham açúcar e eram comercializadas em embalagens com uma tampa de abertura dupla (tradicional e deslizamento).


Pouco depois, a marca apresentou ao mercado a Libert by Tic Tac, uma pastilha Premium sem açúcar, comercializada em latinhas de alumínio, nos sabores menta e frutas vermelha, disponível somente em aeroporto de alguns países do mundo. Em 2010, a marca expôs em São Paulo, no Shopping Eldorado, a maior caixinha de Tic Tac do mundo, que tinha 2.3 m de altura e mais de 2 toneladas de pastilhas dos sabores cereja e maracujá. A apresentação fazia parte da promoção “A Maior Mistura de Tic Tac do Mundo”. Além disso, o mix de sabor era o primeiro da marca com pastilhas coloridas e mistas (mentolado/frutado). Atualmente no Brasil a linha da marca oferece os sabores morango, menta, laranja, cereja, maracujá e tormenta (de cor azul, possui um sabor mais leve de menta).


Uma mistura de sabores refrescantes 
Hoje em dia as pequenas balinhas refrescantes são encontradas em mais de 50 sabores, incluindo as edições limitadas, e variando de país para país, respeitando assim os hábitos e preferências locais. Entre os mais populares e exóticos sabores da marca estão: 
Menta 
Canela 
Hortelã 
Laranja (1976) 
Tangerina 
Cereja 
Maçã verde 
Powermint 
Limão (2005) 
Melão Mix (verão de 2008) 
Morango (2008, como edição especial de natal) 
Menta Alpina (disponível somente no mercado alemão) 
Maracujá (introduzido no verão de 2007 na Itália, França, Holanda, Austrália, Letônia, Brasil, Bélgica, Polônia, Reino Unido e na Nova Zelândia) 
Manga (introduzido no verão de 2007 na Austrália, França, Hong Kong e Holanda) 
Acerola (introduzido no verão de 2007 na França, Itália, Austrália e Holanda) 
Eucalipto (introduzido no inverno de 2007 na Polônia e Eslováquia) 
Coco e Abacaxi (introduzido em 2009 na França e Polônia) 
Romã (2010)


A evolução visual 
O logotipo das balinhas Tic Tac, que representa uma folha de hortelã estilizada, passou por algumas modificações no decorrer dos anos. A folha de hortelã ganhou um design mais moderno e fluído e a tipografia da letra foi ligeiramente alterada para seguir as linhas do principal símbolo da marca. Essas modificações foram suaves e apenas para modernizar a marca. O atual logotipo da marca foi adotado em 2007.


Os slogans 
It’s not just a mint, it’s a Tic Tac. (2010) 
Fresh Entertainment. (2005) 
It’s not just a mint, it’s a Tic Tac. (Canadá) 
The 1½ Calorie Breath Mint. (1980) 
Put a Tic Tac in your mouth and get a BANG out of life. 
Refreshing little lifts. (Reino Unido) 
Diversão refrescante. (atual, Brasil) 
Sabor e refrescância em menos de 2 kcal. (antigo, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1969 
● Criador: Ferrero SpA 
● Sede mundial: Alba, Piedemonte, Itália 
● Proprietário da marca: Ferrero SpA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Giovanni Ferrero 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Pastilhas 
● Concorrentes diretos: Altoids, Mentos, Life Savers, Smint, PEZ e Valda (Brasil) 
● Ícones: O display em forma de árvore 
● Slogan: It’s not just a mint, it’s a Tic Tac. 
● Website: www.tictacusa.com 

A marca no mundo 
As balinhas Tic Tac são vendidas em 100 países ao redor do mundo, podendo ser encontradas em mais de 50 sabores, incluindo as edições limitadas. Ao todo são seis fábricas que produzem as famosas balinhas refrescantes no mundo, localizadas no Canadá, Irlanda, Polônia, Equador, Itália e Austrália. O Brasil é um dos países que mais consomem Tic Tac, aproximadamente 4 bilhões de pastilhas por ano. Segundo dados internos da empresa, 99% dos brasileiros conhecem a marca. 

Você sabia? 
Cada Tic Tac é feita com 60 camadas de ingrediente o que faz com que seu sabor mude progressivamente na medida em que vai se dissolvendo, doce por fora e refrescante por dentro. 
Tic Tac é comercializado em caixinhas de 16g com aproximadamente 30 pastilhas. Recentemente a marca introduziu a embalagem Big Pack, que contém 200 pastilhas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/2/2014

Nenhum comentário: