9.5.06

TIC TAC®


Elas são pequenas e extremamente refrescantes. São encontradas em sabores clássicos como menta, canela, laranja e hortelã ou exóticos como acerola e manga. São vendidas em uma inconfundível embalagem de plástico transparente, prática para ser levada no bolso. Elas estão sempre á mão. Tic Tac® é pura refrescância com menos de duas calorias, um produto que combina com o ritmo e os hábitos cada vez mais frenéticos da vida moderna. 

A história 
Tudo começou em 1969 quando a tradicional empresa italiana Ferrero ingressou no imenso e competitivo mercado americano. Para introduzir sua história de sucesso a empresa não escolheu marcas consagradas como o creme de avelã Nutella, os famosos chocolates Kinder ou seus deliciosos bombons, mas sim pequenas balas de menta com o nome de Refreshing Mints. As pequenas balinhas refrescantes eram vendidas em embalagens de plástico transparente com uma abertura na parte superior (conhecida como flip-top box). Era um produto verdadeiramente revolucionário que inventou uma categoria totalmente nova chamada Pocket Sweets (algo como “balas de bolso”). O sucesso foi quase instantâneo e os americanos adoraram, além de seu sabor refrescante, poder levá-las nos bolsos para todo lugar. O novo produto também proporcionava diversão, além de refrescar o hálito em todos os momentos do dia. Uma das primeiras características exploradas pela comunicação do novo produto foi exatamente a tal caixinha e o barulho que as balinhas faziam quando a embalagem era sacudida.


E foi justamente por essa característica que em 1970 as pequenas balas foram renomeadas para Tic Tac®. Pouco depois, a folha de hortelã, símbolo da marca, já era conhecida em todo os Estados Unidos, juntamente com o jingle “Put a Tic Tac® in your mouth and get a BANG out of Life!”. Nesta década a empresa introduziu em todos os pontos de venda os famosos displays da Tic Tac® chamados de “Trees”. O novo display, que se parecia com uma árvore, onde as folhas eram representadas pelas embalagens, se tornou uma importante e eficiente ferramenta de marketing, posicionando o produto sempre próximo as caixas registradoras, além de proporcionar maior visibilidade á marca Tic Tac®. Em 1971, as pastilhas foram lançadas no mercado francês com o slogan “Les Toqués du Tic Tac® ont la Tactique”. Era o começo de uma forte expansão internacional da marca.


Ainda nesta década foram lançados três novos sabores: canela (Cinnamon), representada pela cor vermelha; hortelã (Spearmint), representada pela cor verde; e laranja (Orange), representado pela cor laranja; além da Double Wack, embalagens lançadas em 1978 e que continham dois sabores misturados, Orange/Lime, disponível por tempo limitado. O produto foi reposicionado em 1980 com o slogan “The 1/2 Calorie Breath Mint”, crescendo continuamente e ocupando atualmente a posição número 1 em sua categoria no mundo. Nesta década, com a introdução do sabor Wintergreen (representado pela cor verde clara), Tic Tac® podia ser encontrado em cinco diferentes e refrescantes sabores. Em meados dos anos de 1990, para comemorar os 25 anos do produto, a empresa realizou uma incrível celebração em plena Times Square, com a presença de um enorme bolo feito de Tic Tac®, atraindo assim uma enorme atenção por parte da mídia.


A marca foi oficialmente lançada no Brasil em maio de 1995, e rapidamente se tornou presença constante nos caixas de supermercados, padarias, bares, mercearias, bancas de jornal e lojas de conveniência, conquistando os consumidores brasileiros por ser um produto inovador (que oferece balanço entre sabor e refrescância), por ter baixas calorias (cada bala tem menos de 2 calorias) e por sua embalagem (uma caixinha prática, moderna e fácil de ser transportada).


No ano 2000, a empresa iniciou o lançamento de edições sazonais e comemorativas para todas as épocas, desde o Dia dos Namorados (Valentine’s Day), passando pela Páscoa, Dia das Bruxas até o Natal. Também nesse ano introduziu no mercado uma nova linha de produto denominada Tic Tac® Silvers, balinhas embaladas individualmente. Pouco depois, em 2005, foi lançado o sabor Lima como edição limitada. A empresa também lançou mais um novo produto: Tic Tac® Bold, uma bala com sabor refrescante duradouro e suave no final, nas versões menta e frutas. Já no mercado Brasileiro a marca lançou em 2008 a Tic Tac® UP, nos sabores maracujá e acerola. Com edição limitada, o novo produto foi comercializado apenas durante o verão. A vitamina C natural presente nas pastilhas diferenciava Tic Tac® UP do restante da gama de sabores que compunham a linha brasileira. Ainda neste ano, a marca introduziu a Tic Tac® Chill, cujas pastilhas eram maiores e mais largas do que as originais, não continham açúcar e eram comercializadas em embalagens com uma tampa de abertura dupla (tradicional e deslizamento).


Pouco depois, a marca apresentou ao mercado a Libert by Tic Tac®, uma pastilha Premium sem açúcar, comercializada em latinhas de alumínio, nos sabores menta e frutas vermelha, disponível somente em aeroporto de alguns países do mundo. Em 2010, a marca expôs em São Paulo, no Shopping Eldorado, a maior caixinha de Tic Tac® do mundo, que tinha 2.3 m de altura e mais de 2 toneladas de pastilhas dos sabores cereja e maracujá. A apresentação fazia parte da promoção “A Maior Mistura de Tic Tac® do Mundo”. Além disso, o mix de sabor era o primeiro da marca com pastilhas coloridas e mistas (mentolado/frutado). Em 2014 a marca lançou no Brasil uma edição especial limitada para a Copa do Mundo de Futebol, chamado Hexa, com pastilhas verdes e amarelas, nos sabores menta e limão. Atualmente no Brasil a linha da marca oferece os sabores Menta, Laranja, Frutas Como Te Gusta (laranja, manga, melão e morango), Morango, Frutas Silvestres (blueberry e framboesa) e Menta Crush (fresca e gelada).


Em 2015, a marca seguiu sua história de inovação e surpreendeu seus consumidores ao lançar no mercado o Tic Tac® Popcorn, uma edição limitada das tradicionais balinhas com gosto e cheiro de pipoca, cujo sabor era doce, mas com um leve toque salgado. Mais recentemente, em 2017, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do Tic Tac® Gum, uma goma de mascar com a forma e tamanho icônicos das balinhas de menta, incluindo a inconfundível sensação de casca crocante por fora e sabor delicioso e refrescante por dentro, disponível nos sabores Freshmint, Spearmint e Cool Watermelon.


Outra grande novidade da marca foi o Tic Tac® Breeze, uma inovação criada com a ideia de diversificar a linha de produtos sem açúcar e, ao mesmo tempo, ampliar o oferta no segmento de balas mentoladas. O produto aspira oferecer constantemente um novo tipo de refrescância que vai além da associação mais comum e tradicional com hortelã. Devido às suas características únicas, o Tic Tac® Breeze é capaz de criar sabores refrescantes inesperados, como anis, alcaçuz, eucalipto e ervas alpinas. O ingrediente principal é o xilitol, um adoçante com altas propriedades refrescantes que, combinado com folhas de estévia, forma a estrutura da bala. O segredo está no núcleo da pastilha, feito com ervas cristalizadas especiais, ou seja, micro cristais de xilitol contendo uma mistura de 16 ervas balsâmicas. Por toda essa rica história, Tic Tac® é jovem, moderna, divertida além de muito refrescante.


Uma mistura de sabores refrescantes 
Hoje em dia as pequenas balinhas refrescantes Tic Tac® são encontradas em mais de 50 sabores, incluindo as edições limitadas, e variando de país para país, respeitando assim os hábitos e preferências locais. Entre os mais populares e exóticos sabores da marca estão: 
Menta 
Canela 
Hortelã 
Laranja (1976) 
Tangerina 
Cereja 
Maçã verde 
Powermint 
Limão (2005) 
Melão Mix (verão de 2008) 
Morango (2008, como edição especial de natal) 
Menta Alpina (disponível somente no mercado alemão) 
Maracujá (introduzido no verão de 2007 em países como Itália, França, Holanda, Austrália, Letônia, Brasil, Bélgica, Polônia, Reino Unido e na Nova Zelândia) 
Manga (introduzido no verão de 2007 na Austrália, França, Hong Kong e Holanda) 
Acerola (introduzido no verão de 2007 na França, Itália, Austrália e Holanda) 
Eucalipto (introduzido no inverno de 2007 na Polônia e Eslováquia) 
Coco e Abacaxi (introduzido em 2009 na França e Polônia) 
Romã (2010)


Atenção à inovação e criação de novos produtos com apelo forte e relevante para o consumidor, resultaram em novas ideias para as edições limitadas do Tic Tac®. E nos últimos anos, a marca tem surpreendido seus consumidores com edições limitadas dedicada a momentos específicos do ano (por exemplo, Halloween e Natal) ou até eventos (como lançamento de filmes de grande apelo popular). Como por exemplo, em 2015, quando a marca lançou o Tic Tac® Minions, que chegou as prateleiras americanas antes da estreia do filme. Aproveitando-se dos Minions compartilharem a mesma forma de um Tic Tac®, as balinhas eram amarelas e no sabor de banana. Além disso, à tecnologia “write on pills”, que imprime em alta definição tinta comestível, permitiu que as balinhas se parecessem com Stuart, Kevin e Bob, três dos mais populares Minions. Já a embalagem reproduzia fielmente os personagens do filme. Ou ainda em 2018 com o lançamento do Tic Tac® Bart Simpsons, com balinhas amarelas estampadas com o rosto do divertido personagem e suas mais diversas caras e bocas. A marca escolheu um dos desenhos de maior audiência na TV mundial para lançar o novo sabor Bubblegum.


Em 2019, um co-branding entre a marca e a Coca-Cola resultou em uma edição limitada do Tic Tac® com sabor do popular refrigerante. Lançada com enorme sucesso em mais de 70 países ao redor do mundo e com três opções de embalagens, com tamanhos e decorações diferentes, as pastilhas uniam o sabor refrescante da hortelã com a Coca-Cola. Além disso, cada bala de hortelã branca exibia o logotipo vermelho da Coca-Cola.


A evolução visual 
A identidade visual da marca evoluiu ao longo dos anos. O logotipo original de Tic Tac® tinha o formato de coração e já utilizava as tradicionais cores verde e branca. Mas ele durou pouco. O logotipo das balinhas Tic Tac®, que representa uma folha de hortelã estilizada, foi adotado logo depois. Anos depois, esse logotipo ganhou um efeito 3D e adotou um tom de verde mais escuro.


Em 2006 a folha de hortelã ganhou um design mais moderno e fluído e a tipografia da letra foi ligeiramente alterada para seguir as linhas do principal símbolo da marca. Mais recentemente este logotipo passou por uma modernização com uma leve alteração na tipografia de letra e a adoção de um tom de verde mais claro.


Os slogans 
Refreshing. Delicous. Fun. (2019) 
Open Up With the Sweet Taste of Tic Tac® Mints. (2018) 
Tic Tac® sparks refreshing moments. (2017) 
Go Little. (2016) 
Shake It Up. (2014) 
It’s not just a mint, it’s a Tic Tac®. (2010) 
Fresh Entertainment. (2005) 
Two hours of Tic Tac® freshness in less than two calories. 
The 1½ Calorie Breath Mint. (1980) 
Put a Tic Tac® in your mouth and get a BANG out of life. 
Refreshing little lifts. (Reino Unido) 
Refreshment to be shared. (Índia) 
Tic Tac®, refresca no Tic. Surpreende no Tac. (Brasil) 
É muito mais do que você espera. (Brasil) 
Diversão refrescante. (Brasil) 
Sabor e refrescância em menos de 2 kcal. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1969 
● Criador: Ferrero S.p.A .
● Sede mundial: Alba, Piedemonte, Itália 
● Proprietário da marca: Ferrero S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Lapo Civiletti 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Pastilhas 
● Concorrentes diretos: Altoids, Mentos, Life Savers, Halls, Smint, Pez, Certs e Valda (Brasil) 
● Ícones: O display em forma de árvore 
● Slogan: Tic Tac, refresca no Tic. Surpreende no Tac. 
● Website: www.tictac.com/br/pt/ 

A marca no mundo 
As balinhas Tic Tac® são vendidas em 100 países ao redor do mundo, podendo ser encontradas em mais de 50 sabores diferentes, incluindo as edições limitadas. Ao todo são seis fábricas que produzem as famosas balinhas refrescantes no mundo, localizadas na Irlanda, Itália, Austrália, Índia, Canadá e Equador. Todos os anos mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo decidem fazer uma pausa escolhendo a refresância divertida de Tic Tac®. O Brasil é um dos países que mais consomem Tic Tac®, aproximadamente 4 bilhões de pastilhas por ano. Segundo dados internos da empresa, 99% dos brasileiros conhecem a marca. 

Você sabia? 
Cada Tic Tac® é feita com 60 camadas de ingrediente o que faz com que seu sabor mude progressivamente na medida em que vai se dissolvendo, doce por fora e refrescante por dentro. 
Tic Tac® é comercializado em caixinhas de 16g com aproximadamente 30 pastilhas. Recentemente a marca introduziu a embalagem Big Pack, que contém 200 pastilhas. 
Tic Tac® aparece sutilmente em diversos filmes de cinema, e, principalmente, séries de TV. Entre os maiores sucessos da telinha em que as famosas balinhas marcaram presença é possível destacar Friends, Os Simpsons, Big Bang Theory e até Dr. House. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame, Embalagem Marca, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/4/2020

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