3.9.06

APPLEBEE'S


Ambiente com atmosfera confortável e aconchegante, comida saborosa tipicamente americana e uma grande hospitalidade para toda família. Tudo para que o cliente sinta-se literalmente em casa. Essa é a proposta da rede de restaurante casual APPLEBEE’S. 

A história 
O APPLEBEE’S NEIGHBORHOOD GRILL & BAR, maior rede de casual dining (restaurante casual) do mundo, foi fundado por Bill e T.J. Palmer na cidade de Atlanta, estado da Geórgia no dia 19 de janeiro de 1980 com o nome de T.J. Appllebee’s RX for Edibles & Elixirs. Ambos tinham vislumbrado a possibilidade de abrir um restaurante que oferecesse um serviço completo, ambiente familiar, boa comida, preços justos e moderados, além de uma grande qualidade no atendimento. O estabelecimento surgiu com a proposta de oferecer pratos saborosos, fartos e acessíveis para famílias e grupos de amigos, em um ambiente informal, aconchegante e agradável, que lembrasse a casa das pessoas e resumisse o lema da empresa: “Eating good in the neighborhood” (algo como “Comendo bem, perto de casa”). Com ambiente descontraído e aconchegante, e decoração moderna com vários objetos pendurados nas paredes (a chamada memorabília), como por exemplo, bolas de futebol americano, esquis, pôsteres e guitarras de astros do rock, o restaurante rapidamente se tornou um sucesso. Em 1982, um segundo restaurante foi aberto também na cidade de Atlanta e no ano seguinte começou a expansão nacional da marca. O nome foi mudado para APPLEBEE’S NEIGHBORHOOD GRILL & BAR no ano de 1986. O conceito “neighborhood grill”, traduzia a preocupação em transmitir ao cliente um ambiente confortável e aconchegante.


Na década de 1990 a rede começou sua expansão internacional, e já em 1996 existiam 819 restaurantes em 45 estados americanos, Canadá, Caribe, Alemanha e Holanda. Em 1998 tornou-se a primeira rede de restaurantes casuais com mil unidades abertas, ao inaugurar sua milésima loja na cidade de Aurora no estado do Colorado. No ano 2000, a rede introduziu seu novo cardápio, completamente remodelado e com novas e saborosas delícias. A rede, recentemente, conquistou o prêmio de cardápio mais versátil em sua categoria nos Estados Unidos. O prêmio foi concedido depois de uma pesquisa encomendada pelo Nation’s Restaurant News (jornal especializado em alimentação, restaurantes, menus e receitas). Em 2004 a rede, respondendo a demanda por rapidez e eficiência, introduziu no mercado americano uma grande novidade para o segmento: Carside To Go, uma espécie de Drive-Thru moderno, onde o cliente tinha a possibilidade de fazer seu pedido por telefone e se dirigir ao restaurante mais próximo e receber sua refeição sem sair do carro. A primeira unidade do APPLEBEE’S no Brasil foi inaugurada em novembro de 2004 no bairro de Moema em São Paulo. O projeto Brasil incluía a “tropicalização” do conceito, tanto arquitetonicamente (cores sóbrias e menos elementos nas paredes), como na criação de pratos regionais. A preocupação era criar uma imagem mais cosmopolita sem perder a identidade americana.


Em mais de uma década de Brasil, o APPLEBEE’S vem conseguindo resultados expressivos. Em média, são mais de 22 mil clientes atendidos por mês em cada um dos doze restaurantes. Em um típico sábado, aproximadamente 1.200 pessoas circulam por cada restaurante da rede. Em 2007 a APPLEBEE’S inaugurou sua primeira unidade no enorme e voraz mercado chinês. Foi nesse mesmo ano, em novembro, que a rede foi adquirida pela IHOP (tradicional rede de restaurante famosa por suas irresistíveis panquecas) por US$ 2.1 bilhões, formando assim a empresa DineEquity. Em 2010, a rede anunciou o conceito de revitalização, que incluiu mudanças nos restaurantes, como interiores e exteriores remodelados com tons de cores mais quentes, desenhos contemporâneos e com características específicas para o bairro onde está instalado. Outras novidades deste ano foram: inauguração do primeiro restaurante em Cingapura, a introdução do cardápio Unbelievably Great Tasting and Under 550 Calories (que incluía pratos como carnes, batatas, pastas e camarões com até 500 calorias) e a criação do SkinnyBee Margarita™, o primeiro coquetel do mercado com menos de 100 calorias.


O forte conceito tornou a rede líder mundial no segmento de restaurantes casuais em 17 países, com previsão de expansão nos próximos anos. Sempre mantendo o foco como referência de um autêntico Bar and Grill americano, onde clientes sintam prazer em estar com os amigos e família, pois terão a certeza de serem bem tratados e bem servidos, com o melhor da gastronomia americana. A rede também criou duas divertidas e animadas mascotes para interagir com o público infantil e divulgar o menu kids (composto por pratos elaborados com carnes, frangos, massas, hambúrgueres, pizzas, sorvetes e milks shakes em porções menores): Big Apple (uma maçã que gostaria de voar) e Little Bee (uma simpática abelhinha).


O cardápio 
Uma das tradições da rede é a troca de cardápio semestral, mantendo os pratos principais e acrescentando sempre deliciosas novidades. Em 2007 o cardápio incluiu pratos desenvolvidos pelo Chef Tyler Florence, famoso por diversos programas de TV nos Estados Unidos e por seus pratos exclusivos espalhados em vários restaurantes pelo país. O cardápio da rede inclui carnes grelhadas (a maioria acompanhadas por batatas assadas, fritas ou purê, e molhos clássicos como barbecue, honey mustard e ranch), massas, saladas, sanduíches e sobremesas, além dos petiscos ideais para serem consumidos em grupo (os chamados Finger Foods), como por exemplo a famosa Onion Peels (finas pétalas de cebola levemente empanadas e fritas, ao molho cremoso), Crunchy Onion (crocantes anéis de cebola empanados e polvilhados com parmesão), Mozzarella Sticks (palitos de mussarela empanados, acompanhados de molho marinara), Boneless Buffalo Wings (suculentos cubos de peito de frango empanados, banhados no exclusivo molho Wing Sauce, acompanhados de bleu cheese e aipo), Popcorn Shrimp (deliciosa porção de camarões empanados e fritos acompanhada de molho Cocktail) e Canoe Fries (batatas fritas no formato de canoa para comer com molhos como Chilli e Chipotle Queso).


Entre os pratos tradicionais da rede americana estão: Baby Back Ribs (suaves e suculentas costelas de porco temperadas e banhadas com um exclusivo molho barbecue, acompanhadas de fritas e uma saborosa espiga de milho cozida); Fiesta Lime Chichen (peito de frango grelhado, com um toque de limão, coberto com molho Mexi Ranch e gratinado com queijo Jack-cheddar); Oriental Salad (original combinação de folhas, amêndoas tostadas e rice noodles, banhada por um delicioso molho agridoce e coberta com crocantes tiras de frango empanado ou camarões grelhados); Sizzlin’ Rib Eye (contrafilé acompanhado por purê de batata ao alho, cogumelos e cebola); Lemon White Fish (um filé de peixe branco levemente temperado com lemon pepper e acompanhado do exclusivo arroz pilaf e vegetais ao vapor); e o Cowboy Burguer (hambúrguer de 200g, queijo Jack-cheddar e bacon, servido com alface, cebola roxa, tomate, picles, Crispy Onion e molho southern BBQ em um pão levemente tostado).


Para acompanhar os quitutes, a rede oferece um cardápio especial de bebidas não alcoólicas (com refil grátis) e drinques. Entre as sobremesas, destaque para o bolo de chocolate com sorvete de baunilha, chantilly e cereja; a torta de maçã com crocante de nozes e sorvete de creme que recebe calda quente de caramelo assim que chega à mesa; e o Walnut Blondie (brownie de chocolate branco servido em uma chapa quente de ferro, com sorvete de creme regado a calda de maple). Além disso, o cardápio também oferece os Shooters - pequenos copinhos recheados com doces para comer com colher – em quatro sabores. A rede também é extremamente popular pela campanha sazonal de enorme sucesso “All You Can Eat Ribs”, onde por um preço fixo o cliente come refil de costelinhas temperadas e banhadas no exclusivo molho barbecue e batatas fritas à vontade.


Ambiente descontraído 
Os restaurantes da rede possuem o ambiente típico dos “casual dinners” norte-americanos: as mesas conjuntas, formando “corredores” pelo restaurante, iluminação individual, o exagerado bom humor dos atendentes e as porções fartas, cheias de calorias e deliciosas. As lojas refletem a energia da região em que estão instaladas. Nos Estados Unidos é possível encontrar fotografias, objetos e ícones de cada comunidade. No Brasil, a rede optou por um estilo que caracterize a semelhança entre os dois países, além de uma atmosfera aconchegante que lembre o ambiente caseiro. Todos os restaurantes da rede possuem acesso grátis ao Wi-Fi. Toda criança que vai à alguma unidade da rede recebe um cardápio descartável, que além do menu contendo os pratos infantis do restaurante, vem acompanhado de giz de cera com desenhos para colorir e jogos. Além disso, cada restaurante possui um espaço recreativo para as crianças, onde elas se divertem com brinquedos, jogos, videogames e outras atividades acompanhadas por um monitor. Uma curiosidade: em algumas unidades da rede, assim que o cliente chega à sua mesa recebe uma maçã, o símbolo da marca. Além de dar boas-vindas, a maçã, cortada em gomos, serve para limpar as papilas gustativas, fazendo com que as pessoas possam sentir toda a explosão de sabores que os ingredientes únicos dos pratos proporcionam ao serem combinados.


O nome 
Ao pé da letra, “apple” significa maçã e “bee”, abelha. Mas, juntas, as duas palavras têm outro significado: “apple bee” é como os americanos chamavam a tradicional reunião de famílias e vizinhos para descascar, tirar sementes e cortar as maçãs depois da colheita. Com o fim do trabalho, chegava à hora de comer, beber e dançar a noite toda. Exatamente o espírito e conceito que a rede introduziu.


A evolução visual 
A identidade da marca passou por remodelações ao longo dos anos. A primeira modificação ocorreu em 1986 e foi radical: a tradicional maçã ganhou enorme destaque, uma nova tipografia de letra foi adotada e abaixo do nome da marca uma nova frase conceito “Neighborhood Grill & Bar”. Em 25 de outubro de 2007 o APPLEBEE’S apresentou um novo logotipo através de uma campanha televisiva estrelada por uma simpática maçã falante. A nova identidade visual da marca ficou mais moderna e sofisticada, mas sem deixar de lado seu posicionamento casual. Em 2014 a marca modificou seu logotipo: a maçã ganhou um design mais simples e uma nova tonalidade de vermelho, com o nome da marca sendo escrito em preto e a frase Grill & Bar.


Os Slogans 
There’s Always A Reason To Celebrate. (2015) 
See You Tomorrow. (2011) 
There’s No Place Like The Neighborhood. (2009) 
It’s a Whole New Neighborhood. (2008) 
Together is good. (2007) 
Eatin’ good in the neighborhood. (2007) 
O autêntico Grill & Bar Americano. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 19 de janeiro de 1980 
● Fundador: Bill e T.J. Palmer 
● Sede mundial: Glendale, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Applebee’s International, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da DineEquity, Inc.) 
● CEO: Julia Stewart 
● Faturamento: US$ 4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 2.050 
● Presença global: 17 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, México e Canadá 
● Funcionários: 33.000 
● Segmento: Restaurantes casuais 
● Principais produtos: Comidas, aperitivos, bebidas e sobremesas 
● Concorrentes diretos: Friday’s, Outback Steakhouse, Hooters, Chili’s Grill & Bar e Ruby Tuesday 
● Ícones: O ambiente dos restaurantes 
● Mascote: Big Apple (uma maçã animada) e Little Bee (abelha) 
● Slogan: There’s Always A Reason To Celebrate. 
● Website: www.applebees.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede APPLEBEE’S conta com aproximadamente 2.050 restaurantes espalhados por 50 estados dos Estados Unidos, Porto Rico e 16 outros países como Canadá, Brasil (são 12 unidades), Jordânia, Kuait, Chile, México, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Costa Rica, Guatemala e Filipinas. No total, a rede recebe, em média, 300 milhões de clientes por ano e fatura aproximadamente US$ 4 bilhões. De acordo com a “Nation’s Restaurant News” o APPLEBEE’S é a 9ª rede em vendas no mercado alimentação fora do lar, e a primeira em vendas, número de unidades e participação de mercado nos Estados Unidos. 

Você sabia? 
Cada cliente gasta em média aproximadamente US$ 20 em cada passagem pelo restaurante. 
Aproximadamente 99% dos restaurantes da rede são franqueados. 
O Brasil conta com sete das 10 unidades mais rentáveis da rede fora dos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/1/2017

4 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei muito satisfeita com a presentação do ilusionista Zanute,q foi contratado por vcs no sabado dia 22,quero tambem frizar q até meu pai q ja é idoso ficou intusiasmado com o rapaz,eu sou cliente de vcs a uns cinco meses e sempre achei q faltava alguma coisa,e confeço q fiquei muito surpresa pq vcs souberam escolher um esselente artista para etretenimento,como um cliente exigente espero q continuem com esses serviços,pois so tinha visto isso so na televisão,esse fds vamos voltar pq foi o comentario da semana aqui em casa!
agradeço pelo carinho de vcs em nos agradar!

Natasha disse...

Gostaria de elogiar o Ilusionista Zanute que iluminou o meu domingo neste dia 30/11/2008,nunca tinha visto Mágicas tão perfeitas,fiquei encantada pelo jeito que fui abordada com carinho e mistério.
Parabenizo vcs pelo serviço de entretenimento que agradou as crianças e a nós os adultos,estamos anciosos para o próximo domingo.

Luana disse...

Gostaria de parabeniza-los e elogiar o ilusionista Zanute
Fui almoçar no domingo e como de costume pedimos uma garrafa de vinho ao garson Rogério,então para minha surpresa veio um rapaz elegante e simpático com um lenço de seda na mão e me perguntou qual o vinho de minha preferência e ao responde-lo ele me ofereceu um lenço e pediu que o examinasse,então ele fez milagrosamente aparecer de dentro do lenço o vinho que eu havia pedido,fiquei sem palavras,parecia que estava sonhando,nunca imaginei que isso fosse possivel,tenha certeza que convidarei todos os meus amigos e familiares para conhecer o Applebee´s e ter o prazer de ver o grande artista que vocês tem em mãos!
quero lembrar que fui muito bem atendida pelo garson Rogerio!
parabéns fiquei muito satisfeita!

Alexandra hoffman disse...

Neste sabado dia 25/07 fomos conhecer o Applebee`s,pos causa do show do Zanute que era muito comentado pelos nossos amigos,ficamos sem palavras pelas mágicas que o ele fez para nós,primeiro minha aliança levitou de uma mão para outra,depois sumiu e foi parar no chaveiro dele,quando achei que tinha acabado ele fez uma nota dobrar sozinha em cima da mesa e ainda por cima a levitou bem diante dos meus olhos,isso não tem preço todos os seis que estavam conosco na mesa ficaram sem palavras,jamais imaginei que no Brasil teria um artista deste nível e ainda um restaurante que nos proporcionasse isto,estou muito satisfeita de ter conhecido o applebee`s,esta será minha primeira visita de muitas que farei!
Parabéns pelo entretenimento,vocês ganharam novos clientes muitos satisfeitos.