28.7.06

FISHER-PRICE®


Há mais de nove décadas seus brinquedos educativos e divertidos são sinônimos de qualidade, confiança e durabilidade no aprendizado de milhões de crianças ao redor do mundo. Dificilmente uma criança passe sua infância sem ter contato com algum brinquedo da FISHER-PRICE®. Brincar, rir, crescer e aprender. Com esses objetivos são desenvolvidas suas linhas de brinquedos, criando um conhecimento melhor dos pais em relação aos filhos, e transformando infâncias de milhões de crianças em momentos inesquecíveis de aprendizados. 

A história 
Tudo começou no dia 19 de junho de 1930 nos Estados Unidos, em meio ao período da Grande Depressão que assolava o país. Herman Guy Fisher, Irving Lanouette Price juntamente com sua mulher - a ilustradora infantil Margaret Price - e Hellen Schelle, após reconheceram as necessidades e potenciais do mercado para uma nova linha de brinquedos com alta qualidade, resolveram combinar seus talentos e experiências na área para fundar a FISHER-PRICE®, então com apenas 15 funcionários e localizada em East Aurora, uma pequena cidade perto de Buffalo, estado de Nova York. Os brinquedos eram feitos com materiais e substâncias não tóxicas, extremamente duráveis, possuíam grande qualidade e enorme variedade de cores, estimulando assim a imaginação dos pequenos. Os primeiros brinquedos da nova empresa foram Dr. Doodle (imagem abaixo) e Granny Doodle, pequenos patinhos de madeira com rodinhas e cordinha que ao serem puxados abriam o bico, eram vendidos a menos de US$ 3 em 1931.
   

A natureza caprichosa e surpresas mágicas já dos primeiros brinquedos rapidamente se tornaram a marca registrada da nova empresa. O primeiro carregamento de brinquedos da empresa foi entregue para a tradicional loja de departamento Macy’s (conheça essa outra história aqui). O sucesso da linha de 16 brinquedos, composta por móveis para crianças e outros brinquedos feitos de madeira, foi consagrado quando os proprietários da empresa resolveram expô-los na feira American International Toy Fair na cidade de Nova York. Rapidamente eles se transformaram em um verdadeiro sucesso, principalmente por serem brinquedos que estimulavam a imaginação, que traziam algo novo e que eram surpreendentes e engraçados. A empresa inovou em 1935 quando lançou os primeiros bonecos com personagens da Disney (conheça essa outra história aqui), iniciando assim o licenciamento em sua linha de produtos. Pouco depois, em 1938, a empresa lançou um de seus brinquedos icônicos: Snoopy Sniffer, um realístico cão farejador branco com pintas pretas, que ao ser puxado por uma corda abanava o rabo.
  

Em 1943 a FISHER-PRICE® suspendeu a fabricação de brinquedos para apoiar os esforços de guerra, fabricando peças de aeronaves e navios. Na década de 1950, com a escassez de madeira em virtude do aumento da venda de casas no período pós-guerra e com a popularização do plástico, a empresa comprou a produtora de plástico Trimold, passando a confeccionar seus brinquedos com o material. O primeiro brinquedo produzido pela empresa feito de plástico foi Buzzy Bee, uma simpática abelhinha que ao ser puxada movia as antenas. No final desta década a FISHER-PRICE® já produzia 39 brinquedos diferentes feitos de plástico.
   

No ano de 1961 a empresa foi pioneira ao inaugurar um Centro de Pesquisas Infantis, dedicado ao aprimoramento e desenvolvimento de seus novos brinquedos. A ideia por trás deste centro de pesquisa era muito simples: fazer com que as crianças pudessem brincar com os brinquedos em desenvolvimento, enquanto os engenheiros e designers observavam, para poder desenvolver e aperfeiçoar os brinquedos que iriam ser lançados ou os que já estavam no mercado. Desde sua criação a FISHER-PRICE® desenvolveu, patenteou e produziu mais de 4.500 brinquedos para crianças recém nascidas e com até 5 anos de idade.
    

Em 1969 a marca foi adquirida pela Quaker Oats Company (sim, a produtora de cereais que você pode conhecer a história aqui), que expandiu sua capacidade de produção internacionalmente para México, Bélgica, Inglaterra, além dos estados da Califórnia e Texas. A linha de brinquedos começou a ganhar diversidade em 1973 com o lançamento de itens desenvolvidos para bebês. Não demorou muito para que alguns produtos dessa linha se tornassem os mais vendidos no mercado americano e os preferidos dos pequeninos. Três anos depois, a marca começou a promover seus produtos através de comerciais de televisão, inseridos nos intervalos de populares programas infantis.
   

Em 1982 a empresa criou a divisão de brinquedos audiovisuais, responsável pelo lançamento de itens como rádio AM/FM com microfone, gravador, vitrola e câmeras de gravar, com design especificamente criado para crianças. A popularidade da FISHER-PRICE® nesta época estourou e conquistou uma nova geração de crianças. Pouco tempo depois, em 1984, a FISHER-PRICE® ingressou no segmento de puericultura com o lançamento de berços, cadeirões, cadeirinhas de balanço, entre outros itens. Em 1986 a marca voltou a inovar ao lançar Puffalump, uma linha de animais extremamente fofinhos feitos com um tecido semelhante ao utilizado em pára-quedas.
   

Depois de anos de forte crescimento, no mês de novembro de 1993, a empresa foi adquirida pela tradicional Mattel (conheça essa outra história aqui), proprietária de ícones como Barbie (conheça essa história aqui) e Hot Wheels (saiba mais aqui), tornando-se a maior produtora de brinquedos infantis e pré-escolares do mercado americano. Amparada pelo grande poderio financeiro de sua nova proprietária, a FISHER-PRICE® começou uma forte expansão de seus produtos internacionalmente. Em 1997, toda a linha de brinquedos pré-escolares da Mattel passou a ser vendida sob a marca FISHER-PRICE®.
   

A preocupação da marca em aproximar cada vez mais a relação e os laços entre pais e filhos, gerando conhecimento para ambas as partes, pôde ser visto com a campanha publicitária, introduzida em 1998, que carregava o slogan “It’s a Great Age For Fisher-Price®”. Em 2007 a marca viveu uma de suas maiores crises de imagem quando foi obrigada a fazer um enorme recall para milhões de brinquedos das linhas Dora The Explorer e Sesame Street, que possuíam substâncias tóxicas nas tintas de confecção. Apesar desse incidente, depois de reforçar o controle de qualidade na produção, especialmente nas fábricas asiáticas, a marca voltou a ganhar a confiança de pais e educadores.
   

Em 2015 a FISHER-PRICE® voltou a chamar a atenção do mercado com o lançamento de um grande sucesso chamado BeatBo, um simpático boneco que adora fazer festa e dançar, bastando pressionar sua barriguinha ou qualquer um dos botões nos seus pés para ativar músicas divertidíssimas, aprender letras e movimentos de dança. Esse amiguinho do futuro ainda permite que a mamãe ou o bebê gravem suas frases. Além disso, através da música, ele ensina alfabeto, cores, números, causa e efeito e muito mais. Em 2024 a marca voltou às raízes com o lançamento linha FISHER-PRICE® WOOD para bebês e crianças em idade pré-escolar e composta por brinquedos clássicos de madeira com novos designs e padrões, incluindo um classificador de formas, um conjunto de caixa de ferramentas, blocos de empilhamento, um xilofone, entre outros itens.
   

Hoje em dia a FISHER-PRICE® é reconhecida como uma das marcas mais conceituadas na fabricação de brinquedos infantis e acessórios de puericultura, tendo como objetivo desenvolver produtos que ensinam divertindo, proporcionando alegria e encantamento de forma bastante criativa e segura para bebês, crianças pequenas e pré-escolares. Ajudar os pais a colocar o recém-nascido para dormir. Incentivar o bebê a conseguir mais uma conquista. Testemunhar a maravilha de quando as crianças pequenas descobrem a magia do brincar. Ouvir uma criança na pré-escola imaginando novos mundos e explorando o cotidiano ao redor. Essa é a verdadeira missão da FISHER-PRICE®.
  
A linha do tempo 
1950

Lançamento da linha Play Family (atualmente conhecida como Little People®), composta por pequenas figuras de bonecos e animais com kits temáticos que incluíam casas, fazendas, castelos, garagens e carros. O primeiro brinquedo da série foi um caminhão de bombeiros com bonecos e vários apetrechos. Inicialmente feitos em madeira, atualmente a linha é composta por uma infinidade de personagens confeccionados em plástico, além de acessórios como livros, que contam a história de cinco personagens: Eddie, Sarah Lynn, Maggie, Michael e Sonya Lee. 
1957

Lançamento do Corn Popper, uma espécie de pipoqueira com rodinhas e bolinhas dentro de uma cúpula para ser empurrada pela criança. 
Lançamento do Snap-Lock Beads, um brinquedo com peças coloridas encaixáveis que formavam uma minhoca. 
Lançamento do xilofone, um dos mais populares brinquedos da marca. O bastão estava ligado ao brinquedo, para que nunca fosse perdido. O brinquedo também possuía rodinhas, para que as crianças pudessem levá-lo para onde quiserem. O brinquedo incentivava habilidades musicais e dava ao bebê um sentimento de realização ao tocar diferentes notas nas teclas coloridas e ouvir os sons correspondente. 
1959

Lançamento do Safety School Bus (popular ônibus escolar amarelo com figuras de pessoas em madeira), um dos brinquedos de maior sucesso da FISHER-PRICE® em todos os tempos. 
1960

Lançamento do Rock-A-Stack, um brinquedo que consistia em uma base cônica que balançava e várias argolas coloridas para serem encaixadas. Desde seu lançamento o brinquedo já vendeu mais de 45 milhões de unidades. 
1962 
Lançamento da Bossy Bell, uma vaquinha colorida que ao ser puxada por uma corda balançava a cabeça e tocava um sino. 
1963 
Lançamento do Talk Back Phone (atualmente conhecido como Chatter Telephone®), que vendeu mais de 70 milhões de unidades ao longo dos anos. O pequeno telefone que possuía rodinhas e cordinhas para ser puxado fazia barulho ao ser discado. 
1974 
Lançamento de um castelo com um conjunto de 21 peças (personagens, cavalos e até carruagem) que permitia as crianças em idade pré-escolar darem vida as história de livros infantis. 
Lançamento de uma linha de bonecas. 
1975

Lançamento da linha Adventure People, composta por bonecos e apetrechos de heróis reais como mergulhadores, guardas florestais, astronautas, bombeiros e médicos. 
1978

Através de um acordo de licenciamento feito com a Jim Henson, a linha de personagens The Muppets foi introduzida no mercado. 
1979

Lançamento da popular vitrolinha, introduzindo assim a ideia de produtos eletrônicos especialmente desenvolvidos para crianças. 
Lançamento da Kitchen Set, um conjunto composto por fogão, panelas, pratos, copos e talheres de plástico para que as crianças brincassem de cozinhar com total segurança. 
1990

Inspirado em um antigo cortador de grama movido a óleo foi introduzida no mercado uma versão realística que faz bolhas ao movimentá-lo, batizada de Bubble Mower
1991
As populares figuras Little People® começam uma moderna transformação que as deixa mais redondas, maiores e mais fáceis de segurar. 
1994

Aquisição da linha de brinquedos Power Wheels® (produzido pela empresa Kransco), composta por miniaturas de carros com motores (movidos à bateria) onde as crianças podem andar. Nas mãos da FISHER-PRICE®, a linha ganhou novos modelos, inclusive réplicas de motocicletas Harley-Davidson (conheça essa outra história aqui), e se tornou um enorme sucesso. 
Lançamento de novas linhas de brinquedos como bonecas, jogos e brinquedos educativos eletrônicos. 
1996

Através de um acordo com a Compaq (conheça essa história), a marca cria computadores especificamente desenvolvidos para crianças. 
1997
Lançamento da linha Rescue Heroes, composta por pequenos bonecos articuláveis que representam equipes de resgates e seus equipamentos. 
2002

Lançamento da linha Imaginext® Systems, composta por bonecos e acessórios inicialmente com dois diferentes temas: medieval (castelo, cavaleiros, dragões e cavalos) e cidade. Atualmente a linha conta com uma ampla variedade de temas como dinossauros, super heróis e piratas. 
2003

Lançamento do Jumperoo, uma cadeira que permite que as crianças possam dar pequenos pulos com total segurança. Música, luzes e sons recompensam o bebê a cada pulo. Um assento dá acesso 360° ao bebê para brinquedos e atividades, incluindo uma cachoeira iluminada, giros, contas, rolo, mordedor e muitos mais. 
Lançamento da linha Laugh & Learn® (Aprender & Brincar), combinando conceitos básicos de aprendizagem com diversão e temas familiares. O Cachorrinho (The Puppy), que responde aos toques do bebê (nas patas, barriga, orelhas e o coração que acendem) com falas engraçadas e canções, se transformou em um enorme sucesso e uma figura emblemática em 130 países e 37 idiomas. 
2008
Lançamento do famoso berço de balanço. 
2011

Lançamento da linha Thomas & Friends™, brinquedos com o simpático trenzinho animado e seus amigos. 
2013

Lançamento de novos personagens multiculturais da linha Little People®. 
2014

Lançamento da nova tecnologia Smart Stages™, que transforma alguns brinquedos da linha Aprender & Brincar de modo que eles vão mudando conforme os bebês crescem, se tornando mais complexos. Com músicas, sons e frases adequados a cada faixa etária, em diferentes níveis de brincadeira, esses brinquedos podem acompanhar o crescimento dos pequeninos. 
2019 
Lançamento da Linkimals, uma linha de brinquedos interativos para bebês baseados em animais como coruja, pavão, urso polar, panda, pinguim, alce, coala, tartaruga, castor, lhama, entre outros.


Laboratório de inovação 
A FISHER-PRICE® conta com um laboratório pioneiro no mundo, o Play Lab, um centro de desenvolvimento de produtos que funciona como laboratório de brincadeiras, inaugurado em 1961. Ali, os olhos atentos de projetistas, designers e especialistas em comportamento infantil (que incluem pediatras, educadores, psicólogos e pedagogos) analisam as reações das crianças frente aos novos itens. Esses profissionais observam e esperam pelo momento mágico em que uma criança (ou bebê) interage com um brinquedo pela primeira vez. É muito difícil de girar? Tem um som bom? Qual é a velocidade? Por que elas gostaram mais do botão roxo? As anotações são feitas, as ideias são viradas de cabeça para baixo e de dentro para fora, depois voltam para que os verdadeiros especialistas aprovem. E somente após a aprovação dos “pequenos juízes” e dos profissionais, os brinquedos da marca entram na linha de produção. Para garantir alto padrão, cada novo produto da marca demora, em média, um ano para chegar ao consumidor final.
  

Anualmente mais de 450 ideias de brinquedos são testadas; 1.850 pais participam de conversas, pesquisas, painéis e testes em casa; e 2.500 crianças testam os futuros brinquedos; além de aproximadamente 100 grupos de pais que se reúnem para avaliar produtos, compartilhar experiências e ajudar a melhorar os padrões de segurança. Até hoje, mais de 130 mil bebês e crianças já passaram pelo laboratório da FISHER-PRICE®.
   

Os padrões de qualidade da FISHER-PRICE® estabelecem que o brinquedo deva ser: 
● Seguro, com pontas arredondadas, sem rebarbas e com material de altíssima qualidade

● Durável e muito divertido 
● De fácil manipulação 
● Adequado às habilidades de cada idade para que a criança se sinta atraída e tenha prazer ao brincar 
● Capaz de despertar a curiosidade, estimular a criatividade e a imaginação
  

A FISHER-PRICE® possui um amplo portfólio de marcas que contribuem de formas diferentes e ao mesmo tempo complementares para o desenvolvimento da criança: 
Newborn Toys: mordedores, chocalhos e acessórios para carrinho e berço, com diferentes texturas, cores e sons. Estes produtos desenvolvem a visão, a audição e o tato. 
Go Baby Go: produtos que visam o desenvolvimento motor do bebê, estimulando a força e o domínio dos músculos para o engatinhar e o andar. 
Power Wheels®: linha composta de pequenos carros, caminhões e quadriciclos, movidos a baterias recarregáveis ​​de 12 volts, para que os pequenos possam andar e ter um gostinho da independência. 
Laugh & Learn®: produtos com muitos recursos audiovisuais. A criança aprende as formas, cores, números, o alfabeto e muito mais, sempre de uma forma divertida.

Little People®: linha formada por personagens e ambientes comuns ao dia-a-dia das crianças, que estimulam a criatividade por meio de situações que misturam fantasia e realidade. 
Imaginext®: desenvolvida para meninos com mais de três anos, a linha é composta por dinossauros, animais e super heróis, estimulando os pequenos a desenvolverem sua criatividade.
  

Essas e outras linhas proporcionam aos pais um amplo leque de opções para que eles escolham os brinquedos mais adequados para a idade de seus filhos. A FISHER-PRICE® também conta com a licença de marcas admiradas e conhecidas pelas crianças como os famosos personagens da Disney como Mickey, Minnie e companhia; os super heróis e vilões da DC Comics (conheça essa história aqui) como Batman, Super-Homem e Coringa; a curiosa Dora The Explorer; e a popular e divertida turma do trenzinho Thomas & Friends™.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca FISHER-PRICE® mudou consideravelmente ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna. A primeira remodelação ocorreu em 1957, quando o logotipo batizado de FP Smiles (nas cores azul e vermelho) foi apresentado. Este popular logotipo ganhou variações, como por exemplo, em 1962 quando a frase Fisher-Price® Toys e o ícone FP Smiles foram colocados dentro de uma etiqueta de preço estilizada. Depois de passar por mais uma remodelação radical em 1992, a identidade visual da marca se tornou totalmente vermelha e branca em 1994 e passou a ostentar um fundo com design de um toldo vermelho. O atual logotipo da marca foi apresentado em 2019 e apresentou nova tipografia de letra (agora em minúsculas) e novo design para o tradicional fundo vermelho.
  

O tradicional logotipo do toldo vermelho também pode ser aplicado em um fundo azul-claro, como mostra a imagem abaixo.
  

Junto com a nova identidade visual da marca FISHER-PRICE®, que também pode ser aplicada na cor vermelha e sem o tradicional fundo em formato de toldo, foi apresentado um conjunto de ícones (com as iniciais FP), utilizados em ambientes digitais, nos brinquedos ou em sua comunicação.
  

Os slogans 
Let's Be Kids. (2019) 
Discover your way. (2014) 
Best possible start. (2014)
Joy of learning. (2012) 
Until next time. (2004) 
Toys and videos that teach life’s little lessons. (2004) 
Play. Laugh. Grow. (2002) 
It’s a Great Age For Fisher-Price®. (1998) 
Children taught us all we know. (1990) 
Because you’re only young once. (1988) 
A trunkful of tricks kids can really do. (1982) 
Fisher-Price® keeps a good thing growing. (1977) 
Oh, the Possibilities! (1972) 
Fisher-Price® makes toys for a rainy day. (1972) 
Fisher-Price® Toys Make Learning Fun. (1971) 
Our work is child’s play. (1967) 
Fisher-Price® Knows. (1935) 
Brincar. Rir. Crescer. (Brasil) 
Juega. Ríe. Crece. (espanhol)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 19 de junho de 1930 
● Fundador: Herman Fisher, Irving Price, Margaret Price e Helen Schelle 
● Sede mundial: East Aurora, Nova York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Fisher-Price Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Mattel Inc.) 
● CEO: Ynon Kreiz 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 145 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Brinquedos infantis e pré-escolares e acessórios de puericultura 
● Concorrentes diretos: Little Tikes, Chicco, Playskool, Tomy, Leap Frog, PlayMonster, Smoby, Playmobil, Lego, Cobi e Estrela 
● Ícones: O toldo vermelho 
● Slogan: Let's Be Kids. 

A marca no mundo 
Presente em mais de 145 países ao redor do mundo e com vendas anuais que superam a cifra de US$ 1 bilhão, a FISHER-PRICE® é a terceira marca mais valiosa da poderosa Mattel. Seus produtos incluem brinquedos infantis e pré-escolares (em 37 idiomas diferentes) e acessórios de puericultura (como cadeirões, troninhos, banheiras, berços, cadeirinhas, mordedores e chocalhos) que despertam nas crianças novas sensações e habilidades. 

Você sabia? 
Em 1934, a mãe de Herman Fisher, um dos fundadores da empresa e que era professora, sugeriu que os brinquedos destinados ao desenvolvimento das crianças fossem chamados de “brinquedos pré-escolares”. Surgia assim o termo que designaria um segmento de produto. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 30/6/2024 

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Um comentário:

Larissa disse...

Olá,
Achei o blog muito interessante, com conteúdos realmente valiosíssimos. Procurei em vários sites, mas só encontrei aqui conteúdos relevantes sobre a Fisher-Price.
Obrigado.