Suas lojas se assemelham a um verdadeiro paraíso infantil, onde brinquedos de todos os tipos são expostos de uma maneira interativa e genial. Bichinhos de pelúcias fofinhos e graciosos, bonecas, brinquedos educativos e até a réplica de uma Ferrari que atinge os 24 km/h e custa a bagatela de US$ 50 mil podem ser encontrados. Hoje em dia a FAO SCHWARZ, mais antiga e fina loja de brinquedos do mundo, é conhecida como a “Meca” dos brinquedos, uma marca construída em cima de ideais e sonhos. Afinal, como costumam dizer os americanos, as datas festivas não seriam as mesmas se não fosse a FAO SCHWARZ.
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A história
A história da tradicional loja de brinquedos americana começou quando Frederick August Otto Schwarz e três irmãos fundaram a famosa loja de brinquedos Toy Bazaar em 1862, apenas 6 anos depois de terem chegado aos Estados Unidos vindos de Westphalia na Alemanha. Frederick operou sua loja até 1870 na cidade de Baltimore, estado de Maryland, região nordeste dos Estados Unidos, mudando depois para Nova York, onde abriu o The Schwarz Toy Bazaar na Broadway. Com o auxílio de seus três irmãos, que estavam em constante contato com a Europa em busca de novidades no segmento de brinquedos, a loja prosperou e começou a ganhar status entre os consumidores. O nome da loja depois passou a ser FAO SCHWARZ (F de Frederick, A de August e O de Otto). No ano de 1876 a loja lançou seu primeiro catálogo.
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Quatro anos mais tarde, mudou a loja para a Union Square, badalada região de Nova York, que possuía na época lojas luxuosas como Tiffany & Co, entre outras grifes famosas. Depois de mudar-se para dois outros endereços na cidade, em 1931 a loja se estabeleceu no famoso número 745 da Fifth Avenue. A loja permaneceu nesse endereço até 1986, quando mudou para o número 767 da própria avenida. Nesta época a empresa já havia passado por vários proprietários. Na década seguinte a FAO SCHWARZ inaugurou várias outras unidades, chegando a possuir 42 lojas espalhadas por grandes cidades americanas.
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A empresa também começou a diversificar seu ramo de atuação inaugurando, em 1996, a FAO Schweetz em Miami, uma loja especializada na venda de velas. Patrocinou também peças da Broadway, lançou seu comércio on-line e introduziu uma linha exclusiva de produtos licenciados em parceria com o American Museum of Natural History. Em 2001 mais novidades surgiram como a FAO BABY, loja conceito direcionada para crianças com até 5 anos.
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Porém, apesar de tantas novidades, a concorrência dos grandes varejistas, aliada a falta de foco da empresa (um exemplo foi o desastrado ingresso em outros segmentos como o de velas), afetou em cheio a tradicional rede. Nem mesmo o carisma de suas lojas e a qualidade de seus produtos evitou que no final de 2002 a FAO SCHWARZ pedisse concordata, vendendo suas lojas para um grupo de investidores em fevereiro de 2004, que, após um duro e doloroso trabalho, reorganizou toda sua estrutura e também as lojas, que permaneceram fechadas por quase um ano. As vésperas do natal de 2004 as lojas começaram aos poucos a voltar a funcionar com a re-inauguração de sua tradicional loja na Quinta Avenida totalmente redesenhada pelo arquiteto David Rockwell.
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Apesar disso, restaram apenas, além da tradicional unidade de Nova York, uma loja em Las Vegas e os canais de vendas por catálogo e internet. No ano de 2007, em parceria com a loja de departamento Macy’s, a terceira unidade da rede foi inaugurada em anexo a loja de departamento na cidade de Chicago. A parceria fez tanto sucesso que mais de 200 espaços da FAO SCHWARZ foram inaugurados dentros das lojas de departamento Macy's. No mês de maio de 2009, a FAO SCHWARZ, um ícone para muitas crianças de todo o mundo e a mais antiga loja de brinquedos dos Estados Unidos, foi vendida para o gigante varejista Toys “R” Us. A compra, que incluiu as duas unidades da FAO, o comércio eletrônico e o tradicional catálogo, também encerrou o acordo entre a Macy's e a marca: a FAO SCHWARZ saiu das 260 lojas da rede onde administrava a seção de brinquedos. Em menos de um ano a FAO SCHWARZ renovou sua identidade visual, fechou a loja de Las Vegas, lançou uma nova coleção de brinquedos exclusivos para o período de natal, abriu pequenos corners dentro das lojas da Toys R Us e anunciou dez lojas temporárias, que funcionam somente no´período de final de ano, visando atender a demanda do natal.
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Apesar dos problemas dos últimos anos, a FAO SCHWARZ fez fama ao criar lojas interativas, conceito pioneiro no segmento. Explicando: dentro de uma FAO SCHWARZ, as crianças podem abrir, testar e brincar com os produtos. O modelo deu tão certo que foi imortalizado no cinema, em filmes como Quero ser Grande e Esqueceram de Mim, e copiado pelos concorrentes.
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A famosa loja
A FAO SCHWARZ deve boa parte de sua fama a tradicional unidade de Nova York, localizada no General Motors Building, que com o passar dos anos se tornou um elemento tradicional da rica paisagem comercial da Quinta Avenida. São cerca de 6.000 metros quadrados de brinquedos realmente espetaculares e únicos, que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar, cujo valor oscila desde alguns dólares aos US$ 30 mil da La Petite Maison, casa de boneca personalizada (que dependendo do tamanho, design e objetos escolhidos pelas decoradoras mirins pode custar muito mais) ou os US$ 50 mil de uma Ferrari em miniatura movida à gasolina.
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O primeiro andar da loja é dedicado aos animais e brinquedos clássicos. No segundo piso se encontram os brinquedos para meninos e meninas como carrinhos e bonecas, além dos tradicionais Lego e brinquedos para colecionadores e edições limitadas. No subsolo foi criado um fantástico ambiente para toda família, onde estão expostos brinquedos e acessórios para crianças pequenas como também os brinquedos educativos e livros. Mas as estrelas da loja são o piano gigante que pode ser tocado com os pés (como visto no filme da Disney “Quero ser grande”, estrelado por Tom Hanks, no qual ele e Robert Loggia tocaram juntos no piano da loja), localizado no segundo andar e que custa US$ 150.000; um simulador de movimento para criança acima de cinco anos de US$ 300.000, capaz de transportar oito pessoas a aventuras virtuais em três dimensões; a Barbie Boutique, uma área especial totalmente voltada para os mais variados produtos da tradicional boneca; e a FAO Schweetz, uma espécie de doceria onde é possível se deliciar com centenas de balas, chocolates e doces. O salão principal da loja é decorado com mais de 20.000 luzes coloridas controladas por computador. Outro destaque da loja é sua tradicional vitrine de natal, decorada com muito capricho e luxo, que se tornou um verdadeiro símbolo da cidade nesta época do ano. Recentemente a loja inaugurou um novo, moderno e aconchegante café. A tradicional loja atrai mais de 3 milhões de turistas anualmente.
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A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da FAO SCHWARZ passou por inúmeras modificações. Durante essas mudanças a marca utilizou em seu logotipo símbolos como um soldadinho de chumbo, um ursinho de pelúcia ou o tradicional rocking horse (cavalinho de balanço). Recentemente, em outubro de 2010, a marca apresentou sua nova identidade visual, como parte do início do período das festas de final de ano. O novo logotipo ganhou letras mais modernas e divertida, com mais ênfase para as iniciais FAO, e um novo símbolo: um arlequim chamado WIT. O novo personagem adicionou ao visual da marca o divertimento dos contos de fada e a surpresa, duas sensações marcantes que os milhões de consumidores vivem ao ingressar na icônica loja de Nova York.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1862
● Fundador: Frederick August Otto Schwarz
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Toys R US Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO : Jerry Storch
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 500
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Brinquedos e jogos
● Ícones: A loja da Quinta Avenida
● Slogan: We're Serious About Play.
● Website: http://www.fao.com/
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A marca nos Estados Unidos
Hoje em dia, a famosa loja de brinquedos possui a tradicional unidade de Nova Iorque, e mais 10 pop-up stores (lojas temporárias), que funcionam somente durante o período das festas de final de ano. Além disso, vende sua exclusiva linha de brinquedos com a marca FAO SCHWARZ também através dos famosos catálogos da empresa (3 milhões de cópias anuais), pelo comércio on-line e dentro de algumas lojas da rede Toys R Us.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 20/10/2010
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A empresa também começou a diversificar seu ramo de atuação inaugurando, em 1996, a FAO Schweetz em Miami, uma loja especializada na venda de velas. Patrocinou também peças da Broadway, lançou seu comércio on-line e introduziu uma linha exclusiva de produtos licenciados em parceria com o American Museum of Natural History. Em 2001 mais novidades surgiram como a FAO BABY, loja conceito direcionada para crianças com até 5 anos.
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Porém, apesar de tantas novidades, a concorrência dos grandes varejistas, aliada a falta de foco da empresa (um exemplo foi o desastrado ingresso em outros segmentos como o de velas), afetou em cheio a tradicional rede. Nem mesmo o carisma de suas lojas e a qualidade de seus produtos evitou que no final de 2002 a FAO SCHWARZ pedisse concordata, vendendo suas lojas para um grupo de investidores em fevereiro de 2004, que, após um duro e doloroso trabalho, reorganizou toda sua estrutura e também as lojas, que permaneceram fechadas por quase um ano. As vésperas do natal de 2004 as lojas começaram aos poucos a voltar a funcionar com a re-inauguração de sua tradicional loja na Quinta Avenida totalmente redesenhada pelo arquiteto David Rockwell.
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Apesar disso, restaram apenas, além da tradicional unidade de Nova York, uma loja em Las Vegas e os canais de vendas por catálogo e internet. No ano de 2007, em parceria com a loja de departamento Macy’s, a terceira unidade da rede foi inaugurada em anexo a loja de departamento na cidade de Chicago. A parceria fez tanto sucesso que mais de 200 espaços da FAO SCHWARZ foram inaugurados dentros das lojas de departamento Macy's. No mês de maio de 2009, a FAO SCHWARZ, um ícone para muitas crianças de todo o mundo e a mais antiga loja de brinquedos dos Estados Unidos, foi vendida para o gigante varejista Toys “R” Us. A compra, que incluiu as duas unidades da FAO, o comércio eletrônico e o tradicional catálogo, também encerrou o acordo entre a Macy's e a marca: a FAO SCHWARZ saiu das 260 lojas da rede onde administrava a seção de brinquedos. Em menos de um ano a FAO SCHWARZ renovou sua identidade visual, fechou a loja de Las Vegas, lançou uma nova coleção de brinquedos exclusivos para o período de natal, abriu pequenos corners dentro das lojas da Toys R Us e anunciou dez lojas temporárias, que funcionam somente no´período de final de ano, visando atender a demanda do natal.
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Apesar dos problemas dos últimos anos, a FAO SCHWARZ fez fama ao criar lojas interativas, conceito pioneiro no segmento. Explicando: dentro de uma FAO SCHWARZ, as crianças podem abrir, testar e brincar com os produtos. O modelo deu tão certo que foi imortalizado no cinema, em filmes como Quero ser Grande e Esqueceram de Mim, e copiado pelos concorrentes.
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A famosa loja
A FAO SCHWARZ deve boa parte de sua fama a tradicional unidade de Nova York, localizada no General Motors Building, que com o passar dos anos se tornou um elemento tradicional da rica paisagem comercial da Quinta Avenida. São cerca de 6.000 metros quadrados de brinquedos realmente espetaculares e únicos, que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar, cujo valor oscila desde alguns dólares aos US$ 30 mil da La Petite Maison, casa de boneca personalizada (que dependendo do tamanho, design e objetos escolhidos pelas decoradoras mirins pode custar muito mais) ou os US$ 50 mil de uma Ferrari em miniatura movida à gasolina.
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O primeiro andar da loja é dedicado aos animais e brinquedos clássicos. No segundo piso se encontram os brinquedos para meninos e meninas como carrinhos e bonecas, além dos tradicionais Lego e brinquedos para colecionadores e edições limitadas. No subsolo foi criado um fantástico ambiente para toda família, onde estão expostos brinquedos e acessórios para crianças pequenas como também os brinquedos educativos e livros. Mas as estrelas da loja são o piano gigante que pode ser tocado com os pés (como visto no filme da Disney “Quero ser grande”, estrelado por Tom Hanks, no qual ele e Robert Loggia tocaram juntos no piano da loja), localizado no segundo andar e que custa US$ 150.000; um simulador de movimento para criança acima de cinco anos de US$ 300.000, capaz de transportar oito pessoas a aventuras virtuais em três dimensões; a Barbie Boutique, uma área especial totalmente voltada para os mais variados produtos da tradicional boneca; e a FAO Schweetz, uma espécie de doceria onde é possível se deliciar com centenas de balas, chocolates e doces. O salão principal da loja é decorado com mais de 20.000 luzes coloridas controladas por computador. Outro destaque da loja é sua tradicional vitrine de natal, decorada com muito capricho e luxo, que se tornou um verdadeiro símbolo da cidade nesta época do ano. Recentemente a loja inaugurou um novo, moderno e aconchegante café. A tradicional loja atrai mais de 3 milhões de turistas anualmente.
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A evolução visual
Ao longo dos anos o logotipo da FAO SCHWARZ passou por inúmeras modificações. Durante essas mudanças a marca utilizou em seu logotipo símbolos como um soldadinho de chumbo, um ursinho de pelúcia ou o tradicional rocking horse (cavalinho de balanço). Recentemente, em outubro de 2010, a marca apresentou sua nova identidade visual, como parte do início do período das festas de final de ano. O novo logotipo ganhou letras mais modernas e divertida, com mais ênfase para as iniciais FAO, e um novo símbolo: um arlequim chamado WIT. O novo personagem adicionou ao visual da marca o divertimento dos contos de fada e a surpresa, duas sensações marcantes que os milhões de consumidores vivem ao ingressar na icônica loja de Nova York.
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1862
● Fundador: Frederick August Otto Schwarz
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Toys R US Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO : Jerry Storch
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 500
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Brinquedos e jogos
● Ícones: A loja da Quinta Avenida
● Slogan: We're Serious About Play.
● Website: http://www.fao.com/
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A marca nos Estados Unidos
Hoje em dia, a famosa loja de brinquedos possui a tradicional unidade de Nova Iorque, e mais 10 pop-up stores (lojas temporárias), que funcionam somente durante o período das festas de final de ano. Além disso, vende sua exclusiva linha de brinquedos com a marca FAO SCHWARZ também através dos famosos catálogos da empresa (3 milhões de cópias anuais), pelo comércio on-line e dentro de algumas lojas da rede Toys R Us.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 20/10/2010
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