Provavelmente o nome Nadir Figueiredo - agora apenas Nadir - possa não soar tão familiar. Mas essa centenária empresa, que literalmente redigiu parte da história do país, se transformou na principal fabricante de utensílios de vidro compondo assim a mesa de várias gerações de consumidores brasileiros. E tem mais, seu principal produto é um verdadeiro ícone e presença constante em padarias, bares e botecos espalhados pelo Brasil. Afinal, quem nunca tomou um café quentinho ou bebeu uma cerveja bem gelada em um autêntico Copo Americano®.
A história
Tudo começou exatamente no dia 30 de agosto de 1912 quando o jovem Nadir Dias de Figueiredo fundou uma modesta oficina de conserto e venda de máquinas de escrever e equipamentos elétricos no Largo da Liberdade, em São Paulo. No ano seguinte, já com seu irmão, Morvan, como sócio, a empresa então com seis funcionários passou a produzir artigos de iluminação e aparelhos elétricos. Na época, a energia elétrica começava a substituir a iluminação a gás e, em 1919, a empresa diversificou suas atividades, passando a produzir postes para iluminação pública e artigos de iluminação para a rede ferroviária. Em 1920, a empresa inaugurou a primeira fábrica, localizada na Vila Mariana, em São Paulo. Em 1932, com a Revolução Constitucionalista, a Nadir Figueiredo suspendeu suas atividades normais e passou a produzir munições para as Forças Armadas. No fim do conflito, a empresa ganhou mais um integrante em sua composição societária: Francisco Gregório Spino. Foi então que a empresa resolveu ingressar no segmento de produtos de vidro, com a compra de um fabricante de globos que estava falido.
O período da Segunda Guerra Mundial trouxe também a escassez de combustíveis e os modernos fornos de fundição da empresa precisaram ser substituídos por fornos a lenha. Mesmo com as dificuldades dessa época, a Nadir Figueiredo adquiriu, em 1944, uma fábrica de louças (que produzia aparelhos de jantar, vasos e baixelas), comprada do empresário Francisco Matarazzo. Com o fim do conflito mundial, em 1945, Nadir Dias de Figueiredo trouxe do exterior a mais avançada tecnologia de produção de vidro, até então inédita no Brasil. A fábrica, agora com uma linha de produção totalmente automatizada, passou então a produzir em 1946 utensílios domésticos de vidro, como copos, garrafas, xícaras e pratos, entre outros itens. Em 1947, a empresa desenvolveu e começou a fabricar seu produto de maior sucesso, o Copo Americano®, que se tornaria um verdadeiro ícone das padarias e bares espalhados pelo país.
Na década seguinte, a empresa deu demonstração de sua inovação ao introduzir em 1955 o conceito de copo como embalagem, inicialmente para geleias, que mais tarde faria enorme sucesso com requeijões. Em 1958, a empresa adquiriu uma nova fábrica, no Rio de Janeiro, passando a produzir, além de artigos de vidro de uso doméstico, blocos e venezianas do mesmo material. Na década de 60 a Nadir começou a inovar com artigos sofisticados de vidro, como taças e jogos de jantares. No início dos anos de 1970 a empresa passou a produzir também peças em vidro para forno e mesa, resistentes a choque térmico. Pouco depois, no ano de 1972, ampliou sua linha de produção instalando duas máquinas automáticas do tipo LS, o que possibilitou fabricar garrafas e potes. Já na década de 1980 as exportações da empresa atendiam a 70 países, número que nos anos de 1990 chegou a mais de 120, nos cinco continentes.
Em 2002 conquistou o “Prêmio Enaex - Empresa Destaque do Comércio Exterior”, vindo a participar das mais importantes feiras internacionais do setor, tais como as de Frankfurt e de Chicago. Neste período foi lançada a linha de mesa em vidro colorido “Amber”. Esta década também foi marcada por grandes inovações: a linha de refratários Sempre (lançada em 2005 e que trouxe mais praticidade a mesa, facilitando a limpeza e com muito mais resistência) e Nadir Cristal (cujo design clean e composição não prejudicavam o meio ambiente). Em 2011, a empresa adquiriu a divisão de utilidades domésticas (UD) do grupo francês Saint-Gobain Vidros, a Vidraria Santa Marina. Com isso, marcas tradicionais do mercado brasileiro como Marinex (assadeiras, formas e terrinas de vidro), Duralex (pratos e copos) e Colorex, além de uma linha de cerâmica e porcelana que compunham mais de 100 itens diferentes, se juntaram ao portfólio da Nadir. Pouco depois, em 2012, a empresa lançou a linha Opaline, que combinava a beleza e o brilho da porcelana, com a praticidade, resistência e leveza do vidro.
Em 2019, o grupo americano H.I.G. Capital adquiriu a Nadir por R$ 836.27 milhões, cujo processo transferiu o controle da empresa de 107 anos das mãos da terceira e quarta gerações dos Figueiredo para uma gestora de private equity especializada em encontrar oportunidades no middle market. Com a pandemia de COVID-19, a demanda por produtos para venda ao consumidor final compensou o impacto sofrido pelo fechamento de bares hotéis e restaurantes. Com isso, a Nadir investiu na expansão de capacidade produtiva e contratou serviço especializado para fortalecer sua presença em vendas online. Em 2022, com a aquisição da colombiana Cristar, a Nadir passou a contar com um dos mais completos portfólios de vidrarias para o lar e setor institucional do mundo. A aquisição da Cristar também acelerou a internacionalização da Nadir, fortalecendo sua presença na Região Andina, nos Estados Unidos e países europeus.
Da cozinha à mesa, Nadir acredita que cozinhar é um ato de amor. Líder no Brasil, a marca inaugura um novo momento, mais contemporâneo e digital, que se reflete em seu portfólio oferecendo uma experiência engajadora que permeia soluções completas de produtos para atender as necessidades específicas de cada pessoa - do mise en place ao voilà.
Hoje em dia a Nadir tem a preocupação constante em aliar qualidade, criatividade, inovação e tecnologia de ponta em toda sua linha de produtos. E o resultado disso não poderia ser diferente: tanto no dia a dia quanto nas ocasiões especiais seus produtos estão presentes nas vidas e mesas de milhões de pessoas. Os utensílios de vidro possuem uma estética cuidadosamente trabalhada pelos designers da empresa. Outro item também importante, é a qualidade do material utilizado, além de conservar com muita eficiência os alimentos, ainda proporcionam praticidade e durabilidade.
Produzido com exclusividade pela Nadir desde 1947, o Copo Americano® é o mais vendido no Brasil (com mais de 100 milhões de unidades por ano) e conquistou a preferência de padarias, bares e restaurantes de todo o país, devido ao excelente custo x benefício. O tradicional copo tem suas origens quando o empresário Nadir Dias de Figueiredo teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro, ainda nos anos 1940. Projetado para garantir resistência aos usuários mais atrapalhados, o modelo de copo era produzido por uma máquina que o Sr. Nadir havia acabado de trazer dos Estados Unidos, e por isso o batizou de Copo Americano®. O modelo foi completamente projetado e adaptado para os hábitos e necessidades dos consumidores: 9 cm de altura, 6.5 cm de diâmetro e capacidade para 190 ml. Este ícone também se tornaria popular por slogans marcantes como “O copo nosso de cada dia”, “Copo Americano®. No fundo você sabe que é Nadir.” e “Copo Americano®. Tem jeito de Brasil!”.
O copo se tornou parte integrante do dia a dia dos brasileiros que passou a ser utilizado como padrão de medida para receitas, bolos, soro caseiro e até medida de sabão em pó. A evolução da produção do Copo Americano® no decorrer dos tempos reflete o desenvolvimento da empresa ao longo dos anos. Em 1947, a empresa produzia 2 copos por minuto; em 1965 esse número saltou para 60 copos por minuto, e assim, sucessivamente, até atingir a atual marca de 480 copos por minuto. Vendido em supermercados, atacadistas e distribuidores, o copo já se tornou item indispensável para servir um bom “pingado”, uma dose de cachaça ou uma cerveja bem gelada. No mercado de atacadistas é conhecido simplesmente por “copo” ou “2010”, que é o seu código de referência interna na Nadir.
O desenho do Copo Americano® já lhe rendeu inúmeros prêmios de design e reconhecimento internacional: é considerado um dos ícones do design brasileiro pelo badalado MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), onde fez parte de uma mostra em 2009, chegando a ser vendido por US$ 3. Hoje em dia, o copo de formato simpático que caiu nas graças do povo, independente da classe social, é oferecido nas mais variadas cores e tamanhos: shot (45 ml, ideal para cachaças), multiuso (190 ml, medida perfeita para garantir que o café não esfrie e a cerveja não esquente), long drink 300 ml (ideal para caipirinhas e batidas), long drink 450 ml (ideal para sucos e refrigerantes) e rocks (300 ml, ideal para destilados).
Nos últimos anos, a Nadir assinou contratos de licenciamentos com populares marcas internacionais, como Coca-Cola (conheça essa história aqui) e Disney (conheça a história completa aqui) para estampar em seus tradicionais Copo Americano® logotipos, ícones e personagens famosos, e cujo objetivo é atrair um público mais jovem e descolado para seu produto mais icônico. Além de marca registrada, o Copo Americano®, agora empresta seu design, expressividade e charme a uma extensa linha de produtos como jarras, tigelas, xícaras e canecas, incluindo versões coloridas.
Curiosidades: nos anos de 1990 este ícone foi eleito o melhor copo para se tomar cerveja do Brasil. Já em 2010, a empresa comemorou a produção de 6 bilhões de copos do modelo denominado Copo Americano®. Para comemorar tal feito, a empresa chegou a lançar uma edição limitada do tradicional copo e uma série especial com selo comemorativo. Além disso, o copo do Brasil, pode ser encontrado ao redor do mundo, graças a turistas encantados com a peça e brasileiros que não vivem sem ele. Simplicidade que encanta, linhas elegantes que hipnotizam. Do boteco ao bistrô, da “padoca”, do restaurante e da cozinha também. Presente em memórias afetivas, útil da cerveja ao cafezinho, esse é o copo mais amado do Brasil.
Por mais de cem anos, Nadir Figueiredo se apresentava assim – com nome e sobrenome. Porém, em 2022, a marca, que traz em sua essência uma longa história de tradição no segmento de utilidades domésticas em vidro, realizou um intenso processo de rebranding e passou a se chamar apenas Nadir. Na nova identidade visual, o icônico “N” ganhou um novo desenho, honrando o legado visual da marca, e uma tipografia de letra mais geométrica e atemporal. O novo logotipo levou o ponto para o final, reforçando a posição de liderança da marca. Com novos tons de azul, Nadir expandiu seu universo visual a partir da criação de códigos que acompanham a marca - como a adoção do laranja, que aquece e aproxima ainda mais a marca das pessoas.
A nova identidade visual também se refletiu nas marcas que compõem seu portfólio: Nadir, Copo Americano, Marinex, Duralex e Sempre.
Tem Nadir Aí. (2022)
Sempre tem Nadir Figueiredo. (2020)
Você bem servido. (2014)
Nadir Figueiredo. Tin Tim. (2011)
No fundo quase todo copo é NF. (1977)
● Origem: Brasil
● Fundação: 30 de agosto de 1912
● Fundador: Nadir Dias de Figueiredo
● Sede mundial: Suzano, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Nadir Figueiredo Indústria e Comércio S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária da H.I.G. Capital)
● CEO: Patricio Figueiredo
● Faturamento: R$ 1.45 bilhões (2022)
● Lucro: R$ 93.7 milhões (2022)
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.100
● Segmento: Utensílios domésticos
● Principais produtos: Copos, taças, jarras, pratos e formas de vidro
● Ícones: O Copo Americano®
● Slogan: Tem Nadir Aí.
● Website: www.nadir.com.br
A marca no mundo
A Nadir, maior fabricante de glassware da América Latina e uma das maiores do mundo, que exporta 20% de sua produção para aproximadamente 120 países, possui um amplo portfólio composto por mais de 2.000 itens, entre copos, taças, formas, tigelas, assadeiras, saladeiras, pratos, jarras, xícaras, potes e garrafas de vidro. A empresa, que possui aproximadamente 1.200 clientes no país e no exterior, também está envolvida na produção de recipientes de vidros na indústria de bebidas e processamento de alimentos. Anualmente a empresa produz mais de 170 mil toneladas de vidro.
Você sabia?
● Nadir Dias de Figueiredo foi um dos idealizadores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e um dos líderes industriais do Brasil dos anos de 1950 até a sua morte, em 1983.
● Durante décadas a empresa utilizou no fundo de seus produtos gravações com as iniciais NF Brazil, Nadir NF ou NF.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 28/10/2023
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Um comentário:
História pra fazer um filme, linda e motivadora.
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